Ultima atualização: 30 de setembro de 2021

Se as pessoas freqüentemente sofrem de queixas como dor abdominal, flatulência ou uma sensação de plenitude, isto não é raro devido a problemas com o intestino. Entretanto, estes problemas podem ser aliviados com uma mudança na dieta. Uma possível mudança na dieta é baseada na dieta Fodmap.

Ao eliminar certos alimentos, o bem-estar do corpo pode ser restaurado. Neste artigo nós resumimos as informações mais importantes sobre a dieta Fodmap para você. Nós também damos dicas úteis sobre como seguir uma dieta Fodmap de sucesso. Desta forma, nós queremos ajudá-lo a se familiarizar com o assunto e possivelmente até mesmo aliviar seus sintomas.




O mais importante

  • A dieta Fodmap é uma mudança dietética que é particularmente adequada para tratar pessoas com síndrome do intestino irritável.
  • Ao seguir a dieta Fodmap, os alimentos que são ricos em certos ingredientes são evitados. A abreviação Fodmap significa estes ingredientes.
  • A dieta Fodmap é uma prevenção permanente de alimentos com um alto conteúdo de Fodmap. Ao invés disso, limites de tolerância individual devem ser determinados durante a dieta, a fim de garantir uma dieta livre de sintomas, mas ainda assim variada.

Definição: O que significa Fodmap?

O termo Fodmap é uma abreviação para"oligosacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis". Estes são açúcares de cadeia curta e álcoois de açúcar que são encontrados em uma variedade de alimentos.

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Fodmap's são alimentos diferentes que são digeridos lentamente ou com dificuldade pelo corpo humano.
(Fonte da imagem: Chantal Garnier / Unsplash)

Açúcares de cadeia curta e álcoois de açúcar são carboidratos fermentáveis. Os alimentos que contêm muitos fodmaps têm em comum que nossos intestinos acham particularmente difícil ou lento quebrá-los. Isto leva à formação de gases que provocam várias queixas em pessoas sensíveis.

Antecedentes: O que você deve saber sobre a dieta Fodmap

Antes de começar uma dieta Fodmap, há algumas coisas básicas que você deve saber e considerar. Nas seções seguintes, nós resumimos as informações mais importantes para você.

Como funciona a dieta Fodmap?

O primeiro passo de uma dieta Fodmap é cortar todos os alimentos que provocam sintomas devido a um alto conteúdo de Fodmap.

Uma proibição estrita dos alimentos ricos em Fodmap está planejada apenas para um certo período de tempo. Isto é seguido por uma mudança de longo prazo na dieta que é individualmente adaptada ao corpo.

É importante saber que isto não é uma renúncia permanente dos respectivos alimentos. Ao invés disso, trata-se de reduzir o consumo desses alimentos.

Como funciona o Fodmap?

Os alimentos Fodmap não são maus alimentos em si. Eles apenas têm um efeito especial que nem todas as pessoas podem tolerar. Em nossos corpos, o trabalho de Fodmap é feito de duas maneiras. No intestino delgado eles têm atividade osmótica.

Isto significa que as substâncias do Fodmap fazem com que mais água flua para o intestino. Em nosso intestino grosso, por outro lado, ocorre a fermentação. Então eles fermentam lá extremamente rápido. Além disso, a parede intestinal se torna esticada e mais permeável devido ao aumento da ligação de água. Isto também aumenta o risco de inflamação.

Por que você deve evitar o Fodmap's?

Os efeitos descritos acima podem causar uma série de desconfortos em pessoas sensíveis. Os desconfortos mais comuns incluem

  • Bloqueio
  • Flatulência
  • Mudança nos movimentos intestinais (constipação ou diarréia)
  • Dor

Para quem é adequada a dieta Fodmap?

A dieta Fodmap é particularmente recomendada para pessoas que têm problemas com a síndrome do intestino irritável. Vários estudos têm mostrado que uma dieta pobre em proteínas pode reduzir significativamente os sintomas em pacientes com intestino irritável. (4)

Uma dieta Fodmap é especialmente promissora para pacientes com síndrome do intestino irritável.

Os sintomas da síndrome do intestino irritável são freqüentemente similares aos da doença celíaca. É importante notar que a dieta Fodmap não aumenta a liberdade dos sintomas da doença celíaca.

