Ultima atualização: 4 de outubro de 2021

Existem muitos rumores e recomendações diferentes sobre a dosagem de vitamina D. Alguns falam de uma cura milagrosa e recomendam uma alta dosagem de vitamina D através de suplementos, outros aconselham contra isso completamente e acreditam que a radiação natural do sol é completamente suficiente para cobrir nossa necessidade anual de vitamina D.

É fácil perder a noção de todas as diferentes opiniões. Você provavelmente está se perguntando qual dosagem realmente faz sentido. Neste artigo, nós queremos dar-lhe alguma clareza, examinando criticamente diferentes opiniões, questionando-as, apresentando os resultados do estudo atual e, assim, dando-lhe uma visão objetiva.




O mais importante

  • A vitamina D3 é produzida a 80-90 % pela própria síntese da pele através da luz solar.
  • A diretriz da DGE (Sociedade Alemã de Nutrição) recomenda uma dose diária de 800 IU para adultos diariamente. Estudos têm mostrado que este valor normalmente cobre a necessidade diária e pode aliviar vários sintomas. No entanto, o valor é muito controverso e é considerado por muitos como sendo muito baixo.
  • Vários fatores podem aumentar a necessidade, como osteoporose, obesidade/obesidade ou, por exemplo, uma deficiência drástica de vitamina D. No entanto, a dose máxima de 4000 IU por dia, que é considerada segura, não deve ser excedida sem consultar um médico.

Dosagem de vitamina D: O que você deve saber sobre ela

A vitamina D descreve um grupo de vitaminas lipossolúveis chamado calciferóis. Vitamina D2 e vitamina D3 são as formas mais importantes. A vitamina D2 (ergocalciferol) é absorvida através de alimentos vegetais, enquanto a vitamina D3 (colecalciferol, colecalciferol ou calciol) é absorvida através de alimentos animais e também através da pele através da auto-síntese.

A vitamina D é a mais importante para o nosso metabolismo ósseo. Ela promove a absorção de cálcio e fosfato e sua incorporação aos ossos. Ele também está envolvido em muitos outros processos metabólicos e, portanto, é extremamente importante para o nosso organismo. (1)

Como eu tomo a vitamina D?

As recomendações de dosagem de vitamina D variam muito e têm provocado um grande debate nos últimos anos. A Deutsche Gesellschaft für Ernährung e. V. (Sociedade Alemã de Nutrição), que freqüentemente serve como um ponto de referência, inclusive para o Instituto Robert Koch, estabeleceu os seguintes valores estimados na ausência de síntese endógena: (2)

Idade vitamina D na ausência de síntese endógena µg por dia
Infantes (0 a 12 meses) 10 µg
Crianças (1 a menos de 15 anos) 20 µg
Adolescentes e adultos (15 a menos de 65 anos) 20 µg
Adultos (65 anos e mais) 20 µg
Mulheres grávidas 20 µg
Mulheres lactantes 20 µg
Mulheres lactantes 20 µg

O RKI aponta, no entanto, que este valor estimado deve ser considerado como aplicável apenas se não houver formação endógena de vitamina D e, portanto, a dieta é a única fonte de vitamina D. O RKI afirma que isto é atípico, uma vez que a vitamina D não é produzida naturalmente no organismo.

Entretanto, isto não é atípico, já que em casos normais a própria síntese do organismo é responsável por uma parte de 80-90 %. (1)

Igualmente impressionante sobre os valores estimados do DGE é que o valor estimado também permanece o mesmo para mulheres grávidas e pessoas mais velhas com mais de 65 anos. Isto porque muitas pessoas continuam dizendo que mulheres grávidas e pessoas mais velhas, em particular, têm uma necessidade maior de vitamina D.

Portanto, a questão é se os dados de DGE podem realmente ser usados como valores de referência.

O professor Robert Heaney da Universidade de Creighton (Omaha, Nebraska, EUA) apresentou estimativas completamente diferentes. Ele recomenda uma ingestão de 70 a 80 IU/kg por dia.

