Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

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Você tem se exercitado intensamente por um tempo e está se perguntando por que a queima de gordura e a formação de músculos não funcionam bem? Então talvez o seu equilíbrio de glutamina não esteja mais acompanhando e precise de apoio.

Suplementos apropriados podem fornecer esse suporte. Em nosso teste de glutamina 2022 nós explicamos o que é glutamina e apresentamos a você informações detalhadas sobre o tópico de glutamina.

Nós também apresentamos vários produtos de glutamina com mais detalhes. Você também encontrará alguns critérios neste artigo para ajudá-lo a escolher o suplemento certo para você.




O mais importante

  • A glutamina é um aminoácido que o seu corpo produz por si só. Entretanto, em caso de esportes intensivos, doenças crônicas ou após acidentes, uma ingestão adicional é necessária.
  • Você pode comprar glutamina tanto em pó quanto em cápsulas. As únicas diferenças estão na dosagem e no método de entrega.
  • Além da forma de dosagem, você pode comparar e avaliar os produtos individuais de glutamina com base na quantidade, seus ingredientes e o país de fabricação.

Glutamina: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: perguntas a se fazer antes de comprar glutamina

O que é glutamina e o que ela faz?

A glutamina, também chamada de L-glutamina, é um aminoácido semi-essencial. Isto significa que seu corpo pode produzi-lo por si mesmo através do ácido glutâmico, mas sob certos fatores ele não acompanha a produção.

Isto acontece especialmente no caso de doenças crônicas, esporte intensivo ou mesmo acidentes e queimaduras graves. Se a própria síntese do corpo não for suficiente, você tem que obter o aminoácido através de alimentos ou suplementos adicionais.

A glutamina é, com cerca de 20%, o principal componente do nosso pool de aminoácidos. Uma das tarefas do aminoácido é controlar a retenção de água das células no organismo, o que leva a um aumento das células musculares durante o esforço físico e assim exige a formação de proteínas e glicogênio.

Em outras palavras, a glutamina tem um efeito anabólico (construção) e, portanto, apoia a construção muscular e a perda de gordura. Ao mesmo tempo, o aminoácido também tem um efeito anti-catabólico.

Isto significa que a ruptura e a dor muscular são reduzidas pela ajuda regenerativa da L-glutamina.

Também se diz que a suplementação com glutamina reduz a mortalidade e a infecção nosocomial em pacientes criticamente doentes. Em particular, a terapia reduziu as infecções nosocomiais em pacientes críticos. (1)

Com base em uma meta-análise recente e em estudos clínicos atuais, pode-se concluir que a glutamina tem um efeito positivo nas complicações infecciosas e encurta o tempo de internação hospitalar.

Em pacientes críticos, a suplementação com glutamina pode reduzir a morbidade e a mortalidade. (2) O aminoácido glutamina se tornou um dos nutrientes mais intensamente estudados na nutrição.

Estudos básicos estão elucidando os mecanismos subjacentes da ação da glutamina nas células intestinais. Estes estão sendo usados em estudos pré-clínicos e clínicos para determinar a ação da glutamina em distúrbios gastrointestinais selecionados. (3)

Agora também está bem documentado que a glutamina é essencial para a proliferação celular sob condições apropriadas, que pode funcionar como um agente respiratório e que pode melhorar a função das células imunes estimuladas. (4)

Para quem a glutamina é adequada?

A glutamina é na verdade adequada para todos, mas especialmente para pessoas que não conseguem atender às exigências de sua própria produção do aminoácido. Esses grupos de risco incluem

  • Pessoas mais velhas: O organismo pode produzir cada vez menos do aminoácido com o aumento da idade.
  • Atletas de resistência e força: A glutamina é necessária para o processo de regeneração dos músculos.
  • Doença do trato gastrointestinal: Como a digestão predominante de aminoácidos ocorre no intestino, a glutamina não pode ser absorvida adequadamente devido à inflamação no trato digestivo. Exemplos seriam: Doença de Crohn e síndrome do estômago com vazamento.
  • Danos no fígado: O ácido glutâmico é convertido em L-glutamina com a ajuda de enzimas hepáticas. Portanto, é essencial que não haja doenças hepáticas ou outros problemas que possam afetar este processo.
  • Desnutrição: Uma dieta pobre em proteínas ou unilateral pode contribuir para uma redução na produção de aminoácidos.
  • Estresse mental ou físico: Aminoácidos, incluindo glutamina, são importantes para a recuperação.
  • Consumo de álcool: Se o álcool for consumido de forma excessiva e contínua, os danos ao fígado podem se seguir mais tarde. Isto, por sua vez, pode ter um efeito negativo sobre a produção de glutamina.
  • Terapia do câncer: Os riscos da quimioterapia ou radioterapia são reduzidos pela ingestão de glutamina e, portanto, o paciente fica menos estressado.

