
Como escolhemos
Você sente que não tem energia suficiente para enfrentar o dia? Você sofre de diabetes e/ou colesterol alto? Quer complementar sua dieta com um suplemento de alta qualidade nutricional? Se você se identifica com alguma destas situações, a espirulina pode ser uma excelente opção para o seu caso.
A espirulina é uma microalga cianofícea que oferece diversos benefícios para a saúde. Fonte de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, este superalimento tem um alto valor agregado graças às suas propriedades energizantes, antioxidantes e imunoestimulantes.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Os melhores suplementos de espirulina: Nossas recomendações
- 4 Guia de Compras: O que você precisa saber sobre a espirulina
- 4.1 O que exatamente é a espirulina?
- 4.2 O que faz com que a espirulina seja tão saudável?
- 4.3 Quais outros benefícios a espirulina oferece?
- 4.4 Por que a espirulina está se tornando tão popular?
- 4.5 Por que o consumo de espirulina é recomendado?
- 4.6 Por que o suplemento de espirulina é recomendado para combater a fadiga?
- 4.7 É verdade que a espirulina é um suplemento quase indispensável para os veganos?
- 4.8 A espirulina é uma fonte de vitamina B12?
- 4.9 É bom consumir espirulina para reduzir o colesterol e os triglicerídeos?
- 4.10 O que as propriedades antioxidantes da espirulina significam?
- 5 O uso de suplementos de espirulina tem contraindicações?
- 6 Critérios de Compra
- 7 Resumo
O mais importante
- A espirulina pertence ao grupo dos superalimentos porque não apenas cumpre uma função nutritiva, mas também melhora a saúde e ajuda a prevenir algumas doenças.
- Revitalizante, desintoxicante e antioxidante, pode ser consumida em pó, em comprimidos ou em cápsulas.
- Apta para veganos, celíacos e intolerantes ao glúten, a espirulina é um suplemento que pode elevar significativamente o nível de bem-estar de quem a consome.
Os melhores suplementos de espirulina: Nossas recomendações
No momento de escolher um suplemento de espirulina, você vai encontrar uma infinidade de marcas comerciais e formas de apresentação. A seguir, revelamos quais são as melhores opções disponíveis para que você possa definir qual é a ideal para o seu caso.
- A melhor espirulina orgânica brasileira
- A melhor espirulina em pó
- A melhor espirulina para veganos e vegetarianos
- A melhor espirulina importada
A melhor espirulina orgânica brasileira
Neste suplemento, a espirulina é cultivada no Brasil, mais especificamente nas águas puras do subsolo da Fazenda Tamanduá, no semi-árido paraibano, garantindo a ausência de contaminação por pesticidas ou metais pesados. Conta com a certificação nacional de produto orgânico. Esta embalagem vem com 360 comprimidos de 500 mg cada, sendo que a dosagem recomendada é de 3 comprimidos por dia.
A melhor espirulina em pó
Se você não se incomoda com o sabor da espirulina, esta versão em pó da Mais Nutrition pode ser uma excelente escolha. É cultivada a partir de água de nascente alcalina e extratos minerais de rochas especiais. A composição deste produto é 100% espirulina, naturalmente rica em ferro e outros nutrientes essenciais. A recomendação de consumo é adicionar 5 gramas (1 colher de chá) em 300 mL da sua bebida preferida.
A melhor espirulina para veganos e vegetarianos
Embora a espirulina em si seja vegana, na maioria dos casos as cápsulas dos suplementos que a contêm são feitas à base de produtos de origem animal, como a gelatina. No entanto, esta versão da Espirulife é 100% vegetal e não é testada em animais, tornando-se a opção perfeita para os que mantêm um estilo de vida livre de crueldade animal. A dosagem recomendada é de 3 cápsulas por dia.
A melhor espirulina importada
Este suplemento de espirulina importado da Now Foods é muito bem avaliado pelos compradores online. São 200 cápsulas de 500 mg, sendo que a recomendação nos Estados Unidos é ingerir 6 cápsulas por dia. Trata-se de uma espirulina orgânica, sem a presença de organismos geneticamente modificados, certificada pelos órgãos competentes norte-americanos. Seu consumo é apto para vegetarianos e veganos.
Guia de Compras: O que você precisa saber sobre a espirulina
Não há dúvida de que a espirulina é um superalimento com alto potencial para melhorar a saúde das pessoas. No entanto, é importante que, antes de comprá-la, você tenha todas as informações disponíveis para confirmar que se trata do suplemento certo para você.
Além disso, é preciso saber como ingeri-la corretamente para tirar proveito de todas as suas propriedades.
Esperamos poder responder a todas as suas perguntas em relação aos suplementos de espirulina nas seções a seguir.

Muitos estudos confirmaram que esta microalga é capaz de reduzir os níveis de colesterol e de triglicerídeos no sangue. (Fonte: Marinav: 36864940 / 123rf.com)
O que exatamente é a espirulina?
