Ultima atualização: 5 de agosto de 2021

Como escolhemos

17Produtos analisados

22Horas investidas

6Estudos avaliados

145Comentários coletados

Como é feita a dieta do abacaxi? É perigosa para a sua saúde? Que outros alimentos, além do abacaxi, você pode comer? Entre as muitas dietas milagrosas que propõem a perda de peso em questão de dias, nós encontramos a famosa dieta do abacaxi. Embora não seja perigoso, está longe de ser equilibrado e variado.

A dieta do abacaxi é baseada nas propriedades diuréticas e ligeiramente laxantes desta fruta. O abacaxi também é rico em uma enzima chamada bromelaína, que melhora a circulação sanguínea. Se você quer descobrir o que é a dieta do abacaxi e como ela funciona, nós o convidamos a ler nosso guia.




Mais importante

  • A dieta do abacaxi é uma dieta de emagrecimento expresso, que normalmente dura 3 dias. Algumas pessoas geralmente fazem a dieta do abacaxi uma vez por mês, especialmente antes de uma festa ou depois de dias de comer em excesso.
  • A dieta do abacaxi é baseada no consumo de abacaxi e quantidades moderadas de produtos lácteos desnatados, carnes magras (com pouca gordura) e pequenas porções de pão ou outros cereais. Para adicionar variedade às apresentações de abacaxi, utensílios como moldes para sorvetes e varinhas mágicas podem ser úteis.
  • Para seguir a dieta do abacaxi sem prejudicar sua saúde, você precisa seguir estas dicas: escolha a versão mais completa, não coma por mais de três dias, use-a como ponto de partida para uma dieta mais saudável, lembre-se que não se trata apenas de perda de gordura, e tente fazer a dieta do abacaxi o mais variada possível.

Produtos úteis para a dieta do abacaxi: nossas recomendações

Tudo o que você precisa saber sobre a dieta do abacaxi

Embora a dieta do abacaxi seja simples e fácil de seguir porque inclui poucos alimentos e sua duração é curta, é importante conhecer seus efeitos sobre o corpo. Nesta seção você vai descobrir como é a dieta do abacaxi, quais são suas vantagens e desvantagens, e porque ela não é adequada a longo prazo.

A dieta do abacaxi é uma dieta expressa de perda de peso, que normalmente dura 3 dias. (Fonte: Asphoto777: 121405427/ 123rf.com)

O que é exatamente a dieta do abacaxi?

A dieta do abacaxi é uma dieta de perda de peso expressa ou crash, baseada na ingestão de grandes quantidades de abacaxi por três dias. Por que esta fruta é escolhida? Por ser baixo em calorias, tem propriedades diuréticas que combatem a retenção de líquidos e, por ser rico em carboidratos, proporciona saciedade. Portanto, seu sabor é doce e delicioso (1).

Além disso, o abacaxi contém um complexo enzimático chamado bromelaína que reduz a inflamação, facilita a digestão, melhora a circulação e previne coágulos sanguíneos. Além disso, os defensores desta dieta alegam que ela não só ajuda a perder peso, mas também reduz a celulite (efeito anti-celulite). Na primavera e no verão, muitas pessoas seguem a dieta do abacaxi (2, 3).

Como é feita a dieta do abacaxi?

A dieta do abacaxi é muito fácil de fazer porque inclui poucos alimentos e as preparações são simples. O abacaxi é comido nas quatro refeições principais (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) e, dependendo da hora do dia, pode ser acompanhado por torradas, um produto lácteo magro (leite ou iogurte) ou uma porção de carne magra (peru, frango, peixe) (4).

Pequenas quantidades de temperos são permitidas, como sal e pimenta-do-reino, azeite de oliva extra virgem e vinagre de cidra de maçã. Os vegetais de folha também podem ser consumidos. A dieta do abacaxi é consumida por três dias, geralmente antes de uma festa ou depois de um dia de comer em excesso, por exemplo, após as celebrações de Natal e Ano Novo (4).

A dieta do abacaxi é baseada no consumo de abacaxi e em quantidades moderadas de laticínios desnatados, carnes magras (com pouca gordura) e pequenas porções de pão ou outros cereais. (Fonte: Boonpanchua: 41695237/ 123rf.com)

O que é o menu de dieta de abacaxi?

