Ultima atualização: 5 de agosto de 2021

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Um apetite saudável é sinônimo de vitalidade e boa saúde na maioria das vezes. Infelizmente, nosso amor por comida saborosa pode arruinar nossos melhores planos de emagrecimento. Temos que nos resignar ao sofrimento se queremos perder peso? Podemos controlar nosso desejo de comer?

Suplementos alimentares à base de glucomanano fornecem fibras de origem vegetal. Este material não-absorvível é essencial para manter a boa saúde intestinal. E se você está em uma dieta de emagrecimento, esta substância pode ajudar a manter seu apetite à distância. Quer descobrir todos os segredos do glucomanano? Continue lendo!




A coisa mais importante a saber

  • Glucomannan é extraído da planta Amorphophallus konjac. Ela consiste em fibra altamente solúvel, que se multiplica em volume quando entra em contato com a água.
  • Glucomannan é o único suplemento alimentar recomendado pela Autoridade Européia de Segurança Alimentar para a perda de peso. No entanto, estudos recentes puseram em questão alguns de seus benefícios.
  • Ao comprar um suplemento glucomanano, devemos nos abster de comprá-lo na forma de comprimidos sólidos para evitar o risco de asfixia. Devemos também considerar nossas restrições alimentares, a presença de ingredientes adicionais e a relação custo-benefício.

Suplementos nutricionais de glucomanano: nossas recomendações

Guia de compra: O que você precisa saber sobre glucomanano

Glucomanano é um composto vegetal que fornece grandes quantidades de fibra solúvel. Os suplementos alimentares à base de glucomanano aumentam em volume quando entram em contato com água, de modo que seu consumo pode reduzir o apetite e promover o trânsito intestinal. Essas propriedades fizeram do glucomanano um remédio popular para perda de peso.

O glucomanano pode interferir na absorção de drogas.
(Fonte: Dolmatov: 91906922/ 123rf.com)

O que é glucomanano e como ele funciona?

O glucomanano Konjac, mais conhecido como glucomanano, é uma substância da planta asiática Amorphophallus konjac. O extrato deste vegetal produz um tipo de fibra altamente solúvel que pode absorver grandes quantidades de água e aumentar significativamente seu volume.
Este fenômeno também ocorre no trato intestinal humano.

O inchaço do glucomanano ingerido é capaz de causar uma sensação de plenitude e saciedade no estômago. Além disso, ao aumentar a massa de conteúdo intestinal não absorvível (ou fibra), esta substância irá melhorar o trânsito intestinal, promovendo a expulsão de resíduos do corpo. Como substância viscosa, ela também impede a absorção de açúcares e outros nutrientes (1).

É possível perder peso graças ao glucomanano?

Amorphophallus konjac tem sido usado na cozinha asiática para fazer farinha e produtos cozidos por séculos. No entanto, em nosso ambiente, a fibra seca desta planta é usada como saciante e promotora de trânsito intestinal. Glucomannan pode ser encontrado no mercado como um produto para perda de peso.

Glucomannan é o único produto para perda de peso que foi aprovado pela Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) (2). Este órgão oficial descobriu que este suplemento alimentar pode melhorar significativamente certos parâmetros corporais, incluindo o peso. Nós incluímos um resumo deste estudo na tabela abaixo:

Objetivo estudado Resultados favoráveis?
Perda de peso exx Sim
Controle da glicemia exx Não
Diminuição da absorção de gordura exx Não
Controle do colesterol exx Sim
Melhoria do trânsito intestinal exx Sim
Ação probiótica ou prebiótica exx Não

Durante esta compilação de estudos clínicos, os especialistas descobriram que os dados sobre as propriedades emagrecedoras do glucomanano são inconsistentes. Após analisar cuidadosamente os dados deste suplemento alimentar, os autores da meta-análise chegaram às seguintes conclusões (3):Assim, a EFSA descobriu que o glucomanano (dose mínima de 3 gramas) pode contribuir para a perda de peso e o controle do colesterol. A organização também adverte que este suplemento só será útil se usado em combinação com uma dieta de baixo teor calórico. Entretanto, uma meta-análise de 2014 questiona esses supostos benefícios.

