Ultima atualização: 28 de setembro de 2021

"Perca 6 quilos em apenas 7 dias". Uma manchete clássica com a qual as dietas de acidentes são anunciadas. Mas será que isso é mesmo possível? Uma dieta radical tem muitas vantagens e desvantagens. Em nosso artigo você aprenderá tudo o que precisa saber sobre uma dieta radical. Nós explicamos tanto os perigos das dietas de colisão quanto os possíveis resultados que podem ser alcançados através das dietas de colisão.




O mais importante

  • Em uma dieta radical, os alimentos são radicalmente reduzidos e o corpo é forçado a mudar para suas próprias reservas de energia.
  • Uma dieta radical não é particularmente adequada para a perda de peso a longo prazo. Devido à perda de massa muscular e ao déficit calórico, o peso é perdido a curto prazo, mas esta não deve ser uma solução permanente.
  • Após o uma dieta radical, você deve mudar para uma dieta de longo prazo. O foco deve ser uma dieta saudável ao invés de se abster de alimentos. Além disso, o exercício deve ser levado em conta.

Definição: O que é uma dieta radical?

Dietas radicales, muitas vezes chamadas de dietas relâmpago ou cura de colisões, são dietas que visam perder o máximo de peso possível em um período de tempo tão curto quanto possível.

Uma dieta radical visa perder o máximo de peso possível no menor tempo possível.

Para conseguir isso, os alimentos são radicalmente reduzidos e comparativamente menos calorias são consumidas do que o corpo precisa. Isto força o corpo a mudar para suas próprias reservas de energia.

Uma dieta radical difere de outras dietas porque é projetada para um período de curto prazo. Dieta radical por várias semanas ou meses pode ser muito prejudicial e ter conseqüências.

Antecedentes: O que você deve saber sobre a dieta radical

Uma dieta radical não é uma dieta comum e deve ser bem pensada com antecedência. A dieta tem tanto apoiadores quanto críticos. Este artigo lhe diz tudo o que você precisa saber sobre a dieta radical.

Qual é o processo de uma dieta radical?

Existem diferentes tipos de dietas radicales, mas todas elas dependem de uma dieta muito unilateral ou de uma reposição alimentar completa. Uma dieta de radical geralmente tem o mesmo procedimento e pode ser dividida nas seguintes fases

  1. Perda de água - A primeira fase de uma dieta radical é a perda de água. Aqui o corpo primeiro acessa o glicogênio, uma forma de armazenamento de energia de carboidratos que consiste em 80% de água. Assim, o corpo perde muita água ao invés de gordura no início da dieta.
  2. Redução da massa muscular - Na segunda fase da dieta radical, a massa muscular é reduzida. Assim que a loja de carboidratos é esvaziada, o corpo começa a perder proteína e massa muscular.
  3. Ademanda calórica diminui - Na próxima fase, a demanda calórica diminui. O metabolismo da gordura é agora a principal fonte de energia. A maior parte da energia é necessária para manter a massa muscular. Com a diminuição da energia, as necessidades energéticas do corpo diminuem e o déficit calórico diminui.
  4. O corpo em modo de inanição - Na última fase da dieta radical, o corpo cai em modo de inanição. A indiferença, a indiferença e a fadiga são as conseqüências do déficit calórico e da perda de massa muscular.

Por que eu deveria fazer uma dieta radical?

Uma dieta pode ser a pedra angular de uma vida saudável e prazerosa. A dieta traz consigo alguns benefícios que podem ser alcançados se usada corretamente e os perigos são considerados. É claro, é muito tentador começar uma dieta radical quando muito peso pode ser perdido em um curto período de tempo. Outras dietas são mais demoradas e não prometem o mesmo sucesso que uma dieta radical.

Vantagens
  • Perda rápida de peso
  • Aumento da motivação através de uma sensação de realização
Desvantagens
  • Possível "efeito yoyo"
  • Uso de reservas de energia

Além disso, o fator motivação desempenha um enorme papel. Com uma dieta de emagrecimento, experiências de perda de peso já são percebidas após um curto período de tempo, o que ajuda a continuar a dieta.

Quanto tempo dura uma dieta radical?

Não há uma resposta geral para esta pergunta, porque uma dieta radical é apenas o início de uma dieta de longo prazo. Uma dieta radical deve durar pelo menos alguns dias, mas não mais do que duas semanas. Como um exemplo, se uma dieta radical for seguida por uma semana, não ajuda voltar aos velhos padrões imediatamente depois. Embora os sucessos possam ser observados durante a dieta de uma semana, o peso antigo provavelmente será atingido novamente em pouco tempo.

Uma dieta radical é insalubre?

