
Como escolhemos
A raiz que é conhecida popularmente como ginseng é um potente energizante natural. Embora várias plantas recebam esse nome, a maioria das propriedades medicinais são atribuídas ao ginseng coreano (Panax ginseng), ao ginseng americano (Panax quinquefolis) e ao ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus).
Esse superalimento é capaz de combater a fadiga, melhorar a resposta do corpo perante situações de estresse e estimular a concentração. O ginseng também fortalece o sistema imunológico, trata a diabetes e melhora o rendimento esportivo. Ficou curioso para saber mais sobre as maravilhosas propriedades do ginseng? Descubra tudo nesse guia.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Melhores produtos de ginseng do mercado: Nossos favoritos
- 4 Guia de Compras: O que você deve saber sobre o ginseng
- 4.1 O que é o ginseng?
- 4.2 Quais são os benefícios do ginseng para a saúde?
- 4.3 Quem pode se beneficiar das propriedades do ginseng?
- 4.4 Quais tipos de suplementos ginseng existem e qual deve ser o mais indicado para você?
- 4.5 Por que o ginseng é recomendado para os esportistas?
- 4.6 O que significa o ginseng ser uma propriedade adaptógena?
- 4.7 O ginseng é afrodisíaco?
- 4.8 Quais as diferenças entre o ginseng e a maca?
- 4.9 Como deve ser consumido o ginseng?
- 4.10 Como deve ser a suplementação de ginseng de diabéticos?
- 4.11 Qual é a dose recomendada de ginseng?
- 4.12 O ginseng possui cafeína?
- 4.13 Depois de quanto tempo de suplementação é possível perceber os efeitos do ginseng?
- 4.14 Quais os efeitos adversos que podem acontecer a partir da suplementação de ginseng?
- 4.15 Quais são as contraindicações do ginseng?
- 5 Critérios de Compra
- 6 Resumo
O mais importante
- O ginseng é uma raiz que, embora possa ser consumida em sua forma natural, geralmente é consumida em forma de cápsulas, comprimidos, chás e extratos.
- O ginseng é muito conhecido por suas propriedades energizantes e estimulantes da função cognitiva. Também melhora as defesas do corpo, a circulação e diminui a glicemia (nível de glicose do sangue).
- Existem vários tipos de ginseng: coreano, americano, siberiano, entre outros. O ginseng coreano pode ser vermelho ou branco, de acordo com o período que foi colhido e o processamento pelo qual passa.
- Para comprar um bom ginseng, você deve escolher a variedade correta e verificar se esta possui uma alta concentração de princípios ativos.
Melhores produtos de ginseng do mercado: Nossos favoritos
No mercado existem uma infinidade de produtos que se utilizam da denominação "ginseng". Entretanto, apesar dos produtos realmente conter ginseng, podem existir grandes diferenças em relação as substâncias ativas utilizadas e suas funções no organismo. Se você pretende realizar uma compra correta, fique atento às recomendações da lista a seguir:
- Para quem quer o famoso ginseng siberiano
- O melhor chá de ginseng
- Para quem quer ginseng e outras vitaminas
- Uma opção com excelente custo benefício
Para quem quer o famoso ginseng siberiano
A Swanson é uma das poucas marcas do mundo que conseguem comercializar o famoso ginseng siberiano. Um dos melhores ginseng do mundo, a fabricante oferece 120 cápsulas desse suplemento, garantindo um uso de alguns meses, ou seja, tempo suficiente para que você perceba a melhora de sua saúde.
Essa fórmula é ideal para aqueles que desejam melhorar a capacidade de concentração, aumentar a energia e jogar para fora a sensação de fadiga e o estresse cotidiano.
O melhor chá de ginseng
Essa fórmula é ideal para aqueles que não gostam de tomar suplementos em comprimidos ou afins. O sachê de chá é uma ótima forma de ser relacionar com um complexo vitamínico, pois, você só precisa fazer o chá e tomar logo pela manhã ou mesmo no cair da tarde.
