Ultima atualização: 4 de novembro de 2021

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Gengibre é usado como um remédio natural em muitas situações diferentes. Por exemplo, ele alivia os sintomas do frio e reduz os enjôos matinais associados à gravidez. O que a ciência diz sobre as propriedades de saúde do gengibre? O que é melhor: gengibre em pó ou cápsulas de gengibre? Neste guia, nós analisaremos estas e outras questões com mais detalhes. O chamado gengibre é o rizoma da planta Zingiber officinale. Esta especiaria, assim como o açafrão-da-terra, faz parte da medicina oriental há séculos. A capacidade do Gingerol de melhorar a digestão, reduzir a inflamação e prevenir coágulos sanguíneos levou numerosos pesquisadores a estudar o gengibre mais de perto.




O mais importante

  • Gengibre é a parte subterrânea (rizoma) da planta Zingiber officinale. O gengibre já era usado nos tempos antigos como uma especiaria e como um remédio natural.
  • O ingrediente ativo mais importante do gengibre é o gingerol. Ele dá ao gengibre suas propriedades anti-inflamatórias, digestivas e antitrombóticas. Além disso, o gengibre alivia as náuseas e vômitos.
  • O gengibre está disponível na forma de pó, cápsulas, comprimidos e extratos líquidos.
  • Qualquer consumidor interessado em comprar uma preparação de gengibre deve prestar atenção à sua origem orgânica, ingredientes adicionais e alergênios.

Gengibre: nossa recomendação dos melhores produtos

Embora o gengibre possa ser consumido fresco ou cristalizado, neste guia nós olhamos para os produtos concentrados de gengibre, que são usados para o alívio dos sintomas e melhoria geral da saúde. Nós vasculhamos o mercado online em busca dos melhores suplementos de gengibre para você. Abaixo você encontrará nossas recomendações de produtos:

Guia de compras: O que você precisa saber sobre gengibre

Gengibre está aparecendo cada vez mais em nossos livros de receitas hoje em dia e seus benefícios à saúde estão se tornando cada vez mais conhecidos. Enquanto este rizoma pode aliviar muitos sintomas diferentes, também há desinformação circulando sobre as propriedades do gengibre. Além disso, as interações ainda são relativamente desconhecidas. Nesta seção nós vamos analisar estas questões com mais detalhes.

Na Ayurveda, o gengibre é usado para tratar infecções por gripe, resfriados, bronquite, tonturas, náuseas e problemas circulatórios. (Fonte da imagem: Suria: 113272332/ 123rf.com)

O que é gengibre?

O que conhecemos como "gengibre" é o rizoma da planta Zingiber officinale. Embora o rizoma seja subterrâneo, ele não é uma raiz. O gengibre tem um sabor picante e um pouco amargo, mas quando cozinhado adquire uma leve doçura. Seu aroma é limonado. A pele do rizoma é marrom claro, enquanto o interior carnoso tem um tom amarelado (1). O gengibre pode ser comido fresco (ralado, finamente picado, fatiado, em sucos), cristalizado ou seco. Devido às suas propriedades medicinais, este rizoma também é usado para fazer suplementos alimentares, tais como cápsulas, comprimidos e extratos líquidos. O gengibre é o ingrediente ativo mais importante do gengibre (1, 2).

Quais são os benefícios à saúde do gengibre?

Na Ayurveda, o gengibre é usado para tratar infecções semelhantes a gripe, resfriados, bronquite, tonturas, náuseas e distúrbios circulatórios. De acordo com descobertas científicas, o gengibre tem inúmeras propriedades, incluindo propriedades anti-inflamatórias, anti-eméticas, antioxidantes e antitrombóticas. A seguir, gostaríamos de dar uma olhada nos benefícios do gengibre (3):

O gengibre alivia a dor e a inflamação nas articulações

. Gengibre é um antiinflamatório natural que pode ser muito útil para pessoas que sofrem de osteoartrite, artrite reumatóide ou lesões articulares (relacionadas ao esporte). O gingerol em gengibre alivia a rigidez e a dor associadas a estas condições (4).

Os efeitos anti-inflamatórios do gengibre são usados para aliviar a dor muscular relacionada ao esporte

. O gengibre reduz a dor muscular, o inchaço e os movimentos restritos que muitas vezes ocorrem após exercícios extenuantes. Além disso, o gengibre é um antioxidante natural que ajuda a mitigar os radicais livres que são produzidos durante o exercício devido à queima massiva de nutrientes para energia (4, 5).

