Ultima atualização: 5 de outubro de 2021

Você conhece a situação com certeza. Você está sentado confortavelmente no seu sofá após um dia difícil e quer terminar o dia com uma nota agradável. De repente você sente uma contração na sua perna ou outra parte do seu corpo que desencadeia uma sensação pulsante persistente no seu corpo. Seus músculos se movem sem sua influência. Normalmente isso não acontece e você se pergunta qual poderia ser a razão.

A contração dos músculos pode ter diferentes causas. Para lhe dar uma visão geral, nós responderemos suas perguntas mais importantes sobre contracções musculares. Além disso, gostaríamos de dar algumas dicas sobre como evitar contrações musculares e como tratá-las. Por favor, note que nós não somos médicos, e se você tiver mais contrações musculares, por favor, consulte um especialista que possa lhe dar um diagnóstico concreto.




O mais importante

  • As contrações musculares geralmente são completamente inofensivas e geralmente indicam uma deficiência em seu corpo. Preste muita atenção na sua rotina diária, na sua dieta e em outros hábitos. Na maioria das vezes, você pode prevenir e tratar contrações musculares com remédios simples. A contração muscular é mais comum em suas extremidades (braços e pernas) ou rosto.
  • Se você sentir tremores musculares por um longo tempo, regularmente durante um período de 2-3 semanas, e em combinação com dor e outros sintomas como dormência, pode ser necessário ver o seu GP. Ele ou ela irá encaminhá-lo a um especialista após um exame minucioso, se necessário
  • As contrações musculares têm causas diferentes, que muitas vezes estão relacionadas aos seus hábitos. Possíveis causas de contração muscular incluem deficiências em vitaminas e minerais, sono insuficiente, desidratação ou muito estresse na sua vida diária.

Definição: O que é espasmos musculares?

Antes de ler as outras perguntas, você deve primeiro descobrir se você tem contrações musculares. A contração muscular é descrita como uma súbita contração involuntária dos músculos. Em linguagem técnica, este processo é chamado de fasciculação. Os contracções musculares podem ocorrer em todos os grupos musculares. No entanto, a contração muscular ocorre principalmente nas extremidades ou na face. (1)

Histórico: O que você deve saber sobre contracções musculares

Para lhe dar uma ampla visão geral do tópico de contracções musculares, vamos agora responder as perguntas mais importantes sobre contracções musculares. Primeiro de tudo, nós gostaríamos de lhe dar uma definição mais precisa de contração muscular para que você possa avaliar por si mesmo se você realmente tem contração muscular.

É importante para você notar que nós não somos profissionais médicos. Portanto, por favor, consulte o seu GP para uma consulta médica para examinar completamente o seu corpo e o sintoma de contracções musculares.

O que são contrações musculares, afinal?

A contração muscular é uma contração arrítmica de pequenos feixes de músculos individuais chamados fascicles. O movimento involuntário desses pequenos grupos musculares causa uma sensação pulsante que ocorre principalmente na parte superior do braço, coxa e olho. As contrações musculares também podem ser sentidas em outras partes do corpo. Se os músculos não estão diretamente sob a pele, no entanto, não percebemos o movimento deles. (1, 3)

Qual é a sensação de contracções musculares?

A contração muscular, que às vezes é chamada coloquialmente de "contração nervosa", pode basicamente ocorrer em todo o corpo. Pode afetar músculos individuais ou grupos musculares inteiros, repetir várias vezes e ser rítmico (regular) ou arrítmico (irregular). Típica, por exemplo, é uma contração tipo relâmpago, involuntária dos músculos da parte superior ou inferior dos braços ou pernas.

Muskelzucken

A contração muscular ocorre em um flash e desencadeia uma sensação pulsante na respectiva parte do corpo (Fonte das fotos: Karolina Grabowxka/ Pexels)

Por exemplo, você também pode ter experimentado uma contração nervosa dos olhos que faz com que a pele ao redor da pálpebra cintile. Seu estômago é menos freqüentemente afetado por estes problemas, mas os tremores musculares bruscos também podem ocorrer no estômago ou nas costas de tempos em tempos.

Você não tem controle sobre os movimentos que seus músculos fazem. Geralmente é um movimento curto que pára imediatamente depois. (1)

Quão perigoso é a contração dos músculos?

Basicamente, a contração muscular é inofensiva e apenas um sintoma de, por exemplo, deficiências no corpo, estresse, excesso de cafeína, sono insuficiente ou os chamados tremores para adormecer. Especialmente se for apenas um tremor fino, externamente não visível ou pouco visível, sem dor.

