Ultima atualização: 19 de outubro de 2021

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Você já ouviu dizer que o ferro tem um papel central para o seu corpo e saúde? Mas você não tem certeza de quanto ferro você precisa tomar por dia ou qual conteúdo de ferro é ideal e gostaria de aprender mais sobre a base científica e os critérios necessários para comprar suplementos de ferro?

Então você veio ao lugar certo. Nós lhe forneceremos todas as informações que você precisa sobre o ferro. Você não só aprenderá o que é o ferro, mas também porque ele desempenha um papel tão importante no corpo humano, que sintomas podem ocorrer e que conteúdo de ferro é ótimo e mais.




O mais importante

  • O ferro é um elemento importante para o corpo humano e, portanto, desempenha um papel central. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio.
  • A quantidade de ferro que uma pessoa deve consumir por dia varia de acordo com o sexo e a idade. Mulheres grávidas e amamentando precisam ingerir mais ferro.
  • Você pode complementar sua ingestão de ferro não apenas com comprimidos, cápsulas ou pó, mas também com certos alimentos. Frutas e vegetais, assim como carne, vêm em primeiro lugar. Produtos lácteos, café, chá verde e outros devem ser evitados.

Ferro: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de comprar ferro

O que é ferro?

O ferro, também chamado de super elemento, é responsável pelo transporte de oxigênio no corpo humano e é, portanto, muito importante. Ele é absorvido através de alimentos ou outras ajudas, como comprimidos de ferro, cápsulas de ferro ect. Aqui, deve-se tomar cuidado para evitar uma deficiência de ferro, bem como um excedente de ferro. (1)

Quando os valores de ferro são muito baixos?

É claro, os valores dependem muito da idade e do sexo. Entretanto, o valor de ferritina do soro deve estar entre 30 e 450 microgramas por litro; todos os valores abaixo de 30 microgramas por litro indicam uma deficiência de ferro. Uma deficiência de ferro pode ter sérias conseqüências, como a anemia. Aqui a concentração de hemoglobina tem um papel central. O valor para as mulheres é de 12 g/dl e 13 g/dl para os homens. (2, 3)

Quando os valores de ferro são muito altos?

Uma coisa é certa - quando os níveis de ferro estão muito altos, você não deve apenas olhar para ele e evitá-lo. Em uma pessoa saudável, há 5 gramas de ferro no sangue. (4)

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Para manter-se saudável, você deve definitivamente prestar atenção aos níveis adequados de ferro. Uma deficiência de ferro, assim como um excedente de ferro, não têm boas conseqüências.
(Fonte de imagem: unsplash.com/online-marketing)

Com um excedente de ferro, o excesso de ferro pode ser depositado nos órgãos, o que pode levar a sintomas de envenenamento no fígado, por exemplo. O excesso de ferro pode causar dor no peito ou nas articulações.

Alguns estudos estão atualmente especulando se os níveis de ferro considerados normais não são muito altos afinal de contas (5)

De quanto ferro uma pessoa precisa por dia?

É importante que você tome a dose certa de ferro. É claro, o valor varia de acordo com sua idade e sexo. Para ajudá-lo a entender quantos mg de ferro você deve ganhar por dia, nós preparamos uma tabela para você.

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[/tablex] (6)

Idade Feminino Masculino
0 a 4 meses 0.5 mg 0.5 mg
4 a 12 meses 8 mg 8 mg

Como o ferro funciona?

Como já mencionado, o ferro é responsável pelo transporte de oxigênio no sangue e nos músculos e, portanto, é também muito importante para a nossa saúde. Quando há um excedente de ferro, o excesso de ferro é depositado sobre os órgãos. O fígado e o músculo cardíaco são particularmente afetados. O fígado e o músculo cardíaco desempenham um papel central em nossa saúde. Portanto, você deve se certificar de evitar um excedente de ferro, assim como uma deficiência de ferro.

Quanto custam os suplementos de ferro?

Existem diferentes suplementos de ferro na forma de cápsulas, comprimidos e pó. Os preços variam consideravelmente, dependendo da marca. Cápsulas e comprimidos bem conhecidos e bem revisados podem ser adquiridos por apenas 10 euros.
Cápsula Tabletes Pó

de cerca de 10 euros; de cerca de 10 euros; de cerca de 15 euros

Você também pode comprar cápsulas de ferro mais baratas na drogaria por cerca de 4 euros

Quais efeitos colaterais o ferro pode ter?

Apesar de o ferro ser tão importante para o corpo humano, ele tem alguns efeitos colaterais. Com o ferro, os seguintes efeitos colaterais podem ocorrer

  • Problemas gastrintestinais
  • Náusea
  • Constipação
  • Queimadura Cardíaca
  • Vomitando

pode ocorrer. Por esta razão, você deve ter cuidado com a ingestão e a dose de diferentes suplementos de ferro. Portanto, é melhor informar-se completamente antes de usar essas preparações e ter controle total sobre a dosagem.

Decisão: Que tipos de ferro estão lá e qual é o mais adequado para você?