Aqui está um menu de três dias de dieta de abacaxi para esclarecer a quantidade e distribuição dos poucos alimentos permitidos ao longo do dia. As porções de alimentos são, portanto, fixas, independentemente do peso, sexo, altura e atividade física da pessoa que está na dieta.

Day 1 Day 2 Day 3
Breakfast Fresh batido deabacaxi (2 fatias) e leite desnatado (200 ml) ou bebida vegetal (por exemplo, leite de amêndoa ou de coco). Iogurte batido (150 g) com lascas de abacaxi seco (20 g). Infusão de chá verde com leite desnatado (não adoçado ou com stevia). Brinde. Uma fatia de abacaxi fresco.
Infusão de chá verde sem açúcar no meio da manhã. Aproximadamente 20 g de lascas de abacaxi seco. Duas fatias de abacaxi fresco. Sumo de abacaxi natural (150 ml) sem adição de açúcar.
Peito de frango assado   sem pele ao meio-dia(200 g). Duas fatias de abacaxi grelhado. Tuna (100g). Salada de espinafre, alface e outras folhas verdes. Duas fatias de abacaxi fresco . Salmão grelhado com salada de couve. Duas fatias de abacaxi fresco.
Snack Yoghurt(150 g). Suco de abacaxi fresco. Sorvete de abacaxi e leite de coco. Para fazer isso, basta esmagar duas fatias de abacaxi congelado com um salpico de leite de coco e despejar a mistura em uma forma de sorvete. Finalmente, congele-o novamente para que ele tome consistência. Baco de abacaxi (duas fatias) e leite de amêndoa (150 ml).
Cena Grillled haddock(200 g). Folhas de salada verde. Uma fatia de caldo de legumes frescos de abacaxi. Homememade (sem sal). Peru grelhado (200 g). Duas fatias de abacaxi grelhado . Sorote de frango grelhado(200 g). Brócolis cozidos a vapor. Duas fatias de abacaxi fresco.

Nota: A bebida por excelência é água, especialmente no almoço e no jantar.

Quanto você pode perder peso com a dieta do abacaxi?

A dieta do abacaxi, como todas as dietas milagrosas, promete uma perda de 3 a 5 quilos em três dias. A este respeito, temos que explicar dois pontos muito importantes. Em primeiro lugar, nunca é possível dizer quantos quilos serão perdidos com uma determinada dieta porque cada organismo é diferente e, além disso, as atividades diárias de cada pessoa são variáveis (4, 5).

Em segundo lugar, dadas as propriedades diuréticas do abacaxi devido ao seu alto teor de potássio, a maior parte do peso perdido com a dieta do abacaxi corresponderá à eliminação dos líquidos retidos. Também aumenta a evacuação da matéria fecal devido ao alto consumo de fibras. Isto significa que a perda real de gordura é leve (4, 7).

Quais são as vantagens e desvantagens da dieta do abacaxi?

É claro que a dieta do abacaxi é monótona e envolve o consumo de grandes quantidades de abacaxi por dia. Entretanto, em comparação com outras dietas milagrosas, ela não propõe comportamentos alimentares excessivamente arriscados para a saúde e não se estende por um longo período de tempo. A tabela a seguir mostra as vantagens e desvantagens da dieta do abacaxi (1, 4, 5):

Vantagens
  • É fácil de seguir
  • Suas preparações são simples e não requerem muito tempo de cozimento
  • É relativamente barata, dependendo se é feita na estação quando o abacaxi está na estação ou não
  • Inclui proteínas de alta qualidade, tais como peito de peru ou frango, peixe e produtos lácteos desnatados
  • Dura pouco tempo, apenas três dias
  • Inclui alimentos frescos e naturais.É baixo em sódio, gorduras saturadas e gorduras trans. É diurético e ajuda a aliviar o inchaço causado pela retenção de líquidos.
Desvantagens
  • Fornece muito poucas calorias (entre 500 e 800 calorias por dia).É extremamente monótono e não muito variado
  • não leva em conta os gostos e preferências alimentares do dieter
  • as porções alimentares são as mesmas independentemente do peso, altura, idade e nível de atividade física do dieter
  • a maior parte da perda de peso é devida à eliminação de líquidos retidos. Uma vez que você retorna à sua dieta habitual, seu peso volta ao mesmo de antes.
  • As exigências da maioria das vitaminas e minerais não são atendidas
  • é uma dieta milagrosa que alega perder 3 a 5 quilos em três dias, o que é impossível de determinar porque cada corpo é diferente.

