grãos de quinoa

A farinha de quinoa está ganhando cada vez mais adeptos no mundo da alimentação. Isto se deve a suas notáveis qualidades nutricionais, o que a colocou dentro do grupo dos “superalimentos”. Você conhece seus benefícios e propriedades? Contaremos tudo neste artigo, mas desde já, saiba que sua principal vantagem é sua alta concentração de proteína.

A maioria das pessoas não sabe como aproveitar ao máximo a farinha de quinoa. Isso é estranho, já que o grão de quinoa é cultivado há muitos anos. Se você decidir adicioná-la na sua dieta, verá que pode encontrar muitos usos, em todos os tipos de receitas. Como não tem glúten, é muito indicada para celíacos, veganos e vegetarianos.

O mais importante

  • A farinha de quinoa é obtida a partir dos seus grãos e possui praticamente os mesmos benefícios e propriedades destes. Destaca-se pela alta concentração de proteína vegetal de qualidade, visto que possui todos os aminoácidos essenciais das proteínas.
  • O fato da farinha de quinoa não conter glúten é muito importante. Graças a isso, a quinoa é um substituto ideal para as farinhas de trigo e outros cereais com glúten. Tanto os celíacos como vegetarianos, veganos e pessoas que buscam hábitos mais saudáveis utilizam a farinha de quinoa como ingrediente de referência.
  • A farinha de quinoa pode ser utilizada para elaborar todos os tipos de alimentos, desde massas até sobremesas, cremes, purês ou molhos. Também é adicionada em receitas veganas ou vegetarianas para incrementar seu valor nutricional. Em geral, é muito recomendada em dietas para o coração, colesterol e hipertensão, e é ótima para digestão.

As melhores opções de farinha de quinoa no mercado: Nossas favoritas

Como acontece com outros superalimentos, a oferta de farinha de quinoa é tão variada que pode até confundir o consumidor. O mais importante é ter certeza que se está comprando um produto dentro dos padrões de qualidade e com o melhor valor nutricional. A seguir, apresentaremos uma seleção com as melhores opções do mercado para facilitar sua compra.

Uma farinha de quinoa super nutritiva

A farinha de quinoa da Leve Crock é orgânica, sem glúten, corantes ou conservantes. A empresa possui moagem própria o que garante essas informações. A farinha de quinoa auxilia como um todo o funcionamento do organismo e é muito nutritiva. Além disso, ela possui o selo Kosher, um selo de qualidade da comunidade Judaica brasileira. Vem numa embalagem de 200g.

Opção de farinha orgânica

A farinha de quinoa da Mundo da Quinoa é orgânica, muito rica em aminoácidos e fibras. Tem alta qualidade mas possui glúten por contaminação. É uma ótima alternativa para substituir a farinha de trigo, mas por possuir um sabor mais forte é recomendado utilizá-la com outras farinhas misturadas. Sua embalagem possui 300g.

Uma opção com embalagem prática

A farinha de quinoa Vitalin é orgânica, 100% natural e sem glúten. A quinoa é um alimento considerado completo e, na forma de farinha, pode ser facilmente adicionado nas receitas e também em frutas ou vitaminas. Nessa embalagem vem com 150g e com um zíper que fica muito mais fácil para abrir e fechar.

Uma farinha de quinoa orgânica e certificada

A farinha de quinoa da Native é orgânica e certificada. Rica em fibras e nutrientes, possui grande quantidade de vitaminas e minerais. É ideal para diversas receitas, como massas, saladas, sopas, entre outras. Essa embalagem vem com 300g.

Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre a farinha de quinoa

Quanto mais você souber sobre a farinha de quinoa, suas propriedades e seus grandes benefícios nutricionais, menos você irá esperar para incorporá-la em sua dieta. Nesta seção, abordaremos diferentes aspectos sobre este tipo de farinha e as melhores maneiras de aproveitar o seu potencial. Por que? Assim, você terá as melhores informações sobre este superalimento.

pires de quinoa

A farinha de quinoa pode ser utilizada exatamente da mesma forma que a farinha de trigo ou qualquer outra farinha. (Fonte: Belchonock: 116272812 / 123rf.com)

O que é exatamente a farinha de quinoa?