Existem 3 tipos diferentes de suplementos de ferro que nós selecionamos para você. Aqui você pode escolher qual das preparações é mais adequada para você. Você pode escolher entre

  • Ferro em pó
  • Cápsulas de ferro
  • Pastilhas de ferro

Todas as variações são adequadas para complementar o seu conteúdo de ferro. As vantagens e desvantagens do pó de ferro, cápsulas de ferro e pastilhas de ferro estão listadas abaixo. Com base nas vantagens e desvantagens, você pode decidir qual opção pode ser a melhor para você.

Quais são as características do pó de ferro e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Os pós que podem ser usados para tomar ferro geralmente têm um sabor doce - na maioria das vezes laranja. Elas também são fáceis de tomar porque não são cápsulas ou comprimidos. Como é possível levar este pó de ferro com um pouco de água, ele é ideal para quem está em movimento. Além disso, o efeito é mais rápido do que com as preparações convencionais de ferro, pois é uma substância líquida.

Vantagens
  • Doce sabor
  • Fácil de tomar
  • Efeito mais rápido
Desvantagens
  • Não para todos os gostos
  • Mais caro

Além das vantagens, o pó de ferro também tem desvantagens. O sabor do pó não é para todos. É claro que você também pode não gostar. Além disso, os bastões são mais caros do que as preparações convencionais. Uma embalagem destinada a um mês pode custar tanto quanto uma embalagem de pastilhas de ferro destinada a dois ou três meses. Naturalmente, depende do fabricante e de sua qualidade.

Quais são as vantagens e desvantagens das cápsulas de ferro?

Uma das vantagens é que a cápsula não tem sabor próprio devido a sua casca. Este poderia ser um ponto positivo para muitas pessoas sensíveis ao paladar. Também é importante mencionar que as cápsulas de ferro são geralmente baratas. Você pode comprar pacotes por um, dois ou até três meses sem gastar muito dinheiro. Os suplementos de ferro também podem ter vários efeitos colaterais, tais como dores de estômago, mas as cápsulas são suaves no estômago porque liberam o ingrediente ativo gradualmente.

Vantagens
  • Sem sabor próprio
  • Barato
  • Fácil no estômago
Desvantagens
  • Engula inteiro
  • Cápsula feita de gelatina

Entretanto, as cápsulas de ferro também têm algumas desvantagens. Por ser uma cápsula, a cápsula é tomada como um todo sem a possibilidade de separá-la. A casca da cápsula geralmente consiste de gelatina, que pode ser feita de carne de porco, vaca ou peixe. Portanto, as cápsulas de ferro não são adequadas para vegetarianos e muçulmanos estritamente devotos.

Quais são as características das pastilhas de ferro e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Os comprimidos são fáceis de serem dosados individualmente. Como as pastilhas podem ser separadas, é possível ter controle sobre a dosagem do ferro. Assim como as cápsulas de ferro, é importante mencionar que as pastilhas de ferro são geralmente baratas. Você também pode comprar pacotes por um, dois ou até três meses sem gastar muito dinheiro e repassar seu orçamento.

Vantagens
  • Dosagem fácil
  • Barata
Desvantagens
  • Problemas de estômago
  • superfície áspera

As pastilhas de ferro também vêm com desvantagens. Uma delas seria que ela entrasse em vigor imediatamente. À primeira vista parece bom, é claro, mas não é necessariamente gentil de estômago para baixo. É claro, depende de quais comprimidos você escolher. Algumas pastilhas de ferro podem ter uma superfície rugosa, o que pode fazer com que a pastilha fique presa na garganta por um curto período de tempo. Para as pessoas que não gostam de tomar comprimidos, isto pode ser um verdadeiro negativo.

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar suplementos de ferro

A seguir mostraremos quais aspectos você pode usar para decidir entre as muitas cápsulas, comprimidos e pós de ferro possíveis. Os critérios que você pode usar para comparar pastilhas de ferro umas com as outras incluem:

Nos parágrafos seguintes, explicaremos o que é importante nos critérios individuais.

Dosagem

Você pode comprar cápsulas de ferro, comprimidos ou pó em diferentes dosagens. Você pode usar comprimidos de alta dose, por exemplo, mas aconselhamos que você fale com seu médico antes de usá-los. A maioria das cápsulas/tabelas de ferro tem um teor de ferro entre 14 e 20 mg, o que é considerado normal.

Form

A forma de suplementos de ferro também desempenha um papel importante. Antes de comprar, você deve decidir por si mesmo se você pode tomar grandes cápsulas ou comprimidos. Então você geralmente pode comprar qualquer preparação. Entretanto, se você é uma das pessoas que tem problemas para engolir comprimidos ou cápsulas maiores, é aconselhável se informar antes de comprar.

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Tome as pastilhas ou cápsulas de ferro pelo tempo que você precisar. Para evitar parar este processo porque você tem problemas para tomar os comprimidos, preste atenção no tamanho e na forma.
(Fonte da imagem: unsplash.com/pawel czerwinski)

Aqui você pode procurar alternativas como pó ou cápsulas e comprimidos menores ou mais fáceis de tomar.

