Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

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Os produtos sem glúten estão se tornando cada vez mais populares. Eles passaram de estar apenas nas prateleiras das lojas de alimentos saudáveis para serem encontrados em todos os supermercados. Eles são recomendados principalmente para pessoas que são intolerantes ao glúten, devido a uma doença ou desordem.

Entretanto, hoje em dia há muitas pessoas que consomem produtos sem glúten para alcançar um estilo de vida saudável. Mas é verdade que estes produtos são mais saudáveis? Neste artigo, nós contamos tudo o que você precisa saber sobre farinha sem glúten. Continue lendo!




O mais importante

  • Farinha sem glúten é a farinha feita de ingredientes e processos que são livres de glúten (um grupo de proteínas ricas em prolaminas).
  • A farinha sem glúten é medicamente indicada para pessoas com doenças e/ou distúrbios de saúde específicos. Seu impacto sobre a saúde das pessoas que não sofrem com eles não foi comprovado.
  • Nós podemos classificar farinhas sem glúten como sendo feitas de cereais, pseudocereais, leguminosas, tubérculos e nozes.

Farinha sem glúten: nossa recomendação dos melhores produtos

Nossa seleção de farinhas sem glúten inclui as quatro melhores opções disponíveis no mercado. Ao comprar, sugerimos que você considere o valor nutricional deles e se eles são certificados como livres de glúten, entre outras coisas. A escolha depende de suas necessidades e preferências. Nesta seção, nós lhe damos nossas recomendações.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre a farinha sem glúten

A farinha sem glúten é amplamente consumida por um número crescente de pessoas. Eles não o fazem necessariamente por aconselhamento médico, mas por sua própria vontade. Mas isso é uma coisa boa? A seguir vamos responder a esta e muitas outras perguntas. Vamos começar!

A certificação sem glúten é muito importante para farinhas para pessoas para as quais a ingestão de glúten é contra-indicada. (Fonte: Dolgachov: 126357531/ 123rf)

O que é farinha sem glúten?

A farinha sem glúten é feita de ingredientes naturalmente sem glúten. Glúten é o grupo de proteínas ricas em prolamina encontradas no trigo, cevada e centeio. É um composto amplamente utilizado pela indústria alimentícia por suas características físico-químicas. Isto leva à melhoria dos produtos e à redução dos custos de produção (1).

Quem deve comer farinha sem glúten?

A maioria das pessoas é capaz de consumir produtos que contêm glúten. No entanto, há um grupo de pessoas para quem a farinha sem glúten não é recomendada. Por exemplo, aqueles com doença celíaca e doenças de pele como a dermatite herpetiforme. Também aqueles com síndrome do intestino irritável e diabetes tipo 1, entre outros (1).

Que tipos de farinhas sem glúten existem?

Atualmente, o mercado oferece uma grande variedade de farinhas sem glúten. A principal diferença entre eles é sua origem e os benefícios associados a eles. A escolha final cabe ao consumidor, dependendo de suas necessidades.

Aqui estão os vários tipos e subtipos de farinhas sem glúten

  • Farinha de cereais: Sorgo, teff, arroz integral e aveia.
  • Farinhas de Pseudocereais: trigo sarraceno e amaranto.
  • Farinhas de leguminosas: Grão de bico e soja.
  • Farinha de tubérculos: Tapioca e batata.
  • Farinhas de nozes : amêndoas, coco e castanhas.

Quais são os benefícios da farinha sem glúten?

Os vários benefícios da farinha sem glúten podem ser derivados de cereais, pseudo-cereais, tubérculos ou frutas secas. Abaixo, vamos descrever os benefícios das 4 farinhas preferidas pelos usuários da internet.

Type Subtype Benefícios
Nutty Farinha de amêndoa Contém minerais como ferro, magnésio, cálcio, potássio, cobre e manganês. É também uma fonte de vitamina E e gorduras monoinsaturadas (2).
Cereal Teff Seu alto teor de proteínas e fibras pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, reduzir o apetite e ajudar na perda de peso. Além disso, contém vitamina C e mais cálcio do que qualquer outro grão (3).
Nutty Farinha de Coco Seu alto teor de ácido láurico de gorduras saturadas pode fornecer energia e, em combinação com fibras, ajudar a reduzir o colesterol ruim e manter níveis saudáveis de açúcar no sangue(4).
Pseudocereal A farinha de Amaranth É rica em fibras, proteínas e micronutrientes como manganês, magnésio, fósforo, ferro e selênio. Estes contribuem para o funcionamento do cérebro, a melhoria do sistema esquelético e a síntese de DNA (5).

