Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

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A farinha é um ingrediente essencial no preparo de muitos pratos. É tão versátil que pode ser usado em preparações de panificação e até mesmo em refeições e sobremesas. A farinha de trigo é especialmente usada para fazer uma grande variedade de pães. Além disso, tem a vantagem de estar disponível em diferentes tipos e com diferentes valores nutricionais.

É feito por grãos de moagem. Quanto mais profundo este processo vai, mais refinado o produto se torna. Desta forma, a qualidade dos alimentos se perde, e é por isso que muitas pessoas preferem não refinar em demasia este processo. Além disso, produtos menos refinados retêm mais o sabor original do elemento base.




Mais importante

  • A farinha de trigo retém nutrientes que são frequentemente ricos em fibras, ferro e proteínas. Também algumas vitaminas, tais como a vitamina E, entre outras coisas (1). Além disso, tem propriedades que o tornam um antioxidante natural.
  • Os diabéticos são aconselhados a moderar seu consumo de farinha, especialmente de farinha branca. Ao invés disso, a farinha de trigo e a farinha integral são recomendadas, pois diminuem o índice glicêmico.
  • A farinha de trigo pode ser substituída de muitas maneiras. Uma das mais comuns é fazer farinha com bases de produtos saudáveis. Por exemplo, amêndoas ou coco (2).

Farinha de trigo: nossas recomendações

Existem variedades na fabricação de farinhas de trigo. Algumas delas contêm diferentes propriedades nutricionais, em particular alto teor de proteínas e baixo teor de sódio. Abaixo, nós selecionamos uma lista de farinhas para diferentes necessidades. Confira!

Guia de compras: O que você precisa saber sobre farinha de trigo

Na maioria das dietas, é recomendado o consumo de uma proporção mínima de nutrientes essenciais. Além disso, o objetivo é eliminar certos produtos que podem ser prejudiciais à saúde. Neste contexto, a farinha de trigo fornece valores nutricionais mais altos do que a farinha branca. É também uma opção fundamental para os veganos.

panes recien horneados

O tipo de farinha é um elemento fundamental na elaboração de cada tipo de pão. (Cifuentes: 3wMoWIXCct0/ unsplash.com)

Quais são as vantagens da farinha de trigo?

A farinha de trigo é feita através de um processo que consiste na moagem dos grãos de cereais. Para alcançar este resultado, eles devem ser peneirados várias vezes. Isto é para preservar parte da casca. É por esta razão que ele contém mais propriedades do que farinha refinada.

Como tem menos etapas de processamento, este produto contém um valor nutricional no qual as proteínas se destacam. É por esta razão que é essencial na dieta vegana substituir a carne. Também é usada na elaboração de seitan, principalmente se a farinha tiver glúten.

Vantagens
  • Tem valores nutricionais mais altos que a farinha branca
  • Reduz o índice de colesterol
  • Ajuda na digestão
  • Previne o excesso de peso
  • Reduz a taxa de doenças cardiovasculares
  • É usada para preparar todo tipo de preparações
  • Não contém agentes branqueadores
Desvantagens
  • Tem alto valor calórico
  • Algumas farinhas contêm muito glúten
  • Geralmente é mais cara que a farinha branca

Que tipos de farinha de trigo existem?

Os tipos de farinha de trigo podem ser divididos de acordo com diferentes parâmetros. Normalmente, cada tipo é usado dependendo do tipo de preparação a ser feita. Muitas farinhas de trigo podem ser usadas para coisas similares e outras permitem que você misture elementos diferentes em sua composição.

Abaixo, detalharemos os tipos que são comumente encontrados em qualquer loja. Nós também identificaremos em quais preparações eles são normalmente usados. Quanto aos tipos de força, nós os explicaremos mais tarde.

Pão ou pão ex Trigo duro ou duro Candeal Semi-folmeal Baker's
Força 200 100 150 300 100
Preparações Macias Duras Suaves e doces Bolos duros Bolos

Qual é o valor nutricional da farinha de trigo?

Estima-se que um pacote de 100g de farinha de trigo contém aproximadamente 340 calorias. Isto representa uma porcentagem de 17% da ingestão diária de uma pessoa. Essas porcentagens podem variar de acordo com o tipo de farinha de trigo, já que algumas contêm mais elementos gordurosos.

