Ultima atualização: 28 de setembro de 2021

Há muitas dietas diferentes, cada uma com um plano diferente e um objetivo diferente. Com a dieta militar você só tem um plano de dieta rígido para os primeiros 3 dias e pode perder até 5 quilos.

Isto é seguido pelos próximos 4 dias da semana, durante os quais você pode comer o que quiser. No entanto, você não deve comer demais. Esta dieta também está disponível nas versões vegetariana e vegana.

Neste artigo nós tentaremos responder as perguntas mais importantes e ajudá-lo a decidir se você quer experimentar esta dieta de choque. Nós também escrevemos o plano nutricional correspondente para a dieta militar, com o qual você pode começar imediatamente. Você não tem que se preocupar com calorias ou receitas.




O mais importante

  • A dieta militar inclui um plano de dieta fixo que você só tem que seguir por 3 dias. Com esta dieta de choque você pode perder até 5 quilos de peso.
  • Com um plano de dieta rigoroso, você não tem que se preocupar com compras ou receitas. As refeições são simples e fáceis de preparar. A dieta também é adequada para vegetarianos ou veganos.
  • Durante os primeiros 3 dias você só pode comer de acordo com o plano ou cerca de 1000 kcal por dia. Depois disso, você pode comer o que quiser durante os 4 dias restantes da semana. Tenha cuidado para não comer muito e, se possível, fique em torno de 1500 kcal por dia para evitar a criação de um efeito ioiô.

Definição: O que é a Dieta Militar?

Com a Dieta Militar você pode perder até 5 quilos em 3 dias. Esta dieta de choque aparentemente vem do exército americano, então os soldados perderam peso rapidamente. No entanto, esta alegação ainda não foi substanciada.

Militär Diät-1

Com a dieta militar você pode perder até 5 quilos em 3 dias.
(Fonte de imagem: Bill Oxford / unsplash)

O importante é que a dieta militar tem um plano de dieta fixo que você tem que seguir com disciplina. Isto significa que você pode se concentrar em seguir o plano e não ter que se preocupar com calorias e receitas. Você pode basicamente encontrar a comida em qualquer supermercado.

Esta dieta é eficaz e fácil com todo o esforço. É como um tipo de intervalo de jejum, já que você só tem que se agarrar a ele por 3 dias. Você pode repetir esta dieta de batida quantas vezes quiser, mas você deve fazer uma pausa de 4 dias no intervalo.

Histórico: O que você deve saber sobre a dieta militar

Antes de começar uma dieta militar, você deve dar uma olhada em algumas perguntas frequentes. Nós respondemos as mais importantes perguntas de fundo que você deve saber na próxima seção.

Quanto tempo leva para perder peso na Dieta Militar?

Você precisa seguir a Dieta Militar estritamente por apenas 3 dias e seguir o plano de dieta com disciplina para perder peso. Com um período de tempo tão curto, você pode se concentrar completamente nele sem se envergonhar e parar a dieta.

Após esses 3 dias, você deve ter cuidado para começar lentamente a comer mais novamente para não criar um efeito ioiô.

Quanto peso eu perco a 1000 kcal por dia?

Com esta dieta você tem que se limitar a 1000 kcal (quilocalorias) por dia durante todo o tempo. Com este rigoroso déficit calórico você perderá até 5 quilos. Entretanto, dependendo da pessoa e de seu metabolismo, você não perderá necessariamente 5 quilos.

Depois desses 3 dias você pode comer mais calorias, mas você deve tentar evitar os desejos.

Em média, uma mulher precisa de cerca de 2000 kcal e um homem de até 2500 kcal por dia. Com apenas 1000 kcal você queima mais do que come, o que leva à perda de peso.

Ao perder peso, é importante estar atento para ingerir menos kcal do que o seu corpo pode queimar. Isto varia dependendo da idade, sexo e metabolismo.

De acordo com um estudo, muitos americanos estimam mal suas necessidades calóricas diárias e, portanto, ficam acima do peso (1).

Qual é o plano de dieta para esta dieta militar?

Com a dieta militar você tem um plano rígido de dieta de um máximo de 1000 kcal por dia. Este plano facilita o seu tempo na dieta porque você não precisa se preocupar com receitas ou calorias quando você vai às compras.

Militär Diät-2

A dieta militar contém um plano de dieta fixo, por exemplo, no dia 2 você come 100g de brócolis para o jantar.
(Fonte de imagem: Louis Hansel / unsplash)

É importante que você siga exatamente este plano de dieta e não se desvie dele. Afinal de contas, são apenas 3 dias. Além disso, não há necessidade de se cozinhar muito durante a dieta.