Como usar corretamente a farinha sem glúten na cozinha

Substituir farinha simples por farinha sem glúten não é tão simples. Especialmente quando se trata de bolos ou massas que requerem uma certa textura. O glúten é tipicamente o que dá consistência à nossa mistura. Também ajuda a massa a subir. No entanto, há quatro dicas que podemos seguir para ainda alcançarmos resultados bem sucedidos. Abaixo, nós lhe contamos sobre eles

  1. Farinha: É melhor usar misturas de várias farinhas sem glúten.
  2. Use recipientes com forma ou "murados": É difícil para farinhas sem glúten manter sua forma. Portanto, é recomendado o uso de recipientes com a forma que você quer que seu bolo mantenha.
  3. Considere adicionar gomas: Isto ajudará a imitar o efeito do glúten até certo ponto. Tente adicioná-lo em pequenas quantidades. Tipicamente, 1/4 a 1/8 colher de chá de goma por xícara de farinha sem glúten é usada. No entanto, se você estiver usando uma mistura comercial de farinha sem glúten, não deixe de ler os ingredientes. Alguns já o incluem.
  4. Esteja ciente dacontaminação cruzada: Isto ocorre quando um alimento sem glúten entra em contato com glúten de outra fonte. É aconselhável, portanto, ter utensílios separados para o preparo de seus alimentos sem glúten. Ou limpe bem seus utensílios gerais para minimizar este risco.

Farinha sem glúten é farinha feita de ingredientes e processos sem glúten. (Fonte: Hofacker: 83386428/ 123rf)

A alimentação sem glúten é mais saudável do que a alimentação normal?

Uma dieta sem glúten pode ser uma forma saudável de comer. Depende sempre dos alimentos sem glúten que você escolher. Também depende da freqüência com que você os come e dos outros alimentos que você inclui em sua dieta (6).

Alimentos sem glúten podem ser úteis para as pessoas com as condições de saúde mencionadas acima. Além disso, há poucas evidências de que uma dieta livre de glúten oferece benefícios específicos à saúde (6).

Na verdade, muitos produtos produzidos comercialmente são ricos em carboidratos refinados, gordura, açúcar e sal. Assim como muitos alimentos comercialmente produzidos sem glúten são menores em proteínas do que seus equivalentes convencionais (6).

Portanto, só porque é livre de glúten não significa automaticamente que é mais saudável. É importante verificar os detalhes de cada produto e tomar sua decisão, considerando os nutrientes específicos que seu corpo precisa em cada caso.

Critérios de compra

A compra da farinha sem glúten certa pode fazer a diferença entre agregar valor à sua dieta. Preste atenção aos seguintes critérios de compra para escolher uma farinha sem glúten que irá beneficiar sua dieta.

Contribuição nutricional

Da mesma forma, a base da qual a farinha é obtida determina os nutrientes que ela irá fornecer. Portanto, é melhor escolher de acordo com as necessidades do seu corpo. Uma boa referência pode ser um exame médico ou pedir uma recomendação a um especialista em saúde.

Os produtos sem glúten estão se tornando cada vez mais populares. (Fonte: Dolgachov: 83781672/ 123rf)

Certificação sem glúten

Existem várias certificações sem glúten. Estas certificações são usadas para verificar a produção correta de um produto sem glúten e para garantir sua contribuição para a saúde. Estes incluem a Association of European Coeliac Societies (AOECS), que oferece a certificação do símbolo do grão cruzado, e a AIB International com o Programa de Certificação Sem Glúten.

Certificações orgânicas

Farinha é a farinha cujos insumos foram cultivados organicamente. Em outras palavras, ele é cultivado sob um sistema agrícola que visa alcançar a mais alta qualidade. Mas respeitando o meio ambiente e preservando a fertilidade do solo.

A escolha ou não da farinha orgânica depende das preferências pessoais sobre as práticas agrícolas. Também depende de como estes têm um impacto sobre a nossa saúde.

Vegan ou não

Neste caso, nos referimos à escolha entre farinha convencional sem glúten e farinha que não contém nenhum animal ou produto derivado de animais.