A farinha de quinoa vem dos grãos de quinoa cultivados e processados de acordo com padrões orgânicos rígidos. Uma vez que o grão for colhido, é levado a um lugar onde é processado e separado da planta. Depois de um breve período de secagem, é moído até se tornar um pó, assim como todas as demais farinhas.

O grão de quinoa que dá origem a farinha é obtido da planta Chenopodium quinoa e é muito nutritivo. Sua importância como alimento e medicamento é original de muitos anos atrás, na região dos Andes, na América do Sul. Embora os principais países produtores de quinoa sejam a Bolívia, Peru e Equador, seu consumo se estendeu pelo mundo todo.

foco

Você sabia que a farinha de quinoa também é muito rica em vitaminas, como as dos grupos B e E? Além disso, é possível encontrar minerais valiosos como fibra, fósforo, magnésio, manganês e ferro.

O que significa o fato da farinha de quinoa ser um superalimento?

Significa que a farinha de quinoa faz parte daqueles alimentos crus que são mais densos em nutrientes do que alimentos processados e cozidos. Em geral, os superalimentos são ricos em enzimas e estão cheios de vitaminas e minerais que ajudam a prevenir doenças. Também possui antioxidantes com um amplo potencial terapêutico.

Consumir superalimentos é uma tendência que cresce a cada dia. Cada vez mais pessoas descobrem seus benefícios quando os incluem em sua dieta. Entre eles, a farinha de quinoa é um dos que mais está aumentando sua popularidade, sobretudo porque pode substituir a farinha de trigo. Hoje em dia é muito fácil encontrá-la em lojas de produtos naturais e supermercados.

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A farinha de quinoa é uma excelente opção quando se está buscando alternativas mais saudáveis à farinha tradicional, especialmente porque estamos tratando de um superalimento. A farinha de quinoa é um ótimo alimento para auxiliar no processo de emagrecimento, já que contém muitas fibras e proteínas. Além disso, é carregada de vitaminas, minerais e antioxidantes e não contém colesterol. Então não perca tempo, venha pra cá e experimente! . . . . . . . . . . . #quinoa #farinhadequinoa #superalimento #saude #alimentacaosaudavel #emagrecimento #dieta #diet #fitness #emporio #emporiogranum #vilamariana #vilaclementina #luisgois #zonacerealista #entrega #delivery #ifood #ifoodbrasil #veganismo #vegan

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Quais os principais benefícios da farinha de quinoa?

A farinha de quinoa possui inúmeros benefícios nutricionais para a saúde, mas podem ser resumidos nos seguintes:

  • Possui um alto teor de proteína vegetal de qualidade: Isso significa que possui todos os aminoácidos essenciais das proteínas, algo não muito habitual entre os vegetais. Esta característica a torna indispensável em dietas veganas ou vegetarianas.
  • Contêm fitoestrógenos, que regulam a atividade metabólica e hormonal: Também ajuda a melhorar a circulação do sangue. Por outro lado, por ter alto conteúdo de fibra e pouco de gorduras e amidos, é ideal para dietas para perder peso, evita a constipação e ajuda no bom funcionamento digestivo.
  • Não contêm glúten nem colesterol, e apresenta um baixo índice glicêmico: É um alimento indicado para celíacos,  dá saciedade e previne doenças cardiovasculares.
  • É muito fácil de utilizar em qualquer receita: Não serve apenas para fazer biscoitos, massas ou outro tipo de pães e doces. Também é um excelente complemento, já que pode ser adicionada a shakes de proteína, leite, molhos ou cremes para engrossar.

Qual o valor nutricional e químico da farinha de quinoa?

Como mostra a tabela abaixo, a farinha de quinoa é uma rica fonte de minerais essenciais, como o ferro, fósforo e cálcio. Este último é muito importante para prevenir a osteoporose e outros problemas nos ossos. Por sua vez, os Ômegas 3 e 6 reduzem o colesterol ruim no organismo.

Conteúdo em 100 gramas de farinha de quinoa:

Elemento Unidade Valor
Cálcio mg 181
Fósforo mg 61
Ferro mg 3,7
Retinol mcg 0
Vitamina B1 mcg 0,19
Vitamina B2 mcg 0,24
Vitamina B5 mcg 0,68

Qual a diferença entre a farinha de quinoa e outros suplementos de quinoa?

