Ultima atualização: 3 de outubro de 2021

As vitaminas são essenciais para a sua saúde física e mental. A vitamina B12 é uma delas. Mas o que exatamente é vitamina B12 e que efeitos uma deficiência da vitamina tem sobre o seu corpo?

Este artigo pretende responder precisamente estas e outras perguntas que muitas vezes surgem em conexão com este tópico. Acima de tudo, você aprenderá as causas e as conseqüências que uma deficiência de vitamina B12 tem sobre o seu corpo. Você também encontrará três abordagens para tratar e resolver uma deficiência de vitamina B12.




O mais importante

  • A vitamina B12 é essencial para vários processos metabólicos em seu corpo. Também é importante para a formação do sangue e função nervosa.
  • Uma deficiência de vitamina B12 pode causar inúmeros sintomas que podem limitá-lo consideravelmente. Estes incluem entorpecimento, confusão e fraqueza muscular.
  • Uma deficiência de vitamina B12 pode ser contrabalançada por uma dieta saudável e equilibrada. Mas também pode ser remediado com a ajuda de suplementos ou uma infusão.

Definição: O que é vitamina B12?

Vitamina B12 refere-se a vários compostos com a mesma estrutura química. Estes também são chamados de cobalamins. A vitamina B12 faz parte das vitaminas B solúveis em água, todas elas com uma complicada estrutura de anéis químicos.

É absorvido pelo intestino delgado e é responsável por muitos processos metabólicos diferentes no corpo, tais como a formação do sangue.

O corpo humano é capaz de armazenar um suprimento de vitamina B12 que é suficiente para vários anos. É por isso que uma deficiência de vitamina B12 é geralmente descoberta tardiamente. A vitamina B12 é encontrada quase que exclusivamente em alimentos para animais.

Histórico: O que você deve saber sobre deficiência de vitamina B12

Antes de lhe darmos três dicas sobre como tratar uma deficiência de vitamina B12, você deve ler algumas informações de base sobre deficiência de vitamina B12. Aqui estão as perguntas mais importantes que são feitas com freqüência neste contexto.

Para que o corpo precisa de vitamina B12?

A vitamina B12 tem várias funções importantes no corpo humano. Estes incluem a divisão celular na formação dos glóbulos vermelhos. (1)

Mas a vitamina B12 também é essencial para a função das células nervosas, por exemplo, as da medula espinhal. É também muito importante para os processos metabólicos de carboidratos, gordura e ácido nucléico. O ácido nucléico tem um papel essencial na hereditariedade.

Então, como você pode bem ver, ele é responsável por muitas áreas diferentes do corpo.

Como a deficiência de vitamina B12 deve ser tratada?

Há várias maneiras de tratar a deficiência de vitamina B12. Você pode encontrar informações mais detalhadas sobre isso abaixo. Mas se você tomar suplementos, por exemplo, você vai precisar de mais informações, especialmente sobre a dosagem correta da vitamina.

Os suplementos de vitamina B12 são uma forma de prevenir uma deficiência. (Fonte: Hal Gatewood / unsplash)

Basicamente, a ingestão diária recomendada para adultos acima de 25 anos é de 3,0-4,0 microgramas. Se você estiver grávida, uma dose ligeiramente mais alta é recomendada. (2, 3)

Entretanto, a dose exata depende muito de sua idade, por isso é melhor consultar seu médico sobre isso.

Quão prejudicial é uma deficiência de vitamina B12?

A vitamina B12 é a única vitamina hidrossolúvel que o corpo pode armazenar por vários anos. O fígado é o principal responsável por isso. Por esta razão, uma deficiência de vitamina B12 geralmente só é descoberta um pouco mais tarde.

A deficiência de vitamina B12 também é bastante difundida. Na Alemanha, cerca de um em cada dez adultos é afetado. A deficiência pode ser detectada com a ajuda de um exame de sangue. Entre outras coisas, as pessoas afetadas podem sofrer danos nos nervos. (4)

Ainda não há estudos sobre os efeitos nocivos da overdose de vitamina B12. Se a comida que você come contém mais do que o seu corpo precisa, provavelmente ela simplesmente não é absorvida. O excesso de vitamina B12 é simplesmente excretado pelo seu corpo.

Como ocorre uma deficiência de vitamina B12?

A vitamina B12 é absorvida através dos alimentos. Uma deficiência de vitamina B12 é, portanto, geralmente devida a uma dieta desequilibrada.

Mas também existem outras causas que podem ser responsáveis por uma deficiência de vitamina B12.

O salmão é um dos alimentos que contém vitamina B12 e, portanto, pode prevenir uma deficiência. (Fonte de imagem: Micheile Henderson / unsplash.com)

Veganismo

Como a vitamina B12 é encontrada quase exclusivamente em alimentos para animais, os veganos em particular são afetados por uma deficiência da vitamina.

Como os veganos evitam completamente os produtos animais, pode ser muito difícil obter vitamina B12 suficiente.