A proteína é um componente importante da farinha de trigo. Especialmente em preparações de glúten. Outros elementos comuns são fibras, ferro, magnésio e fósforo. Há também misturas que contêm vitaminas B1, B2 e B3 em pequenas proporções.

pan con harina de trigo

A farinha de alta resistência é ideal para pães que sobem e são consistentes. (Fonte: Anton: gMZNtPDqobg/ unsplash.com)

O que é força na farinha de trigo?

A força é normalmente representada por uma letra W nos pacotes. Ela representa a capacidade da massa de fermentar. Quando é mais alto, ele pode suportar uma pressão intensa de cozimento. Assim, farinhas com alta resistência são utilizadas em preparações que requerem tempo de cozimento prolongado.

A capacidade de identificar farinhas em força também é representada pelo número 0. Estes podem ser identificados até o parâmetro 0000. Isso indica que quanto maior o 0, menor o refinamento. Desta forma, receitas com poucos 0's serão úteis para preparações difíceis.

0 00 000 0000
Nível de força Muito grande Grande Média Baixa
Preparações comuns Sourdough Pães Pastas Biscoitos
Valor da proteína Mais de 15% 12% 10% 10%

O que eu posso cozinhar com farinha de trigo?

Há muitas receitas que podem ser feitas com farinha de trigo (3). Nós só precisamos pensar em que tipo devemos usar. Se estamos pensando em pães, podemos usar farinhas de alta resistência para torná-los duros ou farinhas de baixa resistência para torná-los leves.

Se estamos pensando em alternativas saudáveis, podemos fazer preparações com farinha semi-grosada ou sem glúten. Se estamos procurando uma dose alta de proteína, como o seitan, podemos fazer preparações com farinhas que retêm o glúten. Em resumo, há muitas alternativas, graças à variedade de tipos de farinha.

Quanto glúten há na farinha de trigo?

Esta porcentagem varia de acordo com o tipo de farinha. Aqueles com altos níveis de força tendem a ter mais glúten. Conseqüentemente, eles têm um valor proteico mais alto. Isto pode ser um problema para pessoas com doença celíaca (4) ou intolerância ao glúten. Entretanto, é um benefício em veganos substituir a proteína animal (5).

O glúten na farinha de trigo às vezes atinge valores muito próximos de 20%. É necessário, portanto, prestar atenção ao valor nutricional. Esses valores às vezes vêm de processos artificiais para aumentar o crescimento das plantas de trigo. Isto tem o efeito de desnaturar o produto sem medir as conseqüências.

Organização Mundial da Saúde
"Alimentos rotulados como 'sem glúten' devem a partir de agora não conter trigo, centeio, cevada ou aveia. Além disso, seu nível de glúten deve ser inferior a 20 miligramas por quilo"

A farinha de trigo é recomendada para diabéticos?

Para pessoas com diabetes, é recomendado o uso de farinha de trigo integral ou semi-inteira. Isto é porque contém uma proporção maior de fibra. Isto faz com que o corpo demore mais tempo para consumir carboidratos. Deve-se levar em conta que os carboidratos no sangue são transformados em açúcar.

O consumo de açúcar em diabéticos deve ser moderado e os carboidratos devem ser consumidos em menor escala. Portanto, consumir farinhas refinadas ou farinhas com pouca fibra e muitos carboidratos é prejudicial aos diabéticos. Por outro lado, temos algumas variantes, tais como farinha de amêndoa, farinha de aveia e farinha de grão de bico.

Como posso substituir a farinha de trigo?

Há muitas maneiras de substituir a farinha de trigo. A maioria envolve a criação do pó a partir da moagem de um tipo de cereal importante. Como estes substitutos são feitos de produtos naturais, eles retêm propriedades que são muito importantes para fortalecer o corpo.

Este é o caso da farinha de coco, que contém antivirais que ajudam nosso sistema imunológico. A farinha de amêndoa é rica em vitamina E e é livre de glúten. A farinha de quinoa é rica em proteínas e ferro. Finalmente, uma das mais conhecidas é a farinha de aveia. Ela regula o açúcar no sangue e reduz o colesterol ruim.

hombre cocinando con harina de trigo

A farinha de trigo pode ser substituída por outros cereais moídos. (Fonte: Nishant: 2494646/ pexels.com)

Critérios de compra

Certos parâmetros devem ser considerados ao comprar farinha de trigo. Isto dependerá de uma série de questões, tais como se precisamos cuidar de nossa saúde ou qual receita planejamos fazer.