  • A perda de peso associada ao consumo de glucomanano não pode ser considerada significativa.
  • Glucomanano parece estar associado a um melhor controle do perfil lipídico (colesterol).
  • Não parece haver uma relação linear entre a dose de glucomanano consumida e a perda de peso. Em outras palavras, doses mais altas de konjac nem sempre são mais eficazes para a perda de peso.
  • A duração dos estudos revisados (8 - 12 semanas) foi considerada muito curta. Tratamentos mais longos podem ter resultados diferentes.
  • Mais dados são necessários para confirmar ou refutar os alegados efeitos do glucomanano sobre o peso e o metabolismo.

Quais outros usos o glucomanano tem?

Como mencionado, glucomanano é um tipo de fibra dietética. Este termo se refere a produtos comestíveis que nossos corpos são incapazes de processar. Embora o conteúdo nutricional das fibras seja insignificante, elas são inestimáveis para a nossa saúde. A lista a seguir resume seus principais benefícios (4)

  • Diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides
  • Baixando a pressão arterial
  • Controle otimizado do açúcar no sangue
  • Melhoria do trânsito intestinal
  • Perda de peso
  • Impulsionando a imunidade

É geralmente recomendada uma ingestão de 28-36 gramas de fibra por dia. Infelizmente, a dieta moderna (pobre em vegetais, frutas e alimentos integrais) fornece quantidades muito baixas de fibras dietéticas. Nestes casos, o glucomanano poderia ajudar a melhorar nosso trânsito intestinal.

Estudos ligando o glucomanano à perda de peso têm sido conduzidos em pessoas consideradas obesas ou com excesso de peso. Se estivermos com um peso saudável, a fibra de konjac não eliminará a gordura localizada ou a celulite. Entretanto, ele nos ajudará a nos sentir mais vitais e saudáveis, facilitando nossas visitas ao banheiro (5).

O glucomanano também é usado para melhorar o trânsito intestinal.
(Fonte: Twinsterphoto: 104225661/ 123rf.com)

Que tipo de produtos glucomananos existem?

A coisa mais marcante sobre o glucomanano konjac é sua grande versatilidade. Você pode encontrar este produto, como outros suplementos nutricionais, em forma de cápsula ou pó. Além disso, o extrato seco desta raiz também pode ser usado para fazer farinha que pode ser usada para preparar vários pratos processados (1).

Você está em uma dieta pobre em carboidratos e é um nerd de massa e arroz? Se sim, você ficará feliz em saber que existem alternativas de baixo teor calórico baseadas no glucomanano. Massa e arroz à base de konjac fornecem menos de 12 calorias por 100 gramas em média e até 50% de sua composição é fibra.

No entanto, alguns especialistas em nutrição desconfiam desses produtos.

O consumo excessivo de preparações de glucomanano pode impedir a absorção de outros nutrientes. Além disso, os molhos e curativos usados para realçar o sabor do konjac podem ser mais ricos em calorias do que a alternativa do amido.

Produtos à base de glucomanano também estão disponíveis na forma de comprimidos e gomas. Nós desencorajamos fortemente o uso deste tipo de item, pois ele tem sido ligado a episódios de asfixia e obstrução das vias aéreas. Este tipo é particularmente perigoso para crianças, idosos e pessoas com transtornos de deglutição (6).

A farinha de glucomanano pode ser usada para fazer massas e arroz de baixa caloria.
(Fonte: Balabanova: 90142371/ 123rf.com)

Como usar o glucomanano

Dependendo da forma em que seu suplemento alimentar à base de glucomanano for apresentado, você precisará usá-lo de uma forma ou de outra. A dosagem do extrato de raiz de konjac também é considerada importante. A relação entre perda de peso e gramas de glucomanano tomadas por dia é um tanto errática. Se você quiser verificar, você encontrará na seguinte tabela (3):

Gramas de glucomanano por dia Perda máxima de peso (após 8 - 12 semanas)
1 0
1.5 0
2 1
3 4