Existem várias formas de consumir a quinoa. A farinha de quinoa é somente uma delas. Os suplementos mais conhecidos são os seguintes:

  • Quinoa inteira: o próprio grão de quinoa é muito nutritivo e versátil. É, sobretudo, rico em fibras, já que todas as camadas deste grão ficam intactas. É possível incluir em diversas receitas cozidas. Existem diferentes tipos: a quinoa branca (sabor suave), a vermelha (sabor mais intenso) e a preta (sabor terroso).
  • Pó concentrado de quinoa: é muito parecido com a farinha de quinoa, mas o processo de refinamento é maior e geralmente é utilizada para enriquecer preparações prontas. Pode ser adicionada em shakes, sopas e purês. Sua qualidade nutritiva é alta, embora um pouco reduzida em fibras comparado ao grão integral ou a farinha de quinoa.
  • Cápsulas de quinoa: as cápsulas possuem pó concentrado de quinoa dentro. Mesmo sendo pobres em fibras, são ricas em minerais. Seu sabor é neutro e é aconselhado tomar com água, preferencialmente com o café da manha ou almoço.
grãos de quinoa

Os superalimentos são ricos em enzimas e estão repletos de vitaminas e minerais, que ajuda a prevenir doenças. (Fonte: Elena Schweitzer: 41509787 / 123rf.com)

Qual é a dose recomendada de farinha de quinoa?

A porção diária recomendada de farinha de quinoa é de aproximadamente 20 gramas. Entretanto, esta quantidade pode variar de acordo com as exigências do consumidor. É o mesmo para a quinoa em pó. O grão de quinoa inteira é aconselhada em porções de 50 gramas do grão cru, e em relação as cápsulas, no máximo 3 por dia.

Farinha de quinoa Quinoa em pó Quinoa em grãos Cápsulas de quinoa
Porção recomendada (diária) De 20 a 50 gramas 20 gramas 50 gramas (crua) 3 cápsulas
É necessário cozinhar? Sim Não (embora possa ser utilizado em receitas que exigem cozimento) Sim (ou deve ser germinada previamente) Não
Sabor Suave Neutro Suave, parecido com nozes Neutro
Preço Econômico Mais caro Econômico Moderado

A farinha de quinoa pode substituir a farinha de trigo?

A farinha de quinoa pode ser usada exatamente da mesma forma que a farinha de trigo ou qualquer outra farinha. A única coisa que você deve considerar é que, por não possuir glúten, a textura nas preparações não será a mesma. Mas além disso, consumir a farinha de quinoa tem muito mais nutrientes que as farinhas refinadas de trigo e é muito digestiva.

Em alguns casos, como na elaboração de pão ou outras massas, o processo funciona melhor se a farinha de quinoa for misturada com outras. Também pode ser utilizada pra fazer biscoitos com menos calorias ou crepes. Como espessante, é muito nutritiva: dissolva a farinha de quinoa com um pouco de água e depois adicione a gosto nas receitas.

Conselho de Grãos Integrais dos EUA

“Botanicamente, a quinoa está relacionada à beterraba, acelga e espinafre e, de fato, suas folhas podem ser comidas, assim como seus grãos.”

A farinha de quinoa pode ser consumida por celíacos e diabéticos?

Por não conter glúten, a farinha de quinoa é totalmente apta para aquelas pessoas que são intolerantes a este ingrediente. O consumo regular de quinoa ajuda os celíacos a recuperar a velosidade intestinal de forma muito mais rápida do que com uma dieta simples sem glúten.

Com relação a diabetes, é necessário fazer uma distinção. O grão integral de quinoa, por ser antioxidante, é adequado para pessoas diabéticas. A farinha de quinoa, entretanto, passa por um processo de refinamento e não tem o mesmo impacto no organismo. Por isso, é melhor verificar com um especialista qual a porção mais adequada para você.

Existem contra indicações para o consumo de farinha de quinoa?