Se você pertence a um desses grupos de risco, por favor, sempre fale com seu médico antes de tomar glutamina.

Você sabia que existe um link entre os níveis de glutamina no cérebro e os estados de humor depressivos? Até agora, isso tem sido demonstrado em estudos com ratos. Tal conexão também pode ser estabelecida em humanos, o que significa que no futuro a glutamina pode se tornar um ponto de partida para o tratamento da depressão.

Quais são os benefícios da glutamina?

A L-glutamina pode curar a Síndrome de Vazamento Intestinal (LGS)

Muitas pessoas hoje sofrem de uma condição chamada Síndrome de Vazamento Intestinal, que se não for tratada ao longo dos anos pode causar sintomas graves.

Muitas doenças, como a doença de Crohn e colite ulcerativa, estão associadas ao LGS (leaky gut). Mas doenças auto-imunes (por exemplo, Hashimoto), alergias e asma também apontam para uma conexão com a síndrome. Os sintomas da LGS incluem:

  • Distúrbios de concentração
  • Enxaqueca
  • Flatulência
  • Sistema imunológico fraco
  • Intolerância alimentar
  • Mudanças de humor
  • Depressão
  • Dores musculares crônicas e articulares
  • Cansaço crônico e muito mais.

Um estudo clínico publicado em uma revista médica analisou 20 pacientes hospitalares e descobriu que a suplementação com L-glutamina reduziu a permeabilidade intestinal.

Então, se você sofre de síndrome do intestino com vazamento, a L-glutamina é o aminoácido número um que você precisa para curar sua condição.

Em resumo, você pode tomar glutamina para qualquer tipo de problema intestinal digestivo ou inflamatório (SII, doença de Chron, colite ulcerativa) ou outros sintomas associados com vazamento intestinal.

A L-glutamina melhora a energia e o desempenho

Um dos principais papéis da L-glutamina no organismo é apoiar a desintoxicação, limpando a amônia alta e convertendo-a em aminoácidos, aminoácidos e uréia. Uma hora de exercício pode causar uma redução de 40% na glutamina no corpo.

Portanto, o fornecimento de glutamina é importante. Isto desafia o sistema imunológico e aumenta a energia e o desempenho.

Benefícios para atletas de força / fisiculturistas

Se o seu objetivo é aumentar o desempenho atlético, construir músculos, aumentar o metabolismo ou melhorar a recuperação muscular, então a L-glutamina é o suplemento obrigatório para você.

Durante um treino intenso, o corpo fica estressado e requer mais glutamina para os músculos do que a que está disponível através de uma dieta normal.

Um estudo descobriu que a suplementação com L-glutamina permite que você se recupere mais rapidamente de um treinamento de força intenso e melhora a recuperação muscular.

Isto estimula o crescimento muscular e encurta o período de cicatrização de feridas e queimaduras. O reabastecimento dos níveis de glutamina no corpo pode levar vários dias, então aumentos regulares são importantes durante o treinamento intenso.

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Glutamina: absolutamente essencial para atletas de força e desempenho. (Foto: composita / pixabay.com)

A L-glutamina impulsiona o metabolismo e ajuda na perda de gordura

A L-glutamina também queima gordura e constrói massa muscular suprimindo os níveis de insulina e estabilizando o açúcar no sangue.

Ele permite que o corpo use menos massa muscular para manter o açúcar no sangue e a sensibilidade insulínica nas células. Por esta razão, a suplementação com glutamina também é recomendada para diabéticos e pessoas com anseios de açúcar.

Como devo dosear glutamina e quando devo tomá-la?

A ingestão recomendada do aminoácido L-glutamina varia e deve ser adaptada à sua condição física. Uma dosagem mais alta pode ser útil:

  • Frio / Lesão
  • Doenças crônicas
  • Queimaduras
  • Estar em treinamento intensivo.

