Ultima atualização: 5 de outubro de 2021

A vitamina C é importante para proteger nosso sistema imunológico. Quando temos um resfriado ou gripe, somos sempre aconselhados a tomar o máximo de vitamina C possível para que nos sintamos melhor em pouco tempo. Mas o que acontece se você tomar muito pouca vitamina C? Então uma deficiência de vitamina C pode se desenvolver, o que está associado a sintomas secundários.

Neste artigo queremos explicar informações relevantes sobre a vitamina C, assim como as causas e sintomas de uma deficiência de vitamina C. Nós então lhe daremos dicas valiosas sobre como prevenir e tratar uma deficiência de vitamina C.




Os fatos mais importantes em resumo

  • A vitamina C é tomada principalmente com alimentos, porque o corpo não é capaz de produzi-la sozinho. A vitamina C é encontrada principalmente em frutas e vegetais frescos.
  • Uma deficiência de vitamina C pode ocorrer quando o corpo não recebeu nenhuma vitamina C durante um longo período de tempo.
  • Em países industrializados, uma deficiência grave de vitamina C é bastante rara e pode ser facilmente evitada. Como regra, a deficiência pode ser compensada dentro de 3-12 semanas e tratada de uma forma descomplicada.

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Definição: O que é vitamina C?

A vitamina C é provavelmente a mais conhecida e mais importante vitamina deste país, e você provavelmente já ouviu muitas vezes que a vitamina C pode garantir fortes defesas. Se você tem um resfriado ou um sistema imunológico fraco, a vitamina C geralmente é tomada. Mas há mais a saber sobre o poder da vitamina.

A vitamina C é solúvel em água e, portanto, não pode ser armazenada pelo corpo por muito tempo, e é por isso que deve ser ingerida diariamente através da alimentação

A vitamina é encontrada especialmente em frutas cítricas e vegetais frescos. Ele está envolvido em muitos processos metabólicos no corpo e assegura o funcionamento ideal do sistema imunológico (1).

A vitamina C também é chamada de ácido ascórbico, que é o termo químico. "Ascorbin" significa scurvy. O escorbuto é uma doença por deficiência de vitamina C e também é chamada de doença do marinheiro, pois os marinheiros naquela época só tinham a opção de subsistir com alimentos secos durante meses a fio.

Uma dieta balanceada contendo vitamina C não estava disponível. Até o século XVIII, o escorbuto era considerado a causa mais comum de morte em viagens marítimas.

Antecedentes: O que você deve saber sobre deficiência de vitamina C

Abaixo nós gostaríamos de lhe dar algumas informações importantes sobre deficiência de vitamina C. Nós responderemos às perguntas mais freqüentes antes de explicar como prevenir e tratar a deficiência de vitamina C.

Para que o corpo precisa de vitamina C?

Já mencionamos uma função importante da vitamina C: a vitamina C pode fortalecer o sistema imunológico, bem como as defesas do corpo (2). No entanto, esta não é a única função. A vitamina C tem outras funções importantes no corpo.

A vitamina C pode proteger as células do corpo da oxidação pelos radicais livres (3). Radicais livres são ligações de oxigênio danificadoras das células que são produzidas durante processos metabólicos normais, pela radiação UV e a ingestão de nicotina e alguns medicamentos e podem ter um efeito negativo no organismo. A vitamina C captura e neutraliza esses radicais livres.

A vitamina C também pode contribuir para a formação do colágeno (4). O colágeno é a proteína estrutural mais importante do tecido conjuntivo, pele dos ossos, tendões, dentes e vasos sanguíneos e assim garante o funcionamento normal.

De acordo com estudos, a vitamina C também pode prevenir a formação de compostos nitrogenados causadores de câncer (nitrosaminas), que podem se formar durante a digestão e são encontrados em alimentos como salsichas (5). A vitamina C também pode promover a absorção e utilização do ferro (6)

O que é uma deficiência de vitamina C?

Uma deficiência de vitamina C ocorre quando o corpo consome muito pouca vitamina C em uma base permanente. Uma deficiência desenvolve-se após cerca de 8-12 semanas sem ingestão de vitamina C (7). Como já explicamos, a vitamina C é absorvida principalmente através dos alimentos. Uma dieta equilibrada é, portanto, importante para evitar a deficiência de vitamina C.