A farinha de quinoa, em geral, é segura para o consumo humano. Pode ser consumida por grávidas, lactantes e crianças. De fato, apresenta vantagens em relação a outros suplementos de quinoa, como o próprio grão, que se consumido em alta quantidade pode causar mal estar digestivo devido ao seu alto conteúdo de fibras.

salada de quinoa

A versatilidade e propriedades deste alimento estão fazendo seu consumo ganhar popularidade. (Fonte: Svetlana Kolpakova: 29868445 / 123rf.com)

Toda pessoa que tiver doenças crônicas (hepática, renal ou hormonal) ou tome alguma medicação, deve consultar seu médico antes de consumir a farinha de quinoa. Assim, evitará reações adversas e interações entre o suplemento e seus medicamentos. Lembre que as indicações do fabricante não substituem as recomendações do seu médico.

Critérios de compra

Além de adquirir um tipo de farinha de quinoa com base em seus atributos nutricionais e saudáveis, existem outros critérios que influenciam na compra. Aqui nesta parte, incluímos toda a informação necessária para comparar os aspectos mais importantes a serem considerados antes de comprar a farinha de quinoa.

Certificado livre de glúten

A farinha de quinoa é muito utilizada por pessoas celíacas e intolerantes ao glúten. Mesmo que o grão de quinoa seja livre de glúten, as vezes pode ser contaminado com traços de outros cereais que possuem (trigo, cevada ou centeio). Por isso, sempre é necessário buscar o selo que certifique que o produto é adequado para celíacos e livre de glúten.

Live Science

“A maioria dos alimentos perdem seus ácidos graxos saudáveis quando oxidam, mas os nutrientes da quinoa aguentam o processo de fervura e vapor.”

Facilidade de consumo

A farinha de quinoa deve vir em embalagens seladas que permitem uma rápida integração nas suas receitas. Nas preparações que exigem um tempo de elaboração e cozimento, a farinha de quinoa escolhida deve ser adequada para ser misturada com outros ingredientes sem afetar o sabor nem a textura dos demais alimentos.

Comércio justo (Fairtrade)

O Fairtrade é uma certificação que garante que um produto foi elaborado e vendido em condições que beneficiam os produtores, comerciantes e consumidores. É relacionado com a qualidade ética de uma mercadoria e promove o desenvolvimento sustentável e o trabalho digno. Se na embalagem da farinha de quinoa tiver esse selo, com certeza é um ponto importante a ser considerado no produto.

Refinamento

É recomendável prestar atenção na informação nutricional e de produção da farinha de quinoa para ter certeza que não tenha passado por muitos processos de refinamento. Isso assegura que o produto que você está comprando não perdeu seus valores nutricionais, encontrados dentro do grão.

Quinoa seca

O grão de quinoa com o qual é feita a farinha, é obtido da planta Chenopodium quinoa e é muito nutritivo. (Fonte: Sergii Koval: 85423190 / 123rf.com)

Origem dos ingredientes

A farinha de quinoa mais saudável é aquela cultivada e produzida em lugares adequados para ela, onde estão as melhores condições orgânicas. Devemos prestar atenção que não sejam adicionados aditivos ou outros ingredientes que possam afetar o sabor, a composição nutricional e os valores químicos do grão.

Resumo

A farinha de quinoa é um superalimento que tem um enorme valor nutritivo. O fato de ser proveniente de um grão tão completo, a torna um ingrediente muito importante na dieta livre de glúten (para celíacos). Além disso, sua fácil integração com outros tipos de farinha a torna ideal para elaborar todos os tipos de receitas.

Pessoas de todas as idades podem consumir farinha de quinoa. As propriedades desta farinha são muito diversas, mas seus benefícios são destacados para pessoas com problemas cardiovasculares, digestivos, de colesterol ou hipertensão.

Se você achou este guia interessante, não deixe de compartilhar para que cada vez mais pessoas possam descobrir os benefícios da farinha de quinoa. Se preferir, deixe um comentário logo abaixo que ficaremos felizes em ajudar. Obrigado!

(Fonte da imagem destacada: Jirkaejc: 68078771 / 123rf.com)

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Redator do Saudável&Forte, Ignacio é apaixonado pelo universo dos suplementos, dos esportes e da boa-forma. No site, busca passar o conhecimento adquirido em anos de pesquisa, sempre com muito cuidado para levar informações precisar ao leitor.
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