
Como escolhemos
Vitamina D, a vitamina que é realmente um hormônio, tem muitas tarefas importantes em nosso corpo. A falta de vitamina D pode ter consequências diferentes, dependendo do indivíduo, de leve a muito grave.
Portanto, você deve sempre ficar de olho no seu nível de vitamina D e fazer o teste de vez em quando.
Aqui em nosso teste de deficiência de vitamina D 2022 queremos lhe dar algumas informações básicas sobre vitamina D e, especialmente, dar uma olhada mais de perto nos tópicos de deficiência de vitamina D e testes de vitamina D.
Esperamos que este artigo o ajude a entender a importância de um nível saudável de vitamina D e a esclarecer suas dúvidas sobre os testes de deficiência de vitamina D.
Índice
O mais importante
- Os testes rápidos de vitamina D geralmente não são 100% confiáveis, mas uma opção plausível para uma avaliação inicial dos seus níveis de vitamina D que você deve definitivamente manter sob controle.
- A vitamina feel-good é na verdade um hormônio e responsável por muitas coisas diferentes: Ossos, músculos, cérebro, nervos, bem-estar. Especialmente crianças e pessoas mais velhas devem se certificar de que elas tenham vitamina D suficiente.
- Médicos e farmácias podem lhe dar informações confiáveis sobre deficiência de vitamina D, testes e opções de tratamento. Assim como nos testes de gravidez, você deve sempre ter os auto-testes de vitamina D verificados profissionalmente.
Vitamina D: Nossa recomendação dos melhores produtos
Guia: Perguntas a se fazer antes de comprar um kit de teste de vitamina D
(Fonte de imagem: unsplash.com / Amarnath Tade)
Qual é o papel da vitamina D no corpo e o que acontece quando temos uma deficiência de vitamina D?
Como um hormônio, a vitamina D também tem um impacto no nosso bem-estar mental. (1) Um nível saudável de vitamina D é muito importante para o nosso organismo.
A vitamina D afeta nossos ossos, intestinos, sistemas imunológico e cardiovascular, pâncreas, músculos, cérebro e no ciclo celular. A vitamina do sol ajuda o corpo de muitas maneiras (1, 2, 3, 4)
- Fortalece os ossos
- Pele saudável
- Regula a pressão sanguínea - protege contra doenças cardíacas
- Aumenta a força do cérebro
- Reduz o risco de doenças nervosas
- Tem um efeito positivo nos níveis de açúcar no sangue
Portanto, se há muito pouca vitamina D em nosso sangue, ela não é boa e pode ter efeitos diferentes em nós e em nosso corpo (1, 2, 3, 4)
- Fraqueza óssea
- Deformidades esqueléticas em crianças
- Fraqueza muscular
- Pele e unhas pobres
- Desordens nervosas até a desordem nervosa
- Infância
Uma deficiência de vitamina D reduz a absorção de cálcio e fósforo, afetando a saúde de nossos ossos e músculos. (2, 4)
Um link entre deficiência de vitamina D e PCOS, síndrome do ovário policístico, foi encontrado em um estudo da Universidade Médica de Graz. (5) Isto leva à suposição de que a deficiência de vitamina D às vezes pode ter um impacto sobre a fertilidade.
(1)
Qual deve ser o nível de vitamina D no sangue?
Vitamina D nível | Valor |
---|---|
30 ng/ml - 100 ng/ml | Valor ideal |
20 ng/ml - 29 ng/ml | Suficiente |
10 ng/ml - 19 ng/ml | Insuficiência/Deficiência |
Menos de 10 ng/ml | Deficiência/Deficiência severa |
Mais de 100 ng/ml | Excesso |
Acima de 150 ng/ml | Valor Tóxico/Poisoning |
Você pode ter seu nível de vitamina D determinado por um exame de sangue e, se estiver muito baixo ou muito alto, você deve discutir com seu médico como proceder.
Quais são os grupos de risco?
Nem sempre é fácil estar a um bom nível de vitamina D. Algumas pessoas correm maior risco de deficiência de vitamina D do que outras (2)
- Bebês: Sua principal fonte de vitamina D é o leite materno. Portanto, a vitamina D dos bebês depende da das mães, já que essas crianças pequenas não devem ser expostas à luz direta do sol por muito tempo.
- Pessoas mais velhas: Conforme envelhecemos, a capacidade de nossa pele de fazer vitamina D com a luz solar também diminui.