Isto significaria que uma pessoa pesando 50 kg deve consumir 3.750 IU por dia, uma pessoa pesando 80 kg 6.000 IU. Estes números são, naturalmente, muito mais específicos do que os do DGE, pois não se baseiam na idade, mas no peso. (3)

É claro, agora surge a questão de para que se deve orientar, quem está no direito. As abordagens dos pesquisadores são diferentes e de qualquer forma todos têm uma opinião diferente sobre o assunto da dosagem de vitamina D.

A seguir, haverá mais informações sobre superdosagem. Isto pode ser evitado estabelecendo um nível máximo que é considerado seguro.

Quais são os estudos atuais sobre a dosagem de vitamina D?

Os estudos sobre dosagem de vitamina D são numerosos e variados. Alguns estudos compararam uma dose única alta de vitamina D com uma dose baixa a longo prazo, ou geralmente compararam se uma dose diária alta é melhor do que uma dose baixa.

No entanto, os estudos estão em sua maioria relacionados a campos muito específicos, como por exemplo:

  • Obesidade/obesidade: A abordagem das recomendações de dosagem varia muito. Alguns são baseados na idade, outros no estilo de vida e outros no peso. As recomendações de dosagem baseadas no peso mostraram que, como o Professor Robert Heaney da Universidade de Creighton também mostrou, quanto maior o peso, mais vitamina D precisa ser tomada. Um estudo, por exemplo, descobriu que pessoas que sofrem de obesidade precisam de duas a três vezes a quantidade de vitamina D do que pessoas com peso normal e pessoas com excesso de peso precisam de 1,5 vezes a quantidade. (4)
  • Gravidez: Durante a gravidez, atender as necessidades de vitamina D é ainda mais importante para mãe e criança, porque a vitamina D fortalece o sistema imunológico da criança ainda não nascida. Um estudo descobriu que uma dose alta de vitamina D (4.400 IU/dia) comparada com a dose recomendada de 400 IU por dia teve um efeito melhor sobre os valores imunológicos da criança e que o nível sérico alvo de vitamina D não pôde ser alcançado pela dosagem baixa. (5)
  • Proteção idade/osso: A deficiência de vitamina D é particularmente disseminada em pessoas idosas. Foi demonstrado que uma ingestão diária de 800 IU de vitamina D por dia em adultos idosos reduz o risco de fraturas do quadril em 30% e o risco geral de quedas em 34%. Além disso, a suplementação diária de 800 IU de vitamina D compensa a deficiência em mais de 97% dos adultos idosos. (6)

Estes são apenas alguns trechos do grande corpo de estudos sobre a dosagem de vitamina D. Entretanto, pode ser resumido que na maioria dos estudos que foram dosados com 400 IU ou menos/dia, quase nenhuma melhora foi mostrada.
Diariamente, entre 800 e 1000 IU, foram observadas melhorias significativas nos sintomas em uma grande variedade de áreas. Acima de tudo, porém, uma deficiência poderia ser bem compensada por esta dose.

É difícil dizer se doses mais altas ou altas doses de vitamina D são realmente melhores. Com base em muitos resultados de estudos, pode-se assumir que uma dose de 800-1000 IU por dia é suficiente. Entretanto, doses mais altas geralmente só se tornam perigosas quando as doses entram em faixas irracionais (veja overdose).

Você deve aumentar sua dose de vitamina D no inverno?

Como já mencionado, nosso corpo produz 80-90% da própria vitamina vital, nomeadamente por meio da radiação UV-B (luz solar).

No entanto, isto requer passar tempo ao ar livre, porque não há tempo suficiente para que os raios solares penetrem os vidros das janelas.

Muitas vezes as lojas de vitamina D não são suficientemente cheias no inverno.

Se você expuser seu rosto, braços e mãos ao sol várias vezes por semana sem protetor solar, você deve ter enchido suas reservas de vitamina D na forma de reservas de gordura e tecido muscular para os meses frios de inverno.