Se nada mais estiver disponível, três vezes 5-10 g por dia é suficiente. Recomenda-se tomá-lo pela manhã imediatamente após levantar e à noite antes de ir para a cama. Depois de um treino intensivo, você também pode tomar glutamina após o exercício.

Pode ser consumido em sucos, batidos proteicos ou água, assim como com outros suplementos, como creatina e BCAAs.

No entanto, o aminoácido não deve ser tomado junto com o leite, pois isso poderia prejudicar a absorção.

O limite superior é de 0,75g por kg de peso corporal e não deve ser excedido, caso contrário há o risco de efeitos colaterais.

No caso de uma overdose, os níveis de amônia são significativamente aumentados e o fígado então não consegue mais excretar. Possíveis conseqüências são:

  • Dores de cabeça
  • Formigamento e tremor dos dedos
  • Náuseas, vômitos, prisão de ventre até obstrução intestinal
  • Problemas no cérebro e no sistema nervoso

Eu deveria preferir tomar glutamina ou BCAAs?

BCAAs consistem em três aminoácidos essenciais: leucina, valina e isoleucina. Eles não podem ser produzidos pela própria síntese do corpo e, portanto, devem ser adicionados externamente. Eles são encontrados principalmente no leite, carne e ovos.

Estes aminoácidos são especialmente conhecidos nos esportes de força para a construção muscular. Os BCAAs são metabolizados principalmente nos músculos e não no fígado.

Os BCAAs são significativos para a construção muscular e quando tomados antes ou depois do exercício, têm um efeito anabólico no metabolismo muscular. Se você faz uma dieta rica em proteínas, você deve ter um suprimento adequado de aminoácidos.

Entretanto, durante o treinamento intenso ou a dieta, você pode tomar BCAAs para prevenir a ruptura muscular.

Além dos BCAAs, você também pode tomar glutamina se você tiver outros fatores de estresse além do treinamento duro, tais como trabalho, universidade, privação de sono ou problemas intestinais.

Onde eu posso comprar glutamina? O que eu devo cuidar?

Você pode comprar glutamina em lojas especializadas em fitness e suplementos, assim como em farmácias ou estúdios de fitness. Hoje em dia, mais e mais suplementos são vendidos na internet, já que a seleção é geralmente maior e os preços são mais baixos.

De acordo com nossa pesquisa, a glutamina é em sua maioria encomendada na Alemanha da amazon.de. Lá você também pode ler resenhas de outros compradores.

Certifique-se de que você compra um produto de alta qualidade sem aditivos, pois a falta de efeito geralmente se deve à qualidade inferior.

Todos os produtos que apresentamos a você nesta página têm um link para esta loja, assim você pode começar a comprar imediatamente.

Quanto custa a glutamina?

A glutamina é um aminoácido relativamente barato e o preço pode variar um pouco. Você pode comprar o pó em embalagens de 250g, 500g, 1kg ou 2kg. Normalmente, a relação preço-desempenho é melhor com as versões maiores.

Se você preferir tomar glutamina em forma de cápsula, você também pode comprá-las online. Eles são um pouco mais caros, mas também mais práticos para se integrar na vida cotidiana.

Tipo Quantidade Preço
1 kg aprox. 20-50 euros
Cápsulas 120 peças aprox. 10-30 euros

Que tipos de glutamina existem e qual é a mais adequada para você?

Se você quiser comprar glutamina, você precisa considerar as duas formas diferentes disponíveis no mercado.

  • Glutamina em forma de cápsula
  • Glutamina em forma de pó

A resposta: ambos são igualmente eficazes. Tudo isso é uma questão de preferência pessoal. Entretanto, gostaríamos de discutir brevemente ambas as opções e suas vantagens e desvantagens para que você possa finalmente decidir qual produto se adequa melhor a você.

Quais são as vantagens e desvantagens da glutamina em forma de cápsula?

Uma grande vantagem da glutamina em forma de cápsula é que ela é fácil de usar. Você é alguém que viaja muito? Então isto pode ser a coisa certa para você. Outra vantagem seria: eles são muito mais práticos de manusear.