Nós listamos aqui o plano exato de dieta para esta dieta.

Dia Café da manhã Almoço Jantar
1 ½ toranja, 1 fatia de torrada ou pão, 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim, 1 xícara de café ou chá 1 fatia de pão, ½ lata de atum, 1 xícara de café ou chá 100g de feijão verde ou ervilha, 100g de carne, 1 maçã pequena, ½ banana, 1 colher de sopa de sorvete de baunilha
2 1 fatia de pão, 1 ovo cozido, ½ banana 2 fatias de pão crocante ou 5 bolachas de sal, 1 pacote de queijo creme granulado, 1 ovo cozido 100g de brócolis, 50g de cenoura, 100g de carne ou 2 salsichas de cachorro-quente, ½ banana, 1 colher de sorvete de baunilha
3 2 fatias de pão crocante, 1 fatia de queijo, 1 maçã pequena 1 porção de ovos mexidos ou 1 ovo cozido, 1 fatia de torrada 1 lata de atum, ½ banana, 1 colher de sorvete de baunilha

Você pode preparar sua comida como quiser, ou seja, você pode cozinhar seus vegetais ou mesmo comê-los crus.

Você pode substituir quase todas as refeições por outros alimentos que não estejam na dieta. Mas eles devem conter o mesmo número de calorias.

Os outros 4 dias da semana você pode comer mais, mas você deve tentar comer apenas cerca de 1500 kcal. Caso contrário, será difícil manter o peso fora.

O que posso comer e o que não posso comer nesta dieta militar?

A dieta militar tem um plano muito rigoroso. Você só pode comer o que está no plano de dieta e somente o que é prescrito para aquele dia e refeição. Você ainda pode tomar seu multivitamínico.

Entretanto, nós compilamos uma lista de alimentos que você não está autorizado a comer

  • Leite ou creme de leite no café
  • Açúcar
  • Álcool (2)
  • Adoçantes
  • Sucos

Infelizmente, você tem que evitar o açúcar e os adoçantes durante os 3 dias. Stevia é o único adoçante que você pode usar. Você não está autorizado a comer lanches entre as refeições durante a dieta.

Durante a dieta militar, além de uma xícara de café ou chá, você está autorizado a beber água de acordo com o plano. De acordo com um estudo, a água potável promove a oxidação da gordura no corpo e reduz a absorção de muita energia, ao contrário de outras bebidas (3).

Você certamente tem permissão para apimentar sua comida. Nós escrevemos todos os condimentos que são permitidos

  • Sal
  • Pimenta
  • Suco de limão
  • Alho
  • Gengibre
  • Coriander
  • Rosemary
  • Caril
  • Endro
  • Pimenta de Cayenne

Você deve evitar o ketchup, maionese e mostarda durante os primeiros 3 dias.

Qual é o plano de dieta para vegetarianos ou veganos?

A dieta militar também é muito adequada para vegetarianos ou veganos. Isto também se aplica a pessoas com alergias, por exemplo, intolerância ao glúten ou à lactose. Há muitas alternativas para os alimentos no plano de dieta.

Você pode substituir carne e peixe por alternativas como o tofu.

O tofu é feito de soja e, segundo um estudo, reduz parcialmente o risco de câncer (4).

Ao invés de ovos, recomenda-se uma xícara de leite (leite de amêndoa, leite de arroz, leite de soja, etc.). De acordo com um estudo, o leite de soja é a melhor alternativa ao leite de vaca normal porque possui quase os mesmos nutrientes, especialmente proteínas, que o leite de vaca sem vitaminas enriquecedoras (5).

O plano de dieta vegetariana ou mesmo vegana é basicamente tão eficaz quanto o plano convencional.

Posso praticar esportes durante a dieta militar?

Você não deve necessariamente praticar esportes durante a dieta militar ou durante esses 3 dias. Seu corpo e sua circulação já estão suficientemente enfraquecidos pelo déficit calórico. Depois disso você pode praticar esportes novamente sem nenhum problema.

Se você não se sente doente, você ainda pode fazer esporte. Isso ajudará você a perder peso. Caso contrário, você pode tentar um exercício leve, como uma corrida.

Dieta militar: abordagens importantes da dieta

É importante que você siga a dieta militar cuidadosamente e cuide de sua saúde geral.

Nós explicaremos outras abordagens para a Dieta Militar na seção seguinte.

A dieta militar é saudável?

A dieta militar tem várias vantagens e desvantagens em termos de saúde. É difícil dizer se a dieta é saudável. Por um lado, a dieta dura apenas 3 dias e, portanto, é relativamente curta. Por outro lado, ainda é uma dieta de choque com um grande déficit calórico.