Gengibre alivia náuseas, vômitos e vertigens

. As propriedades anti-eméticas do gengibre fazem dele um remédio natural para náuseas, vômitos e vertigens. Um dos usos mais tradicionais do gengibre é para aliviar náuseas e vômitos durante a gravidez. Entretanto, mulheres grávidas não devem consumir mais de 1 g de gengibre desidratado, pois o excesso pode levar a sangramento e aborto espontâneo (6).

Em alguns casos, os preparados de gengibre também são úteis no alívio de náuseas e vômitos associados a medicamentos, incluindo náuseas causadas pela quimioterapia.

Entretanto, os doentes devem consultar primeiro um médico antes de tomar gengibre. A tontura devido ao movimento (enjoo de movimento) também melhora com a ingestão de gengibre (4).

Os suplementos de gengibre podem tratar complicações associadas com a obesidade

. Graças às propriedades anti-inflamatórias, antitrombóticas e antioxidantes do gingerol, os suplementos de gengibre podem melhorar o metabolismo em pessoas obesas e prevenir complicações muito comuns, como diabetes tipo II, aterosclerose, doenças cardíacas e fígado gordo não alcoólico (7).

Ginger pode ajudar a prevenir o câncer.

A maioria dos super-alimentos está associada a propriedades anticancerígenas, e o gengibre não é exceção. Ao aliviar inflamação e oxidação, o gingerol pode proteger contra certos tipos de câncer (próstata, cólon, fígado). No entanto, ainda não temos fortes evidências científicas sobre este tópico (2, 8).

Gengibre pode aliviar cólicas menstruais e enxaquecas

. O gengibre age como um analgésico natural e por esta razão pode aliviar a dor menstrual e o desconforto associado às enxaquecas. No entanto, isto não significa que o gengibre irá melhorar tudo para todos. Na verdade, estudos sobre os efeitos analgésicos do gengibre produziram resultados conflitantes (4).

Gengibre ajuda na digestão

. Gengibre é colagogo e colerético, o que significa que ele promove a síntese da bílis e da excreção. Como a bílis é essencial para a digestão de gorduras, o gengibre é considerado um remédio natural para problemas digestivos. Também facilita o esvaziamento gástrico e alivia a sensação de indigestão e plenitude do estômago (saciedade) (4).

Gengibre é a parte subterrânea (rizoma) da planta Zingiber officinale. O gengibre tem sido usado como uma especiaria e como um remédio natural desde os tempos antigos. (Fonte da imagem: Suwantheerakul: 44925180/ 123rf.com)

O gengibre combate infecções semelhantes às gripes e constipações?

O consumo de chá de gengibre para aliviar a gripe, tosse ou resfriado remonta ao seu uso na medicina oriental. Embora o chá seja muito relaxante, a ciência não tem sido capaz de provar as propriedades expectorantes e irritantes da tosse do gengibre. Pensa-se que o gengibre pode abrir as vias respiratórias e melhorar a tosse, mas não há provas para isso (9).

Quais são os tipos de suplementos existentes?

O principal ingrediente ativo do gengibre, ou seja, o gingerol, pode ser ingerido comendo o rizoma cru. Se você quer tomar gengibre para melhorar sua saúde geral, é importante consumi-lo diariamente e em doses estáveis. Neste caso, suplementos são uma maneira eficaz e fácil de obter uma dose adequada de gengibre. Aqui nós apresentamos a você os diferentes tipos de suplementos de gengibre

  • Gengibre em pó: O rizoma de gengibre é seco para remover o conteúdo de água da raiz, e após a secagem ele é moído até se tornar um pó fino. O pó pode ser adicionado a chás, smoothies, leite dourado (o típico leite dourado da Ayurveda), carne e vegetais fritos e também misturados em massa para biscoitos.
  • Cápsulas e comprimidos de gengibre: O gengibre em pó ou é colocado em cápsulas de gelatina (animal ou vegetal) ou misturado com agentes de revestimento para formar as pastilhas. Algumas vezes eles também podem conter extrato de gengibre, que tem uma concentração maior de gengibre em pó do que o gengibre em pó.
  • Extrato líquido de gengibre ou tintura: Esta é uma forma menos comum de administração, mas tão eficaz quanto o pó e as cápsulas. Um processo de percolação a frio (maceração) é usado para extrair os ingredientes ativos do gengibre. O extrato ou tintura deve ser misturado com água ou suco antes do consumo.