Os movimentos ocorrem diretamente sob a pele ou em camadas mais profundas do tecido e geralmente desaparecem por si mesmos após um curto período de tempo. Mais raramente, as doenças graves causam os tremores. Para descartar uma condição séria, por favor consulte seu GP, que pode encaminhá-lo a um especialista se necessário. (2)

Quando os contratempos musculares param?

Dependendo do gatilho, a contração muscular espontânea é geralmente de curta duração (1). Como os gatilhos mais comuns são o estresse ou a tensão psicológica, os sintomas também desaparecem rapidamente. Você também pode prevenir ou tratar contrações musculares, mudando seus hábitos.

Se a contração muscular durar mais, isto pode ser devido a deficiências que você deve primeiro tentar compensar. Se a contração muscular ocorrer durante um período de tempo maior ou aparecer regularmente dentro de 2-3 semanas, você deve consultar um médico, pois neste caso uma doença mais grave pode estar presente.

Quando eu devo consultar um médico sobre contracções musculares?

A contração muscular é geralmente inofensiva e uma reação natural do corpo a uma influência externa. No entanto, se você tem sofrido de contrações musculares por um longo tempo ou isso ocorre regularmente dentro de 2-3 semanas, você deve marcar uma consulta para um check-up, inicialmente com seu GP. (3)

Muskelzucken

Se o estremecimento muscular ocorrer regularmente durante um longo período de tempo, você deve ver o seu GP. Ele ou ela irá encaminhá-lo a um especialista, se necessário. (Fonte de imagem: Thirdman/ Pexels)

São geralmente fatores externos ou seu estado mental que desencadeiam os incontroláveis torcicolos musculares. Algumas vezes, entretanto, as contrações musculares são causadas por danos às células nervosas. Neste caso, a contração é uma expressão de uma doença, conhecida como "fasciculações patológicas".

Os contracções musculares que não só se manifestam em um leve tremor, mas que levam a movimentos involuntários e varredura são medicamente referidos como "mioclonia". Myoclonia é às vezes acompanhada de dor, distúrbios sensoriais ou cólicas e é muito mais frequentemente uma indicação de uma doença existente do que fascinações. (3)

Os tremores no rosto, as gripes visíveis e outros tiques indicam a síndrome de Tourette, por exemplo. Outras doenças nas quais podem ocorrer contrações musculares mais ou menos pronunciadas incluem:

  • Síndrome das pernas inquietas (RLS) (4)
  • Epilepsia (5)
  • Doença de Parkinson (6)
  • Esclerose múltipla (7)

Qual médico eu devo consultar para contracções musculares?

Antes de mais nada, você deve ver seu GP sobre os contratempos musculares.

Primeiro consulte seu GP, que o indicará a um especialista, se necessário.

Ele ou ela fará um exame detalhado e, após uma consulta final, encaminhará você a um neurologista, se necessário, que irá descobrir as causas e iniciar o tratamento apropriado.

O neurologista usará um exame físico e neurológico intensivo para verificar o funcionamento dos músculos, nervos e reflexos. Dependendo dos resultados, o neurologista então decidirá sobre o tratamento adicional.

O que são os tremores que fazem você adormecer?

Quando você tenta adormecer, as áreas individuais do seu cérebro que estiveram ativas o dia inteiro se fecham. Quando você se move em seu sonho, as áreas do seu cérebro que ainda não se fecharam completamente enviam sinais errôneos de movimento para os músculos. Isto causa contrações musculares involuntárias, às vezes acompanhadas de percepções visuais, auditivas ou sensoriais.

Estes fenômenos ocorrem pouco antes de adormecer ou na primeira fase do sono. A percepção nos faz acreditar, por exemplo, que estamos caindo ou tropeçando. Nós supostamente ouvimos ruídos altos, mas eles não estão lá. (8)

Estas ilusões perceptuais ocorrem em combinação ou individualmente e são insignificantes na maioria dos casos. Muito raramente, e somente quando severas, elas levam ao despertar. A pessoa afetada então os experimenta como desagradáveis. Ele ou ela sente uma respiração irregular, pode haver um batimento cardíaco acelerado e finalmente ansiedade.

Há uma sugestão de que as pessoas estressadas são particularmente suscetíveis a isso. Outro grupo poderia ser aqueles que, de outra forma, são dorminhocos leves e tendem a dormir em forma. Um aumento do nível de ruído também é uma causa possível. (8)

Contracções musculares: Os 5 melhores remédios para contrações musculares

Se você notou contrações musculares com a ajuda das explicações anteriores, nós então lhe daremos várias opções para prevenir e tratar as contrações musculares. Se você tem contracções musculares muito regulares durante um longo período de tempo e estas são acompanhadas de dor, por favor consulte o seu GP.