No entanto, o suplemento que conhecemos como espirulina na verdade é uma cianobactéria fotossintética com formato de espiral. Quando ela cresce e atinge uma densidade suficiente, é dissecada e pulverizada para ser consumida em pó, ou administrada na forma de cápsulas e comprimidos.
O que faz com que a espirulina seja tão saudável?
- 57-60% do seu peso seco é composto por proteínas, as quais contêm todos os aminoácidos essenciais. Estes últimos são aqueles que os seres humanos precisam obter a partir dos alimentos ou da suplementação, pois o organismo não é capaz de sintetizá-los.
- Aproximadamente 20% de carboidratos complexos.
- Entre 5% e 7% de gorduras, com predomínio do ômega 3 e ômega 6.
- Contém provitamina A (betacaroteno), vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B9 (ácido fólico), e vitamina E (tocoferol).
- Possui ferro, zinco, magnésio, manganês, potássio, selênio, cálcio e sódio.
Quais outros benefícios a espirulina oferece?
- Energizantes e revitalizantes
- Imunoestimulantes
- Antioxidantes
- Desintoxicantes
- Saciantes e supressoras do apetite
- Hipoglicemiantes (redução dos níveis de glicose em jejum e após as refeições)
Por que a espirulina está se tornando tão popular?
Um dos primeiros antecedentes de reconhecimento dos benefícios da espirulina para a saúde remonta ao ano de 1974, quando a Conferência Mundial da Alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU) a classificou como "o melhor alimento para o futuro".

Atualmente, após inúmeros estudos e pesquisas que comprovaram seus efeitos, a espirulina se tornou um dos suplementos mais consumidos. (Fonte: Chepko: 82271552 / 123rf.com)
Por que o consumo de espirulina é recomendado?
- Aumento do nível de energia e sensação revitalizante. Menos cansaço e fadiga.
- Menor apetite e maior saciedade, ou seja, a sensação de se sentir satisfeito por várias horas após as refeições.
- Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
- Melhora da resistência à insulina e redução da glicemia.
- Fortalecimento do sistema imunológico.
Por que o suplemento de espirulina é recomendado para combater a fadiga?
Como o cansaço pode ser o resultado da deficiência de vitaminas e minerais que participam da transformação energética, este suplemento assegura que o organismo receba os nutrientes necessários para manter níveis satisfatórios de energia.
Por outro lado, esta microalga é muito recomendada para prevenir e/ou tratar a anemia, já que proporciona uma boa quantidade de ferro e de folato. Estes dois nutrientes são fundamentais para a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea.
É verdade que a espirulina é um suplemento quase indispensável para os veganos?
Esta microalga pode ser uma importante fonte proteica para os veganos por conter proteínas de alto valor biológico que proporcionam todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano não consegue produzir por si mesmo. Além disso, é rica em ferro, zinco e folato, nutrientes que costumam ser deficientes na dieta vegana.
Os veganos podem melhorar significativamente seu estado nutricional se combinarem este suplemento com uma dieta equilibrada.
A espirulina é uma fonte de vitamina B12?
A espirulina contém uma falsa vitamina B12 que não é funcional. Ou seja, não cumpre o papel que a verdadeira vitamina B12 desempenha no organismo.
O arriscado é que muitas pessoas veganas acreditam que, com a espirulina (ou outra alga) podem cobrir suas necessidades desta vitamina, mas acabam desenvolvendo uma deficiência.
É bom consumir espirulina para reduzir o colesterol e os triglicerídeos?
Há muitas evidências científicas que respaldam a eficácia dos suplementos de espirulina para reduzir o colesterol total, o colesterol LDL ("mau") e os triglicerídeos no sangue. Isso diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, a primeira causa de morte no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde.
O que as propriedades antioxidantes da espirulina significam?
As doenças cardiovasculares, o câncer, a fibromialgia e as doenças neurodegenerativas (mal de Alzheimer, demência, mal de Parkinson) são patologias relacionadas ao estresse oxidativo. Daí a importância dos suplementos de espirulina para prevenir estas doenças.
O uso de suplementos de espirulina tem contraindicações?
Os suplementos de espirulina costumam ser seguros para a população adulta saudável. É muito pouco provável que eles provoquem reações adversas, e não há registros de interações com medicamentos.
Ainda assim, os seguintes grupos devem consultar um médico antes de consumir espirulina para prevenir riscos e complicações:
- Crianças;
- Mulheres grávidas e lactantes;
- Pessoas com doenças renais, hepáticas ou hormonais;
- Qualquer indivíduo que esteja fazendo uso de medicamentos de forma crônica.
Por que é importante não exceder a dose diária recomendada dos suplementos de espirulina?
É importante não exceder as quantidades mencionadas anteriormente, já que alguns nutrientes, como o ferro e a vitamina E, se acumulam no organismo e podem provocar doenças se forem consumidos em excesso.