A dieta do abacaxi é perigosa?

Se a dieta do abacaxi for consumida apenas por três dias, é muito improvável que tenha um efeito adverso, desde que inclua carnes (frango, peru, peixe), azeite de oliva, produtos lácteos desnatados e vegetais de folhas verdes. O abacaxi em demasia pode causar azia e irritabilidade estomacal em algumas pessoas.

Uma dieta que só permite o abacaxi por 3 dias pode causar transtornos digestivos, dor de cabeça, cansaço e irritabilidade. Aqueles que sofrem de doenças renais ou cardíacas estão contra-indicados na dieta do abacaxi por causa de seu efeito diurético. Além disso, a bromelaína no abacaxi é anticoagulante e não é adequada para distúrbios de coagulação (7, 8).

Laura ArranzNutricionista
"A dieta do abacaxi é pobre em nutrientes e estamos perdendo alimentos importantes, como Omega 3, minerais, proteínas, vitaminas, diferentes tipos de fibras. Isto é prejudicial para a nossa saúde.

Dicas para fazer a dieta do abacaxi

Embora seja claro que não recomendamos a dieta do abacaxi como uma maneira eficaz e segura de perder peso, estamos cientes de que muitas pessoas fazem essa dieta após um fim de semana de excessos ou para perder alguns quilos antes de uma festa. Se você quiser seguir a dieta do abacaxi de forma responsável, siga estas dicas:

Escolha a versão mais completa

Existe uma dieta de abacaxi que consiste em comer apenas abacaxi por três dias, seja fresco ou na forma de sucos. Além de ser monótono e incompleto, é muito provável que se você seguir esta dieta você passe a maior parte do seu tempo no banheiro devido ao efeito diurético do abacaxi e ao excesso de fibras e açúcares simples que aceleram o trânsito intestinal.

Escolha a dieta do abacaxi que permite uma pequena porção de pão e laticínios desnatados no café da manhã e uma proteína magra, como frango, peru ou peixe, no almoço e no jantar. A dieta de abacaxi e atum, que só permite o consumo destes dois alimentos, também não é recomendada porque não é aconselhável abusar deste peixe dado seu alto conteúdo de fósforo.

Algumas pessoas normalmente seguem a dieta do abacaxi uma vez por mês, especialmente antes de uma festa ou depois de dias de comer em excesso. (Fonte: Minaeva: 126135775/ 123rf.com)

Não coma por mais de três dias

A dieta do abacaxi é monótona, pobre em calorias e pobre em nutrientes essenciais. Entretanto, se você fizer isso por 3 dias, isso não causará anemia, osteoporose ou uma deterioração do sistema imunológico, porque a duração é muito limitada. Por outro lado, se você prolongar com o tempo você pode prejudicar sua saúde e sofrer o efeito rebote (recuperação repentina do peso perdido).

Use-o como ponto de partida para uma dieta mais saudável

Se depois de seguir a dieta do abacaxi você não seguir uma dieta equilibrada e saudável, o peso perdido será recuperado quase imediatamente (efeito rebote ou iô-iô). Lembre-se que esta dieta causa principalmente perda de líquidos, enquanto a perda de gordura é muito leve.

Portanto, se você optar por fazer a dieta do abacaxi após comer em excesso, certifique-se de que o próximo passo é em direção a uma dieta saudável e concentre-se em mudar seus hábitos alimentares. Uma característica das dietas milagrosas é que elas afirmam que o peso perdido não é recuperado após terminá-las, o que é uma mentira.

A dieta do abacaxi surge das propriedades diuréticas e ligeiramente laxantes deste fruto. (Fonte: Chyzhevska: 101232293/ 123rf.com)

Lembre-se que não se trata apenas de perda de gordura

O abacaxi é uma fruta rica em potássio, um mineral que tem um efeito diurético e alivia a retenção de líquidos. Por esta razão, ao seguir a dieta do abacaxi, a maioria das pessoas se sente menos inchada e mais leve. Entretanto, a perda de gordura, e portanto a perda de peso real, é mínima.

