
Quem sofre com constipação deve aumentar o consumo de frutas para soltar o intestino. Essas frutas possuem um grande volume de fibras e água, essa combinação aumenta a formação de vezes, acelera o trânsito intestinal e facilita a evacuação.
Além desses benefícios, tais frutas proporcionam sensação de saciedade, aceleram o metabolismo e auxiliam na perda de peso, podendo ser consumidas diariamente. Continue a leitura para descobrir quais são essas frutas e como consumi-las.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 Primeiro, o mais importante
- 3 Frutas que soltam o intestino: Quais são as melhores para constipação
- 3.1 O que é constipação e quais são as causas desse problema?
- 3.2 Quais são as melhores frutas para soltar o intestino?
- 3.3 Como evitar a prisão de ventre?
- 3.4 Quais frutas devem ser evitadas por quem está com o intestino preso?
- 3.5 Como tratar a constipação em bebês e crianças?
- 3.6 Quais são os benefícios de um intestino saudável?
- 4 Resumo
Primeiro, o mais importante
- Um intestino saudável é capaz de absorver melhor os nutrientes fornecidos pelos alimentos e colonizar a flora intestinal com bactérias benéficas para a saúde.
- Essas frutas podem ser consumidas diariamente, sejam frescas, misturadas com outras frutas ou batidas com água ou leite.
- Essas frutas podem ser utilizadas para soltar o intestino de homens e mulheres de todas as idades. Bebês e crianças também podem consumir, mas com moderação para não provocar diarreia.
Frutas que soltam o intestino: Quais são as melhores para constipação
O que é constipação e quais são as causas desse problema?
Geralmente, a prisão de ventre está associada ao baixo consumo de fibra alimentar, substância responsável pela formação de fezes e pela movimentação do intestino.
Quando você consome pouca fibra e não bebe água suficiente, as fezes se tornam ressecadas, aumentando o trânsito intestinal e diminuindo a frequência das evacuações.
Quais são as melhores frutas para soltar o intestino?
- Mamão é rico em papaína, uma enzima que facilita a digestão de proteínas, aumenta a absorção de nutrientes e auxilia na digestão. O mamão formosa é ainda mais laxativo que o mamão papaia, pois possui o dobro de fibras.
- Laranja fornece muita água que serve para hidratar o intestino e amolecer as fezes. No entanto, é fundamental consumir laranja com bagaço, pois a concentração de fibra é maior nessa parte da fruta.
- Ameixa é uma das principais frutas com efeito laxativo, pois é rica em fibras, estimula o movimento natural do intestino e a absorção de água pelo organismo. Você pode consumir ameixa fresca ou ameixa seca.
- Acerola é uma fruta riquíssima em nutrientes. Além da alta concentração de fibras, essa fruta fornece muita vitamina C.
- Abacate fornece fibras e gorduras boas para o organismo, que amolecem as fezes e facilitam a passagem do cocô pelo intestino. O consumo excessivo pode levar ao ganho de peso.
- Banana pode ajudar no funcionamento do intestino quando é consumida bem madura. Além da concentração de fibras, a banana é um alimento prebiótico que fortalece a saúde da flora intestinal.
- Amora combate a constipação intestinal, pois possui uma fibra que ajuda na absorção de água pelo intestino, auxiliando o trânsito intestinal.
- Figo fresco também fornece fibras, além de promover a sensação de saciedade e auxiliar na digestão de proteínas. Caso prefira comer figo seco, escolha um alimento sem a adição de açúcar.
- Kiwi possui uma enzima que estimula o movimento natural do intestino e facilita a evacuação. Além disso, a fruta é rica em vitamina C e possui alto poder antioxidante.
- Pêra deve ser consumida com casca meia hora antes do almoço ou jantar para aumentar a sensação de saciedade.
Como evitar a prisão de ventre?
Também indicamos o consumo de verduras e legumes crus com azeite, pois essa combinação acelera o trânsito intestinal.
Algumas sementes e grãos também estimulam o funcionamento do intestino como linhaça, gergelim e chia. Mas ao consumir mais fibras, você também deve aumentar o consumo de água, sendo um litro e meio a dois litros a quantidade ideal.
Aumente também o consumo de alimentos que fornecem probióticos como leite fermentado, kombucha e kefir. Os alimentos prebióticos também são importantes para a saúde intestinal.
Além da alimentação balanceada, você deve praticar atividade física regularmente, pois os exercícios físicos estimulam a atividade intestinal e facilitam a passagem das vezes.
Outras dicas incluem usar o banheiro sempre que sentir vontade e optar por um laxante natural em caso de intestino preso por muitos dias.
Quais frutas devem ser evitadas por quem está com o intestino preso?
Como tratar a constipação em bebês e crianças?
Crianças com idade superior a um ano de vida também podem consumir iogurte natural, que auxilia no combate à constipação e fortalece a flora intestinal.
Quais são os benefícios de um intestino saudável?
- Maior absorção de nutrientes;
- Melhora no humor;
- Diminuição do risco de doenças intestinais;
- Fortalecimento da imunidade.
Resumo
Como você aprendeu com a leitura desse texto, a alimentação saudável, com o consumo de frutas ricas em fibra, é fundamental para o bom funcionamento do intestino.
Mas além do consumo dessas frutas, você deve beber bastante água e praticar atividade física diariamente. Com pequenas mudanças de hábitos, você não sofrerá com constipação, pelo contrário, estará sempre sorrindo.
(Fonte da imagem destacada: Julia Zolotova/ Unsplash.com)