Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

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Está provado que estamos nos tornando cada vez mais conscientes da saúde. O exercício é uma parte muito importante desse cuidado. Máquinas como treinadores elípticos, esteiras rolantes ou bicicletas de exercício nos ajudam a fazer exercícios. Eles também são muito confortáveis de usar. Os treinadores elípticos, em particular, são os mais comumente utilizados. Isto porque eles oferecem um treino mais completo.

Deve-se notar que com um treinador elíptico você trabalha não apenas a parte inferior do corpo, mas também a parte superior do corpo. Isto é devido aos seus pedais e guiador. No total, você exercita mais de 200 músculos ao mesmo tempo. E mais, você faz isso com um movimento suave que protege suas articulações de fortes impactos. Quer saber mais? Continue lendo!




O mais importante

  • Um treino em um treinador elíptico é suave e fluido. Isso protege suas articulações de fortes impactos. Também é perfeito para aqueles que querem perder peso e exercitar seus músculos. Sendo de natureza aeróbica, ela contribui para melhorar e manter a boa saúde cardiovascular.
  • Um treinador elíptico permite que todo o nosso corpo permaneça ativo durante o treino. Desta forma, nós aproveitamos ao máximo o tempo que estamos exercitando. É especialmente recomendado para aqueles que querem se manter em forma, mas não têm muito tempo para fazer isso.
  • Ao escolher seu treinador elíptico, você deve levar em conta fatores como o peso do volante ou a largura da passada. Todos esses detalhes são fundamentais para escolher a máquina que você realmente precisa.

Elípticas: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre elípticas

Apesar de ser uma das máquinas mais utilizadas, sabemos muito pouco sobre treinadores elípticos. O que eles são exatamente e como eles diferem dos demais? No entanto, o mais importante é saber como usá-los. Afinal de contas, estamos falando de questões de saúde. Eles não são brinquedos, então use-os com cautela e tenha sempre em mente a segurança. Nós tentaremos responder todas as suas perguntas na seção seguinte.

Um treinador elíptico oferece o treino mais completo que existe. (Fonte: Tonobalaguer: 28747416/ 123rf.com)

O que é uma elíptica e quais são suas vantagens?

Em cada boa academia você encontrará a área de máquinas aeróbicas. Nesta área você encontrará esteiras, bicicletas de exercício e treinadores elípticos. Esta máquina permitirá que você exercite suas pernas e braços ao mesmo tempo. Isto se deve às suas pegas móveis, que permitem um treino mais completo. A composição da própria elíptica significa que todas as partes do nosso corpo permanecem ativas quando a usamos.

Isto nos ajuda a trabalhar a parte superior do corpo, com um treino conjunto para braços e pernas. Além disso, um treinador elíptico nos ajuda a trabalhar em áreas que normalmente ignoramos. Por exemplo, os tendões do tendão. As articulações também se beneficiam do exercício. Eles não são muito afetados devido aos movimentos suaves e controlados. Mas quais são exatamente as vantagens e desvantagens de uma elíptica?

Vantagens
  • Sem impacto nas articulações
  • Fortalece os músculos
  • Ajuda a perder peso
  • Ajuda na postura correta
  • Contribui para manter a saúde cardiovascular ideal
  • Reduz os níveis de estresse
Desvantagens
  • Nem todas as elípticas podem atender às suas necessidades
  • Pode ser monótona
  • Requer muito espaço
  • Preço alto

Que tipos de elípticas existem?

Existem diferentes tipos de elípticas dependendo do seu motor. O motor é essencialmente responsável pela resistência de pedalar. Por meio de um deslizamento suave e silencioso dos pedais, conseguiremos o treino desejado. Nós explicaremos os tipos abaixo

  • Elípticas de tração traseira: O volante da elíptica está localizado na parte traseira. Isso proporciona maior inércia, o que se traduz em um deslizamento suave. Com menos peças móveis do que uma elíptica de tração dianteira, requer menos manutenção.
  • Elípticas de tração dianteira: Neste caso, o volante está na frente. O movimento é mais plano e proporciona um passo muito mais longo.
  • Acionamento central: Neste tipo de elíptico, o peso é colocado no centro da máquina. Desta forma, uma base sólida e resistente é alcançada. É por isso que é especialmente recomendado para aqueles que estão procurando corrigir sua postura. Elas são geralmente menores que as máquinas de tração dianteira e traseira.