Portanto, antes de iniciar uma dieta Fodmap, você deve definitivamente ter esta doença descartada por um médico. Você também deve estar ciente de que a dieta Fodmap não pode curar a síndrome do intestino irritável. No entanto, ela pode contribuir significativamente para o alívio dos sintomas e assim melhorar consideravelmente a qualidade de vida.

Quanto tempo dura a dieta Fodmap?

Como já mencionado, o núcleo da dieta Fodmap é evitar alimentos ricos em Fodmap. Entretanto, a abstinência completa só deve ocorrer no início da dieta por um período de algumas semanas. Portanto, o processo de uma dieta Fodmap está dividido nas seguintes três fases:

Fase 1: Restrição da Fodmap Na primeira fase, que também é chamada de fase de eliminação, você deve evitar o máximo possível os alimentos ricos em Fodmap. O período para isso é entre 6 e 8 semanas no máximo, mas também pode ser mais curto sob certas circunstâncias.

Fase 2: Re-introdução do Fodmap's Esta fase é um período variável. Isto envolve uma reintrodução gradual de certos alimentos ricos em Fodmap. Isto permite que você determine os limites de tolerância e quais alimentos ricos em Fodmap você tolera bem ou menos bem. Isto ajudará você a permanecer livre de sintomas, mas também garantirá que você coma uma dieta variada.

Fase 3: Restrição permanente do Fodmap's Nesta fase, a dieta é alterada a longo prazo com base nos resultados das fases 1 e 2. Entretanto, mesmo nesta fase é possível que você venha a experimentar intolerâncias após um certo período de tempo. Neste caso, você deve voltar à fase 1 ou 2 para descobrir quais alimentos podem ser a causa dessas intolerâncias. (1)

Quando a dieta Fodmap funciona?

Quando você começa com uma dieta Fodmap, você deve ter em mente que você está mudando hábitos alimentares que foram estabelecidos por anos. Portanto, você não deve esperar grandes milagres depois de apenas alguns dias, mas dar ao seu corpo algum tempo para se acostumar com a nova dieta.
O tempo até as primeiras melhorias tornarem-se aparentes varia.

Enquanto algumas pessoas notam uma melhoria após apenas três semanas, pode levar um pouco mais de tempo para outras. Além disso, os sintomas podem desaparecer completamente ou apenas ser suficientemente atenuados.

Entretanto, se você não notar nenhuma melhoria significativa após dois meses no máximo, pode ser que a dieta Fodmap não seja a mais adequada para você. Neste caso, você deve voltar ao seu médico ou nutricionista para discutir as causas e outras opções.

Quais ingredientes estão envolvidos na dieta Fodmap?

Como mencionado no início, o nome Fodmap é uma abreviação de vários ingredientes. (3) A seguir, nós lhe daremos uma breve explicação destes ingredientes para uma melhor compreensão.

  • Fermentáveis: Os alimentos que pertencem à categoria Fodmap são fermentados pelo corpo. Esta fermentação, ou seja, a decomposição dos alimentos, ocorre através de bactérias nos intestinos.
  • Oligossacarídeos: Estes incluem frutanos difíceis de digerir, como alho, cebola, trigo, cevada e centeio, e galacto-oligosacarídeos (GOS) , que são encontrados em leguminosas, nozes e produtos de soja, entre outros.
  • Dissacarídeos: Um dissacarídeo difícil de digerir é principalmente a lactose, que é frequentemente encontrada em produtos à base de leite e iogurte.
  • Monossacarídeos: Um monossacarídeo é uma frutose com uma alta proporção de glicose. Exemplos são maçãs, pêras, mangas, melancias ou mel.
  • Polióis: Os polióis também são chamados de álcoois de açúcar e contêm sorbitol , que é encontrado em damascos, abacate ou lichia, por exemplo. Por outro lado, eles contêm manitol , que é encontrado em cogumelos, ervilhas de neve e couve-flor, por exemplo.

Fodmap Diät-3

Fodmap's também podem ser encontrados em alimentos saudáveis, para que você possa sofrer de reclamações apesar de uma dieta saudável. Exemplos são cogumelos ou alho.
(Fonte de imagem: Engin Aykurt / Pixabay)

O que são alimentos ricos em Fodmap?

