Ultima atualização: 5 de agosto de 2021

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A dieta Pronokal® parece ser a solução para o excesso de peso e a obesidade e até tem uma série de seguidores famosos. Qual é o método Pronokal®? É arriscado para a sua saúde? Que resultados ele promete? Ao longo deste guia você encontrará as respostas sobre esta dieta inovadora de emagrecimento.

O método Pronokal® difere das dietas tradicionais de emagrecimento de várias maneiras. O processo de perda de peso é dividido em três fases, é baseado no consumo de alimentos pré-fabricados (barras, sopas, biscoitos) e promete perder até 9 quilos por mês. Vamos dar uma olhada no que é a dieta Pronokal®.




Mais importante

  • A dieta Pronokal® é um método de perda de peso que consiste em três fases: ativa, refeitora e de manutenção. Na primeira etapa, 80% da perda de peso necessária para alcançar um peso saudável é alcançada.
  • O método Pronokal® inclui uma equipe multidisciplinar que acompanha a pessoa por 2 anos e é composta por um médico, um nutricionista- dietista, um técnico de atividade física e um treinador. Alimentos proteicos desenvolvidos pela Pronokal® também são oferecidos, os quais são particularmente úteis na fase ativa.
  • A dieta Pronokal® tem pontos fortes e fracos. Para fazê-lo de forma segura, saudável e sem gastar muito dinheiro, estas dicas o ajudarão: conte com a equipe profissional, considere Pronokal® ou produtos similares para a fase ativa, seja fisicamente ativo, tente mudar seus hábitos alimentares e não fique obcecado com o peso.

Produtos para a dieta Pronokal®: nossas recomendações

Tudo que você precisa saber sobre a dieta Pronokal®

A dieta Pronokal® tem uma primeira fase ketogênica e restritiva, que é então seguida por etapas de educação alimentar. Ela tem pontos fortes e fracos, mas ao contrário de outras dietas fadadas, pode ser uma maneira segura de se conseguir um peso saudável. Nesta seção nós lhe informamos sobre as principais características do Pronokal®:

Você sabia que a dieta Pronokal® durante as fases ativa e refeitora é de muito baixo valor calórico (VLCD) e fornece entre 600 e 800 calorias por dia? (Fonte: Foodandcook: 130279510/ 123rf.com)

O que é a dieta Pronokal®?

A dieta Pronokal® foi desenvolvida pelo Grupo Pronokal® como um método para perder peso de forma rápida e segura. O seu objetivo é manter um peso saudável, preservar a massa muscular e manter o peso fora. Ela consiste em três fases: ativa, refeeding e manutenção, cujas características estão refletidas na seguinte tabela (1, 2, 3, 4):