Um dos maiores mitos é que uma dieta radical é insalubre. Mas isso é mesmo verdade? Se usado corretamente e os perigos forem levados em conta, uma dieta radical não é insalubre. Isto porque uma dieta radical só reduz o excesso de massa muscular a curto prazo. Se uma dieta radical durar várias semanas, ela se torna prejudicial ao organismo porque as reservas de energia não são suficientes para tanto tempo.
Para as pessoas que já sofrem de doenças cardíacas, uma dieta radical pode ser perigosa. Um estudo diz que as dietas radicales podem ser saudáveis e bem-sucedidas, mas as pessoas com doenças cardíacas devem ser especialmente cuidadosas e discutir a dieta com um médico de antemão. (1)

Excelentes resultados podem ser alcançados em uma dieta de curto prazo e já existem estudos que provam que dietas radicales por um curto período de tempo não são insalubres, mas têm um efeito positivo na perda de peso. (2)

Dieta radical: As melhores dicas e truques sobre como perder peso de forma rápida e saudável

Uma dieta radical pode trazer ótimos resultados. Para conseguir isso, gostaríamos de lhe dar algumas dicas e truques importantes.

Objetivo de uma dieta radical

No início da sua dieta radical você deve estabelecer uma meta clara para si mesmo. Você deve considerar a perda de peso e a sustentabilidade. Por exemplo, se você perder 5 quilos em uma semana, não lhe fará muito bem se você ganhar o peso de volta na semana seguinte.

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Alcançar um estômago magro através de uma dieta direcionada; o objetivo de muitas mulheres
(Fonte de imagem: Bill Oxford / unsplash)

Portanto, seu objetivo deve ser perder peso a curto prazo e mantê-lo fora a longo prazo, ou fazer outra dieta após o colapso da dieta para perder ainda mais peso. Os objetivos de uma dieta são muito importantes para se manter motivado e para realizar e monitorar o sucesso.

Evitando o "efeito ioiô

" O "efeito ioiô" está muitas vezes associado com uma dieta radical, e não sem uma boa razão. Se poucas calorias são consumidas durante um certo período de tempo, o corpo posteriormente cai no "efeito ioiô".

Dieta radical de longo prazo

Uma dieta radical não é particularmente adequada para a perda de peso a longo prazo. Embora o peso seja perdido a curto prazo devido à perda de massa muscular e ao déficit calórico, esta não deve ser uma solução permanente.

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Depois de uma dieta radical, é importante fazer uma dieta saudável
(Fonte de imagem: Louis Hansel / unsplash)

Uma dieta radical não deve durar mais do que duas semanas. É muito importante que, após a dieta do acidente, o processo não seja simplesmente parado. Para evitar um "efeito iô-iô", você deve, portanto, mudar para uma dieta de longo prazo, com foco na ingestão de alimentos saudáveis.

Esporte enquanto faz dieta

O equilíbrio esportivo é muito importante ao lado de uma dieta radical ou outra dieta. Um estudo diz que o equilíbrio esportivo junto com a dieta é muito importante para a perda de peso a longo prazo. Sem exercício, é difícil perder peso ou mesmo manter o peso. (3)

Portanto, além da dieta, você deve encontrar um esporte que lhe agrade pessoalmente. O fator diversão deve estar em primeiro plano aqui, porque assim como na dieta, o esporte deve fazer parte da vida cotidiana a longo prazo.

Conclusão

Uma dieta radical é uma maneira rápida de perder muito peso. Se usada corretamente e com a devida atenção aos perigos, a dieta não é insalubre e um "efeito yoyo" pode ser evitado. As primeiras experiências de uma dieta podem certamente ser ganhas com uma dieta radical. Momentos de sucesso a curto prazo aumentam a motivação.

Após o dieta radical, no entanto, você deve mudar para uma dieta de longo prazo. Aqui, a dieta não deve ser radicalmente interrompida, mas uma mudança deve ser feita para uma dieta saudável. Além disso, exercício deve ser feito durante a dieta.

Fonte da imagem: Kachmar/ 123rf.com

Referências (3)

1. Crash diets can cause a transient deterioration in heart function, according to new research. Patients with heart disease should seek medical advice before adopting a very low calorie diet. (Source: European Society of Cardiology (ESC))
Fonte

2. Fatemeh Azizi Soeliman and Leila Azadbakht - Weight loss maintenance: A review on dietary related strategies
Fonte

3. Shilpa Joshi and Viswanathan Mohan - Pros & cons of some popular extreme weight-loss diets
Fonte

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Estudo científico
Crash diets can cause a transient deterioration in heart function, according to new research. Patients with heart disease should seek medical advice before adopting a very low calorie diet. (Source: European Society of Cardiology (ESC))
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Fatemeh Azizi Soeliman and Leila Azadbakht - Weight loss maintenance: A review on dietary related strategies
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