Por esta razão, os veganos são normalmente aconselhados a tomar suplementos de vitamina B12. (5, 6)

Inflamação crônica do estômago ou intestinos

A vitamina B12 é absorvida no sangue através dos intestinos. Se houver inflamação crônica do estômago ou dos intestinos, o trato digestivo não é mais capaz de fazer este trabalho. Isto também pode levar a uma deficiência de vitamina B12. (7)

Tomando certos medicamentos

Se você sofre de diabetes ou tem que tomar medicamentos contra excesso de ácido estomacal, isto também pode ter uma influência sobre a vitamina B12 do seu sangue. (8)

Deficiência de fator intrínseco

'Fator intrínseco' é uma proteína responsável pela absorção da vitamina B12 no intestino. Mutações ou uma deficiência desta proteína levam naturalmente a uma incapacidade de absorver cobalamina suficiente, resultando em uma deficiência. (9)

Age

Age também tem uma influência na capacidade de absorver vitamina B12. É por isso que uma possível deficiência de vitamina B12 é mais provável que ocorra após os 65 anos de idade. (10)

A probabilidade de deficiência de vitamina B12 também aumenta com a idade. (Fonte da imagem: Mark Timberlake / unsplash)

A razão para isto é que a atividade do trato digestivo diminui com o aumento da idade. Doenças do trato gastrointestinal também podem ocorrer com mais freqüência.

Quais alimentos posso usar para compensar uma deficiência de vitamina B12?

A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos para animais. A tabela a seguir mostra exatamente quais alimentos contêm vitamina B12.

Alimentos Observações
Fígado O fígado é mais rico em vitamina B12 porque é armazenado nele.
Carne A carne também contém vitamina B12. Entretanto, você deve prestar atenção à carne de alta qualidade e não exagerar no consumo de carne.
Peixe o peixe é uma boa alternativa à carne e acrescenta variedade à sua dieta. Contém também vitamina B12.
Leite (produtos) e ovos Um copo de leite pela manhã ou um ovo para o café da manhã também contribuem para um suprimento adequado de vitamina B12.
Sauerkraut A vitamina B12 só é contida em alimentos vegetais quando ocorre a fermentação bacteriana. Sauerkraut é um exemplo típico disto.

Como você pode ver aqui, os alimentos para animais dominam. Mas produtos como a chucrute também fornecem vitamina B12 para vegetarianos e veganos.

Que doença uma deficiência de vitamina B12 causa?

Uma deficiência de vitamina B12 não tem necessariamente que ser causada por uma doença. Uma dieta desequilibrada também pode levar a uma deficiência de vitamina B12.

Se a deficiência de vitamina B12 é causada por uma doença, geralmente é uma doença do trato gastrointestinal.

Devido a tal doença, o intestino geralmente não é mais capaz de absorver a vitamina B12. Isto pode levar a uma deficiência da vitamina no sangue.

Em tal doença, nenhuma terapia é realizada por meio de preparações, já que estas também não podem ser absorvidas pelo trato digestivo. Ao invés disso, a vitamina B12 é administrada diretamente na corrente sanguínea por infusão.

Quais são os sintomas da deficiência de vitamina B12?

Naturalmente, a deficiência de vitamina B12 também causa sintomas que, na melhor das hipóteses, o levarão a consultar seu médico e a fazer um exame de sangue. Estes sintomas incluem o seguinte

  • Anemia (anemia megaloblástica)
  • Palidez
  • Cansaço, falta de concentração
  • Dores de cabeça
  • Depressão
  • Queda de cabelo
  • Fraqueza muscular
  • Queima da língua
  • Formigamento dos membros
  • Entorpecimento e até mesmo paralisia
  • Confusão
  • Incremento da marcha, aumento do risco de queda

De qualquer forma, todos esses sintomas devem levar você a consultar seu médico. Ele ou ela provavelmente tirará uma amostra de sangue como um primeiro passo. Esta amostra pode então ser usada para determinar imediatamente se você está sofrendo de uma deficiência de vitamina B12.

Deficiência de vitamina B12: 3 abordagens eficazes para o tratamento e solução

Deficiência de vitamina B12 é muito fácil de tratar. Existem três abordagens diferentes, mas todas elas são muito eficazes. O tratamento adequado para você depende da causa da deficiência de vitamina B12.

Causa tratamento
Dieta desequilibrada mudança de dieta
Veganismo suplementos de vitamina B12
Doença do trato gastrintestinal infusão de vitamina B12

A seguir, entraremos em mais detalhes sobre as três opções de tratamento que são mais comuns.

1. Mude sua dieta

A maneira mais fácil de prevenir ou tratar uma deficiência de vitamina B12 é mudar sua dieta. A vitamina B12 é encontrada em alimentos como fígado, carne, peixe, ovos e leite e laticínios.

Se você faz uma dieta balanceada e é saudável, você pode definitivamente prevenir uma deficiência de vitamina B12. (Fonte de imagem: unsplash / Hermes Rivera)

Se você é vegan, pode ser mais difícil obter vitamina B12 suficiente. Os únicos alimentos de origem vegetal que contêm vitamina B12 são aqueles que foram submetidos à fermentação bacteriana no processo de produção.