Phase 1 ou ativa da Pronokal® diet Phase 2 ou refeeding da Pronokal® diet Phase 3 ou manutenção da Pronokal® diet
Objetivo da fasee Após ocálculo do peso saudável e alcançável para o indivíduo, nesta fase 80% do excesso de peso deve ser perdido.Esta perda de peso deve ser às custas da gordura corporal, enquanto preserva o máximo de massa muscular possível. Perder os 20% restantes para alcançar um peso saudável. Manter o peso saudável alcançado e ter um acompanhamento profissional exaustivo até completar os 2 anos de tratamento Pronokal®.
Duração da fasee Alemboraa dieta Pronokal® seja caracterizada por uma rápida perda de peso no início, a duração da fase ativa depende do grau de excesso de peso ou obesidade da pessoa que inicia o tratamento. Depende de quantos quilos o indivíduo tem que perder para atingir seu peso saudável. Até completar 2 anos de tratamento com o método Pronokal®.
Características da dieta Pronokal® nesta fasee Somente600 a 800 calorias por dia (valor calórico muito baixo) são ingeridas, mas como elas vêm de gorduras e proteínas, a pessoa satisfaz seu apetite.Os carboidratos simples (açúcar, frutas, mel, doces, bebidas açucaradas, geléias) e carboidratos complexos (pão, arroz, batata, farinha, biscoitos, flocos de cereais, aveia) são eliminados. A fase ativa da dieta Pronokal® é caracterizada pela substituição das refeições diárias por produtos formulados pelo grupo Pronokal® para produzir cetose saudável. Há cremes, sopas, cafés, omeletes, muffins, massas e sobremesas, todos adequados para a fase cetogênica deste método.quatro a seis produtos Pronokal® são consumidos por dia.legumes frescos e cozidos são permitidos no almoço e no jantar, como um acompanhamento dos produtos Pronokal® durante a fase ativa, a suplementação de minerais e Omega 3 é comum. A transição de uma dieta baseada em produtos Pronokal® para uma dieta saudável convencional começa, enquanto continua a perder peso. O consumo de produtos de reposição de refeições Pronokal® é reduzido pela metade (dois ou três por dia). Vegetais são abundantes e carnes magras, peixes, frutas, legumes e ovos podem ser introduzidos gradualmente. Os produtos Pronokal® específicos são consumidos esporadicamente e a dieta é similar a uma dieta balanceada convencional. barras e sanduíches Pronokal® estão disponíveis e podem ser usados como lanches no meio da manhã e no meio da tarde. carboidratos de fontes saudáveis e de alta fibra são permitidos, por exemplo, aveia, frutas e trigo sarraceno.

A dieta Pronokal® é ketogênica?

O método Pronokal® compreende uma dieta de proteína (VLCD) moderadamente alta, com baixo teor calórico em seus estágios iniciais, conhecida como a fase ativa e refeitora, com o objetivo de perder peso rapidamente. Durante a fase de manutenção, a ingestão de calorias é normal para manter o peso saudável alcançado (1, 4).

Quando falamos de uma dieta ketogênica, nos referimos a uma dieta na qual proteínas (carne, ovos, peixe) e gorduras são predominantes, e carboidratos (açúcares, farinhas, batatas, arroz, massas) são excluídos. O objetivo é que o organismo entre em estado de cetose e comece a "queimar" gordura por energia e, consequentemente, perder peso (3).

Quais são as diferenças entre a dieta Pronokal® e outras dietas cetogênicas ou protéicas?

A principal diferença é que a dieta Pronokal® é mais segura do que as dietas extremamente cetogênicas e hiperproteicas, já que a ingestão de proteínas e gorduras é moderada e vem de fontes de excelente qualidade nutricional. O método Pronokal® não envolve a ingestão de proteína pura, mas apenas na primeira etapa, priorizando o consumo desses nutrientes (4, 5).

O que o método Pronokal® e as dietas cetogênicastêm em comum é que eles limitam drasticamente os carboidratos, mas, no caso dos primeiros, apenas durante as fases iniciais para alcançar uma rápida perda de peso sem fome. Lembre-se que nesta fase 80% da perda de peso necessária para atingir o estado nutricional ideal deve ocorrer (1, 4).

Na maioria das dietas keto ou com alto teor de proteína, as quantidades de alimentos são livres e, embora haja uma relação entre ingestão de proteína e gordura, não há falta de calorias. Em contraste, no método Pronokal® a quantidade diária de gordura pode ser de apenas 20-30 g, enquanto a ingestão de proteína é estimada em cerca de 15 g por refeição (4, 5).

Um aspecto muito positivo da dieta Pronokal® é que ela considera a atividade física como um componente essencial do tratamento. (Fonte: Drobot: 118208533/ 123rf.com)

Que resultados podem ser esperados da dieta Pronokal®?

O método Pronokal® garante uma perda de peso de cerca de 9 kg por mês, ou cerca de 2 a 2,5 kg por semana. No caso de homens, a perda de peso pode ser de até 11 kg por mês. Embora a dieta seja o principal pilar do tratamento, Pronokal® diz que o apoio de especialistas em atividade física e treinamento é essencial para atingir os objetivos (5).