Novamente, esta escolha é baseada na preferência pessoal. Em nenhum caso se pode afirmar com certeza que haja um benefício maior para a saúde.

Com ou sem conservantes

Os conservantes podem ajudar a prolongar a vida útil do produto. No caso da farinha sem glúten, eles têm sido frequentemente usados para imitar o sabor e a textura das farinhas convencionais.

Os conservantes mais comumente usados são os lipídios para garantir que os alimentos mantenham uma textura similar. Ou um teor maior de gordura hidrogenada ou gordura saturada para dar estabilidade à massa. Entretanto, também há marcas que comercializam farinhas sem nenhum tipo de aditivo (7).

Resumo

A farinha sem glúten pode ser uma opção ideal para pessoas que são intolerantes ao glúten, devido a distúrbios ou doenças. Entretanto, para todos os outros, não foi totalmente comprovado que tenha impactos positivos na saúde.

Portanto, sua ingestão é opcional para aqueles que não são intolerantes ao glúten. Além disso, para evitar um efeito adverso, deve ser considerado com quais produtos ele é acompanhado.

Se você achou este guia útil, compartilhe-o em suas redes ou deixe-nos um comentário. Até breve!

(Fonte da imagem em destaque: Hofacker: 122261462/ 123rf)

Referências (7)

1. Virginia Estévez MA. La dieta sin gluten y los alimentos libres de gluten. Revista Chilena de Nutrición. 2016;43.
Fonte

2. Gebremariam MM, Becker T, Zarnkow M. Teff (Eragrostis tef) as a raw material for malting, brewing and manufacturing of gluten-free foods and beverages: a review. Journal of Food, Science and Technology. 2012;51.
Fonte

3. Gebremariam MM, Becker T, Zarnkow M. Teff (Eragrostis tef) as a raw material for malting, brewing and manufacturing of gluten-free foods and beverages: a review. Journal of Food, Science and Technology. 2012;51.
Fonte

4. W A, A D. Coconut fats. Ceylon Medical Journal. 2006;51.
Fonte

5. Galan MG, Drago SR, Armada, M., & González José, R. Iron, zinc and calcium dialyzability from extruded product based on whole grain amaranth (Amaranthus caudatus and Amaranthus cruentus) and amaranth/Zea mays blends. International Journal of Food Sciences and Nutrition . 2013;64(4).
Fonte

6. Nelson JK. ¿Una alimentación sin gluten es saludable para alguien que no tiene celiaquía o sensibilidad al gluten? [Internet]. Mayo Clinic. 2020. Available from: https://www.mayoclinic.org/es-es/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/is-gluten-free-healthy/faq-20348653
Fonte

7. Sciarini, LS. Estudio del efecto de diferentes aditivos sobre la calidad y la conservación de panes libres de gluten [thesis]. Repositorio Institucional de la UNLP; 2011.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudo científico
Virginia Estévez MA. La dieta sin gluten y los alimentos libres de gluten. Revista Chilena de Nutrición. 2016;43.
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Estudo científico
Gebremariam MM, Becker T, Zarnkow M. Teff (Eragrostis tef) as a raw material for malting, brewing and manufacturing of gluten-free foods and beverages: a review. Journal of Food, Science and Technology. 2012;51.
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Estudo científico
Gebremariam MM, Becker T, Zarnkow M. Teff (Eragrostis tef) as a raw material for malting, brewing and manufacturing of gluten-free foods and beverages: a review. Journal of Food, Science and Technology. 2012;51.
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Estudo científico
W A, A D. Coconut fats. Ceylon Medical Journal. 2006;51.
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Estudo científico
Galan MG, Drago SR, Armada, M., & González José, R. Iron, zinc and calcium dialyzability from extruded product based on whole grain amaranth (Amaranthus caudatus and Amaranthus cruentus) and amaranth/Zea mays blends. International Journal of Food Sciences and Nutrition . 2013;64(4).
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Site oficial
Nelson JK. ¿Una alimentación sin gluten es saludable para alguien que no tiene celiaquía o sensibilidad al gluten? [Internet]. Mayo Clinic. 2020. Available from: https://www.mayoclinic.org/es-es/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/is-gluten-free-healthy/faq-20348653
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Estudo científico
Sciarini, LS. Estudio del efecto de diferentes aditivos sobre la calidad y la conservación de panes libres de gluten [thesis]. Repositorio Institucional de la UNLP; 2011.
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