Ultima atualização: 28 de setembro de 2021

Sem glúten, baixo teor de carbono, rico em fibras e proteínas, baixo teor de carboidratos - soa como o sonho de um alimento perfeito? Não é - o produto que traz as propriedades acima mencionadas é a farinha de coco. E essa alternativa à farinha de cereais convencional já está disponível em quase todas as prateleiras de supermercados e também nas várias drogarias.

A farinha de coco pode ser usada em numerosas receitas, e os fortes valores nutricionais podem ajudar o corpo a alcançar um nível mais alto de desempenho e um sistema imunológico mais forte completamente despercebido. Neste guia queremos mostrar o que é importante sobre a farinha de coco e o que ela pode fazer.




O mais importante

  • A farinha de coco é feita a partir da carne do coco. A polpa é seca e depois prensada e desengordurada. O produto prensado é então moído. Se a carne for desidratada durante o processo de secagem, ela retém o sabor doce do coco.
  • Esta alternativa à farinha de cereais contém significativamente mais nutrientes do que as diferentes variedades de cereais e está cientificamente comprovado que é mais saudável do que as farinhas de cereais.
  • Normalmente, você tem que pagar muito por farinha feita a partir da carne do coco. Portanto, é ainda mais prático que você mesmo possa fazer a farinha em casa.

Antecedentes: O que você deve saber sobre a farinha de coco

Você pode vê-la cada vez mais nas prateleiras dos supermercados e se você estiver em movimento nas plataformas de mídia social, você se deparará cada vez mais com a farinha de coco - mas o que é farinha de coco na verdade? Neste guia você encontrará todas as respostas às perguntas mais freqüentes sobre farinha de coco.

O que é farinha de coco?

A farinha de coco está se tornando cada vez mais comum, mas na verdade é bastante desconhecida. Por esta mesma razão, muitas pessoas - incluindo alguns de nossos editores - se perguntam o que é realmente farinha de coco quando vão às compras. A farinha de coco é uma alternativa de farinha muito cara em termos relativos. É uma variante da farinha que é suposto ser saudável e fácil no sistema digestivo.

Os coqueiros crescem em árvores em toda a faixa tropical. (Fonte da imagem: Unsplash / Nipanan Lifestyle)

A farinha de coco também é dita para ajudar as pessoas a perder peso. Isto se deve ao fato de que este tipo de farinha contém muita fibra e menos carboidratos. A farinha de coco é classificada entre as chamadas farinhas de nozes. Basicamente, ele consiste da carne seca do coco. Isto é então desengordurado e moído em farinha fina.

Devido à forte desolificação, a farinha é baixa em gordura e sem colesterol, mas - como já mencionado - muito alta em fibra e também em proteína. O uso da farinha de coco é, portanto, também adequado para muitas doenças, tais como doença celíaca ou problemas com os níveis de açúcar no sangue.

A farinha de coco também é muito versátil e pode ser usada de muitas maneiras diferentes na cozinha, seja para assar, como ingrediente para barrar ou molhos, ou simplesmente polvilhada sobre o muesli no café da manhã. A necessidade diária de nutrientes pode ser atendida perfeitamente e, acima de tudo, super simplesmente com farinha de coco. (1)

Como é feita a farinha de coco?

A farinha de coco é feita a partir da polpa do coco. Os coqueiros crescem nas árvores. Estas árvores dão frutos durante todo o ano. No entanto, uma árvore só atinge a fertilidade total após cerca de 15 anos. Enquanto a árvore está totalmente frutífera, ela pode produzir até 40 frutos maduros por ano. Os coqueiros deixam de ser frutíferos após cerca de 80 anos. No entanto, eles podem viver até 120 anos.

Fato engraçado: Os cocos são principalmente colhidos por macacos.

Os coqueiros têm um núcleo oco. A polpa branca, que é necessária para fazer a farinha de coco, pode ser encontrada em torno disso. A polpa deve então ser seca para a produção.

Além da produção de farinha de coco, a carne seca de coco também é usada na margarina, óleo de coco ou gordura de coco.

Como acabamos de mencionar, a carne do coco deve ser seca para produzir farinha de coco. A carne pode ser seca de diferentes maneiras. Se estiver apenas desidratada, ou seja, a água é retirada da carne, ela retém a cor original e também o sabor de um coco que estamos familiarizados. O coco, no entanto, torna-se seco.