Além de ser um processo mais confortável, o ginseng coreano é reconhecido como um dos melhores do mundo, garantindo uma maior disponibilidade do organismo e combatendo a depressão e o estresse.
Para quem quer ginseng e outras vitaminas
Esse produto é um dos vários que oferece um complexo vitamínico de ginseng rodeado de outras vitaminas e substâncias ótimas para o organismo humano. Prometendo ajudar no sistema imunológico e no suporte de energia do corpo, esse item é certamente uma boa opção de escolha.
Ao contrário de muitas cápsulas do mercado, essa fabricante garante que a sua não possui açúcar, conservante, lactose, soja, glúten e tantos outros alergênicos.
Uma opção com excelente custo benefício
Esse suplemento da Vitafor é uma ótima opção e de excelente benefício. Desenvolvido especialmente para aumentar a capacidade de atletas profissionais e amadores em suas atividades físicas, esse produto passou a ser muito bem avaliado dentro dessa área.
Com 60 cápsulas disponíveis no frasco, rende cerca de 1 ou 2 meses e exatamente por conter um pouco menos que muitas do mercado, também passa a ser uma maravilhosa oportunidade para aqueles que desejam começar a suplementar, mas ainda querem esperar para o ver o resultado e sem precisar gastar muito.
Guia de Compras: O que você deve saber sobre o ginseng
Escolher o melhor suplemento de ginseng não é uma tarefa simples devido à diversidade de marcas presentes no comércio, formas de apresentações e combinações com outros ingredientes. Nessa próxima seção serão revelados os benefícios do ginseng, qual a variedade é mais recomendada para cada pessoa e o modo correto de consumir o produto.
O que é o ginseng?
A raiz do ginseng pode medir até 25 centímetros de comprimento. Seu eixo central é cilíndrico e logo se ramifica em prolongações mais finas. A cor externa da raiz é amarelada ou marrom claro. Apesar de poder consumir o ginseng quando fresco, os suplementos geralmente são produzidos utilizando a raiz seca.
Quais são os benefícios do ginseng para a saúde?
- Combatem o cansaço, a debilidade e a fadiga devido seu efeito energizante e revitalizante.
- Fortalecem o sistema imunológico e aumentam a resistência perante agentes infecciosos (bactérias e vírus).
- Melhoram a capacidade de resposta frente a situações de estresse.
- Colaboram na desintoxicação hepática perante diversas substâncias, dentre elas, o álcool.
- Ajudam a restaurar a homeostase do organismo, ou seja, o equilíbrio interno.
- Melhoram a circulação e diminuem o colesterol total e o colesterol LDL (conhecido como mau colesterol).
- Atuam como antioxidantes (combatem o estado oxidativo provocado pelos radicais livres) e potencializam o efeito da vitamina E, propriedade que também possui atividade antioxidante.
- Reduzem o consumo de oxigênio por parte do coração e isso se converte em uma maior eficiência cardíaca durante o exercício físico, principalmente, aeróbico.
- Melhoram a memória, a concentração e o pensamento abstrato.
- Colaboram no tratamento de enfermidades neurodegenerativas, por exemplo, a doença de Alzheimer.
- Exercem um efeito anti-inflamatório.
- Podem evitar o surgimento de câncer. Existem estudos que atribuem ao ginseng propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama, de próstata e de estômago, mas a evidência ainda é insuficiente.
- Reduzem a intensidade e a duração dos estados gripais e do resfriado comum, mas é melhor manter um consumo periódico desse suplemento antes mesmo dessas doenças aparecerem, ou seja, antes da época do ano em que doenças respiratórias aparecem com maior frequência na população.
- Estimulam o apetite e podem colaborar com a digestão.
Em relação à estética, o ginseng pode melhorar a saúde e a beleza da pele e do cabelo, tanto se for utilizado de forma tópica (por exemplo, em cremes e shampoos) como se utilizado por via oral.
O ginseng melhora a hidratação, a suavidade e a elasticidade da pele. Ao nível capilar, fortalece o cabelo e previne a quebra das fibras capilares.
Quem pode se beneficiar das propriedades do ginseng?
- Cansaço ou esgotamento.