Tomar as cápsulas de L-glutamina é relativamente simples: engolir as cápsulas várias vezes ao dia com água. Não poderia ser mais simples. Isso poupa o trabalho de medir com uma colher ou copo de medição e você não precisa misturá-los com líquidos.

Vantagens
  • Conveniente, também para viagem
  • Sem mistura com líquidos
  • Sabor neutro
Desvantagens
  • Relação preço-desempenho
  • Demora mais tempo para ser absorvido pelo organismo

Quais são as vantagens e desvantagens da glutamina em forma de pó?

A relação preço-desempenho do pó é simplesmente melhor. Você recebe mais pelo seu dinheiro. Ele também é absorvido pelo seu corpo muito mais rapidamente do que as cápsulas. E outra vantagem: você pode facilmente misturar a glutamina com proteína em pó, BCAAs, etc.

Então você não precisa engolir mil pílulas diferentes de uma só vez. O pó é solúvel em água, smoothies e batidos. Ele também pode ser misturado em muesli e está disponível em muitos sabores diferentes.

Vantagens
  • Relação preço-desempenho
  • Absorvida mais rapidamente pelo corpo
  • Vários sabores disponíveis
Desvantagens
  • Difícil de manusear
  • Impraticável para quem está em movimento

Cabe a você decidir qual variante você vai decidir no final. Nós só podemos ajudá-lo com a comparação de nossos produtos.

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar produtos de glutamina

Na seção seguinte, nós gostaríamos de mostrar quais critérios você pode usar para comparar e avaliar a L-glutamina. Isto tornará mais fácil para você decidir se um determinado produto é adequado para você ou não. Em resumo, estes são:

  • Forma de dosagem
  • Valor
  • Outros ingredientes
  • Alergênios
  • País de fabricação
  • Projeto

Nos parágrafos seguintes você pode ler sobre os critérios de compra individuais.

Formulário de dosagem

As duas formas mais conhecidas de glutamina no mercado estão na forma de pó e cápsulas. O pó está disponível em sabores neutros, mas também em sabores diferentes.

As cápsulas geralmente têm sabor neutro. Você também deve ser claro em sua decisão se você leva sua L-glutamina com você em viagem. Antes de escolher um produto, você deve considerar as seguintes perguntas

  • Qual a importância da preparação para você?
  • Você prefere tomar glutamina em cápsulas ou em forma líquida?
  • O gosto tem um papel importante?
  • Você precisa de glutamina em movimento?

Como regra geral, a qualidade do produto depende do preço. Normalmente, os produtos mais baratos não são tão altos na dosagem quanto os mais caros.

Como diz o conhecido ditado: "Se você compra barato, você compra duas vezes" Portanto, é melhor se afastar de produtos que são muito baratos, caso contrário eles podem não ter o efeito desejado.

Se você não tem muito dinheiro ou não quer investir muito, então opte pela forma em pó. Isso geralmente é mais barato do que as cápsulas de glutamina.

Também é mais fácil comprar glutamina em forma de pó nas lojas. Outra vantagem da forma em pó é que ela pode ser dosada individualmente. Isto porque cada pessoa precisa de uma quantidade diferente de glutamina.

Isso depende disso: Treinamento, dieta, doenças e muitos outros fatores que influenciam. Mas se você está frequentemente viajando e não tem tempo para misturar o aminoácido com líquidos, então as cápsulas são a melhor escolha para você.

Ein Haufen weißer Kapseln

Ideal para quem está em viagem: cápsulas de glutamina. (Foto: Garak01 / pixabay.com)

Quantidade

Dependendo da forma preferida de tomar o aminoácido, ou seja, forma de cápsula ou pó, você deve prestar atenção às informações de quantidade. Como regra, um pacote maior está associado a um preço básico mais baixo.

O conteúdo do pacote de aminoácidos varia de acordo com o preço e a marca. O pó está normalmente disponível em um saco entre 250 e 1000 gramas. Uma colher de medição, também chamada de colher de sopa, é freqüentemente incluída para a dosagem.