Na primeira semana da dieta Pronokal®, a perda de peso começa porque a cetose causa o uso de gordura de reserva (adiposidade localizada) como combustível energético. O tempo que uma pessoa leva para atingir seu peso saudável depende de seu peso inicial e aderência ao tratamento (4).

Que tipos de produtos processados a Pronokal® oferece?

Uma característica distintiva da dieta Pronokal® é que na fase ativa, os produtos de reposição de refeição são usados em massa que fornecem cerca de 15g de proteína por porção, são moderados em gordura e baixos em carboidratos. A pessoa que inicia o método Pronokal® pode cumprir com o regime e entrar no estado de cetose comprando (5, 6)

  • Molhos, molhos, sopas e cremes. Há molhos com sabores típicos de mostarda e ketchup, enquanto as sopas Pronokal® mais populares são de abóbora, frango e macarrão. Cremes de vegetais, abóbora e cogumelos são ideais com vegetais e peixes.
  • Massas alimentícias, pães e outras massas. Pronokal® oferece massas, pizzas, nuggets, muffins e omeletes que são perfeitos como substitutos de almoço ou jantar. Há biscoitos doces, torradas, waffles e biscoitos para comer como um lanche ou café da manhã.
  • Bebidas com sabor de café, chocolate ou cappuccino para beber quente ou frio.
  • Bebidas de frutas (laranja, pêssego, toranja, melancia, coco).
  • Pronokal® treme. Rico em proteínas e disponível em diferentes sabores (chocolate, baunilha, morango).
  • Barras protetoras. Eles são o lanche perfeito no meio da manhã ou no meio da tarde e são consumidos durante as três fases da dieta Pronokal®. Eles podem ser coco, chocolate, amendoim e morango.
  • Doces e sobremesas. Os doces não são excluídos desta dieta, apenas que Pronokal® desenvolveu substitutos de pastelaria e padaria que são compatíveis com a perda de peso. Sobremesas de chocolate, baunilha e limão estão disponíveis. Também é possível comprar geléias com sabor de frutas, mousses e cremes de chocolate e caramelo.
  • Lanches saborosos. Batatas fritas e pães prontos para comer para substituir os alimentos salgados, por exemplo, batatas fritas. Eles são aromatizados com tomates, ervas e gergelim.
  • Suplementos e outros produtos. Pronokal® também desenvolveu suplementos alimentares para prevenir deficiências e portanto comercializa Omega 3, vitamina D, cálcio, magnésio e cápsulas probióticas. Além disso, ele também oferece comprimidos de menta, sucralose e um leite de baixa caloria.

Uma parte essencial do tratamento Pronokal® é a equipe interdisciplinar. O médico é aquele que inicialmente avalia o estado de saúde da pessoa. (Fonte: Budkevics: 91379081/ 123rf.com)

Quais são as vantagens e desvantagens do método Pronokal®?

O método Pronokal® está ganhando cada vez mais seguidores porque foi projetado para facilitar a aderência ao regime e alcançar uma rápida perda de peso. Entretanto, como todas as dietas milagrosas, o tratamento Pronokal® tem algumas desvantagens que se refletem na seguinte tabela (4, 5):