Em outra variante, o oposto de desidratação, a água não é removida lentamente da carne, mas o coco é "realmente" seco. Este processo é muito mais rápido, mas muda o sabor, assim como a aparência do coco. O coco então tem um sabor assado. Ambas as variações devem ser feitas rapidamente e em frutas frescas para evitar mofo.

Se a polpa da fruta foi seca, ela passa por um processo de prensagem. A prensagem leva a um desolamento da carne. O produto que permanece após a prensagem é então moído. Estes dois passos podem reduzir a gordura de tal forma que ela cai a um valor abaixo de 15%. (2)

Qual é o sabor da farinha de coco?

Farinha de coco de alta qualidade dificilmente pode ser distinguida de outros tipos de farinha em termos de sabor. No entanto, como é feito de coco, tem um gosto natural de coco, mas apenas um pouco. Em comparação à farinha de trigo ou aos diferentes tipos de farinha integral, a farinha de coco tem um sabor um pouco mais doce - mas é, portanto, perfeita para assar.

Para pratos mais quentes, basta temperar fortemente e depois o sabor doce do coco desaparece.

A farinha de coco pode, portanto, ser uma verdadeira farofa, não apenas em uso, mas também em sabor. Isto significa que ele pode ser usado em qualquer cozinha. Mesmo o melhor cozinheiro ou padeiro não será capaz de dizer a diferença no sabor se for dosado e usado corretamente. Entretanto, usar farinha de coco para alcançar este efeito requer alguma prática.

Quais são os valores nutricionais da farinha de coco?

A farinha de coco é super saudável. Especialmente porque é baixo em calorias e, ao mesmo tempo, alto em proteínas e fibras. Mas o que exatamente está na farinha de coco e que valores nutricionais exatos ela contém pode ser encontrado na tabela a seguir. Naturalmente, os valores nutricionais podem diferir ligeiramente dependendo do fabricante - na tabela, registramos os valores médios para 100g. (3)

Valor nutritivo informação por 100 g
Valor calorífico 1340 kJ
Calorias 320 kcal
Valor calorífico 19 g
Carboidratos / dos quais açúcares 9 g / 8,5 g
Gordura 12 g
Fibra alimentar 51 g
Vitamina C 2 mg
Ferro 3,3 mg
Zinco 2 mg
Magnésio 90 mg

Como mostra a tabela, a farinha de coco é um verdadeiro super-alimento. Em comparação com outros tipos de farinha, ela tem um nível extremamente baixo de calorias. Caso contrário, tudo é particularmente alto e está presente em grandes quantidades.

Se um prato é enriquecido com apenas um pouco de farinha de coco, isto pode aumentar a ingestão diária de fibra de tal forma que mais fibra é absorvida do que poderia acontecer com outros alimentos ao longo do dia.

Farinha de coco versus farinha de cereais - qual é a diferença?

Para começar, pode-se afirmar diretamente que - embora muitos duvidem - a farinha de coco é mais saudável do que a farinha feita de cereais. A farinha de coco é uma boa alternativa à farinha de cereais, especialmente para pessoas com uma dieta pobre em carboidratos. Entretanto, a superalimentação também pode ser usada por pessoas com doenças do trato gastrointestinal ou intolerância ao glúten.

As coisas básicas que distinguem a farinha de coco dos diferentes tipos de farinha de cereais são:

  • A farinha de coco é livre de glúten.
  • A farinha feita a partir da carne do coco está cheia de fibras valiosas.
  • Além disso, ele contém muitas proteínas.
  • A farinha de coco também é livre de colesterol.
  • A alternativa é baixa em carboidratos.
  • Além disso, ele tem um baixo índice glicêmico. (4)

A alternativa à farinha de cereais oferece assim uma série de vantagens e também pode ser incorporada ao consumo diário de alimentos. Como a farinha é livre de glúten, ela é particularmente adequada para uso por pessoas com doença celíaca ou um trato gastrointestinal sensível.

Nós encontramos glúten na maioria de nossos pratos hoje em dia, embora na verdade ele não seja absolutamente benéfico à nossa saúde e, pelo contrário, pode até ser prejudicial ao nosso corpo. Para proteger o trato gastrointestinal, a farinha do coco também pode ser interessante para todos.