Devido ao bom suprimento de frutas e vegetais nos países industrializados, uma deficiência muito grave de vitamina C, que pode até levar ao escorbuto, é muito rara hoje em dia ou quase nunca ocorre.

Como uma deficiência de vitamina C se manifesta?

Uma deficiência leve de vitamina C manifesta-se inicialmente com sintomas como fadiga, irritabilidade, fraqueza, dores musculares e imunodeficiência (8). Hoje em dia, esta deficiência pode ocorrer com mais freqüência se você fizer uma dieta desequilibrada.

Uma deficiência avançada de vitamina C, que se desenvolve durante meses sem o fornecimento da importante vitamina, é muito rara nos países industrializados. Entretanto, uma deficiência grave de vitamina C pode trazer consigo sintomas típicos de escorbuto. Estes podem ser os seguintes

  • Sangramento e crescimento das gengivas até a perda dos dentes (7, 8)
  • Pele cinzenta-amarelada pálida
  • Aumento da suscetibilidade a infecções devido ao sistema imunológico fraco (7, 8)
  • Diminuição do desempenho físico (7, 8)
  • Distúrbios de cura de feridas (7)
  • Sangramento da pele e inflamação da pele (8)
  • Dor e sangramento ósseo (8)
  • Inflamação das articulações
  • Febre alta
  • Diarréia severa
  • Distúrbios de equilíbrio, como vertigens graves
  • Insuficiência cardíaca
  • Depressão (8)

Crianças pequenas e bebês também podem sofrer de uma grave deficiência de vitamina C. Isto pode causar distúrbios no crescimento ósseo. Outra consequência é uma forma de anemia em desenvolvimento lento chamada doença de Möller-Barlow (8).

Estes sintomas podem ocorrer com uma deficiência grave, mas eles podem se manifestar de forma diferente em cada pessoa. Para descobrir se você tem uma deficiência de vitamina C, nós recomendamos que você faça um exame de sangue com seu GP.

O que causa a deficiência de vitamina C?

A principal causa da deficiência de vitamina C é a ingestão insuficiente de vitamina C dos alimentos. Isto significa que você pode não estar comendo frutas e vegetais frescos suficientes, que são ricos em vitamina C. Você pode então ter deficiência de vitamina C. Isto pode levar a uma deficiência de vitamina C. Você pode notar sintomas de deficiência se você não ingerir vitamina C por um longo período de tempo.

Vitamin C Mangel

As frutas e legumes frescos contêm muita vitamina C e protegem contra a deficiência de vitamina C se consumidos diariamente. (Fonte de imagem: Inigo de la Maza/ unsplash)

A deficiência de vitamina C pode ocorrer particularmente rapidamente nos fumantes, pois eles geralmente têm uma concentração menor de vitamina C no plasma sanguíneo, mesmo que consumam a quantidade recomendada de ácido ascórbico em sua dieta (9). Fumar pode, portanto, ter um impacto significativo no status da vitamina C no corpo, assim como a gravidez ou esportes intensivos. Nesses casos, o corpo tem uma necessidade maior de vitamina C.

A inflamação crônica no corpo ou doenças gastrointestinais também aumentam a necessidade do organismo de vitamina C (10). A deficiência de vitamina C pode ocorrer tão facilmente com inflamação crônica porque a vitamina C é solúvel em água e, portanto, não pode ser armazenada no corpo.

Nas doenças gastrointestinais e inflamação correspondente das mucosas gástricas, a vitamina C pode nem mesmo ser absorvida pelas mucosas intestinais. Isto significa que a vitamina não pode ser disponibilizada para as células do sangue e do corpo.

Certos medicamentos como a pílula anticoncepcional também aumentam a necessidade de vitamina C.
Nos casos descritos onde o corpo precisa de uma maior necessidade de vitamina C, é importante estar ciente disso e consumir consistentemente a quantidade aumentada.

Que conseqüências a longo prazo pode ter uma deficiência de vitamina C?

