Imagem de uma escada de agilidade.
Ultima atualização: 24 de junho de 2021

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Utilizada no treinamento funcional, a escada de agilidade é o equipamento perfeito para a preparação física de um atleta que deseja desenvolver agilidade, coordenação motora, noção de espaço e velocidade na execução de movimentos em determinadas modalidades físicas.

Os exercícios realizados sobre uma escada de agilidade são determinados pelo preparador físico e o objetivo principal é realizar tais movimentos no menor intervalo de tempo possível. Caso você esteja pensando em incluir a escada de agilidade em seu treino funcional, continue a leitura e aprenda mais sobre o produto.




Primeiro, o mais importante

  • A escada de agilidade pode ser utilizada como um acessório de preparação para diferentes esportes como o futebol, basquete, handebol, entre outros.
  • Você pode montar a escada de agilidade sobre o solo em uma academia, centro de treinamento ou clínica de fisioterapia, quadra, gramado ou areia.
  • Você encontra diversos modelos de escada de agilidade: versão tradicional, profissional, semi flexível, configurável e dupla.

Melhores escadas de agilidade: nossas recomendações

A escada de agilidade é uma ferramenta muito utilizada como parte do treinamento funcional ou preparação física em determinadas modalidades esportivas. Existem diversos modelos disponíveis, mas os melhores estão listados abaixo:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a escada de agilidade

Utilizar a escada de agilidade para realizar exercícios é simples e intuitivo, de modo que após algum tempo de treino, será possível realizar movimentos com diferentes graus de dificuldade, com ou sem uso de acessórios. Continue a leitura e descubra mais sobre o produto tema deste guia de compra.

Imagem de uma mulher treinando em uma escada de agilidade com o auxílio de um treinador.

A escada de agilidade pode ser utilizada em diversas modalidades esportivas. (Fonte: microgen/ 123RF.com)

O que é uma escada de agilidade?

A escada de agilidade é um acessório utilizado em treinamento funcional ou treinamento preparatório para determinados esportes como o futebol, handebol, basquete e outros que requerem ganho de velocidade, coordenação motora, equilíbrio e noção de espaço.

Geralmente, a escada funcional é utilizada para demarcar as áreas no solo que serão usadas para realizar os exercícios.

A escada de agilidade pode ser utilizada sozinha ou em conjunto com outros equipamentos também usados no treinamento funcional, tais como cones, arcos, bolas e discos, que são utilizados para desenvolver diferentes habilidades.

Como vamos detalhar a seguir, existem diferentes modelos de escada de agilidade e cada modelo é mais eficiente para determinados objetivos.

Para aproveitar ao máximo sua escada de agilidade, é importante realizar exercícios com grau de dificuldade compatível com seu nível de habilidade e condicionamento físico e buscar progressão nos treinos.

Imagem de um homem jogando basquete.

A escada de agilidade ajuda a aumentar sua performance esportiva em diferente esportes. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

Quais modalidades físicas podem ser desenvolvidas com uma escada de agilidade?

Conforme mencionamos anteriormente, a escada de agilidade pode ser utilizada em diversas modalidades esportivas, como as listadas abaixo:

  • Treino funcional
  • Futebol
  • Basquete
  • Handebol

Quais são os benefícios da escada de agilidade?

Embora seja um equipamento relativamente simples, a escada de agilidade pode proporcionar inúmeros benefícios para o atleta, sendo estes benefícios percebidos em curto, médio e longo prazos:

  • Ganho de condicionamento físico: todos os benefícios associados à escada de agilidade refletem no ganho de condicionamento físico.
  • Fortalecimento dos músculos dos membros inferiores: os exercícios praticados sobre a escada de agilidade podem auxiliar no ganho de massa e definição muscular dos glúteos, panturrilhas, coxas e quadris.
  • Ganho de coordenação motora: com coordenação motora, nos referimos a destreza em realizar movimentos com os membros superiores e inferiores de modo preciso.
  • Melhora no equilíbrio: a maioria dos movimentos realizados na escada de agilidade envolvem o equilíbrio do atleta, neste sentido, o equipamento pode ajudar bastante no desenvolvimento desta habilidade.
  • Prevenção de lesões: ao praticar atividade física na escada de agilidade, você prepara todos os músculos para o treinamento seguinte, o que ajuda na prevenção de lesões.
  • Aumento da noção de espaço: também chamada de propriocepção, essa habilidade não só se refere à percepção de seu próprio corpo no ambiente, mas também ajuda no desenvolvimento de velocidade, força e orientação.
  • Aumento do desempenho atlético: a sequência de movimentos executados na escada de agilidade simula os lances que ocorrem no esporte que o atleta pratica.
  • Aumento do funcionamento cognitivo: assim como o treino na escada de agilidade requer destreza nos movimentos, ocorre o desenvolvimento do raciocínio rápido e comportamento responsivo, atuando como um treinamento neuromuscular.
  • Melhora na saúde geral: a escada de agilidade ajuda a fortalecer a saúde como um todo, pois existe maior consumo de oxigênio, fortalecimento do sistema cardiovascular, queima de calorias e perda de gordura localizada.