Além disso, essa alternativa à farinha de cereais é baixa em gordura e calorias. As gorduras restantes que ainda estão contidas consistem principalmente de ácidos graxos de cadeia média. Estes são conhecidos por serem usados pelo corpo para a produção de energia. Eles não são armazenados sob a forma de gordura corporal e, além disso, estimulam o metabolismo.

Se a perda de peso for desejada, a farinha de coco também pode ter um efeito de apoio. Os ácidos graxos de cadeia média têm um efeito no organismo contra vírus, bactérias e fungos nocivos - algo que recentemente se tornou ainda mais importante para muitas pessoas. O alto teor de proteína pode ser particularmente interessante para os atletas que estão construindo músculos. A farinha do coco contém todos os oito aminoácidos importantes.

Os pratos nos quais a farinha de coco é usada podem, portanto, ser mais recheados por mais tempo do que os pratos enriquecidos com farinha de grãos devido a este alto número de aminoácidos. O alto teor de fibras também causa maior saciedade e, além disso, as fibras suportam a digestão, a ligação de toxinas no corpo e a diminuição dos níveis de gordura no sangue.

Atualmente, quase ninguém atinge o mínimo diário recomendado de fibra dietética, e a farinha de coco também pode suportar isso. Devido a esses muitos benefícios, a alternativa da farinha quase não tem influência nos níveis de açúcar no sangue. Apesar dos muitos benefícios que a farinha de coco oferece, ela é muito mais cara do que as farinhas de cereais, com um preço médio por quilo de cerca de nove euros.

Devido ao alto custo, a farinha não é adequada para o uso diário, mas pode servir como uma opção mais saudável para assar ou similares de forma regular. (1)

Como funciona a farinha de coco no corpo e ela pode ser útil para doenças?

Como mencionado na resposta anterior, a farinha de coco é livre de glúten, particularmente rica em fibras e proteínas, contém ácidos graxos saudáveis e tem um baixo nível de carboidratos. Basicamente, pode-se dizer que a farinha de coco estimula a digestão e é fácil no trato gastrointestinal, especialmente porque é livre de glúten.

Devido ao seu alto conteúdo protéico, ele também é útil para a construção de músculos. O alto teor de proteína combinado com o alto teor de fibra, que compõe quase 60% da farinha, significa que as refeições enriquecidas com farinha de coco têm um efeito saciante particularmente duradouro. A capacidade de inchaço particularmente pronunciada da carne moída do coco também pode contribuir para isso. Ele pode ligar até 60% da água.

A farinha de coco pode ser feita com bastante facilidade e muito mais barata do que a farinha pronta. (Fonte da imagem: Unsplash / Louis Hansel)

Como as gorduras que contém são ácidos graxos de cadeia média, a farinha de carne de coco impulsiona o metabolismo e também pode desempenhar um papel decisivo na perda de peso. Isto se deve ao fato de que ácidos graxos de cadeia média não são armazenados como gordura corporal pelo organismo, mas são usados para a produção direta de energia.

Isto, incidentalmente, suporta a queima de gordura no corpo. Além de todos esses já maravilhosos benefícios da farinha de coco, ela suporta a regulação natural do corpo com todas as suas habilidades e pode apoiar o sistema imunológico na luta contra vírus, bactérias e fungos. (5)

A farinha de coco pode fornecer suporte para muitas condições e permitir o consumo de alimentos que normalmente não são consumidos com a condição. Por exemplo, a farinha de coco é usada principalmente na culinária de pessoas que sofrem de doença celíaca ou outras doenças do trato gastrointestinal.

Da mesma forma, para pessoas que sofrem de intolerância ao glúten ou que não podem tolerar outros alimentos, como cereais e similares. Devido às muitas fibras dietéticas, ele pode manter a pressão arterial estável e, portanto, também pode ser usado em casos de distúrbios de pressão arterial. Certamente, a farinha de coco também é usada para muitas outras doenças - mas estas são as mais relevantes. (6)

A farinha da carne do coco com sabor doce não pode ser usada apenas para doenças existentes. Devido a certos compostos na farinha, ela também pode prevenir doenças. Além disso, os muitos ingredientes saudáveis têm um efeito fortalecedor no sistema imunológico. A interação desses dois pontos significa que vírus, bactérias e fungos prejudiciais podem ser combatidos mais facilmente. (7)

Como eu mesmo posso fazer farinha de coco?

