mulher fazendo exercícios para perder barriga
Ultima atualização: 9 de abril de 2021

Ostentar uma barriga sequinha, longe da indesejada gordura localizada, é a meta de muitas pessoas. No entanto, todos sabemos que essa é a região em que é mais difícil eliminar as gordurinhas.

Se você está em busca dos melhores exercícios para perder barriga, este artigo é a resposta! Nas próximas linhas, vamos mostrar as cinco atividades mais eficientes e deixar algumas dicas de como não deixar a barriguinha voltar!




Primeiro, o mais importante

Os exercícios para perder barriga podem ter como aliados a mudança nos hábitos alimentares
Praticar exercícios para perder barriga é uma forma de evitar doenças associadas ao acúmulo de gordura abdominal.

A gordura abdominal é a mais fácil de ser eliminada do organismo. Usar um suplemento que impeça a absorção de lipídeos pode tornar esse processo ainda mais simples.

O que leva ao aumento da barriga?

O acúmulo de gordura na barriga pode ser multifatorial e atingir diversos níveis. Quando a circunferência da cintura passa de 89 centímetros para mulheres e 94 para homens (1), é configurada a obesidade abdominal.

Neste caso, é preciso atenção além da estética pois pode trazer problemas à saúde. Mas o que leva a este aumento?

Fatores que proporcionam o acúmulo de gordura

No Brasil, estima-se que 27% dos homens e 69% das mulheres apresentem um quadro de obesidade abdominal (2). Entre os gêneros, a formação do tecido adiposo na barriga se dá de forma distinta.

No entanto, as razões que fazem crescer a indesejada barriguinha são basicamente as mesmas:

  • Excesso de gordura trans, presente nos alimentos industrializados e processados;
  • Consumo exagerado de açúcar e álcool;
  • Comer muito rápido, não dando tempo para o organismo se sentir saciado;
  • Alterações hormonais, como a chegada da menopausa, para mulheres e da andropausa, no caso dos homens;
  • Fatores genéticos;
  • Vida sedentária, com pouca ou nenhuma atividade física.

Quais os riscos do aumento da gordura na região do abdome?

Não é à toa que o excesso de gordura abdominal é considerado um tipo de obesidade. Ela pode ser indicativo de acúmulo lipídico em outros órgãos, como o fígado e intestino.

A gordura abdominal pode ser um fator de risco para hipertensão, doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Além disso, está associada com níveis altos de triglicerídeos, colesterol e resistência à insulina.

gorduras que podem ser eliminadas com exercícios para perder barriga

O acúmulo de gorduras na região abdominal pode ser fator de risco para doenças em outros órgãos. (Fonte: 9nong / 123rf.com)

Por que a formação da gordura abdominal é diferente em homens e mulheres?

A razão é hormonal. De modo geral, podemos dizer que a presença ou ausência de alguns hormônios podem interferir tanto na aceleração do acúmulo quanto no local onde a gordura se aloja.

No caso dos homens, a grande quantidade de cortisol faz com que as células de gordura da barriga fiquem mais receptíveis à chegada de outras.

Já com as mulheres, a chegada da menopausa, que reduz a produção de estrogênio, impede a distribuição da gordura em outras regiões do corpo, concentrando todo o excesso na região do abdome.

Os exercícios são capazes de eliminar a barriga?

Sim, mas dependem de uma mudança em outros hábitos para ter os melhores efeitos. Já sabemos que não é fácil eliminar gordura e, portanto, o ideal é adotar uma rotina que impeça a formação da temida barriguinha novamente.

Por isso, você pode contar com alguns auxiliares neste processo, como uma suplementação com compostos termogênicos ou a quitosana, que impede a absorção da gordura pelo organismo.

Marcio ManciniMédico endocrinologista
"A gordura que se deposita na barriga é a chamada gordura visceral. Por sorte, ela é a mais fácil de eliminar."

Os cinco melhores exercícios para perder barriga

Não tem milagre! Para acabar com a gordura localizada é preciso se mexer! Os exercícios abdominais, apesar de ajudarem a melhorar a aparência da barriga, fortalecendo a musculatura, não queimam gordura.
Para que suas atividades tenham o efeito esperado, é preciso encontrar os exercícios mais eficientes. Pensando nisso, deixamos aqui os cinco melhores exercícios para perder a barriga (e não deixar que ela volte!)

1. Corrida, caminhada e bicicleta

Os exercícios aeróbicos são a melhor forma de retomar as atividades físicas. Caminhar, correr ou pedalar ajudam no condicionamento físico e na perda de peso, contribuindo para a redução da gordura localizada.

Apesar de não trabalhar diretamente a musculatura abdominal, esses exercícios requerem o esforço desta região para sustentar os movimentos. Com isso, acabam por tonificar também o abdome.

Para começar, você pode optar por uma caminhada leve ou atividades na esteira mesmo. Uma pedalada no fim da tarde também vai ajudar. E ainda te deixar com o astral lá em cima depois de ver o pôr do sol!

pessoa amarrando o tênis para fazer exercícios para perder barriga

As atividades aeróbicas, como corrida e caminhada, são grandes aliadas para perder a barriga. (Fonte: JESHOOTS.com/ Pexels.com)

2. Agachamento

Este é um dos exercícios mais completos e, sim, ajuda a perder a barriga. Ele trabalha, ao mesmo tempo, músculos das pernas, glúteos e abdome e acelera a oxigenação local, favorecendo a perda de gordura.