Qual é a dose diária recomendada para o gengibre?

Como na maioria dos produtos naturais, é difícil dizer qual deve ser a dose diária recomendada para o gengibre. No entanto, você pode obter uma dose eficaz e segura seguindo as recomendações do fabricante e usando as doses que foram usadas em ensaios clínicos. Estes parecem-se com isto (4).

Causa Dose diária recomendada
Dor articular (artrite) 1,5 a 2 g por dia de gengibre em pó ou 2.000 mg de gengibre em cápsulas, divididos em duas doses diárias.
Dores musculares de exercício extenuante 2 ginger em pó ou 2,000 mg de gengibre em cápsulas, distribuídos em três doses diárias.
Náusea, vómitos e tonturas 1,000 a 1,200 mg de gengibre em cápsulas divididas em duas ou três doses diárias. 1 g de gengibre em pó desidratado.
Sobrepeso Sem complicações metabólicas: 1 g de gengibre em pó por dia. Com complicações metabólicas: 2 g de gengibre em pó por dia ou 2.000 mg (cápsulas/comprimidos) divididos em duas doses diárias.
Diabetes tipo II 2,000 mg por dia de gengibre em cápsulas divididas em duas doses diárias.

O gengibre pode ajudar na perda de peso?

Nos últimos anos, o potencial do gengibre para perda de peso tem sido pesquisado. Pensa-se que os suplementos de gengibre podem promover a perda de peso porque aumentam a oxidação ("queima") das gorduras e inibem a lipogênese (síntese de gordura). Entretanto, ainda não há resultados conclusivos disponíveis (7, 10).

Quais são os efeitos colaterais do gengibre?

Você pode consumir até duas gramas de gengibre por dia sem sentir efeitos colaterais. Doses mais altas têm sido associadas com azia, diarréia, inchaço e dor abdominal. Quantidades muito altas de gengibre durante a gravidez podem causar sangramento ou aborto espontâneo (4).

O gengibre age como um analgésico natural e por esta razão pode aliviar a dor menstrual e o desconforto associado às enxaquecas. (Fonte da imagem: Davydov: 111160799/ 123rf.com)

Em que casos é melhor não tomar gengibre?

Apesar dos inúmeros benefícios à saúde do gengibre, há situações em que este tempero mostra interações. Se você pertence aos seguintes grupos de pessoas ou está sob medicação, você deve consultar seu médico antes de tomar suplementos de gengibre (11)

  1. Pessoas que são alérgicas a um composto em gengibre.
  2. Mulheres grávidas, mães lactantes e menores: Preparações de gengibre altamente concentradas não devem ser tomadas por esses grupos de pessoas. Neste ponto nós também gostaríamos de mencionar que o gengibre não pode estimular a produção de leite materno.
  3. Pessoas que estão prestes a fazer uma operação ou estão tomando medicamentos anticoagulantes: O gengibre pode interferir com a coagulação do sangue.
  4. Pessoas tomando insulina ou medicamentos antidiabéticos orais: O gengibre pode aumentar o efeito do medicamento e causar hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).

Critérios de compra

O gengibre em pó é mais comumente encontrado em supermercados e lojas de alimentos saudáveis, enquanto cápsulas, comprimidos e tinturas são normalmente vendidos em farmácias, lojas de ervas medicinais e online. Para facilitar a escolha do produto certo e reconhecer um suplemento de gengibre de boa qualidade, nós compilamos os seguintes critérios de compra para você:

Tomando o suplemento

As diferentes formas de dosagem de gengibre têm todas uma concentração suficiente de gingerol. Eles podem aliviar sintomas como náuseas, tonturas, dores de cabeça e indigestão e melhorar a saúde metabólica. No entanto, pó, cápsulas e extrato líquido diferem em preço, sabor e método de consumo.

O gengibre é vendido em pó, cápsula, comprimido e forma de extrato líquido. (Fonte da imagem: Margouillat: 63573057/ 123rf.com)

O gengibre em pó e o extrato líquido têm o sabor característico do gengibre e devem ser misturados com algum líquido (chá, água, suco) ou alimento antes do consumo. As cápsulas e comprimidos não têm sabor e só precisam ser tomados com um pouco de água. Em termos de preço, a tintura de gengibre é a opção mais cara devido ao processo de fabricação.