Quais são os benefícios da elíptica?

Um dos benefícios mais notáveis de uma elíptica é que ela é perfeita para um treino cardiovascular. É um treino completo, onde você exercita não apenas a parte superior do corpo (braços e tronco), mas também a parte inferior do corpo (pernas). Ele é capaz de se adaptar ao nível da pessoa, selecionando a intensidade. É por isso que um treinador elíptico é recomendado para todos.

Como em qualquer tipo de exercício, você obterá o máximo dele se você mantiver uma rotina de treinamento regular. Ou, em outras palavras, se você o usa todos os dias. Além das vantagens descritas no início deste guia, os benefícios de um treinador elíptico incluem

  • Queima de calorias: Ao programar um treino de cerca de 30 minutos por dia com apenas um nível de intensidade médio, você alcançará uma redução de até 400 calorias. Ideal para aqueles que procuram perder peso.
  • Músculos tonificados: Quando você entra em uma elíptica, você trabalha 80% dos seus músculos. Braços, nádegas, peitorais ou braços são algumas das partes que se beneficiam com o exercício. Quanto mais você treinar, mais definidos eles serão.
  • Melhoria da capacidade cardiovascular: Este é um dos benefícios mais importantes. Graças ao ritmo suave e constante da elíptica, ela influencia seu ritmo cardíaco. Seu ritmo cardíaco aumenta, fortalecendo seu coração e melhorando a circulação.
  • Melhora a resistência: pouco a pouco, e através do treinamento diário, você será capaz de melhorar sua resistência. Se você variar seu ritmo e intensidade, você alcançará melhores resultados.

A elíptica é uma das máquinas mais populares nos ginásios. (Fonte: Gpointstudio: 54128407/ 123rf.com)

Como você deve cuidar e manter sua elíptica?

Uma boa manutenção e limpeza de sua elíptica irá garantir que ela funcione corretamente. O mais importante é colocá-lo em um lugar livre, onde você possa acessar todos os seus recantos e recantos. Antes da limpeza, é melhor colocá-lo em uma posição fixa. Isto é para que ele permaneça estável enquanto você realiza o processo.

Use um pano limpo e sem fiapos. Isto irá remover todos os traços de suor e poeira. A limpeza com produtos muito agressivos não é recomendada. Um simples pano umedecido com um pouco de água é muito melhor. Para as peças mais difíceis, como os pedais, a correia ou o motor, é melhor usar uma pequena escova de cerdas macias.

Desta forma, você pode remover completamente toda a sujeira. Da mesma forma, o motor ou os plugues requerem o máximo cuidado. Não utilize produtos específicos para este tipo de máquina. Lembre-se também que a limpeza regular evitará o acúmulo de sujeira. Desta forma, a elíptica funcionará corretamente.

Exercício de bicicleta vs. elíptica: qual é melhor?

Parece uma pergunta normal neste ponto. No final das contas, o mais importante é treinar bem. Ou seja, alcançar nossos objetivos de forma eficiente e segura. Há muitas diferenças entre um elíptico e um treinador estacionário. Mas o que exatamente podemos esperar de cada um deles? Nós lhe dizemos:

Elíptico Estático
Lesões Ambas as máquinas têm o mesmo nível de risco: baixo. Se usado corretamente, você não sofrerá nenhum contratempo. Como vimos, o importante é manter uma postura correta durante o exercício, assim como a manutenção correta da máquina ---
Intensity Com o treinador elíptico você trabalha de forma mais intensa e completa. Isto porque você exerce tanto a parte superior quanto a inferior do corpo. É mais fácil começar o treino, pois você começa com um aquecimento e pode gradualmente aumentar a intensidade.
Space Os treinadores elípticos ocupam uma quantidade considerável de espaço. Você deve levar isso em consideração ao colocá-lo em sua casa. Máquinas estáticas ocupam menos espaço. Isto porque este tipo de máquina normalmente pode ser dobrada para caber em espaços pequenos.
Calorie burn Sobre este ponto, a diferença é muito pequena. Podemos calcular que em uma bicicleta elíptica você perde cerca de 335 calorias em 30 minutos. No caso de bicicletas estacionárias, é mostrado que com uma sessão média de treinamento de 30 minutos você perde cerca de 391 calorias.
Toning Para este fator, as bicicletas elípticas são as vencedoras. Graças ao seu guidão e pedais, até 80% dos músculos são tonificados. Com a mesma quantidade de esforço em uma bicicleta ergométrica, não há tantos músculos tonificados. Tonifica principalmente a parte inferior do corpo.
Retropedaleo Em um treinador elíptico é possível pedalar para trás ou para trás. Desta forma, as articulações são fortalecidas e trabalhadas completamente. Em uma bicicleta ergométrica, o efeito é mínimo no nível muscular. Não há efeito de pedalar para trás.

tempo você deve gastar com o treinador elíptico?

Você deve levar em conta o período de aquecimento. Devem ser pelo menos 10 minutos para preparar seus músculos para o trabalho. Quando você começa, é melhor ir devagar. Comece com 15 minutos por dia e se construa gradualmente. Mantenha um ritmo suave e uma intensidade progressiva. Acima de tudo, a coisa mais importante é a sua segurança. Você deve fazer o treino com o qual você se sente confortável.

Meia hora no treinador elíptico é o suficiente para realmente começar a se exercitar. A regularidade também deve ser levada em conta. Se você se exercita 6 dias por semana, 30 minutos é suficiente. Entretanto, se você trabalha apenas três dias por semana, talvez seja melhor começar com pouco mais de uma hora. O segredo é encontrar uma rotina com a qual você se sinta confortável.

Uma boa limpeza é importante para manter sua elíptica com o máximo desempenho. (Fonte: Maxriesgo: 38497815/ 123rf.com)

Que partes do corpo a elíptica trabalha?

A elíptica é uma das máquinas que mais trabalhará os músculos. Como você mantém seus pés nos pedais, o impacto é baixo e adequado para evitar danificar suas articulações e costas. Ele ajuda você a melhorar suas forças e trabalha seus quads, tendões, glúteos e panturrilhas.

Na parte superior do corpo você fortalece seus braços, peitorais, bíceps e tríceps e suas costas. Uma coisa muito importante a lembrar é que um treinador elíptico não é um brinquedo. Você deve usá-lo de forma responsável e segura. Além disso, você deve consultar seu médico se você for fazer exercícios muito agressivos. Também se o seu objetivo principal é perder peso.

Critérios de compra

Nós chegamos à seção talvez a mais importante. Cada uma das características de um elíptico lhe dirá se ele é adequado para compra. Detalhes tais como peso e velocidade são muito relevantes. Você também deve levar em conta o uso que você quer fazer dela. Não é o mesmo se você vai usá-lo todos os dias, do que se você vai usá-lo de vez em quando.

Dobrando

Como já vimos antes, as elipticals tendem a ocupar muito espaço. No entanto, devido aos seus benefícios, é altamente recomendável ter um em casa. Portanto, a coisa mais lógica a fazer é encontrar um treinador elíptico que ocupa o menor espaço possível. Por esta razão, em tempos recentes, diferentes tipos de bicicletas elípticas dobráveis foram desenvolvidos.