Qualidade nutricional

Os ingredientes contidos na farinha de trigo são um fator chave para muitas pessoas. Eles são essenciais para aqueles que estão interessados em ter uma dieta balanceada. Também para veganos ou para aqueles com problemas de saúde.

Esta é a razão pela qual os veganos geralmente optam pela farinha integral ou semi-granulada. Isto é por causa da quantidade de proteína. Os celíacos, por outro lado, procuram por preparações sem glúten. Por outro lado, para produtos assados, muitos consideram a força da farinha como um fator determinante.

Preparações

Há muitas receitas que podem ser feitas com farinha de trigo. Principalmente, ele é usado para fazer produtos contendo muita massa. Por exemplo, pães, pizzas e biscoitos, entre outros. Também produtos onde a massa é feita de uma forma mais fina, como tagliatelle, ravioli e macarrão.

Quanto às sobremesas, podem ser feitas preparações onde a farinha é misturada com outros elementos. Exemplos comuns disto são brownies e bolos de cenoura. Esta farinha também pode ser usada para fazer bases, que podem ser recheadas e derramadas como panquecas.

Existem vários tipos de farinha de trigo e os valores variam muito.

Alergênios

Geralmente, as pessoas alérgicas à farinha de trigo são pessoas intolerantes ao glúten. Este é um tipo de proteína encontrada no trigo e danifica a mucosa do intestino delgado em algumas pessoas. Isso porque seu corpo não pode processar esse produto facilmente.

As pessoas alérgicas ao trigo têm um organismo que ataca as proteínas uma vez que elas são consumidas. Isto porque eles o vêem como um produto invasivo e perigoso. O problema é que há tantos alimentos no mercado que contêm trigo. Portanto, é aconselhável buscar aconselhamento adequado para evitar problemas.

Resumo

A farinha de trigo é um ingrediente essencial em muitos tipos de receitas. Ele pode ser usado para fazer tudo, desde produtos muito texturizados e pesados até produtos muito leves. Além disso, ao contrário da farinha branca, ela retém nutrientes, pois contém menos processamento.

Também deve ser lembrado que existem diferentes tipos de farinha de trigo. Alguns são especiais para certos produtos. Assim, devemos considerar que podemos fazer receitas mais ricas com uma determinada farinha.

(Fonte da imagem em destaque: 326082/ pexels.com)

Referências (5)

1. Aguilar MJR, De Palmo P, Bressani R. Desarrollo de un producto de panificación apto para el adulto mayor a base de harina de trigo y harina de arroz. Scielo [Internet]. 2004 [citado 17 de marzo de 2021].
Fonte

2. Libro de recetas Philips. Philips [Internet]. 2004 [citado 17 de marzo de 2021].
Fonte

3. KitchenAis Libro de cocina. KitchenAid [Internet]. 2004 [citado 17 de marzo de 2021].
Fonte

4. Cortizas M. Recetas Queridas. Maizena [Internet]. 2004 [citado 17 de marzo de 2021].
Fonte

5. De La Vega Ruiz G. Proteínas de la harina de trigo: clasificación y propiedades funcionales. Temas de Ciencia y Tecnología [Internet]. 2009 [citado 17 de marzo de 2021].
Fonte

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Artigo científico
Aguilar MJR, De Palmo P, Bressani R. Desarrollo de un producto de panificación apto para el adulto mayor a base de harina de trigo y harina de arroz. Scielo [Internet]. 2004 [citado 17 de marzo de 2021].
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Livro
Libro de recetas Philips. Philips [Internet]. 2004 [citado 17 de marzo de 2021].
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Livro
KitchenAis Libro de cocina. KitchenAid [Internet]. 2004 [citado 17 de marzo de 2021].
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Livro
Cortizas M. Recetas Queridas. Maizena [Internet]. 2004 [citado 17 de marzo de 2021].
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Pesquisa científica
De La Vega Ruiz G. Proteínas de la harina de trigo: clasificación y propiedades funcionales. Temas de Ciencia y Tecnología [Internet]. 2009 [citado 17 de marzo de 2021].
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