Como a farinha de coco é um produto comparavelmente caro, mais e mais pessoas estão recorrendo a fazer a alternativa completa à farinha em si. Fazê-lo você mesmo é adequado para todos, pois não é absolutamente nada difícil e pode ser feito em pouco tempo.

Há muitas maneiras diferentes de fazer farinha. Nós selecionamos as duas variantes mais simples e as listamos para você abaixo

  • Fazendo farinha de coco a partir de coco ralado/flocos de coco
  • Fazer farinha de coco a partir de um coco fresco

Nossa primeira variante é realmente super simples e também relativamente barata. Para isso você precisa de simples flocos de coco ou flocos de coco. Você pode comprá-los em quase todos os supermercados ou drogarias. Além do produto escolhido, tudo o que você precisa é de um moedor elétrico e pronto.

Para fazer isso, simplesmente coloque as raspas ou flocos no moinho e moa-os até obter uma farinha fina. E é isso aí! Depois disso, o produto deve ser armazenado na geladeira para evitar mofo. Se você assar com este tipo de farinha, certifique-se de adicionar líquido ou ovos suficientes, pois este tipo de farinha não liga bem a água. (8)

Na primeira variante, nós fazemos a farinha a partir de um coco fresco. Para fazer isso, a carne do coco deve ser removida e ralada. Existem duas formas diferentes de secagem - a mais comumente usada é para desidratar as raspas frescas. Para fazer isso, as raspas são espalhadas em uma assadeira e secas a 57 graus por cerca de 8 horas.

É melhor deixar a porta do forno entreaberta, por exemplo, usando uma colher de madeira. Durante este tempo, vire as raspas de vez em quando. As raspas podem então ser moídas como na primeira variante. Se você tiver os recursos necessários, você também pode remover as raspas secas. Este produto final também deve ser armazenado no refrigerador. (9)

Como você pode ver, a farinha de coco é realmente fácil de se fazer, e não é preciso muito esforço. A produção também é viável para os que não são de cana. Fazer você mesmo a farinha é muito mais barato do que comprá-la no supermercado ou na farmácia e, portanto, é particularmente adequado para pessoas que não querem usar farinha de cereais.

Como a farinha de coco deve ser armazenada?

A farinha de coco não é armazenada no depósito ou em um armário, como a maioria dos outros tipos de farinha. Esta alternativa à farinha de cereais deve ser armazenada na geladeira. Deve ser sempre armazenado longe da luz solar direta e do calor direto para reter sua potência e prevenir o bolor.

Após a abertura, a farinha deve ser sempre selada hermeticamente. Recipientes não abertos podem ser armazenados em armários. (10)

Conclusão

Basicamente, pode ser dito que a farinha de coco é relativamente muito cara quando comprada no supermercado ou na farmácia. No entanto, é muito barato fazer você mesmo. Fazer a farinha você mesmo ou comprá-la vale a pena não só para pessoas com uma condição que não permite o uso de farinha de cereais convencional, mas para todos.

A farinha da carne do coco é extremamente saudável e também pode prevenir doenças. Um fator importante, nós descobrimos, é que ele também oferece outro benefício para todos além de fortalecer o sistema imunológico, seja ajudando a construir músculo ou estimulando o metabolismo e, assim, ajudando na perda de peso.

Embora seja necessário um pouco de prática para poder usar a farinha corretamente e encontrar a dosagem certa para as receitas, não há praticamente nenhuma diferença para o sabor da farinha de cereais. Outra vantagem essencial da farinha alternativa é que ela pode ser adicionada a quase qualquer receita - quer seja saborosa ou doce - e também pode ser adicionada a bebidas como smoothies ou sucos.

Fonte da imagem: Tijana Drndarski / 123rf

Referências (10)

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Fonte

2. konzelmanns.de. WER HAT DIE KOKOSNUSS GEKLAUT?
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4. forschung-und-wissen.de. Ist Kokosmehl wirklich eine gesunde Alternative?
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5. kokosmehl.info. Kokosmehl Wirkung
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6. codecheck.info. Kokosmehl: Nicht nur gesund für Deinen Darm
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7. lebepur.com. Kokosmehl: Nährwert, Vorteile und mehr
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8. praxistipps.focus.de. Kokosmehl herstellen: So geht's
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9. gartenjournal.net. Kokosnüsse trocknen selbstgemacht
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10. isteshaltbar.de. Wird Kokosnussmehl schlecht?
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