A metade do tempo é suficiente para queimaduras solares que de outra forma ocorreriam sem proteção, porque estas devem ser evitadas com urgência. (1)

Então se você trabalha em um escritório em casa, por exemplo, e passa muito tempo dentro de casa de março a outubro, pode fazer sentido tomar suplementos de vitamina D.

No inverno nós temos o problema de estarmos muito dentro de casa e não há muita luz solar disponível de qualquer forma. Portanto, faz sentido tomar suplementos de vitamina D no inverno, especialmente se as lojas não foram reabastecidas por banhos de sol suficientes nos meses mais quentes.

Vitamin D Dosierung-2

Muitas pessoas não recebem exposição solar descoberta suficiente e, portanto, dependem de um suprimento adicional de vitamina D.
(Fonte da imagem: pixabay / geralt)

Entretanto, isto não significa que você deve tomar mais do que a dose diária recomendada no inverno. Mais nem sempre é melhor. Você deve simplesmente se ater a esta dose diária.

É possível ter uma overdose de vitamina D e quais são os efeitos de uma overdose?

Como a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que é armazenada na gordura e no tecido muscular, o excesso de vitamina D não pode ser excretado na urina (como é o caso do magnésio, por exemplo). Isto pode levar a intoxicação (envenenamento) se a ingestão for muito alta.

A intoxicação não pode ser alcançada através da ingestão natural de vitamina D, que é composta de auto-síntese através da pele e ingestão de alimentos.

Até que isso aconteça, os suplementos (suplementos alimentares) devem ser levados a um alto grau.

Intoxicação também é chamada de hipercalcemia, porque o nível de cálcio no corpo também aumenta devido a uma ingestão excessivamente alta de vitamina D. O nível de cálcio no corpo também aumenta devido a uma ingestão excessivamente alta de vitamina D.

O nível de cálcio no corpo também aumenta devido a uma ingestão excessivamente alta de vitamina D. A overdose também pode acontecer gradualmente porque a vitamina D é armazenada no corpo. Os sintomas de hipercalcemia seriam: (1)

  • Náusea
  • Perda do apetite
  • Cãibras abdominais/vômitos
  • Em casos severos: Danos renais, arritmias cardíacas, inconsciência e morte

No entanto, intoxicações são muito raras e ocorrem em níveis de ingestão anormalmente altos, que estão em níveis de 130 000 IU por dia, como uma mulher que consumiu esta quantidade por 20 meses e depois sofreu as conseqüências da hipercalcemia. (8)

Para prevenir o consumo excessivo, há um limite de segurança superior estabelecido pela Autoridade Européia de Segurança Alimentar (EFSA) de 4000 IU por dia. Em comparação com os valores recomendados do DGE (800 UI por dia), isto é claro que ainda é muito alto.

No entanto, muitos criticam se o valor de referência do DGE é suficiente para cobrir uma deficiência ou mesmo para prevenir a osteoporose.

Portanto, não há informações realmente uniformes. A American Endocrinological Society classifica o valor seguro como ainda mais alto, ou seja, 10.000 IU/250 µg por dia para adultos saudáveis.

Portanto, este alto valor também foi questionado porque não era universalmente aplicável; idade, sexo, peso e status de vitamina D podem desempenhar um papel no limite máximo individual. A implicação foi que 800-1000 IU por dia é considerado seguro e doses mais altas não devem ser escolhidas devido ao possível potencial de dano. (9)

Entretanto, isto não tem que significar que doses mais altas são igualmente prejudiciais, mas é realmente considerado apenas um valor de referência/limite de segurança. Como já mencionado, intoxicações ocorrem extremamente raramente e somente em níveis anormalmente altos.

No entanto, mais nem sempre é melhor; se a necessidade de vitamina D já estiver coberta, o consumo adicional não tem utilidade.

Como eu doso para uma deficiência de vitamina D e o que promove uma deficiência?

Uma deficiência de vitamina D pode ser determinada através dos valores séricos do sangue. Cerca de 30% dos adultos têm deficiência de vitamina D, um pouco mais homens do que mulheres. Apenas cerca de 38% dos adultos têm um suprimento adequado. Na velhice, as mulheres têm mais problemas com deficiência de vitamina D do que os homens.