Vantagens da dieta Pronokal® exxDisvantagens da dieta Pronokal®
- Produz rápida perda de peso, especialmente pela redução da gordura corporal - É complementado por um programa de atividade física para preservar e/ou aumentar a massa muscular e prevenir o efeito rebote - É complementado por um programa de atividade física para preservar e/ou aumentar a massa muscular e prevenir o efeito rebote - É complementado por um programa de atividade física para preservar e/ou aumentar a massa muscular e prevenir o efeito rebote - É complementado por um programa de atividade física para preservar e/ou aumentar a massa muscular e prevenir o efeito rebote Pronokal® desenvolveu vários produtos prontos para comer que podem ser usados como substitutos de refeição e isto facilita a adesão ao regime - O método Pronokal® inclui uma equipe profissional (médico, nutricionista, treinador, treinador) que acompanha a pessoa durante 2 anos de tratamento - O método Pronokal® inclui uma equipe profissional (médico, nutricionista, treinador, treinador) que acompanha a pessoa durante 2 anos de tratamento - O método Pronokal® inclui uma equipe profissional que acompanha a pessoa durante 2 anos de tratamento Ao contrário de outras dietas livres de fadiga ou carboidratos, o regime Pronokal® não tem sido ligado a sérias complicações de saúde. - É uma dieta muito baixa em calorias (VLCD) e nas duas primeiras fases fornece apenas 600 a 800 calorias por dia. A título de comparação, um homem adulto moderadamente ativo que pesa 70 kg e tem 1,70 m de altura precisa de 2000 calorias por dia para manter seu peso - Se não for bem planejado e suplementos de vitaminas, minerais e Ômega 3 não forem consumidos, podem ocorrer deficiências nutricionais - Embora na fase três (manutenção) o VLCD seja uma dieta muito baixa em calorias Embora na fase três (manutenção) a equipe profissional aconselha sobre como incorporar alimentos regulares e minimizar os produtos de reposição de refeições Pronokal®, tem havido casos de efeito rebote (recuperação do peso perdido) - Não promove hábitos alimentares saudáveis, principalmente nas fases 1 (ativo) e 2 (refeitório) - Seu preço é alto. O uso de produtos Pronokal® de reposição de refeições (cremes, sopas, massas, muffins, barras) é essencial na fase 1 e isso implica um custo econômico bastante alto, somado ao investimento necessário para acompanhar a equipe profissional Ela garante uma perda de peso entre 2 e 3 kg por semana, o que não é correto porque deve ser sempre levado em conta que cada organismo é diferente.

A dieta Pronokal® é recomendada para diabéticos?

Existe uma variante chamada DiaproKal®, que é a dieta Pronokal® para diabéticos. Como neste método o acompanhamento por médicos, nutricionistas e treinadores é essencial, o DiaproKal® pode ser seguro para diabéticos com obesidade. A perda de peso ajuda a reduzir a resistência à insulina e melhora os níveis de glicose no sangue (7, 8).

Quais são as contra-indicações da dieta Pronokal®?

Ao contrário de outras dietas carbofóbicas (que eliminam os carboidratos), o método Pronokal® é moderado em proteínas e gordura porque as porções de alimentos permitidas são reguladas. Embora não cause sobrecarga renal ou hepática, a função hepática e renal deve ser ótima para iniciar a dieta Pronokal® (9).

Entretanto, qualquer pessoa com uma doença crônica deve consultar seu médico antes de iniciar esta dieta. A dieta Pronokal® é contra-indicada em casos de gravidez e amamentação, assim como em crianças menores de 16 anos e maiores de 65 anos de idade porque é muito baixa em calorias. Também não é adequado para aqueles que sofrem de distúrbios alimentares (9, 10).

Marco CorbellettiMédico genera
"A dieta Pronokal® é uma opção válida para perder peso, desde que não haja contra-indicações. É claro que não é a maneira correta de comer a longo prazo".

Dicas para emagrecer com o método Pronokal®

O primeiro passo para seguir a dieta Pronokal® é entrar em contato com uma clínica ou centro com profissionais treinados no método Pronokal®. Se você considera que a dieta Pronokal® pode ser uma opção segura e eficaz para você alcançar um peso saudável, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a ter sucesso no seu tratamento:

Apoie-se na equipe profissional

Uma parte essencial do tratamento Pronokal® é a equipe interdisciplinar. O médico é aquele que inicialmente avalia o estado de saúde da pessoa e determina se ela é capaz de realizar o programa de perda de peso. Todos os profissionais devem ser treinados pela própria empresa Pronokal® para conhecer em profundidade o protocolo de tratamento (4).