Nós listamos algumas das vantagens e desvantagens da dieta militar para você:

Vantagens
  • Vários grupos de alimentos
  • Sem aditivos
  • Perder peso naturalmente
  • Apenas por 3 dias
Desvantagens
  • Perda de água
  • Perda muscular
  • Pequena perda de gordura
  • Fadiga

Com esta dieta você basicamente ainda cobre diferentes grupos de alimentos, como você não faz sem frutas, vegetais ou carne (ou soja). A dieta de 3 dias é equilibrada e saudável.

A vantagem desta dieta é que você não precisa tomar nenhum suplemento, como comprimidos ou pós. Isto leva a uma perda natural de peso.

A dieta militar não é insalubre, mas também não é necessariamente saudável.

Entretanto, você não necessariamente perderá toda a gordura durante esses 3 dias.

Por causa do déficit calórico, você também perderá muita água e, portanto, peso. Você também pode ver alguma perda muscular. Após a dieta você muito provavelmente irá ganhar peso novamente.

A fadiga também pode ocorrer porque você está comendo menos calorias ou energia do que o seu corpo está acostumado.

Posso perder peso permanentemente na Dieta Militar?

Em princípio, a Dieta Militar é destinada apenas por um período de 3 dias. No entanto, você pode repetir a dieta após 4 dias.

Continua a ser uma dieta de choque e, portanto, só deve ser feita às vezes, por exemplo, para uma ocasião ou para perder um pouco de peso rapidamente.

Muitas vezes você irá ganhar peso novamente após a dieta militar, especialmente se houver um efeito iô-iô ou se você tiver desejos.

A longo prazo, você deve comer uma dieta balanceada e fazer exercícios. Uma dieta é rica em vitaminas e minerais. Para perder peso a longo prazo, é recomendada uma dieta com um pequeno déficit calórico.

Quais são as alternativas para uma dieta militar?

Você também pode alcançar seu peso ideal de outras maneiras. Por exemplo, existem muitos tipos diferentes de dietas que podem ser mais ou menos adequadas para você, dependendo do que você tem em mente. Há também a possibilidade de jejum em diferentes intervalos.

Nós listamos e descrevemos várias alternativas a uma dieta militar para você.

Tipo Descrição
dieta mediterrânea Uma dieta para melhorar a saúde onde você come principalmente frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, frutos do mar e peixes (6). É importante ingerir gorduras saudáveis. Você deve evitar o açúcar nesta dieta.
Paleo diet Nesta dieta você basicamente come proteína e isto promove a construção muscular. Em geral, você come muita carne, peixe, vegetais e nozes, assim como na Idade da Pedra. Entretanto, você não está autorizado a comer carboidratos. Esta dieta melhora sua saúde em geral (7).
Dash diet Este plano de dieta é na verdade contra colesterol alto e, portanto, também recomendado para hipertensão arterial. Este plano de dieta também é adequado, pois você come muitos vegetais, produtos integrais e apenas carne magra.
jejum intermitente Esta alternativa promove fortemente seu metabolismo. Em princípio, não é permitido comer nada, exceto água, chá e café (sem leite e açúcar) durante 16 horas. Durante as 8 horas restantes você pode comer como de costume.
Dieta balanceada Como já mencionado, é recomendado comer uma dieta saudável e variada a longo prazo.
Intervenção cirúrgica Outra opção é ter seu estômago reduzido cirurgicamente. Entretanto, a cirurgia está sempre associada a efeitos colaterais e é muito cara em comparação com uma dieta. Após a operação, você ainda deve certificar-se de comer uma dieta equilibrada

Estas alternativas podem lhe servir melhor ou menos, dependendo de suas idéias e situação. Nós descrevemos apenas algumas das muitas estratégias de perda de peso.

Você pode repetir dietas várias vezes e experimentar outras diferentes para ver qual é a melhor para você e seu corpo.

Conclusão

Disciplina é muito importante quando se está em dieta, especialmente quando se está em dieta de choque, como a dieta militar. Se você se ater a esses 3 dias rígidos e evitar o desejo pelos próximos 4 dias, você verá o sucesso. Você pode perder peso. Entretanto, esta perda de peso varia de pessoa para pessoa.

Você pode repetir esta dieta militar várias vezes e até adaptá-la ao seu estilo de vida, pois ela também é muito adequada para vegetarianos e veganos. Você pode substituir algumas refeições do plano por outras.

Entretanto, você precisa saber que você não só perderá gordura, mas também água. Devido ao grande déficit calórico, a fadiga também pode ocorrer, em certa medida. Em geral, essa dieta é uma boa maneira de perder peso porque leva pouco tempo e planejamento.