Como explicado anteriormente, formas leves de deficiência de vitamina C são mais comuns hoje em dia do que os sintomas graves de escorbuto. Nos países em desenvolvimento, onde infelizmente a desnutrição ainda é comum, formas graves de deficiência de vitamina C são mais comuns do que em nosso país.

Se nenhuma vitamina C for tomada durante meses, o escorbuto pode ser o resultado. O escorbuto é a forma mais grave de deficiência de vitamina C e traz consigo sintomas graves, que já mencionamos acima.

A deficiência de vitamina C é causada por uma dieta pobre?

A razão mais comum para uma deficiência de vitamina C é de fato uma dieta desequilibrada e insuficiente. O corpo não é capaz de produzir a própria vitamina, e é por isso que a vitamina só pode ser ingerida através da comida.

Deficiência de vitamina C: Como você pode prevenir e tratar a

deficiência de

vitamina C

Na próxima seção queremos lhe dar dicas sobre como você pode tratar ou prevenir uma deficiência de vitamina C para que isso não aconteça em primeiro lugar.

Vitamin C Mangel

Prevenir e tratar uma deficiência de vitamina C é simples. Com a dieta correta, você pode alcançar rapidamente sua ingestão diária de vitamina C. (Fonte de imagem: Dee Copper and Wild / unsplash)

Basicamente, pode-se dizer que tratar ou prevenir uma deficiência de vitamina C é descomplicado. Você pode facilmente evitar uma deficiência se você prestar atenção a alguns pequenos aspectos e seguir nossas dicas.

Como você pode prevenir uma deficiência de vitamina C?

Você pode prevenir uma deficiência de vitamina C com uma dieta saudável e equilibrada. Sempre mantenha a quantidade diária recomendada de 95 miligramas de vitamina C para mulheres e 110 miligramas para homens. Não é difícil atingir esta quantidade, porque se você comer dois kiwis ou beber o suco de duas laranjas, você já encheu seu suprimento de vitamina C.

Grupos de risco como mulheres grávidas, mães lactantes, alcoólatras, atletas ou fumantes precisam de uma quantidade diária maior de vitamina C (7). Portanto, nós resumimos em uma tabela as necessidades diárias exatas de vitamina C para cada grupo.

grupo Necessidade diária
crianças de 4-10 anos 30-45 miligramas
crianças de 10-15 anos 65-85 miligramas
mulheres 95 miligramas
men 110 miligramas
mulheres grávidas 105 miligramas
Amamentação 125 miligramas
atletas, fumantes, alcoólatras 150-200 miligramas

Se você seguir estas diretrizes, você não deve sofrer de uma deficiência de vitamina C.

Como você pode tratar uma deficiência de vitamina C?

Assim como na prevenção da vitamina C, a dieta tem um grande papel no tratamento da deficiência de vitamina C. Portanto, você deve se certificar de comer muitas frutas e vegetais frescos que contenham muita vitamina C, para que você sempre alcance a quantidade diária recomendada.

Esta fruta é particularmente rica em vitamina C:

fruta Conteúdo por 100 gramas de
acerola 1700 miligramas
roseira brava 1250 miligramas
suco de buckthornberry do mar 265 miligramas
goiaba 273 miligramas
groselha negra 177 miligramas
mamão 80 miligramas
morango 55 miligramas

Também há muita vitamina C em vegetais. A tabela a seguir mostra quais vegetais têm um alto conteúdo de vitamina C:

vegetais Conteúdo por 100 gramas
urtiga 330 miligramas
salsa 159 miligramas
alho selvagem 150 miligramas
pimenta vermelha 140 miligramas
azedinha 115 miligramas
Couves de Bruxelas 110 miligramas
couve 105 miligramas

Para manter o alto conteúdo de vitamina C nos alimentos, você deve prestar atenção ao seguinte

  • Preparação delicada: A vitamina C é muito sensível ao calor. Isto significa que a maior parte do conteúdo de vitamina C é muito reduzido durante o cozimento. Portanto, certifique-se de preparar sua comida suavemente ou use vegetais crus em seu lugar.
  • Evite longos períodos de armazenagem e luz: O conteúdo de vitamina C de frutas e vegetais também pode ser significativamente reduzido por períodos de armazenagem muito longos e muita luz.