Alguns alimentos são caracterizados por terem um conteúdo particularmente alto de Fodmap. Você deve evitar estes alimentos durante uma dieta Fodmap. Nós compilamos uma tabela desses alimentos para você abaixo. Por favor note, entretanto, que esta tabela não está completa e que existem outros alimentos que você deve limitar a sua ingestão. O objetivo é apenas dar a você uma visão geral inicial.

Alimentos seleção
Fruta maçã, pêra, ameixa, manga, pêssego, frutas enlatadas
Vegetais espargos, abacate, alcachofras, feijão, grão-de-bico, ervilhas, cebola, chalota, couve-flor, cogumelos
Grãos Trigo, centeio
Adoçantes xarope de milho
Produtos lácteos leite e iogurte
Carne carne processada, gordurosa, frita ou empanada, salsichas
Peixe peixe processado, empanado ou frito

O que são alimentos de baixo mapa alimentar?

Há também muitos alimentos que estão em baixo no Fodmap. Nós também fornecemos uma visão geral desses alimentos abaixo. Esta tabela não é fixa em pedra e também tem a intenção de lhe dar alguma orientação inicial. Os seguintes alimentos devem estar em sua lista de compras para uma dieta Fodmap:

Alimentos Seleção
frutas limão, manga, tangerina, kiwi, maracujá, melão de melão, banana, bagas
Legumes Alface, abobrinha, beringela, tomate, cenoura, beterraba, rabanete, pastinaca, pak choi, gengibre, funcho, espinafre, abóbora, batata, brotos, nori alga marinha, azeitonas, brócolis, feijão verde-escarlate
Adoçantes baixo teor de açúcar doméstico, glicose
Cereais produtos sem glúten, painço, farelo de aveia, milho, quinoa, amaranto, cascas de psílio
Produtos lácteos leite e iogurte sem lactose, queijo duro, manteiga
Carne produtos magros
Peixe todos os tipos de peixe, frutos do mar

A dieta Fodmap é adequada para a perda de peso?

A palavra "dieta" é freqüentemente associada com o objetivo de reduzir o peso corporal. Entretanto, a Dieta Fodmap não é projetada principalmente para reduzir o peso.
O objetivo da dieta Fodmap é principalmente aumentar o bem-estar, não perder peso.

O foco aqui é uma mudança na dieta para restaurar seu bem-estar pessoal no caso de distúrbios intestinais. Portanto, não tem nenhum benefício para as pessoas que não sofrem de problemas intestinais e só querem perder peso.

Se você perder peso sem querer, você deve consultar novamente seu médico ou nutricionista para descobrir as possíveis causas.

Quais são os possíveis efeitos colaterais da dieta Fodmap?

Devido à abstenção permanente de certos alimentos, a dieta Fodmap pode levar à desnutrição. Esta deficiência de nutrientes afeta particularmente as fibras, cálcio, ferro, zinco, ácido fólico, vitaminas B e D e antioxidantes naturais. (2) Por esta razão, é ainda mais importante não seguir a dieta sem a supervisão de um conselheiro, a fim de evitar danos à saúde.

Fodmap diet: As melhores dicas para uma implementação bem sucedida

Uma dieta low-Fodmap pode ajudar você a aliviar os sintomas existentes e assim aumentar seu bem-estar novamente. Há algumas dicas úteis para ajudá-lo a começar e seguir uma dieta Fodmap com sucesso. Nós os resumimos para você nas seções seguintes.

Preparação detalhada

Antes de iniciar uma dieta Fodmap, você deve estudar o assunto com o máximo de detalhes possível. Descubra quais alimentos pertencem ao seu menu e quais você deve evitar. Isto forma a base para coletar receitas adequadas e criar uma lista de compras com base nelas.

Cozinhando você mesmo

Refeições prontas, em particular, geralmente contêm uma grande proporção de fodmap's. Por estas razões, você deve evitar comprá-los. Por estas razões, você deve evitar comprar tais produtos e, em vez disso, cozinhar para si mesmo.

Para economizar tempo, você também pode simplesmente pré-cozinhar suas refeições em porções maiores e depois congelá-las em porções. Desta forma você sempre os tem à mão no caso de precisar fazer uma refeição rápida.

Verifique os ingredientes

Ao comprar alimentos, você deve sempre verificar os rótulos com os ingredientes, se possível. Uma vez que você tenha se familiarizado com o assunto, você pode usar estas listas de ingredientes como guia.