Hidrato: É muito importante consumir grandes quantidades de água enquanto se toma preparações de glucomanano. Isto aumentará seu efeito saciante e evitará a ocorrência de efeitos adversos, tais como obstrução de trânsito. A posição da EFSA está de acordo com estes resultados (2). A EFSA recomenda consumir um total de 3g de glucomanano por dia, dividido em três entradas antes das refeições principais. Se forem utilizados substitutos alimentares em vez de pó ou cápsulas, outras considerações devem ser levadas em consideração

  • Cuidado com os aditivos: Os alimentos ricos em carboidratos são muito saborosos. As preparações à base de farinha Konjac têm um sabor tolerável, mas não muito intenso. Se você tentar apimentar seus pratos usando molhos de alto teor calórico, você pode acabar ganhando peso ao invés de perdê-lo.
  • Alimente-se: Você pode usar preparações de glucomanano como um substituto para fast food. Entretanto, se você substituir todas as suas refeições por konjac, você vai perder nutrientes essenciais para manter a boa saúde - use-o com moderação!

Glucomannan pode ajudá-lo a controlar seu apetite, facilitando o alcance de suas metas de perda de peso. Entretanto, este suplemento alimentar não será útil se não for acompanhado por uma dieta pobre em calorias, combinada com um programa de exercícios adequados. Lembre-se, não há "pílulas mágicas" para perda de peso.

O glucomanano é perigoso?

O glucomanano de Konjac é geralmente considerado seguro para uso. Em ensaios clínicos marcantes, este item tem sido usado por até 12 semanas sem produzir efeitos tóxicos perceptíveis (7). No entanto, este composto não é isento de efeitos adversos. Estas reações indesejáveis estão resumidas na seguinte tabela (6):

Efeitos adversos comuns exx Efeitos adversos raros
Diarrhoea Asma
Inchaço abdominal exx Problemas hepáticos
Inchaço estomacal exx Obstrução intestinal
Hipoglicemia na exxi cação de diabéticos 

Este suplemento alimentar deve ser usado conscientemente para evitar efeitos desagradáveis. Não esqueça que, embora seja um ingrediente natural, o glucomanano konjac é uma substância estranha ao corpo humano. Como tal, ele deve ser usado responsavelmente pelo menor tempo necessário para atingir nossos objetivos

  • Efeitos adversos comuns: Os efeitos mais comuns (intolerância à fibra de glucomanano) podem ser evitados através da redução da quantidade de konjac ingerida. Descobriu-se que o desconforto intestinal ocorre com muito mais freqüência quando se usa doses deste suplemento acima de 5 gramas por dia. Não faça do glucomanano sua única fonte de fibra.
  • Hipoglicémia: A interação do glucomanano com medicamentos antidiabéticos pode alterar sua eficácia. Além disso, este suplemento também pode atrasar a absorção de alimentos que contêm glucose-contendo. Diabéticos não devem usar este suplemento sem a permissão de um médico, pois isto poderia levar a um perigoso desequilíbrio em seus níveis de glicose plasmática.
  • Asma e doença hepática: Os problemas menos comuns (mas mais graves) são mais difíceis de prever. Felizmente, eles são raros. Se aparecer desconforto, falta de ar ou amarelamento da pele, pare de tomar glucomanano e consulte um profissional de saúde o mais rápido possível.
  • Asfixia e obstrução: Essas complicações potencialmente fatais podem ocorrer se grandes quantidades de glucomanano sólido forem ingeridas. É muito importante beber grandes quantidades de água após a ingestão de konjac para evitar este efeito. Além disso, crianças, idosos e doentes devem evitar o consumo de glucomanano (especialmente na forma de comprimidos).

Finalmente, lembre-se de consumir glucomanano pelo menos quatro horas antes ou depois de sua medicação regular para evitar efeitos na sua absorção. A influência deste suplemento alimentar sobre o metabolismo de mulheres grávidas ou amamentando é desconhecida. Por esta razão, seu uso sem supervisão médica não é recomendado nestes casos.