Vitalinstitutstudienbasiertes Gesundheitsportal
Estudos confirmam que os requisitos de glutamina dependem da idade, estado de saúde e estresse diário de uma pessoa. Uma diretriz para a dose diária para um adulto médio é de cerca de 10 gramas. Para atletas competitivos, essa quantidade pode aumentar para 40 gramas. No entanto, os médicos frequentemente apontam que uma deficiência de glutamina não é de se temer em circunstâncias normais. O corpo produz a maior parte da glutamina que ele próprio necessita e o resto é ingerido através de uma dieta equilibrada. (Fonte: vitalinstitut.net)

Dependendo da ingestão recomendada (por exemplo, dez gramas por dia), que geralmente pode ser encontrada na embalagem do produto, isso resulta em uma média de 25 a 100 porções. As embalagens de cápsulas de L-glutamina vêm com uma média de 180 a 300 cápsulas.

Se você não tem certeza sobre o efeito e o sabor do produto, você pode comprar uma embalagem menor primeiro para experimentá-lo.

Outros ingredientes

Você pode comprar glutamina pura ou preparações combinadas que também contêm outros aminoácidos, vitaminas e nutrientes. L-glutamina em pó ou cápsulas com adição de BCAAs são populares.

Os BCAAs entram diretamente no sangue e fornecem mais energia ao corpo. Desta forma, ele pode reduzir ou retardar a fadiga do corpo durante o esforço intenso.

Suplementos combinados com vitaminas ou minerais também estão disponíveis. Estes estão listados aqui com seus efeitos: A vitamina B6 é amplamente responsável pelo bom funcionamento de uma série de caminhos metabólicos em nosso corpo.

  • regula o metabolismo
  • significativo para o metabolismo da gordura
  • protege o sistema imunológico
  • forma niacina
  • regula o açúcar no sangue
  • sintetiza proteínas e neurotransmissores

A vitamina B12 influencia o bem-estar físico, mental e emocional dos seres humanos como nenhuma outra vitamina.

  • regula o metabolismo de aminoácidos e gorduras
  • importante para o metabolismo do ácido fólico;
  • suporta a função nervosa
  • envolvidos no desenvolvimento celular;
  • envolvido na formação do sangue

O zinco é indispensável para a nossa saúde. O oligoelemento desempenha um papel importante em uma multidão de reações metabólicas.

  • Componente das enzimas, portanto envolvido em muitos processos metabólicos
  • suporta a cura de feridas
  • contribui para a digestão normal
  • envolvido na produção de esperma
  • importante para o crescimento
  • essencial para a pele

Deve haver uma tabela nutricional na parte externa do produto. Nesta tabela há todas as informações significativas, como por exemplo: A proporção por porção, a proporção de mistura e outros ingredientes e aditivos.

Cuidado: Adoçantes, intensificadores de sabor, corantes e conservantes são freqüentemente adicionados, especialmente em pós. Certifique-se de comprar um produto com o menor número possível de aditivos artificiais.

Se você já está tomando vitaminas suficientes através de uma dieta saudável, não é aconselhável o uso de suplementos combinados.

Alergênios

Se você é alérgico a certos alimentos, é importante prestar atenção aos ingredientes. Além disso, não deve haver adição de açúcar ou aditivos artificiais no produto.

Esta informação deve ser rotulada na embalagem do produto. Se não estiver lá, você pode entrar em contato com o fabricante para obter as informações.

No entanto, quanto mais sabor for adicionado a um produto, mais aditivos ele contém. A forma em pó também é recomendada para veganos, já que as cápsulas frequentemente contêm gelatina bovina.

Aqui nós listamos algumas propriedades que podem ser importantes para você

  • Sem glúten
  • Sem fructose-free
  • Lactose-free
  • Vegan

País de fabricação

Se você comprar glutamina ou suplementos gerais na internet, você deve prestar atenção ao país de origem. Existem diferentes diretrizes para a produção de suplementos alimentares em todo o mundo.

Em geral, os produtos produzidos nos países da UE são fabricados sob diretrizes mais rígidas do que aqueles produzidos em outros países da UE. Você deve estar ciente disso antes de escolher um produto.

Você sabia que a glutamina é extremamente sensível ao calor? Portanto, ele é facilmente destruído ao cozinhar, assar ou fritar. Armazenar produtos ao sol por muito tempo também causa a perda de glutamina, por isso é recomendado armazená-los no escuro.

Design

Os ingredientes da glutamina desempenham o papel mais importante, mas você também deve considerar o manuseio prático e o design ao tomar sua decisão de compra.