- Problemas de memória e falta de concentração.
- Pessoas que estão expostas à situações que demandam um grande esforço físico ou mental.
- Indivíduos que estão sob um grau elevado de estresse.
- Estudantes.
- Esportistas.
- Idosos.
- Indivíduos com perda de apetite.
- Pessoas com resistência a insulina ou diabetes tipos II, sempre acompanhadas por um médico.
- Indivíduos que desejam prevenir gripes ou resfriados.
Quais tipos de suplementos ginseng existem e qual deve ser o mais indicado para você?
- Ginseng coreano (Panax ginseng): É o ginseng "oficial", cujo conteúdo de ginsenósidos e panaxanos o converte em um superalimento com um enorme potencial para melhorar a saúde. O ginseng coreano pode ser branco ou vermelho, sendo esse último o responsável pelo maior efeito terapêutico. É usado como energizante, adaptógeno e estimulante da função cerebral.
- Ginseng americano (Panax quinquefolium): Assim como o caso do ginseng coreano, a maioria de suas propriedades é devido os ginsenósidos que carrega. Ajuda a prevenir infecções respiratórias como o resfriado comum e a gripe. Também exerce um efeito hipoglicemiante (redução de glicose no sangue) em diabéticos e não diabéticos.
- Ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus): Essa planta pertence a mesma família do ginseng coreano e o ginseng americano, mas seus princípios ativos são diferentes. No lugar dos ginsenósidos e dos panaxanos, ele possui eleuterósidos e eleuteranos. É capaz de incrementar os níveis de energia, apoia a função imunológica e diminui o nível de glicemia no sangue.
Características | Ginseng coreano | Ginseng americano | Ginseng siberiano |
---|---|---|---|
Nome científico | Panax ginseng | Panax quinquefolium ou Panax quinquefolius | Eleutherococcus senticosus |
Zona de cultivo | Os asiáticos (Coréia, China e Japão) e Estados Unidos são os maiores produtores. No Brasil já se começou a cultivar alguns tipos de ginseng | Estados Unidos e Canadá | Rússia (principalmente a região da Sibéria), China, Coréia e Japão |
Idade da planta para o momento de colheita | Pelo menos 4 anos. Para obter o ginseng vermelho a planta deve ser colhida depois de 6 anos de cultivo | 4 anos | Entre 4 e 5 anos |
Princípios ativos | Ginsenósidos e panaxanos | Ginsenósidos e panaxanos | Eleuterósidos e eleuteranos |
Parte da planta com maior concentração de princípios ativos | Raiz | Raiz | Raiz |
Indicações terapêuticas | Debilidade e fadiga crônica
Pessoas que desejam reforçar seu sistema imunológico Perda de memória Dificuldade de concentração Falta de desejo sexual (libido) Esportistas Estudantes Idosos Perda de apetite Pessoas que possuem diabetes tipo II (sempre acompanhadas de supervisão médica) |
Pessoas que querem aumentar seus níveis de energia ou combater o cansaço
Diabetes tipo II Infecções do sistema respiratório, como gripes e resfriados comuns |
Debilidade e cansaço
Pessoas que desejam melhorar seu rendimento atlético Doenças virais (gripe, infecção por vírus da herpes tipo 2) Indivíduos que sofrem de certos transtornos mentais, como a bipolaridade, ansiedade ou depressão (sempre acompanhados de supervisão médica) |
Formatos de comercialização | Cápsulas, comprimidos, chás, tintas, extratos (líquido e em pó) | Comprimidos, chás, raízes desidratadas, tintas, extratos | Cápsulas e comprimidos, chás, tintas, extratos |
Preço | Moderado. É a forma que possui a melhor relação custo-qualidade-rendimento | Elevado | Baixo. É o ginseng mais barato e possui um ótimo custo-benefício |
Por que o ginseng é recomendado para os esportistas?
- Melhoria do exercício físico: mais resistência e menor cansaço.
- Evita que a frequência cardíaca aumente muito durante o exercício físico.
- Acelera a recuperação depois de um esforço físico (em treinamento ou competição).