- Pessoas que recebem pouca luz solar: Como a luz solar é nossa principal fonte de vitamina D, as pessoas que passam muito tempo dentro de casa, ou simplesmente não pegam muita luz solar, correm o risco de ter baixos níveis de vitamina D.
- Pessoas com pele escura: O aumento da melanina na epiderme reduz a capacidade da pele de produzir vitamina D com a luz solar.
- Pessoas com má absorção de gordura: A vitamina D é solúvel em gordura. Portanto, se seu corpo tem dificuldade em absorver a gordura dos alimentos, a vitamina D também terá dificuldade em ser absorvida.
- Pessoas obesas: Por outro lado, muita gordura no corpo significa que mais vitamina D é necessária para atingir níveis normais. Portanto, se você está nestes grupos de risco, faça o teste para se manter em forma
Qual deve ser o nível de vitamina D nas crianças?
Os valores normais para crianças são os mesmos que para adultos. Portanto, os níveis ideais também começam em 30 ng/ml. (7)
Se os níveis de seus filhos estiverem abaixo de 30 ng/ml, você deve discutir possíveis passos e tratamentos para aumentar a vitamina D com a ajuda de um médico.
Meça você mesmo os níveis de vitamina D: O que você deve procurar nos auto-testes
Você pode facilmente medir seu nível de vitamina D com os chamados auto-testes. Agora existem vários testes que você pode comprar em farmácias ou online.
Basicamente, um teste é feito através do exame do seu sangue. No entanto, os testes ainda não são perfeitos e geralmente não dão resultados 100% precisos.
Para quem é útil um teste de vitamina D?
Em princípio, um teste de vitamina D é recomendado para todos, simplesmente para determinar se você está sofrendo de uma deficiência ou não. Caso contrário, nós recomendamos um teste de vitamina D especialmente para os grupos de risco mencionados anteriormente.
Um teste não faz mal e pode protegê-lo de doenças secundárias piores desenvolvendo uma estratégia em tempo hábil com seu médico sobre como lidar com a deficiência de vitamina D.
O diagnóstico precoce da deficiência é especialmente importante para que as crianças sejam capazes de neutralizar os baixos níveis de vitamina D.
(Fonte de imagem: pixabay.com / ddimitrova)
Como eu posso medir meu nível de vitamina D?
Você compra um autoteste de vitamina D e segue os passos nas instruções. Um teste de vitamina D geralmente mede o nível de calcidol no seu sangue, que é 25-OH de vitamina D.
O teste é feito principalmente usando o método de sangue seco. Você envia sua amostra e você será informado do resultado. Muitas vezes há até mesmo uma sugestão de suplementação de vitamina D se uma deficiência for encontrada.
O teste de sangue seco, ou teste de Guthrie, volta para o médico americano Robert Guthrie. Em linguagem simples, o teste de sangue seco é feito desta maneira: Você pica seu dedo e espalha a gota de sangue em um papel especial, que é então examinado. (8)
Quão significativos são os resultados de um teste de sangue com vitamina D?
Existem diferentes fontes de vitamina D no corpo e nem todas elas são adequadas para medição. A maneira mais confiável de determinar seu nível de vitamina D é o teste de 25-hidroxi vitamina D, que mede o nível de calcidol no seu sangue.
Testes que medem outros níveis de vitamina D tendem a ser pouco confiáveis ou simplesmente não adequados.
(8, 9)
(9)
Pergunte ao seu médico ou farmácia sobre a experiência deles com diferentes produtos de autoteste e o que eles recomendariam para garantir que o resultado do seu teste seja o mais confiável possível.
Onde mais eu posso medir meu nível de vitamina D?
Além do auto-teste, você também pode fazer o seu teste de vitamina D no seu consultório médico, farmácia ou clínica. Basta perguntar ao seu GP ou à sua farmácia local se eles fazem testes de vitamina D.
Caso contrário, sua farmácia pode ao menos lhe dar mais informações sobre para onde ir. Em qualquer caso, seu GP pode tirar seu sangue e enviá-lo para um laboratório para verificar seus níveis de vitamina D.
O que eu posso fazer se o resultado do teste não for bom?
Se um autoteste mostrar que você tem uma deficiência de vitamina D, você deve levar os resultados a um médico que pode ajudá-lo a ler os resultados e discutir possíveis tratamentos com você.