Quais as vantagens de uma escada de agilidade?

Existem inúmeros benefícios associados a uma escada de habilidade, o que faz deste equipamento um must have para quem deseja desenvolver diversas habilidades físicas. Preparamos uma tabela detalhada com essas vantagens:

Vantagens
  • Proporciona uma grande variedade de exercícios
  • Facilmente montada e desmontada
  • Pode ser transportada com facilidade
  • Disponível em diferentes modelos
  • Pode ser usada com ou sem auxílio de outros equipamentos
  • Usada por pessoas de todas as idades
Desvantagens
  • Alguns modelos podem custar caro

Quais são os diferentes modelos de escada de agilidade?

Existem diferentes modelos de escada de agilidade e cada um deles possui características e finalidades próprias, como você confere abaixo:

  • Escada de agilidade tradicional: utilizada no treinamento de coordenação motora. Possui de 5 a 10 passadas fixas.
  • Escada de agilidade profissional: utilizada em treinamento intenso. Possui talas internas em todas as faces, permanecendo montada na quadra ou campo.
  • Escada de agilidade configurável: possibilita montar e desmontar os degraus e colocá-los em diferentes posições, possibilitando uma grande variedade de exercícios. Possui até 11 passadas.
  • Escada de agilidade dupla: este modelo pode ser utilizado em diferentes estilos de treinamento pois conta com 20 passadas.

Critérios de compra: Como encontrar a melhor escada de agilidade

A escada de agilidade precisa ser escolhida com cuidado, pois você precisa avaliar as características do produto e escolher a opção mais compatível com suas características físicas e com o treino praticado. Para ajudá-lo, selecionamos os quatro critérios de compra essenciais na escolha deste produto:

Número de degraus

O número de degraus em uma escada de agilidade depende do modelo. Você encontra opções com cinco, dez ou vinte degraus ou oito e dezesseis degraus, sendo que quanto maior a quantidade de degraus, maior a variedade e intensidade do treino.

Os modelos mais comuns contam com cinco a dez degraus, que possibilitam fazer um número de repetições considerável para cada exercício. No entanto, quem deseja variar os exercícios e aumentar a intensidade do treino, deve escolher uma escada dupla com vinte degraus.

Distância entre os degraus

Além do número de degraus, é importante analisar a distância entre eles, que deve ser compatível com o tamanho do pé do atleta. Quando o degrau possui tamanho incompatível, isso pode comprometer bastante o treino.

Uma opção interessante é comprar uma escada de agilidade com degraus reguláveis. Deste modo, pessoas com baixa, média e maior estatura conseguem utilizar a mesma escada de agilidade sem dificuldade.

Além da distância entre os degraus, é importante analisar a largura da escada. Pois é necessário que você consiga realizar os movimentos com certa tranquilidade e habilidade.

Imagem de crianças praticando esporte em uma escada de agilidade.

A escada de agilidade está disponível em diferentes modelos. (Fonte: Lukas/ Pexels.com)

Comprimento da escada

A quantidade de degraus e a distância entre eles também influenciam no comprimento da escada. O ideal é encontrar um modelo que permita maior variedade de exercícios e número de repetições, principalmente se você valoriza a intensidade do treino.

Você pode começar a se exercitar com uma escada menor, com cerca de quatro metros de comprimento. Conforme for evoluindo, pode trocar para uma escada maior, com cerca de oito ou dez metros de comprimento.

Material de confecção da escada

Conforme mencionamos anteriormente, você consegue utilizar a escada de agilidade em diferentes terrenos, seja com piso de concreto, piso sintético ou natural, como grama e areia, mas a escada de agilidade precisa ser compatível com este terreno.

Existem opções em tecido natural como o algodão ou tecidos sintéticos como nylon, poliéster, policarbonato, polipropileno e EVA. Além do material, analise o peso e escolha um modelo mais pesado para praticar exercícios ao ar livre, deste modo, não tem risco de a escada de agilidade se mover se estiver ventando muito.

Resumo

Hoje você aprendeu o que é uma escada de agilidade, quais são os benefícios dos exercícios executados sobre a escada de agilidade e quais são as diferentes características deste equipamento queridinho do treino funcional.

Utilize os critérios de compra que listamos acima para ajudá-lo a decidir qual a melhor escada de agilidade para você. Não esqueça que preparamos uma seção com algumas sugestões de compra com produtos bem avaliados por consumidores e especialistas. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: gittta/ 123RF.com)

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