- Melhora a eficácia cardíaca ao diminuir o consumo de oxigênio por parte do coração.
Se recomenda o ginseng para as pessoas que praticam atividades esportivas anaeróbias como o levantamento de peso? Nesses casos, os suplementos de ginseng não oferecem benefícios (nem prejuízos). Nenhuma das variedades de ginseng é útil para incrementar a força e nem a massa muscular.
O que significa o ginseng ser uma propriedade adaptógena?
Os efeitos energizantes, estimulantes do sistema nervoso central, antiestresse e antifadiga fazem com que o ginseng seja considerado um adaptógeno natural.
O ginseng é afrodisíaco?
- Melhora da circulação sanguínea, o que favorece a irrigação da zona genital. No caso do homem, os ginsenósidos do ginseng atuam como vasodilatadores que facilitam a ereção.
- O seu efeito energizante, revigorante e antifadiga.
- A sensação de bem-estar generalizado e a melhoria do estado anímico.
Quais as diferenças entre o ginseng e a maca?
Entretanto, existem várias diferenças entre esses 2 superalimentos, como mostra a tabela a seguir:
Características | Ginseng | Maca |
---|---|---|
Nome científico | Ginseng coreano: Panax ginseng
Ginseng americano: Panax quinquefolius Ginseng siberiano: Eleutherococcus senticosus |
Lepidium meyenii |
Variedades | Existem mais de 10 variedades que recebem a denominação ginseng, mas as 3 mais importantes são o ginseng coreano, o americano e o siberiano | Maca preta, maca vermelha e marca branca |
Zonas de cultivo | Ginseng coreano: Leste asiático
Ginseng americano: Zona Leste dos Estados Unidos e Canadá Ginseng siberiano: Rússia (principalmente a zona da Sibéria), China, Coréia e Japão |
Andes Peruanos |
Princípios ativos | Ginseng coreano e americano: Ginsenósidos e panaxanos
Ginseng siberiano: eleuterósidos e eleuteranos |
Glucosinolatos
Macaenos Macamidas Polifenóis |
É energizante? | Sim | Sim |
Promove o vigor físico? | Sim | Sim |
Estimula a memória e a concentração? | Sim | Não |
Previne a osteoporose? | Não | Sim |
Diminui os sintomas da menopausa? | Não | Sim |
É benéfico para prevenir e aliviar resfriados e estados gripais? | Sim | Não |
Aumenta o desejo sexual? | Sim | Sim |
Melhora a fertilidade? | Não | Sim |
Como deve ser consumido o ginseng?
É importante não superar a dose recomendada e respeitar os períodos de descanso. Por exemplo, é permitido tomar ginseng durante 3 semanas consecutivas e parar para descansar uma, ou mesmo consumir durante 12 semanas e descansar por 1 mês. Às vezes, as pessoas consomem doses em excesso para acelerar o resultado e isso acaba gerando efeitos indesejados.
Como deve ser a suplementação de ginseng de diabéticos?
Qual é a dose recomendada de ginseng?
O ginseng possui cafeína?
Depois de quanto tempo de suplementação é possível perceber os efeitos do ginseng?
Quais os efeitos adversos que podem acontecer a partir da suplementação de ginseng?
- Insônia.
- Nervosismo.
- Tensão arterial elevada.
- Erupções cutânea.
- Diarreia.
- Hemorragias.
- Dor de cabeça.
- Dor de estômago.
- Ansiedade.
- Irritabilidade.
- Nas mulheres: dor nas mamas e sangramento vaginal anormal.
Quais são as contraindicações do ginseng?
- Infância e adolescência. Apenas pessoas a partir de 18 anos podem suplementar com ginseng.
- Gravidez e amamentação.
- Hipertensão arterial.
- Doenças cardíacas.
- Insônia.
- Transtornos ginecológicos: câncer de mama, miomas, endometriose.
- Doença de Parkinson.
- Transtorno de ansiedade.
- Consumo de anticoagulantes (coumadin), levodopa, antidepressivos (inibidores de monoamina oxidase), digitálicos (digoxina).