Glucomanano pode baixar os níveis de colesterol.
(Fonte: Barmalini: 129038129/ 123rf.com)

Critérios de compra

Agora que você conhece todos os segredos do glucomanano, você sabe como é importante escolher o produto certo. Leia esta seção cuidadosamente. Você encontrará dicas para ajudá-lo a encontrar um suplemento alimentar konjac glucomanano seguro e acessível. Não aceite nada menos!

Intolerâncias dietéticas

A origem vegetal do glucomanano torna este composto adequado para veganos na maioria dos casos. Preste atenção a outros compostos que seu item possa conter, pois são esses aditivos que podem conter quaisquer produtos animais. Muitos produtos com glucomanano contêm glúten; se você tem doença celíaca, verifique a rotulagem cuidadosamente.

Você pode encontrar uma variedade de ingredientes adicionais em emagrecimento, queima de gordura ou preparações para queima de gordura. (Fonte: Balabanova: 95724133/ 123rf.com)

Formato de apresentação

Lembre-se de evitar comprimidos sólidos de glucomanano para minimizar o risco de asfixia. As cápsulas devem ser sempre consumidas com pelo menos dois copos de água por dose. Se você tem medo de esquecer de ingerir líquido suficiente, o konjac smoothie em pó (que requer adição prévia de água) pode ser uma boa opção.

Outros ingredientes

Você pode encontrar uma variedade de ingredientes adicionais em preparações de emagrecimento, ou captafas. Você também encontrará combinações com vitaminas e minerais que suportam o metabolismo energético normal. Entretanto, observe que o glucomanano pode impedir a absorção desses nutrientes.

Reações metabólicas resultantes da combinação de vários suplementos de emagrecimento podem ter efeitos imprevisíveis. Em princípio, nós não recomendamos tais misturas. Se você está determinado a usar vários ativos adelgaçantes, a combinação de Garcinia cambogia e glucomanano parece ser segura (8).

Você sabia que um grama de glucomanano pode absorver até duzentos mililitros de água, aumentando seu volume e contribuindo para a sensação de saciedade?

Armazenagem e prazo de validade

O consumo de glucomanano vencido não é perigoso. No entanto, substitutos baseados em konjac perderão sua estrutura cerca de dois a três meses após a data de expiração e se tornarão não comestíveis. Armazene seus suplementos de glucomanano em um lugar fresco e seco. Evite o contato com líquidos.

Valor por dinheiro

As cápsulas de Glucomannan têm um preço acessível em torno de 15 euros por 180 comprimidos (equivalente a dois meses de tratamento). O custo da farinha de konjac e seus preparados também é de cerca de 15 euros por quilo de produto. Combinações com outros ingredientes emagrecedores duplicarão ou triplicarão este preço.

Resumo

Todos nós sabemos o quão importante é a fibra em uma dieta saudável. Entretanto, poucos de nós já pensaram em usar o poder saciante da fibra para controlar nosso peso. Konjac glucomannan permite que você aproveite ao máximo esse material inabsorvível, melhorando seu trânsito intestinal enquanto reduz seu apetite.

Não esqueça que sua perseverança e dedicação serão suas principais armas na luta contra o excesso de peso. Neste caso, o glucomanano é apenas mais uma ferramenta (apreciada por alguns e injuriada por outros) em seu arsenal de emagrecimento. E se você já alcançou seu objetivo de perda de peso, por que não deixá-lo ajudá-lo a normalizar seus movimentos intestinais?

Se você gostou de nosso guia de glucomanano, por favor deixe um comentário e compartilhe este artigo.