Na maioria dos casos, você recebe a forma em pó em uma bolsa reselável, que é ideal para armazenar o produto, pois ele precisa ser mantido em local fresco e seco.

As cápsulas muitas vezes vêm em uma lata prática, que é particularmente adequada para viagens. Se o design é importante para você, há muitas escolhas agradáveis.

Fatos que vale a pena saber sobre glutamina

Quais alimentos contêm glutamina?

A L-glutamina é sintetizada no corpo a partir do ácido glutâmico, mas às vezes a produção do próprio corpo não é suficiente. Se este for o caso, seu corpo tem que tirá-lo da comida.

O aminoácido é encontrado em fontes de proteína animal, como carne e produtos lácteos. Mas também pode ser encontrado em produtos vegetais como feijão, salsa, repolho vermelho, espinafre cru, arroz, milho e tofu.

Comida muito Teor de glutamina
Leite desnatado 100 ml 380 mg
ovo 1 pedaço 380 mg
Turquia 100g 690 mg
Milho 100g 460 mg
ervilhas 100g 432 mg
Soja 100g 1940 mg
Bananas 100g 90 mg 

O glutamato é o sal de ácido glutâmico e é usado principalmente na cozinha asiática e em refeições prontas como intensificador de sabor. O glutamato é um neurotransmissor que passa mensagens de uma célula para outra.

Para que o glutamato liberado seja transportado de volta para a célula nervosa, ele deve ser convertido em glutamina. O glutamato é produzido em quantidades suficientes e não precisa ser fornecido do exterior.

Em contraste: os intensificadores de sabor (glutamato) são suspeitos de desencadear sintomas tais como dores de cabeça e reações alérgicas.

Fonte da imagem: LaChrome / pixabay.com

Referências (4)

1. Qi-Hong Chen, Yi Yang, Hong-Li He, Jian-Feng Xie, Shi-Xia Cai, Ai-Ran Liu, Hua-Ling Wang, Hai-Bo Qiu. The effect of glutamine therapy on outcomes in critically ill patients: a meta-analysis of randomized controlled trials. Critical Care. 09 January 2014; volume 18, Article number: R8.
Fonte

2. Melis, Gerdien C; ter Wengel, Nathalie; Boelens, Petra G; van Leeuwen, Paul AM. Glutamine: recent developments in research on the clinical significance of glutamine. Clinical Nutrition and Metabolic Care. January 2004; Volume 7, Issue 1, p 59-70.
Fonte

3. Ziegler, Thomas Ra; Bazargan, Niloofara; Leader, Lorraine Ma; Martindale, Robert G. Glutamine and the gastrointestinal tract. Clinical Nutrition and Metabolic Care. September 2000; Volume 3, Issue 5, p 355-362.
Fonte

4. Philip Newsholme. Why Is L-Glutamine Metabolism Important to Cells of the Immune System in Health, Postinjury, Surgery or Infection? The Journal of Nutrition. September 2001; Volume 131, Issue 9, Pages 2515S–2522S.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Wissenschaftliche Studie
Qi-Hong Chen, Yi Yang, Hong-Li He, Jian-Feng Xie, Shi-Xia Cai, Ai-Ran Liu, Hua-Ling Wang, Hai-Bo Qiu. The effect of glutamine therapy on outcomes in critically ill patients: a meta-analysis of randomized controlled trials. Critical Care. 09 January 2014; volume 18, Article number: R8.
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Wissenschaftliche Studie
Melis, Gerdien C; ter Wengel, Nathalie; Boelens, Petra G; van Leeuwen, Paul AM. Glutamine: recent developments in research on the clinical significance of glutamine. Clinical Nutrition and Metabolic Care. January 2004; Volume 7, Issue 1, p 59-70.
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Wissenschaftliche Studie
Ziegler, Thomas Ra; Bazargan, Niloofara; Leader, Lorraine Ma; Martindale, Robert G. Glutamine and the gastrointestinal tract. Clinical Nutrition and Metabolic Care. September 2000; Volume 3, Issue 5, p 355-362.
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Wissenschaftliche Studie
Philip Newsholme. Why Is L-Glutamine Metabolism Important to Cells of the Immune System in Health, Postinjury, Surgery or Infection? The Journal of Nutrition. September 2001; Volume 131, Issue 9, Pages 2515S–2522S.
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