Imagem de frutas.
Ultima atualização: 15 de abril de 2021

Quem sofre com constipação deve aumentar o consumo de frutas para soltar o intestino. Essas frutas possuem um grande volume de fibras e água, essa combinação aumenta a formação de vezes, acelera o trânsito intestinal e facilita a evacuação.

Além desses benefícios, tais frutas proporcionam sensação de saciedade, aceleram o metabolismo e auxiliam na perda de peso, podendo ser consumidas diariamente. Continue a leitura para descobrir quais são essas frutas e como consumi-las.




Primeiro, o mais importante

  • Um intestino saudável é capaz de absorver melhor os nutrientes fornecidos pelos alimentos e colonizar a flora intestinal com bactérias benéficas para a saúde.
  • Essas frutas podem ser consumidas diariamente, sejam frescas, misturadas com outras frutas ou batidas com água ou leite.
  • Essas frutas podem ser utilizadas para soltar o intestino de homens e mulheres de todas as idades. Bebês e crianças também podem consumir, mas com moderação para não provocar diarreia.

Frutas que soltam o intestino: Quais são as melhores para constipação

Sofre de constipação? Então você precisa mudar alguns hábitos, a começar pela alimentação. É fundamental consumir frutas que soltam o intestino e beber muita água. Continue a leitura para aprender como regular o intestino de maneira saudável.

Imagem de uma mulher comendo frutas.

Algumas frutas auxiliam no bom funcionamento do intestino. (Fonte: Nathan Cowley/ Pexels.com)

O que é constipação e quais são as causas desse problema?

A constipação consiste na dificuldade de evacuar. O ideal é que você consiga ir ao banheiro pelo menos três vezes por semana, caso contrário é motivo de preocupação. Para reverter a situação, você deve identificar a causa do problema.

Geralmente, a prisão de ventre está associada ao baixo consumo de fibra alimentar, substância responsável pela formação de fezes e pela movimentação do intestino.

Quando você consome pouca fibra e não bebe água suficiente, as fezes se tornam ressecadas, aumentando o trânsito intestinal e diminuindo a frequência das evacuações.

Quais são as melhores frutas para soltar o intestino?

Alguns alimentos, principalmente frutas, são ricos em fibra alimentar e água, fundamentais para aumentar o volume de fezes e facilitar o trânsito intestinal. Essas frutas devem ser consumidas diariamente:

  • Mamão é rico em papaína, uma enzima que facilita a digestão de proteínas, aumenta a absorção de nutrientes e auxilia na digestão. O mamão formosa é ainda mais laxativo que o mamão papaia, pois possui o dobro de fibras.
  • Laranja fornece muita água que serve para hidratar o intestino e amolecer as fezes. No entanto, é fundamental consumir laranja com bagaço, pois a concentração de fibra é maior nessa parte da fruta.
  • Ameixa é uma das principais frutas com efeito laxativo, pois é rica em fibras, estimula o movimento natural do intestino e a absorção de água pelo organismo. Você pode consumir ameixa fresca ou ameixa seca.
  • Acerola é uma fruta riquíssima em nutrientes. Além da alta concentração de fibras, essa fruta fornece muita vitamina C.
  • Abacate fornece fibras e gorduras boas para o organismo, que amolecem as fezes e facilitam a passagem do cocô pelo intestino. O consumo excessivo pode levar ao ganho de peso.
  • Banana pode ajudar no funcionamento do intestino quando é consumida bem madura. Além da concentração de fibras, a banana é um alimento prebiótico que fortalece a saúde da flora intestinal.
  • Amora combate a constipação intestinal, pois possui uma fibra que ajuda na absorção de água pelo intestino, auxiliando o trânsito intestinal.
  • Figo fresco também fornece fibras, além de promover a sensação de saciedade e auxiliar na digestão de proteínas. Caso prefira comer figo seco, escolha um alimento sem a adição de açúcar.
  • Kiwi possui uma enzima que estimula o movimento natural do intestino e facilita a evacuação. Além disso, a fruta é rica em vitamina C e possui alto poder antioxidante.
  • Pêra deve ser consumida com casca meia hora antes do almoço ou jantar para aumentar a sensação de saciedade.

Como evitar a prisão de ventre?

Além de consumir as frutas mencionadas anteriormente, você deve consumir alimentos integrais, como macarrão, arroz, farinha de trigo e biscoitos em substituição aos alimentos de farinha branca.

Também indicamos o consumo de verduras e legumes crus com azeite, pois essa combinação acelera o trânsito intestinal.

Algumas sementes e grãos também estimulam o funcionamento do intestino como linhaça, gergelim e chia. Mas ao consumir mais fibras, você também deve aumentar o consumo de água, sendo um litro e meio a dois litros a quantidade ideal.

Aumente também o consumo de alimentos que fornecem probióticos como leite fermentado, kombucha e kefir. Os alimentos prebióticos também são importantes para a saúde intestinal.

Além da alimentação balanceada, você deve praticar atividade física regularmente, pois os exercícios físicos estimulam a atividade intestinal e facilitam a passagem das vezes.

Outras dicas incluem usar o banheiro sempre que sentir vontade e optar por um laxante natural em caso de intestino preso por muitos dias.

O bom funcionamento do intestino é fundamental para a felicidade.

O bom funcionamento do intestino é fundamental para a felicidade. (Fonte: TUBARONES PHOTOGRAPHY/ Pexels.com)

Quais frutas devem ser evitadas por quem está com o intestino preso?

Quem está com o intestino preso deve evitar comer pêra ou maçã sem casca, goiaba, caju e banana verde. Você pode consumir essas frutas novamente quando o trânsito intestinal estiver regulado.

Como tratar a constipação em bebês e crianças?

Quando a criança ou bebê está com constipação, é necessário aumentar o consumo de frutas, legumes, cereais e grãos. Como as crianças precisam de menos fibras do que os adultos, o consumo desses alimentos deve ser moderado.

Crianças com idade superior a um ano de vida também podem consumir iogurte natural, que auxilia no combate à constipação e fortalece a flora intestinal.

Quais são os benefícios de um intestino saudável?

Manter o intestino funcionando adequadamente promove inúmeros benefícios para a saúde, principalmente porque a serotonina (hormônio da felicidade) é produzida nesse órgão. Outros benefícios estão listados abaixo:

  • Maior absorção de nutrientes;
  • Melhora no humor;
  • Diminuição do risco de doenças intestinais;
  • Fortalecimento da imunidade.

Resumo

Como você aprendeu com a leitura desse texto, a alimentação saudável, com o consumo de frutas ricas em fibra, é fundamental para o bom funcionamento do intestino.

Mas além do consumo dessas frutas, você deve beber bastante água e praticar atividade física diariamente. Com pequenas mudanças de hábitos, você não sofrerá com constipação, pelo contrário, estará sempre sorrindo.

(Fonte da imagem destacada: Julia Zolotova/ Unsplash.com)

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