Como já mencionado, alguns provedores de autoteste também enviam sugestões de suplementação ou dicas dietéticas com os resultados. Você deve levar tudo isso ao seu médico. Mas por que ir ao médico? Como nós descobrimos, os testes de vitamina D nem sempre são 100% confiáveis, então você deve ter os resultados confirmados antes de começar a se automedicar, o que pode até ser perigoso para você.
Além disso, a deficiência também pode ter várias causas que precisam ser determinadas a fim de garantir um tratamento adequado. Portanto, se o teste não for bom, fale com seu médico ou farmacêutico e saia mais vezes para o sol.
Infelizmente, uma deficiência de vitamina D só pode ser ajustada muito ligeiramente através do ajuste da dieta. Se o resultado do teste não for o desejado, há suplementos que podem ser tomados.
Ao contrário das preparações convencionais, o ideal é tomar vitamina D sob a forma de lipossomas. As vantagens na comparação direta são:
- Biodisponibilidade significativamente maior: As preparações ingeridas são frequentemente processadas pelo organismo apenas em pequenas quantidades. Na forma lipossomal, a vitamina D é usada inteiramente pelo próprio sistema do corpo.
- Proteção especial: Com lipossomal vitamina D, você não precisa se preocupar com processos internos que danifiquem a substância. A tecnologia especial de encapsulamento tem semelhanças com as células do corpo, tornando-o significativamente mais fácil de processar.
- Melhores opções de dosagem: Devido à baixa biodisponibilidade, altas doses de vitamina D com preparados convencionais não fazem muito sentido. Entretanto, se você tomar vitamina D na forma lipossômica, você também pode se beneficiar de quantidades maiores no futuro.
Conclusão
Vá para o sol e obtenha conselhos sobre quais alimentos são fontes naturais de vitamina D, então você deve sempre ter vitamina de boa qualidade suficiente.
E se você ainda notar algum dos sintomas mencionados no artigo, teste seus níveis de vitamina D e procure orientação de seu médico ou farmacêutico.
Uma vez que a vitamina D é um componente muito importante de nossa saúde em geral, é aconselhável que você geralmente fique de olho em seus níveis e também os tenha verificados de tempos em tempos como uma medida preventiva.
Depende de você se você usa auto-testes, vai à farmácia ou diretamente a um médico. Entretanto, tenha em mente que um teste de vitamina D nem sempre é completamente confiável e você deve sempre ir diretamente a um médico para ter certeza.
Fonte da imagem: Es75 / 123rf.com
Referências (9)
1.
Autor: Melanie Weißmann;
In: Website uniCROSS der Universität Freiburg;
Liste von Fakten über Vitamin D.
Fonte
2.
Autoren:Rathish Nair and Arun Maseeh;
In: J Pharmacol Pharmacother. 2012 Apr-Jun; 3(2): 118–126.;
Artikel über Vitamin D, Vitamin D Insuffizienz und Auswirkungen auf den Menschen.
Fonte
3.
Autor: Office of Dietary Supplements (ODS);
In: Website;
Informationen über Vitamin D, Vitamin D Mangel.
Fonte
4.
Autor: Universitäts Spital Zürich;
In: Website;
Informationen zu Vitamin D, Vitamin D Quellen und die Wirkung von Vitamin D auf Knochen und Muskeln.
Fonte
5.
Autor: Medizinische Universität Graz;
In: Website;
Studie über Auswirkungen von Vitamin D auf Fruchtbarkeit, Blutzucker und Stoffwechsel.
Fonte
6.
Autor: Sven Siebenand;
In: Pharmazeutische Zeitung 06/2012;
Artikel über den Referenzwert von Vitamin D und mögliche Einsatzfelder des Hormons.
Fonte
7.
Autor: Redaktion von UGB (Vereine für Unabhängige Gesundheitsberatung);
In: Website;
Kurzer Artikel über Vitamin D Versorgung bei Kindern.
Fonte
8.
Autor: Redaktion von MedLexi.de;
In: Website;
Artikel über Trockenbluttest - Funktion, Wirkung Ziele, Nebenwirkungen und Risiken.
Fonte
9.
Autor: Jens Heidrich;
In: Deutsche Apotheker Zeitung, 11/2016, Seite 44;
Artikel über Vitamin D Mangel, Messung und Substitution.
Fonte