Suplementos

para evitar contrações musculares
Para fornecer ao seu corpo todos os nutrientes que ele precisa, você deve comer uma dieta equilibrada e saudável. Entretanto, apesar de uma dieta equilibrada, nem sempre é possível atender a todas as suas necessidades de minerais e vitaminas.

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Às vezes você não pode cobrir todas as suas necessidades de minerais e vitaminas apenas com a sua dieta. Para isso, você pode usar suplementos com moderação. (Fonte de imagem: padrinan/ Pixabay)

Isto significa que você também pode compensar esta deficiência com suplementos alimentares, com moderação.

Vitaminas

Uma deficiência de vitaminas pode se manifestar em vários sintomas e doenças graves. Uma dieta errada ou unilateral é freqüentemente a razão para a deficiência de vitaminas. Como o corpo não pode produzir nenhuma vitamina por si só, exceto a vitamina D, é necessário cobrir as necessidades com uma dieta equilibrada e saudável.

Por exemplo, uma deficiência de vitamina B12 pode causar fraqueza muscular, tremores musculares e contrações musculares. (9) Em anexo você encontrará uma visão geral de algumas vitaminas importantes e quais alimentos você pode usar para cobrir suas necessidades vitamínicas, assim como para que seu corpo precisa delas.

Vitamina K

vitamina Exemplos de alimentos Benefício para o seu corpo
vitamina C kiwis, laranjas, limões, passas de Corinto formação normal de colágeno para uma função normal dos vasos sanguíneos (ossos, função da cartilagem, gengivas, pele, dentes), função normal do sistema imunológico. [/ tr]

brócolis, chucrute, couve de Bruxelas, espinafre coagulação do sangue
Vitamina A cenouras, pimentas, cerejas, toranja processos de crescimento de muitas células, mantendo a pele e as membranas mucosas saudáveis ​​
vitamina D salmão, arenque, cavala fortalece os ossos, influencia a força muscular, pode reduzir o risco de diabetes e alguns tipos de câncer
Vitamina B bananas, abacates, sementes de gergelim, carne bovina formação de hormônios, influencia a circulação sanguínea, participa do metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, contribui para a formação de sangue e função nervosa saudável

Se a sua dieta não fornece todas as vitaminas que você precisa, você pode tomar suplementos com moderação.

Minerais

Deficiência mineral significa que minerais que o corpo necessita urgentemente não estão disponíveis em quantidades suficientes. Um desequilíbrio no equilíbrio mineral pode ser causado, por exemplo, por uma dieta desequilibrada ou exercício excessivo.

As deficiências minerais podem levar a contracções musculares. Você pode prevenir isso rapidamente com a ajuda de um suplemento.

É assim que a atividade muscular é perturbada. Uma deficiência mineral de cálcio, por exemplo, também pode afetar o ritmo cardíaco, além de contrações musculares. (10) Abaixo você encontrará uma visão geral de alguns minerais importantes e quais alimentos você pode usar para cobrir suas necessidades minerais, assim como para que seu corpo precisa deles.

Cálcio

mineral exemplo de alimento Benefício para o seu corpo
ferro sementes de abóbora, sementes de linho, quinua, farelo de trigo oligoelemento essencial, participa de várias vias metabólicas do corpo, como o átomo central da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue) e da mioglobina, é responsável pelo transporte de oxigênio.
Magnésio brócolis, pão integral, legumes, batatas contração muscular, comunicação entre células nervosas e entre células nervosas e musculares, necessária para o funcionamento do coração, participação na construção de ossos e dentes
zinco soja, ervilha, lentilha, amendoim componente de numerosas enzimas e proteínas e, portanto, envolvido em uma variedade de reações no corpo, por exemplo, B. no crescimento celular e na cicatrização de feridas, participação em processos metabólicos, no sistema imunológico e na reprodução. [/ Tr]

iogurte, queijo, leite de vaca, folhas de espinafre formação de ossos e dentes, já que 99% de todo o cálcio no corpo é armazenado nos ossos

Por esta razão, é importante obter minerais suficientes através de uma dieta saudável e equilibrada. Se você não for capaz de cobrir suas necessidades minerais completamente através de sua dieta, há vários suplementos dietéticos que você pode tomar com moderação.