É importante saber que mudar a composição corporal e diminuir a massa gorda leva tempo e não acontece da noite para o dia ou em três dias. A única maneira de diminuir a gordura corporal é com uma dieta saudável sustentada ao longo do tempo, combinada com um programa de atividade física.

Gemma TenderoDietista-nutricionista
"O abacaxi tem muito líquido e muita fibra. Isso faz você ir muito ao banheiro e perder líquido. A quantidade de potássio que ela contém também promove a eliminação de fluidos. Então você perde peso, mas não de uma forma saudável".

Tente manter a dieta do abacaxi o mais variada possível

Comer apenas abacaxi por três dias não faz sentido e pode causar dor de estômago, azia, diarréia, cansaço, tonturas e fraqueza, entre outros sintomas. Portanto, nós recomendamos que você opte pela dieta do abacaxi que, além de incluir muito abacaxi, permite que você coma

  • Uma a duas porções de laticínios desnatados por dia.
  • Uma a duas porções de frango, peru ou peixe por dia.
  • Uma porção generosa de legumes verdes de folhas por dia.
  • Uma fatia de pão ou biscoito com café da manhã ou lanche.

Resumo

A dieta do abacaxi pertence ao grupo das dietas milagrosas sem base científica. Muitas pessoas seguem esta dieta porque estão procurando uma solução rápida para perder peso e não estão conscientes de que estão colocando sua saúde em risco. A dieta do abacaxi consiste de grandes quantidades de abacaxi e porções moderadas de proteína magra e produtos lácteos desnatados.

Após três dias de dieta, a dieta do abacaxi causa perda de peso com base na eliminação de líquidos retidos, enquanto a diminuição de gordura não é muito significativa. É por isso que muitas vezes há um efeito de ricochete. Ao contrário do que se diz, o abacaxi não é um alimento "queimador de gordura".

Se você gostou de nosso guia para a dieta do abacaxi, por favor compartilhe-o em sua mídia social ou deixe-nos um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Vino Li: OKT6Ce9fwqI/ Unsplash.com)

Referências (8)

1. Varela Mosquera G, Núñez Martín C, Moreiras Tuny O, Grande Covián F. “Dietas mágicas”. Documentos Técnicos de Salud Pública. 2009.
Fonte

2. Rathnavelu V et al. Potential role of bromelain in clinical and therapeutic applications. 2016.
Fonte

3. Maurer H. Bromelain: biochemistry, pharmacology and medical use. 2001.
Fonte

4. Quente Mansilla C. Análisis de dietas exprés sin respaldo científico. 2017.
Fonte

5. Jáuregui-Lobera I. Fad diets, miracle diets, diet cult… but no results. 2017.
Fonte

6. . Farid Hossain M, Akhtar S, Anwar M. Nutritional Value and Medicinal Benefits of Pineapple. 2015
Fonte

7. Joy P. Benefits and uses of pineapple. 2010.
Fonte

8. Catalan M, Aquino F, Limjuco R. Anticoagulant Activity of Pineapple (Ananas comosus) Extract on Human Blood Samples. 2014.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Documento para profissionais
Varela Mosquera G, Núñez Martín C, Moreiras Tuny O, Grande Covián F. “Dietas mágicas”. Documentos Técnicos de Salud Pública. 2009.
Ir para a fonte
Artigo científico
Rathnavelu V et al. Potential role of bromelain in clinical and therapeutic applications. 2016.
Ir para a fonte
Artigo científico
Maurer H. Bromelain: biochemistry, pharmacology and medical use. 2001.
Ir para a fonte
Revisão narrativa
Quente Mansilla C. Análisis de dietas exprés sin respaldo científico. 2017.
Ir para a fonte
Artigo científico
Jáuregui-Lobera I. Fad diets, miracle diets, diet cult… but no results. 2017.
Ir para a fonte
Artigo científico
. Farid Hossain M, Akhtar S, Anwar M. Nutritional Value and Medicinal Benefits of Pineapple. 2015
Ir para a fonte
Artigo científico
Joy P. Benefits and uses of pineapple. 2010.
Ir para a fonte
Artigo científico
Catalan M, Aquino F, Limjuco R. Anticoagulant Activity of Pineapple (Ananas comosus) Extract on Human Blood Samples. 2014.
Ir para a fonte
Resenhas