A primeira coisa a considerar é a qualidade da elíptica. Pode ser dobrável, mas alguns deles podem não funcionar corretamente. Não comprometa a qualidade pelo espaço. Modelos elípticos dobráveis e baratos geralmente têm um limite de peso de 90 kg. Aqui estão as vantagens de uma elíptica dobrável de boa qualidade

  • Qualquer pessoa pode usá-lo, desde profissionais até iniciantes que estão apenas começando com seu treinamento.
  • Como o nome sugere, eles podem ser dobrados e ocupar um espaço mínimo. Você não vai precisar de uma sala exclusiva para a máquina.
  • Com um treinador elíptico dobrável, você ainda terá um treino completo.

A elíptica é uma das máquinas mais populares nos ginásios. (Fonte: Microgen: 129125519/ 123rf.com)

Peso do volante

Em uma elíptica é um dos fatores mais importantes. O peso influencia a suavidade da pedalada ou o conforto do treino. Ele também determina a resistência da roda elíptica a uma mudança de velocidade, tanto maior quanto menor. Portanto, mais peso no volante de inércia significa mais resistência. Isto tornará cada pedalada mais difícil.

No caso contrário, se o peso do volante for muito baixo, você alcançará a velocidade correta sem nenhum esforço de pedalar. Podemos, portanto, concluir que uma elíptica com um peso de volante mais alto (mas não muito pesado) lhe dará mais fluidez. Ele também proporcionará um treino mais confortável. Mas qual é o peso mais adequado?

Frequência de uso
Menos de 21 kgx Treinamento 2-3 vezes por dia
11-21 kgx Treinamento 1-3 vezes por semana
7-10 kgx Treinamento 1-2 vezes por mês

Largura de passada

Ao se exercitar em uma elíptica, o objetivo é ter uma largura de passada confortável. Isto significa que nosso movimento das pernas não é muito curto nem muito longo. Normalmente, uma largura de passada de cerca de 40 cm é recomendada.

Sua altura também pode influenciar sua escolha. Quanto mais alto você for, mais larga será a sua passada. Se você for mais alto que 1,90 m, você precisa de uma elíptica com uma largura de passada de mais de 50 cm. Este comprimento depende do tamanho da própria máquina. Uma máquina menor tem um comprimento de passada menor e vice-versa.

Para lhe dar uma idéia, uma elíptica de 130-135 cm tem um comprimento de passada de cerca de 30 cm, então as elípticas geralmente também são maiores. Para uma largura de passada confortável, uma elíptica bastante longa é geralmente a melhor opção. Entretanto, a menos que você esteja procurando uma elíptica para treinar a nível de competição, um passo de 40 cm é suficiente.

Não tenha medo de dobrar sua elíptica. Geralmente é muito fácil e conveniente. Os fabricantes não estão interessados em nenhuma outra forma. Você ainda pode ter um treino intenso com este tipo de modelo.

Níveis

Neste caso, estamos nos referindo aos watts, que medem a potência de pedalar. Para isso, eles são baseados em velocidade e resistência. Na descrição do produto, você encontrará a máxima resistência que a elíptica pode suportar.

Estes watts indicarão a qualidade ou potência de uma máquina elíptica. Pode ser entendido da mesma forma que o poder de um carro. Não importa se você não atingir a velocidade máxima: quanto maior a faixa de velocidade, maior é a qualidade do carro. Ou, neste caso, da elíptica.

Resumo

Há muitas boas razões para comprar uma elíptica. Se você quer perder peso, esta é a escolha ideal. Além disso, seus movimentos suaves permitem que você exercite seus músculos sem danificar suas articulações. Mais importante ainda, eles ajudam você a se manter saudável e ativo.

Há muitos fatores importantes quando se compra um treinador elíptico. Para fazer a escolha certa, nós precisamos medir a máquina e a nós mesmos. É importante que nos ajustemos ao elíptico e que ele se adapte a nós.

Finalmente, se este guia foi de seu interesse, você pode nos deixar um comentário ou compartilhá-lo nas diversas redes sociais.

(Fonte de imagem em destaque: Starush: 38324664/ 123rf.com)

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