Qualquer pessoa que esteja tomando medicação ou sofra de alguma doença crônica, deve consultar seu médico antes de começar a consumir ginseng.
Os diabéticos que se tratam com insulina ou antidiabéticos orais (por exemplo, metformina) só podem tomar ginseng sob supervisão médica, pois, existe o risco de forte hipoglicemia.
Critérios de Compra
Uma vez que você já identificou qual a variedade de ginseng mais benéfica para si, o próximo passo é avaliar outros aspectos inerentes a forma de apresentação dessa substância e os ingredientes presentes no suplemento. Esses são os critérios de compra que não devem passar despercebidos caso queira comprar um produto de ginseng de ótima qualidade:
- Variedade de ginseng
- Idade da planta de ginseng no momento da colheita
- Sabor
- Presença de glúten e outros alérgenos
- Material das cápsulas
Variedade de ginseng
Na primeira tabela estão presentes as indicações para cada variedade de ginseng (coreano, americano ou siberiano). É fundamental escolher o tipo de ginseng adequado para o fim desejado. Por exemplo, se você quer estimular a memória e a concentração, é recomendado o ginseng coreano, mas se deseja aumentar o seu nível de energia, qualquer uma das 3 variedades são efetivas para esse fim.
No caso do ginseng coreano, pode ser usado o branco ou o vermelho. Na verdade, elas são a mesma planta, sendo diferentes apenas no modo de processamento e na idade de colheita. De acordo com o processamento, o ginseng vermelho, de uma qualidade superior, é submetido a uma vaporização para concentrar seus ginsenósidos e aumentar sua estabilidade.
Idade da planta no momento da colheita
A planta do ginseng deve ter pelo menos 4 anos para que seus princípios ativos estejam em uma concentração suficientemente boa para beneficiar a saúde. Para obter o ginseng branco, a colheita é realizada quando a planta completa 4 anos, enquanto que para fazer os suplementos do ginseng vermelho, a planta deve ser colhida após 6 anos.
Sabor
A maioria dos consumidores de ginseng descrevem o sabor dessa planta como similar ao do alcaçuz, ou seja, agridoce e levemente com aroma de anis. Esse sabor é percebido para aqueles que consomem o suplemento em formato líquido ou em pó. Entretanto, as cápsulas feitas a partir dos extratos possuem um sabor quase neutro (sem sabor definido).
Presença de glúten e outros alérgenos
O ginseng é naturalmente livre de glúten. Mesmo assim, as pessoas com doença celíaca e intolerantes ao glúten devem verificar se o produto possui o rótulo "produto livre de glúten". Aqueles que sofrem de alergias alimentares (amendoim, gergelim, soja e outros), também devem certificar que esses alimentos não aparecem na lista de ingredientes do suplemento.
Material das cápsulas
Apesar do ginseng ser de origem vegetal, o material das cápsulas pode ser de gelatina animal e, consequentemente, esse produto não será compatível com a dieta vegetariana ou vegana. Para comprar um suplemento de ginseng 100% vegetal, o material das cápsulas devem ser de hidroxipropilmetilcelulose (HPMC) ou celulose modificada.
Resumo
O ginseng é muito mais que um energizante natural. Seus efeitos sobre a função cerebral, o rendimento físico e a resistência ao estresse, o transforma em um suplemento muito benéfico para os estudantes, esportistas e pessoas que estão passando por situações difíceis a nível físico ou mental.
Embora problemas de intoxicação causados pelo ginseng seja muito difícil, ele pode provocar efeitos secundários. Para realizar um consumo seguro é importante ingeri-lo de forma adequada. Isso quer dizer respeitar as doses aconselhadas (de acordo com o modelo de produto comprado) e não consumi-lo por mais de 2 ou 3 meses sem alternar com um período de descanso.
Se você gostou desse artigo e Guia sobre o ginseng, o compartilhe em suas mídias sociais para que outras pessoas também tenham a oportunidade de entender mais sobre essa maravilhosa raiz.
(Fonte da imagem destacada: Joannawnuk: 101905964/ 123rf.com)