(Fonte de imagem em destaque: Leelaic: 34124117/ 123rf.com)

Referências (8)

1. Maia-Landim A, Ramírez JM, Lancho C, Poblador MS, Lancho JL. Long-term effects of Garcinia cambogia/Glucomannan on weight loss in people with obesity, PLIN4, FTO and Trp64Arg polymorphisms. BMC Complement Altern Med [Internet]. 2018 Dec 24 [cited 2019 Dec 8];18(1):26.
Fonte

2. Vita PM, Restelli A, Caspani P, Klinger R. [Chronic use of glucomannan in the dietary treatment of severe obesity]. Minerva Med [Internet]. 1992 Mar [cited 2019 Dec 8];83(3):135–9.
Fonte

3. Glucomannan Uses, Benefits & Dosage - Drugs.com Herbal Database [Internet]. 2002 [cited 2019 Dec 8].
Fonte

4. Chen HL, Cheng HC, Liu YJ, Liu SY, Wu WT. Konjac acts as a natural laxative by increasing stool bulk and improving colonic ecology in healthy adults. Nutrition [Internet]. 2006 Nov [cited 2019 Dec 8];22(11–12):1112–9.
Fonte

5. Siegel JD, Di Palma JA. Medical treatment of constipation. Vol. 18, Clinics in Colon and Rectal Surgery. 2005. p. 76–80.
Fonte

6. Onakpoya I, Posadzki P, Ernst E. The Efficacy of Glucomannan Supplementation in Overweight and Obesity: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Clinical Trials. J Am Coll Nutr. 2014 Feb;33(1):70–8.
Fonte

7. Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to konjac mannan (glucomannan) and reduction of body weight (ID 854, 1556, 3725), reduction of post-prandial glycaemic responses (ID 1559), maintenance of normal blood glucose concentration. EFSA J [Internet]. 2010 Oct [cited 2019 Dec 8];8(10):1798.
Fonte

8. González Canga A, Fernández Martínez N, Sahagún AM, García Vieitez JJ, Díez Liébana MJ, Calle Pardo ÁP, et al. Glucomanano: Propiedades y aplicaciones terapéuticas [Internet]. Vol. 19, Nutricion Hospitalaria. 2004 [cited 2019 Dec 8]. p. 45–50.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Estudo científico
Maia-Landim A, Ramírez JM, Lancho C, Poblador MS, Lancho JL. Long-term effects of Garcinia cambogia/Glucomannan on weight loss in people with obesity, PLIN4, FTO and Trp64Arg polymorphisms. BMC Complement Altern Med [Internet]. 2018 Dec 24 [cited 2019 Dec 8];18(1):26.
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Estudo científico
Vita PM, Restelli A, Caspani P, Klinger R. [Chronic use of glucomannan in the dietary treatment of severe obesity]. Minerva Med [Internet]. 1992 Mar [cited 2019 Dec 8];83(3):135–9.
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Site oficial
Glucomannan Uses, Benefits & Dosage - Drugs.com Herbal Database [Internet]. 2002 [cited 2019 Dec 8].
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Ensaio clínico
Chen HL, Cheng HC, Liu YJ, Liu SY, Wu WT. Konjac acts as a natural laxative by increasing stool bulk and improving colonic ecology in healthy adults. Nutrition [Internet]. 2006 Nov [cited 2019 Dec 8];22(11–12):1112–9.
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Estudo científico
Siegel JD, Di Palma JA. Medical treatment of constipation. Vol. 18, Clinics in Colon and Rectal Surgery. 2005. p. 76–80.
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Revisão sistemática
Onakpoya I, Posadzki P, Ernst E. The Efficacy of Glucomannan Supplementation in Overweight and Obesity: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Clinical Trials. J Am Coll Nutr. 2014 Feb;33(1):70–8.
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Comunicado do organismo oficial (EFSA)
Scientific Opinion on the substantiation of health claims related to konjac mannan (glucomannan) and reduction of body weight (ID 854, 1556, 3725), reduction of post-prandial glycaemic responses (ID 1559), maintenance of normal blood glucose concentration. EFSA J [Internet]. 2010 Oct [cited 2019 Dec 8];8(10):1798.
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Artigo de revisão
González Canga A, Fernández Martínez N, Sahagún AM, García Vieitez JJ, Díez Liébana MJ, Calle Pardo ÁP, et al. Glucomanano: Propiedades y aplicaciones terapéuticas [Internet]. Vol. 19, Nutricion Hospitalaria. 2004 [cited 2019 Dec 8]. p. 45–50.
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