Naturalmente, os valores também flutuam fortemente sazonalmente e são sempre apenas um instantâneo. (7)

A deficiência de vitamina D é mais comum entre as pessoas idosas. Isto porque a capacidade da pele de produzir vitamina D através da auto-sintese pela luz solar diminui com a idade. Além disso, porém, as pessoas mais velhas também têm menos exposição ao sol. (10)

Há outros fatores que promovem a deficiência de vitamina D

  • tom de pele mais escuro (a melanina reduz a produção de D3)
  • Obesidade
  • Malabsorção
  • uso consistente de protetor solar (7)

Além disso, há o problema fundamental de que nos meses de inverno, em toda a Europa, não se pode produzir vitamina D suficiente via auto-síntese, porque a intensidade do sol não é suficiente.

Além disso, o suprimento de alimentos ricos em vitamina D é escasso; por exemplo, 10 ovos ou duas porções de salmão teriam que ser consumidos diariamente para cobrir a necessidade de vitamina D. (7)

Vitamin D Dosierung-3

Muito poucos alimentos contêm grandes quantidades de vitamina D3. Por exemplo, você teria que comer duas grandes porções de salmão por dia para atender às suas necessidades de vitamina D.
(Fonte de imagem: Pixabay / Shutterbug75)

Devido a estes fatores, é recomendado que a necessidade diária de 800 IU seja atendida em outros lugares, especialmente nos meses de inverno, através da suplementação de vitamina D.

Se a deficiência de vitamina D for muito drástica, um médico deve ser consultado, porque então a dose pode ter que ser muito maior. O mesmo se aplica às pessoas com obesidade. (7)

O valor de 800 IU é freqüentemente criticado como muito baixo, especialmente se houver uma deficiência. No entanto, ele é considerado um bom valor de orientação. Em qualquer caso, deve-se ter o cuidado de não exceder o valor máximo de 4000 IU, o que é considerado seguro.

O que são UI e µg para as unidades?

Vitamina D é expressa em duas unidades diferentes. IE significa "International Units" (Unidades Internacionais) e µg são microgramas. 40 IU correspondem a 1 µg, ou vice versa - 1 IU corresponde a 0,025 µg.

Unidade Unidade
0,025 µg 1 IU
1 µg 40 IU
10 µg 400 IU
20 µg 800 IU

Como medicamentos, preparações com uma dose diária de mais de 25 µg (de 1000 IU) estão sujeitas a prescrição; para os suplementos alimentares vendidos sem receita médica, não há limites máximos obrigatórios para o conteúdo de vitamina D, seja a nível nacional ou a nível europeu.

Conclusão

Há uma grande variedade de informações e opiniões sobre a dosagem de vitamina D3, que é considerada essencial para nosso metabolismo ósseo e muitos outros processos metabólicos. A fim de esclarecer dúvidas sobre a dosagem, uma grande variedade de informações tem sido apresentada criticamente aqui.

Estudos mostram que o valor da diretriz de DGE de 800 IU por dia é considerado seguro e que uma dosagem diária de 800 a 1000 IU por dia leva a melhorias significativas em vários sintomas.

Resta considerar criticamente se este valor é suficiente se há uma deficiência aguda de D3 ou se outros fatores (como obesidade/obesidade, osteoporose, idade, etc.) estão presentes. Entretanto, os 4000 IU por dia acima mencionados são considerados um bom limite para a dose máxima. Se houver alguma incerteza, uma discussão com o médico de família deve ser procurada em qualquer caso, que pode fornecer informações sobre os valores individuais e formas de terapia.