Ingredientes ativos

Os diferentes suplementos de ferro têm ingredientes ativos diferentes. Estes podem ser vitamina C, vitamina B12 e biotina, com vitamina B12 e biotina como um bônus. Biotina também é um verdadeiro bônus para pele e cabelo, então seria ideal se você adquirisse um suplemento de ferro com biotina.

Vegan

Um ponto interessante para os veganos entre vocês. Existem várias cápsulas de ferro, comprimidos e pós que também são vegan. Normalmente os comprimidos, cápsulas e pós vegan são rotulados com as informações.

Fatos que vale a pena conhecer sobre o ferro

Se você leu este artigo até agora, você já reuniu informações suficientes sobre o ferro. Agora queremos mostrar a você quais alimentos contêm ferro. Nós também mostraremos a você como e quando é melhor tomar suplementos de ferro.

Em quais alimentos o ferro ocorre naturalmente?

Naturalmente, você também pode obter ferro de passar de vários alimentos. Um dos melhores alimentos com uma boa fonte de ferro é a carne escura.

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A carne é um dos melhores alimentos que você pode comer. Aqui você pode escolher entre pudim preto, fígado de porco. Presunto de carne e mais.
(Fonte de imagem: unsplash.com/nodo gráfico)

Alimentos contendo vitamina C, tais como frutas e vegetais, também são boas fontes de ferro. Estes incluem ervilhas, lentilhas, maçãs, espinafres, melões e outros. Nozes e sementes também são extremamente úteis na absorção do ferro. (7)

Para uma boa absorção do ferro, você deve evitar café, chá preto e verde e produtos lácteos

Nós também preparamos um vídeo para você que descreve quais alimentos você pode comer e em quais quantidades.

Quando e como você deve tomar suplementos de ferro?

Suplementos de ferro devem ser tomados de estômago vazio, se possível. Pela manhã você deve tomar sua cápsula ou comprimido, conforme o caso, cerca de uma hora antes do café da manhã. Se você esquecer de tomá-lo pela manhã, você também pode tomar ferro durante o dia, mas isto deve ser feito duas horas antes das refeições. (8)

Fonte da imagem: Trojanowski/ 123rf.com

Referências (8)

1. Was ist Eisen, Dr. med. Andrea Reiter , Eva Rudolf-Müller, 3. April 2019
Fonte

2. Eisenmangelanämie, Ferritin, Transferrin, Dr.med. Kerstin Lehermayr, Dr. med. Lisa Demel, Univ. Prof. Dr. med. Christoph Gasche, August 2015
Fonte

3. Eisenmangel Folgen, Blutarmut(Anämie), Leben Energie Eisen, Dr. Christian Schuberth, Wien Allgemeinmediziner & Eisenexperte
Fonte

4. Was geschieht beim Eisenüberschuss?, Landesärztekammer Baden-Württemberg, 29.10.2002
Fonte

5. Eisenpräparate: - zu viel Eisen kann schaden, Gesundheitsberatung, Dipl. oec. troph. Stefan Weigt, S. UGB-Forum 5/96, S. 282-284
Fonte

6. Eisenmangel – Informationen und Studien zum Thema Eisen, Vitalinstitut
Fonte

7. Eisenhaltige Lebensmittel, Was muss ich essen, um meinen Eisenbedarf zu decken?, Dr. Christian Schuberth, Wien Allgemeinmediziner & Eisenexperte
Fonte

8. Eisenmangelanämie - Eisen richtig einnehmen, Dr. Katharina Kremser, 16.10.2017
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Ärztliche Fachliteratur
Was ist Eisen, Dr. med. Andrea Reiter , Eva Rudolf-Müller, 3. April 2019
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Medizinisches Review
Eisenmangelanämie, Ferritin, Transferrin, Dr.med. Kerstin Lehermayr, Dr. med. Lisa Demel, Univ. Prof. Dr. med. Christoph Gasche, August 2015
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Artikel vom Doktor
Eisenmangel Folgen, Blutarmut(Anämie), Leben Energie Eisen, Dr. Christian Schuberth, Wien Allgemeinmediziner & Eisenexperte
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Artikel vom Arzt
Was geschieht beim Eisenüberschuss?, Landesärztekammer Baden-Württemberg, 29.10.2002
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Wissen­schaft­liche Erkennt­nisse
Eisenpräparate: - zu viel Eisen kann schaden, Gesundheitsberatung, Dipl. oec. troph. Stefan Weigt, S. UGB-Forum 5/96, S. 282-284
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Studie
Eisenmangel – Informationen und Studien zum Thema Eisen, Vitalinstitut
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Artikel vom Arzt
Eisenhaltige Lebensmittel, Was muss ich essen, um meinen Eisenbedarf zu decken?, Dr. Christian Schuberth, Wien Allgemeinmediziner & Eisenexperte
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Artikel vom Arzt
Eisenmangelanämie - Eisen richtig einnehmen, Dr. Katharina Kremser, 16.10.2017
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