O nutricionista ensina como usar os substitutos de refeição Pronokal® e combiná-los com vegetais na fase ativa, e também acompanha a incorporação de alimentos convencionais nas etapas posteriores. O treinador e o psicólogo fortalecem o compromisso e a autoconfiança do paciente, enquanto o treinador projeta um programa de exercícios físicos (2, 4).

A atividade física ajuda a perder peso mais rapidamente, às custas da oxidação ("queima") da gordura corporal. (Fonte: Jjupco: 129384973/ 123rf.com)

Considere Pronokal® ou produtos similares para a fase ativa

Os produtos de reposição de refeições Pronokal® devem ser adquiridos na loja online de uma determinada empresa. Devido ao seu custo considerável, no início deste guia nós fornecemos algumas recomendações para batidos, barras proteicas e pastas proteicas que você pode usar para conseguir uma dieta Pronokal® com um orçamento (2, 4).

Pronokal® desenvolveu uma variedade de substitutos de refeição, tanto doces como salgados, que lhe permitirá entrar em um estado de cetose, perder peso e não passar fome. Os suplementos de vitaminas e minerais, assim como as cápsulas Omega 3, são altamente recomendados para prevenir deficiências durante as fases 1 e 2 (ativa e refeitora).

Faça atividade física

Um aspecto muito positivo da dieta Pronokal® é que ela considera a atividade física como um componente essencial do tratamento, tanto para perder peso quanto para prevenir o efeito rebote. Os benefícios mais importantes da atividade física são (4, 11)

  • Ajuda a perder peso mais rapidamente, à custa da oxidação ("queima") da gordura corporal.
  • Preserva e/ou aumenta a massa muscular. Preservar o músculo é essencial para uma figura mais magra, mas também evita uma diminuição do metabolismo basal e a recuperação do peso perdido ao retornar a uma dieta convencional. Em resumo, ele evita o efeito de ricochete ou ioiô.
  • Elamelhora o humor e reduz a ansiedade, incluindo a ligada à fome emocional.
Nancy UribeNutricionista y gerente de nutrición en Pronokal® México
"Esta dieta não pode ser feita por qualquer um, tem que haver uma avaliação prévia, temos que estudar como são os órgãos do paciente, triglicérides e colesterol".

Tente mudar seus hábitos alimentares

Embora a fase ativa e refeitora da dieta Pronokal® seja muito rigorosa, a terceira fase (manutenção) é ideal para aprender a comer saudavelmente e dispensar produtos substitutos. Durante esse período, que dura até 2 anos de tratamento, o nutricionista fornece educação alimentar para construir hábitos saudáveis (4).

Não fique obcecado com o peso

Embora a dieta Pronokal® prometa uma perda de peso entre 2,5 e 3 kg por semana (ou 9 quilos por mês), cada corpo é diferente. Sua perda de peso pode ser mais gradual e isso não significa que você esteja fazendo o tratamento mal, nem deve ser uma razão para abandoná-lo. Lembre-se que além de mudar sua imagem corporal, você também está melhorando sua saúde.

Resumo

A dieta Pronokal® é promovida como um método infalível para perder peso e tem várias celebridades mostrando seus resultados em redes sociais. Nós analisamos os pontos fortes e fracos deste método a partir das evidências científicas e consideramos que ele pode ser útil, embora não essencial, para tratar o excesso de peso e a obesidade.

O tratamento Pronokal® dura aproximadamente 2 anos e consiste em três fases: ativo, refeitório e manutenção. Os dois primeiros são rígidos, fornecendo muito poucas calorias e baseados no consumo de substitutos de refeição e vegetais. A terceira fase é mais flexível e é a oportunidade de retornar a uma dieta convencional com hábitos saudáveis.

