
Bem-vindo ao Saudável e Forte! Com a vida moderna, muitas vezes não temos tempo ou dinheiro para irmos a uma academia ou praticarmos um esporte com frequência. Felizmente, há muitas possibilidades de exercícios para fazer em casa!
Com ou sem equipamento, é possível usar cursos online ou aplicativos para manter a forma com a orientação de profissionais. Fique conosco para entender como se exercitar sem sair do seu lar!
Índice
Primeiro, o mais importante
- Existem muitos grupos de exercícios que podem ser feitos em casa, desde os treinos funcionais até práticas específicas como ioga ou pilates.
- Fazer exercícios sem orientação profissional adequada pode levar a lesões, portanto, preste atenção se você está seguindo sequências preparadas por pessoas renomadas na área.
- Se você decidir embarcar na rotina de exercícios físicos dentro de casa, as melhores opções são cursos ou aplicativos que te ensinam como trabalhar seu corpo da melhor maneira possível.
Tudo o que você precisa saber sobre exercícios para fazer em casa
Quais as vantagens de fazer exercícios em casa?
Muitos dos cursos ou aplicativos de exercícios em casa são gratuitos ou bastante baratos, atingindo a mesma funcionalidade do que se estivéssemos indo a uma academia. A praticidade de fazê-los quando e onde quisermos é o detalhe que atrai muitas pessoas.
É preciso apenas ficar atento para escolher um profissional com boa reputação para guiar os nossos exercícios, uma vez que há muitos impostores dando cursos na internet e isso pode levar a lesões ou problemas físicos, ou no mínimo não ter nenhum efeito.
A sua casa não é tão equipada como uma academia, mas você pode dar prioridade a exercícios que usam apenas peso corporal.
Confira uma tabela com as vantagens e desvantagens de se exercitar em casa:
Quais são os melhores exercícios para fazer em casa?
Circuitos de treinamentos apenas com peso corporal, como é o caso do Hiit (High Intensity Interval Training) e de adaptações do pilates estão disponíveis em muitos cursos e aplicativos. Eles são ideais para quem está começando ou não quer gastar dinheiro comprando acessórios.
Se você possui equipamentos como halteres, kettlebell, bicicleta ergométrica, esteira ou caneleira de peso, pode adaptar os exercícios ao que possui e caprichar na musculação, no cardio, nos circuitos de alta intensidade e em versões de crossfit.
De uma forma ou de outra, circuitos de exercícios que misturam força e cardio são os mais comuns nos aplicativos de exercícios e os que mais oferecem resultados.
Fazer exercícios em casa dá bons resultados?
A lógica é a mesma da prática de exercícios em uma academia: Ela não adiantará sem boa alimentação e sem disciplina. Mas quando tudo é feito da maneira correta, logo as diferenças no corpo são notadas.
Para melhorar a possibilidade de bons resultados, você pode também investir na suplementação. Um bom pré-treino, um queimador de gorduras e um mass-gainer podem ser boas opções, dependendo de quais são os seus objetivos com os treinamentos.
Onde encontrar bons profissionais para auxiliar nos exercícios feitos em casa?
A melhor dica para encontrar profissionais de qualidade que te orientem a fazer exercícios com bons resultados é buscar em plataformas bem avaliadas.
Caso você queira cursos sobre se exercitar em casa ou com assuntos específicos como atividades apenas com peso corporal ou pilates, há excelentes opções em plataformas como Hotmart, Eduzz e Monetizze.
Para quem prefere aplicativos, observar os com melhor avaliação na Play Store também é uma escolha. O Fit On, o Nike Training Center e o Adidas Training trazem treinos gratuitos com profissionais respeitados.
Seguindo essas opções de cursos e profissionais, as chances de bons resultados são altíssimas.
Qual o melhor horário para fazer exercícios em casa?
Não há uma resposta exata para essa pergunta. Especialistas acreditam que depende do seu tipo de metabolismo, dos seus hábitos quanto a dormir e acordar e até mesmo de em quais momentos está mais cansado ou relaxado.
O mais próximo que existe de um consenso é que tipos diferentes de exercícios podem ser melhor encaixados em determinados momentos do dia. Por exemplo, cardio e resistência caem melhor pela manhã, atividades força e tonificação muscular podem trazer mais resultados à tarde e ioga e alongamentos são excelentes para a noite.
Resumo
Exercícios em casa podem ter tantos benefícios como aqueles na academia ou na rua. Se você tiver disciplina e uma rotina consistente, perceberá rapidamente como seu corpo responde positivamente ao abandono do sedentarismo.
Para ter resultados ainda melhores, a escolha de um profissional respeitado é importante e uma suplementação correta também ajuda. Não há mais porque se forçar a ir para a academia se essa não é a sua praia!
(Fonte da imagem destacada: lograstudio/ Pixabay.com)