Hábitos para evitar contracções musculares

Devido ao estilo de vida agitado e ocupado, você pode ter adotado hábitos pouco saudáveis que podem prejudicar sua saúde física e mental, assim como causar contracções musculares.

Para ajudar você a reconhecer e evitar estes em um estágio inicial, nós gostaríamos primeiro de lhe dar uma visão geral de quais hábitos você deve evitar ou adaptar. Além disso, gostaríamos de lhe dar dicas sobre como integrar os novos e adaptados hábitos em sua vida diária de uma forma mais sustentável.

Durma o suficiente

A falta de sono pode se manifestar em uma variedade de sintomas físicos, mas também tem um enorme impacto em sua psique.

Adormecer o suficiente pode evitar contrações musculares ao dar energia suficiente ao seu corpo.

Por outro lado, a falta de sono também pode levar a distúrbios do sono, que podem se tornar crônicos devido a um ritmo de sono irregular. A falta de sono causa dor nos músculos, contrações musculares e tremores descontrolados. Como resultado do cansaço do corpo, não se pode fornecer energia suficiente para os músculos.

Para dar ao seu corpo o descanso que ele precisa, é geralmente recomendado que um adulto durma pelo menos 8 horas todas as noites. Entretanto, sua duração ideal de sono é individual e você mesmo pode determiná-la registrando seus momentos de adormecer e acordar, além de avaliar o quão cansado você se sente. Desta forma você pode avaliar quanto sono é necessário e suficiente para você.

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O sono suficiente é necessário para que seu corpo forneça energia suficiente para seus músculos. (Fonte da imagem: Claudio Scott/ Pixabay)

Além dos contorcionamentos inofensivos para adormecer, que já explicamos a você, também há contorcionamentos durante a noite. Isto pode ter sérias conseqüências porque interrompe a fase do sono profundo. (8)

Os tremores noturnos podem ter causas genéticas ou neurológicas e indicar um distúrbio. Em geral, você deve consultar um médico se a contração perturbar seu sono por muito tempo ou se for acompanhada de outros sintomas.

Gerenciamento do estresse

De longe a causa mais comum de contração muscular é o estresse.

Demasiado estresse no trabalho ou em sua vida privada pode levar a contrações musculares. Por exemplo, dar uma caminhada regular pode ajudar no gerenciamento do estresse

Isto também foi encontrado no estudo "Relax Germany", do Techniker Krankenkasse. (11) Devido à tensão no corpo, tanto física quanto mentalmente, as células musculares são influenciadas por estoques de energia esgotados de tal forma que compensam a tensão inabitual de uma maneira diferente.

Para fazer isso, use diferentes maneiras de equilibrar o estresse em sua vida diária. Por exemplo, você pode meditar, ler um livro, fazer yoga ou dar uma caminhada.

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Para lidar com o estresse cotidiano, você pode praticar yoga, por exemplo.(Fonte da imagem: Rui Dias/ Pexels)

A contração muscular não é o único efeito colateral do estresse. O estresse também pode ameaçar a sua saúde mental. Assim, crie oportunidades para você mesmo reequilibrar seu corpo.

Mantenha-se hidratado

Se você não beber o suficiente, mas excretar mais líquido do que você ingere, seu sangue desidratará e engrossará.

Se você não beber o suficiente, a transferência de nutrientes para seus músculos será muito lenta.

Isso retarda a transferência de nutrientes para as células musculares, o que, como explicado anteriormente, faz com que os músculos se contraiam à medida que as células reagem à tensão. (3)

É importante não só para a transferência de nutrientes, mas também para um metabolismo saudável, que você beba líquidos suficientes. Em média, cada adulto deve beber 2 litros por dia.

Conclusão

Finalmente, nós gostaríamos de resumir os pontos mais importantes para você. As contrações musculares geralmente são completamente inofensivas e podem indicar falta de, por exemplo, sono, minerais e vitaminas ou fluidos no seu corpo.

Se você experimentar contrações musculares ocasionais, você pode preveni-las comendo uma dieta equilibrada e saudável, bebendo líquidos suficientes e dormindo o suficiente, mas você também pode tratá-las lidando com o estresse.

Se a contração muscular durar mais e a ocorrência regular estiver associada à dor, por favor consulte primeiro seu médico de família, que o encaminhará a um outro médico se necessário. Tente prestar atenção aos sinais do seu corpo e cuidar do seu corpo.