Se você gostou do nosso guia da dieta Pronokal®, deixe-nos um comentário ou compartilhe-o em suas redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Pat138241: 55488244/ 123rf.com)

Referências (11)

1. Martínez-Riquelme A, Sajoux I, Fondevilla J. Resultados del estudio PROMESA I; eficacia y seguridad de la aplicación de una dieta de muy bajo aporte calórico y reeducación alimentaria posterior mediante el método PronoKal® en el tratamiento del exceso de peso. 2014.
Fonte

2. Zaragozá Arnáez F, Lozano Estevan M. Comparativa de las dietas milagro existentes en la actualidad y sus efectos negativos sobre la salud. 2018.
Fonte

3. Masood W, Annamaraju P, Uppaluri K. Ketogenic Diet. 2020.
Fonte

4. Cerezo Ureta J et al. Combatir el sobrepeso y la obesidad desde el ámbito laboral. 2012.
Fonte

5. Casado Dones M et al. Dietas milagro bajas en hidratos de carbono o carbofóbicas: perspectiva enfermera desde la evidencia. 2016.
Fonte

6. Grupo Pronokal®. Gama de Alimentos. 2020.
Fonte

7. Basilio Moreno E et al. Dieta proteinada para pacientes con diabetes tipo 2. 2012.
Fonte

8. Goday A et al. Short-term safety, tolerability and efficacy of a very low-calorie-ketogenic diet interventional weight loss program versus hypocaloric diet in patients with type 2 diabetes mellitus. 2016.
Fonte

9. Gomez Arbelaez D et al. Resting metabolic rate of obese patients under very low calorie ketogenic diet. 2018.
Fonte

10. Coutinho W, Moura da Cunha G. Pilot study fatty liver and obesity: MR fat quantification and MR elastography during a very low-calorie-ketogenic diet (Pronokal Method®) versus a low calorie diet. 2016.
Fonte

11. Cox C. Role of Physical Activity for Weight Loss and Weight Maintenance. 2017.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Ensaio clínico
Martínez-Riquelme A, Sajoux I, Fondevilla J. Resultados del estudio PROMESA I; eficacia y seguridad de la aplicación de una dieta de muy bajo aporte calórico y reeducación alimentaria posterior mediante el método PronoKal® en el tratamiento del exceso de peso. 2014.
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Revista
Zaragozá Arnáez F, Lozano Estevan M. Comparativa de las dietas milagro existentes en la actualidad y sus efectos negativos sobre la salud. 2018.
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Artigo científico
Masood W, Annamaraju P, Uppaluri K. Ketogenic Diet. 2020.
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Artigo de revista científica
Cerezo Ureta J et al. Combatir el sobrepeso y la obesidad desde el ámbito laboral. 2012.
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Artigo científico
Casado Dones M et al. Dietas milagro bajas en hidratos de carbono o carbofóbicas: perspectiva enfermera desde la evidencia. 2016.
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Catálogo de produtos
Grupo Pronokal®. Gama de Alimentos. 2020.
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Artigo científico
Basilio Moreno E et al. Dieta proteinada para pacientes con diabetes tipo 2. 2012.
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Ensaio clínico
Goday A et al. Short-term safety, tolerability and efficacy of a very low-calorie-ketogenic diet interventional weight loss program versus hypocaloric diet in patients with type 2 diabetes mellitus. 2016.
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Ensaio clínico
Gomez Arbelaez D et al. Resting metabolic rate of obese patients under very low calorie ketogenic diet. 2018.
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Ensaio clínico
Coutinho W, Moura da Cunha G. Pilot study fatty liver and obesity: MR fat quantification and MR elastography during a very low-calorie-ketogenic diet (Pronokal Method®) versus a low calorie diet. 2016.
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Artigo científico
Cox C. Role of Physical Activity for Weight Loss and Weight Maintenance. 2017.
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