Como fazer uso da espirulina para favorecer a perda de peso?
A mucilagem da espirulina retém a água e se transforma em um gel no estômago. Este gel permanece várias horas no trato digestivo, prolongando a sensação de saciedade e controlando o apetite. Desta maneira, é possível consumir menos alimentos ao longo do dia e favorecer a perda de peso.
Quais tipos de suplementos de espirulina existem e qual é o melhor para cada caso?

Este superalimento é a estrela de sites e perfis no Instagram que promovem uma dieta saudável. (Fonte: Gojda: 28875574 / 123rf.com)
Espirulina em pó
A espirulina em pó pode ser encontrada em sacos ou frascos cujo conteúdo costuma variar entre os 100 e os 500-1000 gramas. É aconselhável consumir entre 2 e 3 gramas por dia, misturada com água, sucos, vitaminas, iogurte, sopas, etc.
Para escolher o suplemento em pó, é fundamental apreciar ou pelo menos tolerar bem o sabor peculiar da espirulina. Caso contrário, vai ser quase impossível consumi-la.
Espirulina em comprimidos
O suplemento em comprimidos ou cápsulas é composto pela espirulina em pó misturada com uma quantidade muito pequena de estearato de magnésio, hidroxipropilmetilcelulose ou sílica. Seu sabor é suave e basta tomá-lo com bastante água. É fácil de armazenar e transportar.
O aporte calórico do suplemento em comprimidos, assim como no caso da versão em pó, é insignificante. Quanto à composição nutricional, não há diferenças relevantes em comparação com a espirulina em pó. Os comprimidos e as cápsulas costumam exigir um trabalho digestivo maior do que o pó.
Esta é a opção ideal se você não gosta do sabor da espirulina. Além disso, se você costuma fazer suas refeições fora de casa, os comprimidos e as cápsulas são mais fáceis de transportar.
Pó | Comprimidos | |
---|---|---|
Dose | 2-3 gramas diários | 4 a 6 unidades diárias |
Sabor | Intenso, peculiar | Suave |
Cor | Verde-azulado intenso | Esverdeado |
Digestão | Mais rápida e eficiente | Requer um maior trabalho digestivo |
Versatilidade | Muito versátil, se adapta a diversas receitas culinárias | Não admite variações na forma de consumo |
Conservação | Deve ser protegido da luz e da umidade para evitar a alteração dos seus componentes | Mais simples |
Pureza | 100% espirulina | Os comprimidos de boa qualidade têm 99% de espirulina |
Preço | Mais econômico | Mais caro |
Critérios de Compra
Uma vez que você tenha decidido melhorar sua saúde e estado nutricional com o suplemento de espirulina, deve considerar algumas características para selecionar a melhor alternativa para você.
- Sabor
- Comodidade
- Preço
- Certificações
- Presença de glúten, lactose e componentes alergênicos
Sabor
A espirulina tem um sabor intenso e distintivo, muito perceptível no suplemento em pó. Por isso, se você não gosta do sabor, deve optar pelos comprimidos ou cápsulas, que são mais suaves.
Se você vai comprar este suplemento pela primeira vez e quiser experimentar a espirulina em pó, recomendamos que escolha uma embalagem pequena, de 100 gramas, por exemplo.
Comodidade
Os comprimidos e cápsulas são muito mais cômodos de tomar, armazenar e transportar, enquanto a versão em pó precisa ser misturada com água ou outro líquido (sopas, sucos, vitaminas, bebidas vegetais, etc).
Preço
A melhor forma de comparar o custo dos suplementos é dividir o preço pelo número de doses presentes na embalagem. De modo geral, no que diz respeito ao rendimento, a espirulina em pó costuma ser mais econômica do que a versão em comprimidos.
https://www.instagram.com/p/B3QVtu2HODc/
Certificações
Este é um ponto fundamental, já que a espirulina deve ser produzida de maneira ecologicamente correta e com muito cuidado. Ela se contamina facilmente com tóxicos e metais pesados (chumbo, mercúrio, arsênico, cádmio), se estas substâncias estiverem presentes no meio de cultivo.
Além disso, as pessoas veganas devem se assegurar de que os excipientes dos comprimidos e os materiais de composição das cápsulas sejam de origem 100% vegetal.
Presença de glúten, lactose e componentes alergênicos
A espirulina é livre de glúten, lactose e componentes alergênicos, e por isso não deve conter nenhuma destas substâncias, a não ser que tenha sofrido contaminação durante sua produção ou processo de envase.
Resumo
Ao longo deste artigo apresentamos os benefícios e as propriedades da espirulina, os diferentes tipos de suplemento que existem e as características de cada um deles. Nosso objetivo é fornecer informações de qualidade para que você possa tomar a melhor decisão para a sua saúde.
Se o conteúdo deste guia foi útil e interessante para você, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer as vantagens dos suplementos de espirulina.
(Fonte da imagem destacada: Maddlen: 29370380 / 123rf.com)