Visitas a restaurantes

Naturalmente, você não precisa evitar visitas a restaurantes durante uma dieta Fodmap. No entanto, você deve fazer sua pesquisa com antecedência. Para fazer isso, você pode verificar o menu online com antecedência, que muitas vezes lista certos ingredientes nos pratos.

Se você não conseguir encontrar um menu na internet, você pode simplesmente ligar para o restaurante. Explique brevemente que você está atualmente em uma dieta livre de trigo, cebola, alho e cebola e pergunte se eles podem atender às suas necessidades.

Prevenção da desnutrição

Para evitar a desnutrição já mencionada, existem certos alimentos e ingredientes que você pode usar para prevenir uma deficiência. É especialmente importante garantir que você receba fibras e cálcio suficientes. A fibra é muito importante para manter seu intestino saudável.

Alimentos ricos em fibras incluem produtos sem glúten (pão, cereais, massas), aveia, nozes e sementes, quinoa, linhaça e batatas com a pele posta. Para manter seus ossos fortes, você precisa de cálcio suficiente. Você pode encontrá-lo em alimentos como leite sem lactose ou produtos à base de iogurte, alternativas de leite à base de plantas, queijo cottage, sardinhas ou vegetais de folhas.

Conclusão

Como você pode ver, a dieta Fodmap não é uma dieta clássica de emagrecimento. Ao invés disso, é uma forma promissora de aliviar vários sintomas de problemas intestinais. Isto é especialmente verdadeiro para pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável. É importante que você evite estritamente os alimentos ricos em Fodmap por um curto período de tempo (no máximo dois meses).

Depois disso, você deve fazer uma mudança dietética de longo prazo que seja adaptada ao seu corpo. Além disso, você só deve seguir a dieta Fodmap sob a supervisão de um médico ou especialista em nutrição. Estes pontos são muito importantes para evitar a desnutrição a longo prazo.

Fonte da imagem: / 123rf.com

Referências (4)

1. O'Keeffe M, Jansen C, Martin L, et al. Long-term impact of the low-FODMAP diet on gastrointestinal symptoms, dietary intake, patient acceptability, and healthcare utilization in irritable bowel syndrome. Neurogastroenterol Motil. 2018;30(1):10.1111/nmo.13154. doi:10.1111/nmo.13154
Fonte

2. Catassi G, Lionetti E, Gatti S, Catassi C. The Low FODMAP Diet: Many Question Marks for a Catchy Acronym. Nutrients. 2017;9(3):292. Published 2017 Mar 16. doi:10.3390/nu9030292
Fonte

3. Iacovou M, Tan V, Muir JG, Gibson PR. The Low FODMAP Diet and Its Application in East and Southeast Asia. J Neurogastroenterol Motil. 2015;21(4):459-470. doi:10.5056/jnm15111
Fonte

4. Halmos EP, Power VA, Shepherd SJ, Gibson PR, Muir JG. A diet low in FODMAPs reduces symptoms of irritable bowel syndrome. Gastroenterology. 2014;146(1):67-75.e5. doi:10.1053/j.gastro.2013.09.046
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Estudo científico
O'Keeffe M, Jansen C, Martin L, et al. Long-term impact of the low-FODMAP diet on gastrointestinal symptoms, dietary intake, patient acceptability, and healthcare utilization in irritable bowel syndrome. Neurogastroenterol Motil. 2018;30(1):10.1111/nmo.13154. doi:10.1111/nmo.13154
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Revisão
Catassi G, Lionetti E, Gatti S, Catassi C. The Low FODMAP Diet: Many Question Marks for a Catchy Acronym. Nutrients. 2017;9(3):292. Published 2017 Mar 16. doi:10.3390/nu9030292
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Resumo de vários estudos
Iacovou M, Tan V, Muir JG, Gibson PR. The Low FODMAP Diet and Its Application in East and Southeast Asia. J Neurogastroenterol Motil. 2015;21(4):459-470. doi:10.5056/jnm15111
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Ensaio controlado aleatorizado
Halmos EP, Power VA, Shepherd SJ, Gibson PR, Muir JG. A diet low in FODMAPs reduces symptoms of irritable bowel syndrome. Gastroenterology. 2014;146(1):67-75.e5. doi:10.1053/j.gastro.2013.09.046
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