Origem orgânica

A maioria dos consumidores de suplementos alimentares naturais está interessada na origem dos produtos que eles tomam. Portanto, as cápsulas, comprimidos e extratos líquidos são geralmente orgânicos ou ecológicos. Esta informação também é exibida no rótulo. Se você decidir comprar gengibre em pó, você deve perguntar ao fabricante se ele é certificado como orgânico ou orgânico.

Ingredientes adicionais

Embora existam muitas preparações de gengibre puro, outros ingredientes são frequentemente adicionados para melhorar as propriedades do gengibre. É comum encontrar produtos com uma combinação de gengibre e açafrão-da-terra porque estes dois suplementos têm muitas das mesmas propriedades. Entretanto, minerais ou enzimas também podem ser incluídos nas preparações.

  • Gengibre com curcuma: O curcuma melhora os efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, analgésicos e digestivos do gengibre.
  • Gengibre com Bromelaína: Esta enzima é adicionada para melhorar as propriedades digestivas do gengibre.
  • Gengibre com cálcio e manganês: Estes dois minerais sustentam a saúde das articulações, mas também são essenciais para o funcionamento ideal de certas enzimas digestivas.

Alergias e intolerâncias

O gengibre pode conter muitos alergênios diferentes, como glúten, soja, nozes, produtos lácteos, gergelim ou ovo. Por esta razão, qualquer pessoa que sofra de alergia ou intolerância alimentar deve prestar atenção cuidadosa à rotulagem nutricional e à lista de ingredientes para descartar a presença de alergênios.

O Gingerol melhora a digestão, reduz a inflamação e previne coágulos sanguíneos. Essas habilidades têm levado a inúmeros trabalhos de pesquisa sobre gengibre. (Fonte da imagem: Wklzzz: 14952710/ 123rf.com)

Certificação de Qualidade

Se você quiser comprar um suplemento de gengibre de qualidade, procure pelas seguintes certificações de qualidade: GMP (Good Manufacturing Practices), HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) e ISO 9001- (International Organization for Standardization). No caso do gengibre, essas certificações garantem dois aspectos fundamentais

  • Que a concentração de gengibre ou extrato de gengibre permanece estável, ou seja, não varia de um lote de produção para outro.
  • Que o gengibre foi cultivado organicamente e está livre de pesticidas, metais pesados e micotoxinas.

Conclusão

O gengibre é mais conhecido como um remédio natural para náuseas e tonturas, quer estas enfermidades estejam relacionadas à gravidez, exercício (enjoo de movimento) ou ao consumo de certos medicamentos. Embora muitas pessoas usem chá de gengibre para resfriados e gripe, não há evidências científicas que confirmem este benefício. As propriedades do gengibre são devidas ao seu principal ingrediente ativo, o gingerol. O rizoma é usado para reduzir a inflamação das articulações, melhorar a digestão e aliviar as enxaquecas e dores menstruais. Além disso, suplementos de gengibre podem ajudar a prevenir o diabetes tipo II, fígado gorduroso e aterosclerose. Se você gostou deste guia sobre gengibre, nós o convidamos a deixar um comentário ou compartilhá-lo em suas redes sociais. (Fonte de imagem da foto de cabeçalho: Wklzzz: 14952678/ 123rf.com)

Referências (11)

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2. Mao Q et al. Bioactive Compounds and Bioactivities of Ginger (Zingiber officinale Roscoe). 2019.
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3. Salgado F. El jengibre (Zingiber officinale). 2011.
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4. Anh N et al. Ginger on Human Health: A Comprehensive Systematic Review of 109 Randomized Controlled Trials. 2020.
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5. Mashhadi N et al. Anti-Oxidative and Anti-Inflammatory Effects of Ginger in Health and Physical Activity: Review of Current Evidence. 2013.
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6. Ozgoli G, Goli M, Simbar M. Effects of Ginger Capsules on Pregnancy, Nausea, and Vomiting. 2009.
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7. Wang J et al. Beneficial effects of ginger Zingiber officinale Roscoe on obesity and metabolic syndrome: a review. 2017.
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8. Kaur I, Kaur Deol P, Kondepudi K, Bishnoi M. Anticancer Potential of Ginger: Mechanistic and Pharmaceutical Aspects. 2016.
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9. Shahrajabian M, Sun W, Cheng Q. Clinical aspects and health benefits of ginger (Zingiber officinale) in both traditional Chinese medicine and modern industry. 2019.
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11. Ginger (Zingiber officinale). Kemper K. 1999.
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Wissenschaftlicher Artikel
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Systematische Überprüfung
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Klinische Studie
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Systematische Überprüfung , Meta-Analyse
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