Fonte da imagem: Oleshko/ 123rf.com

Referências (7)

1. Robin A. McKinnon, Taiye Oladipo, Martine S. Ferguson, Olivia E. Jones, Maya E. Maroto, Beverly Wolpert. Reported Knowledge of Typical Daily Calorie Requirements: Relationship to Demographic Characteristics in US Adults. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. Volume 119, Issue 11, November 2019, Pages 1831-1841.e6
Fonte

2. Christiane Bode. Alcohol’s Role in Gastrointestinal Tract Disorders. Alcohol health & research world. Gastrointestinal Tract Disorders. Vol. 21, No. 1, 1997
Fonte

3. Christiane Bode. Alcohol’s Role in Gastrointestinal Tract Stookey, Jodi D. PhD Drinking Water and Weight Management, Nutrition Today: November-December 2010 - Volume 45 - Issue 6 - p S7-S12 doi: 10.1097/NT.0b013e3181fe15a8
Fonte

4. Bishop KS, Ferguson LR. The interaction between epigenetics, nutrition and the development of cancer. Nutrients. 2015;7(2):922-947. Published 2015 Jan 30. doi:10.3390/nu7020922
Fonte

5. Schuster, Margaret J. MS, RDN, CD, CNSC; Wang, Xinyue; Hawkins, Tiffany RDN, LD; Painter, James E. PhD, RDN Comparison of the Nutrient Content of Cow’s Milk and Nondairy Milk Alternatives, Nutrition Today: 7/8 2018 - Volume 53 - Issue 4 - p 153-159 doi: 10.1097/NT.0000000000000284
Fonte

6. Romagnolo, Donato F. PhD, MSc; Selmin, Ornella I. PhD Mediterranean Diet and Prevention of Chronic Diseases, Nutrition Today: 9/10 2017 - Volume 52 - Issue 5 - p 208-222 doi: 10.1097/NT.0000000000000228
Fonte

7. Frassetto, L., Schloetter, M., Mietus-Synder, M. et al. Metabolic and physiologic improvements from consuming a paleolithic, hunter-gatherer type diet. Eur J Clin Nutr 63, 947–955 (2009). https://doi.org/10.1038/ejcn.2009.4
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudo científico
Robin A. McKinnon, Taiye Oladipo, Martine S. Ferguson, Olivia E. Jones, Maya E. Maroto, Beverly Wolpert. Reported Knowledge of Typical Daily Calorie Requirements: Relationship to Demographic Characteristics in US Adults. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. Volume 119, Issue 11, November 2019, Pages 1831-1841.e6
Ir para a fonte
Estudo científico
Christiane Bode. Alcohol’s Role in Gastrointestinal Tract Disorders. Alcohol health & research world. Gastrointestinal Tract Disorders. Vol. 21, No. 1, 1997
Ir para a fonte
Estudo científico
Christiane Bode. Alcohol’s Role in Gastrointestinal Tract Stookey, Jodi D. PhD Drinking Water and Weight Management, Nutrition Today: November-December 2010 - Volume 45 - Issue 6 - p S7-S12 doi: 10.1097/NT.0b013e3181fe15a8
Ir para a fonte
Estudo científico
Bishop KS, Ferguson LR. The interaction between epigenetics, nutrition and the development of cancer. Nutrients. 2015;7(2):922-947. Published 2015 Jan 30. doi:10.3390/nu7020922
Ir para a fonte
Estudo científico
Schuster, Margaret J. MS, RDN, CD, CNSC; Wang, Xinyue; Hawkins, Tiffany RDN, LD; Painter, James E. PhD, RDN Comparison of the Nutrient Content of Cow’s Milk and Nondairy Milk Alternatives, Nutrition Today: 7/8 2018 - Volume 53 - Issue 4 - p 153-159 doi: 10.1097/NT.0000000000000284
Ir para a fonte
Estudo científico
Romagnolo, Donato F. PhD, MSc; Selmin, Ornella I. PhD Mediterranean Diet and Prevention of Chronic Diseases, Nutrition Today: 9/10 2017 - Volume 52 - Issue 5 - p 208-222 doi: 10.1097/NT.0000000000000228
Ir para a fonte
Estudo científico
Frassetto, L., Schloetter, M., Mietus-Synder, M. et al. Metabolic and physiologic improvements from consuming a paleolithic, hunter-gatherer type diet. Eur J Clin Nutr 63, 947–955 (2009). https://doi.org/10.1038/ejcn.2009.4
Ir para a fonte
Resenhas