Imagem de uma laranja cortada com comprimidos sobre ela
Ultima atualização: 21 de abril de 2021

A falta de vitamina C pode trazer uma série de consequências ruins para o organismo. E justamente para prevenir essa carência, esse é o tema do artigo de hoje. Seja muito bem-vindo ao Saudável&Forte, portal especializado em oferecer o melhor para sua saúde.

Hoje você vai aprender sobre os sintomas que a falta de vitamina C provoca, como suprir essa carência e quais alimentos mais ricos nesse nutriente. Continue conosco para manter bons níveis dessa vitamina no seu organismo.




Primeiro, o mais importante

  • A doença causada pela falta de vitamina C se chama escorbuto. Em crianças, ele pode prejudicar o crescimento, promover alterações cardíacas e impactar na saúde dos ossos.
  • Um dos sintomas mais comuns da falta de vitamina C é cansaço excessivo e palidez. Isso acontece porque o ferro é mal absorvido, podendo provocar anemia.
  • A vitamina C é encontrada em maior quantidade em frutas cítricas e alguns vegetais.

Dicas para combater os sintomas da falta de vitamina C e regular os níveis desse nutriente no organismo

Presente em muitos frutos cítricos e vegetais, a vitamina C é facilmente ingerida no dia a dia de uma família com boa rotina alimentar. De qualquer modo, é preciso ficar atento aos principais sintomas que a carência desse nutriente pode causar.

Imagem mostra mãe servindo suco de laranja para os filhos na cozinha

A laranja é uma das fontes de vitamina C mais famosas. É sempre preferível o consumo do fruto in natura, mas o suco pode ser uma opção para crianças que não gostam da fruta. (Fonte: National Cancer Institute/ Unsplash.com)

Recomendações dos melhores suplementos para suprir a falta de vitamina C

A suplementação só deve ser feita com acompanhamento de um profissional especializado. Consulte seu médico antes de decidir qual é a dose de vitamina C recomendada para o seu caso. Selecionamos algumas das melhores opções em diferentes formatos e dosagens:

Qual a função da vitamina C?

Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C é fundamental para o organismo. Ela é indispensável no processo de formação dos ossos, cartilagem, músculo e vasos sanguíneos.

Ainda, a vitamina C auxilia o corpo a se curar em diversas situações. Esse nutriente é antioxidante e combate a ação dos radicais livres no organismo, reduzindo as chances de desenvolver doenças cardíacas ou alguns tipos de câncer.

Conheça os benefícios da vitamina C para o corpo:

Vantagens
  • Protege as células contra os efeitos dos radicais livres
  • Melhora a imunidade
  • Favorece o processo de cura do corpo
  • Ajuda a absorver ferro
  • Auxilia no combate de resfriados
Desvantagens
  • Em excesso, pode causar crises de diarreia, cólica, dor abdominal e de cabeça

Qual a doença provocada pela falta de vitamina C?

O nome da doença provocada pela falta de vitamina C é escorbuto. Embora pouco frequente nos dias de hoje, ela pode afetar especialmente crianças. Em casos graves, essa carência pode prejudicar o crescimento infantil, promover alterações cardíacas e impactar na saúde dos ossos.

Lana MagalhãesProfessora de biologia
"O ser humano não é capaz de sintetizar a vitamina C e por isso deve obtê-la através da alimentação."

Conheça os sintomas que a falta de vitamina C provoca no organismo

Diversos são os sintomas que a falta de vitamina C pode provocar no organismo. Eles também são percebidos em diferentes graus de gravidade. Portanto, quanto antes se atentar ao surgimento deles, melhor para suprir a falta dessa vitamina.

  1. Cansaço excessivo e palidez;
  2. Anemia, já que o ferro é mal absorvido;
  3. Sangramento frequente na gengiva, podendo acontecer nas narinas;
  4. Demora na cicatrização de machucados;
  5. Unhas fracas;
  6. Queda de cabelo;
  7. Manchas roxas na pele;
  8. Inchaço;
  9. Resfriados ou gripes frequentes;
  10. Dor nos ossos.

A quantidade de vitamina C diária recomendada vai depender de alguns fatores. Em linhas gerais, homens devem consumir 90 miligramas por dia e mulheres 75 miligramas.

Como repor a falta de vitamina C?

Basicamente, essa carência pode ser resolvida de duas formas: alimentação ou suplementação. Nos casos mais graves, a suplementação de vitamina C acaba sendo o caminho mais rápido e seguro para repor esse nutriente.

A carência pode ser resolvida pela alimentação ou suplementação.

A suplementação deve ser feita sempre com acompanhamento médico. O excesso de vitamina C pode causar crises de diarreia, cólica, dor abdominal e de cabeça. Não é recomendado ultrapassar a dose de 2.000 miligramas por dia.

Mão ressecada segurando pílulas alaranjadas.

A suplementação sempre deve ser feita com acompanhamento médico. (Fonte: Sharon McCutcheon/ Unsplash.com)

Alimentos ricos em vitamina C

A falta de vitamina C pode ser evitada com uma alimentação equilibrada. Frutas cítricas e vegetais são as principais fontes desse nutriente.

Confira uma média da quantidade de vitamina C em miligramas presente em 100 gramas dos seguintes alimentos:

Alimento Quantidade
Acerola 1046 mg
Goiaba 230 mg
Kiwi 91 mg
Laranja 55 mg
Salsa 183 mg
Brócolis 122 mg

Resumo

A falta de vitamina C pode causar problemas sérios para a saúde. Por esse motivo, uma alimentação equilibrada, com alto consumo de frutas cítricas e vegetais é essencial para garantir boas doses desse nutriente para o organismo.

Em alguns casos, a suplementação pode ser necessária. Ela sempre deve ser feita com acompanhamento profissional, tendo em vista que seu excesso também pode trazer complicações para o organismo.

Esperamos que sua dose de vitamina C esteja dentro do adequado. Caso surja algum dos sintomas trazidos aqui, procure seu médico!

(Fonte da imagem destacada: Diana Polekhina/ Unsplash.com)

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