Fonte da imagem: unsplash / Antonino Visalli

Referências (10)

1. Robert Koch Institut: Antworten des Robert Koch-Instituts auf häufig gestellte Fragen zu Vitamin D. Stand: 25.01.2019.
Fonte

2. Deutsche Gesellschaft für Ernährung. Die Wissenschaft verpflichtet – Ihr Partner für Essen und Trinken: Vitamin D (Calciferole). Referenzwerte von 2012.
Fonte

3. Foundation Ortho Knowledge: Vitamin D. Bedarf größer als Gedacht.
Fonte

4. Ekwaru JP, Zwicker JD, Holick MF, Giovannucci E, Veugelers PJ. The importance of body weight for the dose response relationship of oral vitamin D supplementation and serum 25-hydroxyvitamin D in healthy volunteers. PLoS One. 2014 Nov 5;9(11):e111265. doi: 10.1371/journal.pone.0111265. PMID: 25372709; PMCID: PMC4220998.
Fonte

5. Kreutzkamp, B. Hochdosiertes Vitamin D in der Schwangerschaft stimuliert Immunsystem der Neugeborenen. Allergo J 27, 12 (2018). https://doi.org/10.1007/s15007-018-1549-3
Fonte

6. Heike A. Bischoff-Ferrari, Thomas Rosemann, Daniel Grob, Robert Theiler, Hans-Peter Simmen, Otto Meyer: Vitamin D Supplementation in der Praxis. Schweiz Med Forum 2014; 14(50):949–953.
Fonte

7. Rabenberg M, Mensink GBM (2016) Vitamin-D-Status in Deutschland. Journal of Health Monitoring 1(2):36–42 DOI 10.17886/RKI-GBE-2016-036
Fonte

8. De Vincentis S, Russo A, Milazzo M, Lonardo A, De Santis MC, Rochira V, Simoni M, Madeo B. How Much Vitamin D is Too Much? A Case Report and Review of the Literature. Endocr Metab Immune Disord Drug Targets. 2020 Oct 7. doi: 10.2174/1871530320666201007152230. Epub ahead of print. PMID: 33030138.
Fonte

9. Rizzoli R. Vitamin D supplementation: upper limit for safety revisited? Aging Clin Exp Res. 2020 Aug 28. doi: 10.1007/s40520-020-01678-x. Epub ahead of print. PMID: 32857334.
Fonte

10. Ringe, Johann D. (Hrsg.): Calcium plus Vitamin D. Schlüsselrolle in der Osteoporosebehandlung. Stuttgart/New York: Georg Thieme Verlag 2002.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo científico
Robert Koch Institut: Antworten des Robert Koch-Instituts auf häufig gestellte Fragen zu Vitamin D. Stand: 25.01.2019.
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Ensaio clínico
Ekwaru JP, Zwicker JD, Holick MF, Giovannucci E, Veugelers PJ. The importance of body weight for the dose response relationship of oral vitamin D supplementation and serum 25-hydroxyvitamin D in healthy volunteers. PLoS One. 2014 Nov 5;9(11):e111265. doi: 10.1371/journal.pone.0111265. PMID: 25372709; PMCID: PMC4220998.
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Ensaio clínico
Kreutzkamp, B. Hochdosiertes Vitamin D in der Schwangerschaft stimuliert Immunsystem der Neugeborenen. Allergo J 27, 12 (2018). https://doi.org/10.1007/s15007-018-1549-3
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Artigo científico
Heike A. Bischoff-Ferrari, Thomas Rosemann, Daniel Grob, Robert Theiler, Hans-Peter Simmen, Otto Meyer: Vitamin D Supplementation in der Praxis. Schweiz Med Forum 2014; 14(50):949–953.
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Artigo científico
Rabenberg M, Mensink GBM (2016) Vitamin-D-Status in Deutschland. Journal of Health Monitoring 1(2):36–42 DOI 10.17886/RKI-GBE-2016-036
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Estudo científico
De Vincentis S, Russo A, Milazzo M, Lonardo A, De Santis MC, Rochira V, Simoni M, Madeo B. How Much Vitamin D is Too Much? A Case Report and Review of the Literature. Endocr Metab Immune Disord Drug Targets. 2020 Oct 7. doi: 10.2174/1871530320666201007152230. Epub ahead of print. PMID: 33030138.
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