Sauerkraut, por exemplo, é um desses alimentos. Entretanto, os veganos geralmente são recomendados a tomar suplementos adicionais de vitamina B12.

2. Ingestão de suplementos de vitamina B12

A ingestão de suplementos de vitamina B12 é especialmente recomendada se você não atingir sua necessidade diária de vitamina B12, apesar de uma dieta saudável.

Este geralmente é apenas o caso dos veganos, que não comem nenhum produto animal.

Entretanto, a vitamina B12 é quase exclusivamente encontrada em produtos de origem animal.

Existem diferentes tipos de preparações. Você pode comprar comprimidos, assim como gotas, frascos ou sprays. Entretanto, antes de escolher uma, você deve sempre verificar com seu médico se você precisa de alguma preparação e qual é a correta para você. Um farmacêutico também pode lhe dar conselhos adicionais.

3. Injeção de vitamina B12

Uma injeção de vitamina B12 é necessária se a sua deficiência de vitamina B12 for causada por uma doença do trato gastrointestinal.

Tal condição restringe a capacidade do seu intestino de absorver a vitamina B12.

Uma vez que os preparados não ajudam em tal doença porque eles também têm que ser absorvidos pelo intestino, a forma de terapia em tal caso é a injeção intravenosa de vitamina B12. Desta forma, a deficiência de vitamina B12 pode ser efetivamente remediada.

Conclusão

Vitamina B12 está essencialmente envolvida em vários processos metabólicos em seu corpo. É essencial para a formação de glóbulos vermelhos, assim como para a função das células nervosas. Uma deficiência pode, portanto, levar a sintomas graves, tais como dormência ou anemia.

No entanto, se você faz uma dieta saudável e equilibrada, você não precisa se preocupar em sofrer de uma deficiência de vitamina B12.

Entretanto, como a vitamina B12 é encontrada quase exclusivamente em alimentos para animais, recomenda-se que os veganos, em particular, tomem suplementos de vitamina B12. Se a deficiência for devida a uma doença do trato gastrointestinal, uma injeção da vitamina deve ser administrada.

Fonte da imagem: Grechaniuk / 123rf

Referências (10)

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Revisão científica
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Ensaio clínico
Bae S, West AA, Yan J, Jiang X, Perry CA, Malysheva O, Stabler SP, Allen RH, Caudill MA. Vitamin B-12 Status Differs among Pregnant, Lactating, and Control Women with Equivalent Nutrient Intakes. J Nutr. 2015 Jul;145(7):1507-14. doi: 10.3945/jn.115.210757. Epub 2015 May 20. PMID: 25995278.
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Ensaio clínico
Denissen KFM, Heil SG, Eussen SJPM, Heeskens JPJ, Thijs C, Mommers M, Smits LJM, van Dongen MCJM, Dagnelie PC. Intakes of Vitamin B-12 from Dairy Food, Meat, and Fish and Shellfish Are Independently and Positively Associated with Vitamin B-12 Biomarker Status in Pregnant Dutch Women. J Nutr. 2019 Jan 1;149(1):131-138. doi: 10.1093/jn/nxy233. PMID: 30544236.
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Artigo científico
Langan RC, Goodbred AJ. Vitamin B12 Deficiency: Recognition and Management. Am Fam Physician. 2017 Sep 15;96(6):384-389. PMID: 28925645.
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Ensaio clínico
Lederer AK, Hannibal L, Hettich M, Behringer S, Spiekerkoetter U, Steinborn C, Gründemann C, Zimmermann-Klemd AM, Müller A, Simmet T, Schmiech M, Maul-Pavicic A, Samstag Y, Huber R. Vitamin B12 Status Upon Short-Term Intervention with a Vegan Diet-A Randomized Controlled Trial in Healthy Participants. Nutrients. 2019 Nov 18;11(11):2815. doi: 10.3390/nu11112815. PMID: 31752105; PMCID: PMC6893687.
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Revisão científica
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Investigação científica
Tavares Bello C, Capitão RM, Sequeira Duarte J, Azinheira J, Vasconcelos C. Défice de Vitamina B12 na Diabetes Mellitus Tipo 2 [Vitamin B12 Deficiency in Type 2 Diabetes Mellitus]. Acta Med Port. 2017 Oct 31;30(10):719-726. Portuguese. doi: 10.20344/amp.8860. Epub 2017 Oct 31. PMID: 29268066.
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Revisão científica
Chery C, Hehn A, Mrabet N, Oussalah A, Jeannesson E, Besseau C, Alberto JM, Gross I, Josse T, Gérard P, Guéant-Rodriguez RM, Freund JN, Devignes J, Bourgaud F, Peyrin-Biroulet L, Feillet F, Guéant JL. Gastric intrinsic factor deficiency with combined GIF heterozygous mutations and FUT2 secretor variant. Biochimie. 2013 May;95(5):995-1001. doi: 10.1016/j.biochi.2013.01.022. Epub 2013 Feb 8. PMID: 23402911.
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Revisão científica
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