No entanto, é preciso ter atenção à postura para evitar lesões. A maneira correta é com o olhar para frente e as costas sempre retas. Mantenha o abdome contraído para fortalecer a lombar e estabilizar a coluna.

Além disso, é importante manter as pernas com o distanciamento adequado entre si. Quando abaixar, não deixe que os joelhos avancem à frente da ponta dos seus pés e mantenha os braços esticados.

3. Pular corda

É mais do que brincadeira de criança! Pular corda é um excelente exercício para perder barriga. Isso porque ele movimenta praticamente todo o corpo e promove um alto gasto calórico.

No início, mantenha a atenção no ritmo dos pulos para evitar quedas. Se conseguir, troque a movimentação das pernas, alternando pulos com os dois pés e com um pé de cada vez.

Depois de alguns dias de prática, você pode tentar aumentar a intensidade do exercício. Se conseguir variar os movimentos e fazer pequenos intervalos entre eles, vai tornar essa diversão ainda mais eficiente.

4. Burpee

Quem conhece a rotina das academias de crossfit sabe que o burpee é um exercício obrigatório. Ele ajuda a aumentar a frequência respiratória e acelerar o metabolismo. Na prática, consiste em uma flexão seguida de salto.

O movimento começa com a flexão de braço até encostar o peito no chão; Depois, flexione o quadril na mesma posição do agachamento e, então, dê um salto. Realizado corretamente e com alta intensidade, este é um dos melhores exercícios para perder barriga.

mulher lutando boxe, um dos melhores exercícios para perder barriga

As lutas movimentam todo o corpo e a região do tronco, acelerando e emagrecimento e tonificando a musculatura. (Fonte: Sabel Blanco/ Pexels.com)

5. Lutas

Boxe, Muay thai, Kung Fu e outras lutas e artes marciais são um exercício completo. No que diz respeito à região abdominal, os movimentos do tronco durante o treino ajudam na definição da musculatura, eliminando até as gordurinhas mais escondidas.

A queima de calorias varia de acordo com a modalidade praticada. Para perder peso rapidamente, por exemplo, o Muay thai e o Boxe são os mais indicados. Já o Kung Fu é ideal para quem quer definir a musculatura.

Se optar por praticar esse tipo de exercício, é recomendável procurar um profissional qualificado para evitar ferimentos e lesões sérias durante as lutas.

Por que os abdominais não estão nessa lista?

Existem muitos mitos em torno do exercício abdominal. Ao contrário do que se acreditou por muitos anos, ele não é o mais recomendado para quem quer perder a barriga. A seguir mostramos um quadro com os principais resultados deste exercício:

Fortalecimento muscular Queima de gordura Definição do abdome Perda de peso Estabilização do tronco
Sim Não Sim Não Sim

Como você pode ver, o exercício é excelente para tonificar e desenhar a musculatura. Assim, se você ainda tem gordurinhas para eliminar, é melhor deixar o abdominal para o próximo passo!

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Dicas para perder barriga de forma saudável

Como dissemos, não existe milagre para perder a barriga, mas sempre é possível adotar atitudes que ajudem a acelerar esse processo da maneira mais saudável. Assim, elencamos algumas dicas que podem ajudar na hora de criar uma nova rotina:

  • Mantenha uma alimentação equilibrada, como a dieta cetogênica, deixando de lado os excessos de sal, açúcar e álcool;
  • Fique longe da gordura trans, presente nos alimentos industrializados;
  • Beba muito líquido. Abuse da água no copo e também daquela presente em frutas e vegetais;
  • Se estiver se sentindo sem energia para os exercícios, considere uma suplementação de vitaminas contra o cansaço;
  • Tenha sempre uma postura positiva e aproveite a hora do exercício para fazer amigos. Eles vão ajudar a ter ânimo quando o desânimo aparecer.

Conclusão

Seja ficar bem na foto ou por preocupação com a saúde, ninguém convive bem com a barriguinha saliente. A boa notícia é que eliminar essa intrusa pode ser mais fácil do que se imagina.

Neste artigo, falamos sobre as principais causas do acúmulo de gordura, com dicas dos cinco melhores exercícios para perder barriga. Destacamos alguns hábitos que podem ajudar nesse processo e impedir a gordura de aparecer novamente.

Se você gostou, compartilhe nas suas redes sociais e nos deixe um comentário falando sobre o seu exercício preferido. Até a próxima.

(Fonte da imagem destacada: Jonathan Borba/ Pexels)

Referências (2)

1. Obesidade abdominal: revisão crítica das técnicas de aferição e dos pontos de corte de indicadores antropométricos adotados no Brasil. Tarciana Nobre de Menezes,Fabiana Lucena Rocha, Patrícia Leite de Oliveira Belém, Dixis Figueroa Pedraza. 2014.
Fonte

2. Prevalência e fatores associados à obesidade abdominal em indivíduos na faixa etária de 25 a 59 anos do Estado de Pernambuco, Brasil. Pinho CPS e outros. 2013.
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Artigo científico
Obesidade abdominal: revisão crítica das técnicas de aferição e dos pontos de corte de indicadores antropométricos adotados no Brasil. Tarciana Nobre de Menezes,Fabiana Lucena Rocha, Patrícia Leite de Oliveira Belém, Dixis Figueroa Pedraza. 2014.
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Artigo científico
Prevalência e fatores associados à obesidade abdominal em indivíduos na faixa etária de 25 a 59 anos do Estado de Pernambuco, Brasil. Pinho CPS e outros. 2013.
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