Para tratar uma deficiência de vitamina C, as pessoas frequentemente recorrem a suplementos de vitamina C. Estas são as formas mais comuns

  • Comprimidos de Vitamina C
  • Cápsulas de Vitamina C
  • Gotas de vitamina C
  • Infusão de Vitamina C
  • Vitamina C em pó

Suplementos de vitamina C são normalmente doses altas e são recomendados quando uma deficiência grave precisa ser corrigida. No entanto, você deve verificar com seu médico antes de tomar tais suplementos. Suplementos alimentares nem sempre são sensatos. Como regra, você pode facilmente cobrir suas necessidades diárias de vitamina C através de sua dieta.

Quanto tempo leva para compensar uma deficiência de vitamina C?

Se você agora der ao seu corpo a quantidade diária recomendada de vitamina C, você já está no caminho certo. Quando o status de vitamina C do seu corpo volta ao normal depende de quão grave é a deficiência de vitamina C.

Vitamin C Mangel

Os pimentos vermelhos são ricos em vitamina C e contêm 140 miligramas de vitamina C por 100 gramas. (Fonte da imagem: Kirsty Tg / unsplash)

Normalmente, seu corpo deve suprir a deficiência dentro de 3-12 semanas.

Conclusão

Uma deficiência grave de vitamina C é bastante rara neste país. Entretanto, você pode ter uma deficiência leve de vitamina C se você tomar menos do que a quantidade diária recomendada durante um longo período de tempo. Isto pode levar à fadiga, irritabilidade, deficiência imunológica e a uma cicatrização mais lenta das feridas. Casos graves de deficiência de vitamina C podem ter os sintomas de escorbuto.

Entretanto, você pode prevenir e tratar uma deficiência de vitamina C de forma rápida e fácil com uma dieta saudável e equilibrada. Frutas e vegetais frescos como frutas cítricas e pimentos vermelhos contêm muita vitamina C.

Você deve certificar-se de não aquecer muito a sua comida, mas sim vaporizá-la, caso contrário o conteúdo de vitamina C pode ser muito reduzido. Suplementos de vitamina C só são necessários em pouquíssimos casos; é melhor discutir isso com seu médico.

Fonte da imagem: Przemys?aw Ceglarek / 123rf

Referências (10)

1. Jafari D., Esmaeilzadeh A., Mohammadi-Kordkhayli M., Rezaei N. (2019) Vitamin C and the Immune System. In: Mahmoudi M., Rezaei N. (eds) Nutrition and Immunity. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-16073-9_5
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2. Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017 Nov 3;9(11):1211. doi: 10.3390/nu9111211. PMID: 29099763; PMCID: PMC5707683.
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5. Tannenbaum SR. Preventive action of vitamin C on nitrosamine formation. Int J Vitam Nutr Res Suppl. 1989;30:109-13. PMID: 2507690.
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6. Hallberg L, Brune M, Rossander L. The role of vitamin C in iron absorption. Int J Vitam Nutr Res Suppl. 1989;30:103-8. PMID: 2507689.
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7. Maxfield L, Crane JS. Vitamin C Deficiency. [Updated 2020 Jul 2]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK493187/
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8. Johnson L, MD, PhD. Vitamin C Deficiency. Content last modified Nov 2020. Available from: https://www.msdmanuals.com/professional/nutritional-disorders/vitamin-deficiency-dependency-and-toxicity/vitamin-c-deficiency
Fonte

9. Schectman, G., Byrd, J. C., & Gruchow, H. W. (1989). The influence of smoking on vitamin C status in adults. American journal of public health, 79(2), 158–162. https://doi.org/10.2105/ajph.79.2.158
Fonte

10. Ludden, J.B., Flexner, J. & Wright, I.S. Studies on ascorbic acid deficiency in Gastric diseases: incidence, diagnosis and treatment. American Journal of Digestive Diseases 8, 249–252 (1941). https://doi.org/10.1007/BF02998342
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