Tremores musculares únicos ou infrequentes são inofensivos, mas também podem ser um sinal de problemas mais sérios. Por esta razão, nós encorajamos você a continuar em movimento, comer uma dieta balanceada e talvez tentar meditar. Divirta-se com isso.

(Fonte de imagem: Ketut Subiyanto/ Pexels)

Referências (11)

1. Muscle twitching. Online-Informationen der US-amerikanischen National Institutes of Health (NIH), wissenschaftlicher Artikel, 2018
Fonte

2. DoktorWeigl.de: Muskelzucken – Faszikulation: Wie gefährlich? Welche Ursachen?, wissenschaftlicher Artikel, 2019
Fonte

3. R. Daube et al. Clinical Neurophysiology in Oxford University Press, 2009
Fonte

4. Schormair, B. et al., Identification of novel risk loci for restless legs syndrome in genome-wide association studies in individuals of European ancestry, 2017 klinische Studie
Fonte

5. PD Dr. rer. medic. Thomas Bengner, Diagnostik und Behandlung von Epilepsie, Deutsche Epilepsievereinigung e.V., o.J. , wissenschaftlicher Artikel
Fonte

6. RA F.-W. Mehrhoff et al., Kardianlsymptome von Parkinson, Deutsche Parkinson Vereinigung e. V., 2020
Fonte

7. Prof. Dr. med. Judith Haas et al. , Deutsche Multiple Sklerose Gesellschaft, Bundesverband e. V. , 2018, wissenschaftlicher Artikel
Fonte

8. Chokroverty, Sudhansu; Bhat, Sushanth; Gupta, Divya, Division of Sleep Medicine, New Jersey Neuroscience Institute at JFK Medical Center and Seton Hall University., Intensified Hypnic Jerks- A Polysomnographic and Polymyographic Analysis in Journal of Clinical Neurophysiology, klinische Studie, August 2013 - Volume 30 - Issue 4 - p 403-410 doi: 10.1097/WNP.0b013e31829dde98
Fonte

9. Simon, N. G., et al.: Fasciculation anxiety syndrome in clinicians in Journal of Neurology, Vol. 260, Iss. 7, pp. 1743-1747, klinische Studie, 2013, PMID: 23400500 DOI: 10.1007/s00415-013-6856-8
Fonte

10. BGV Info Gesundheit e.V, Mineralstoffe und ihr Einfluss auf den Herzrythmus, , 2017, klinische Studie
Fonte

11. Dr. Jens Baas, Entspann dich Deutschland, 2016, klinische Studie
Fonte

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Erklärung des Muskelzuckens
Muscle twitching. Online-Informationen der US-amerikanischen National Institutes of Health (NIH), wissenschaftlicher Artikel, 2018
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Muskelzucken – Faszikulation: Wie gefährlich? Welche Ursachen?
DoktorWeigl.de: Muskelzucken – Faszikulation: Wie gefährlich? Welche Ursachen?, wissenschaftlicher Artikel, 2019
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Wissenschaftliches Buch
R. Daube et al. Clinical Neurophysiology in Oxford University Press, 2009
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Ursachen und Behandlung des restless leg syndroms
Schormair, B. et al., Identification of novel risk loci for restless legs syndrome in genome-wide association studies in individuals of European ancestry, 2017 klinische Studie
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PD Dr. rer. medic. Thomas Bengner, Diagnostik und Behandlung von Epilepsie, Deutsche Epilepsievereinigung e.V., o.J. , wissenschaftlicher Artikel
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Wissenschaftlicher Artikel
RA F.-W. Mehrhoff et al., Kardianlsymptome von Parkinson, Deutsche Parkinson Vereinigung e. V., 2020
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Prof. Dr. med. Judith Haas et al. , Deutsche Multiple Sklerose Gesellschaft, Bundesverband e. V. , 2018, wissenschaftlicher Artikel
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Schlafstudie
Chokroverty, Sudhansu; Bhat, Sushanth; Gupta, Divya, Division of Sleep Medicine, New Jersey Neuroscience Institute at JFK Medical Center and Seton Hall University., Intensified Hypnic Jerks- A Polysomnographic and Polymyographic Analysis in Journal of Clinical Neurophysiology, klinische Studie, August 2013 - Volume 30 - Issue 4 - p 403-410 doi: 10.1097/WNP.0b013e31829dde98
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Klinische Studie
Simon, N. G., et al.: Fasciculation anxiety syndrome in clinicians in Journal of Neurology, Vol. 260, Iss. 7, pp. 1743-1747, klinische Studie, 2013, PMID: 23400500 DOI: 10.1007/s00415-013-6856-8
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