Goji berry é uma fruta pequena de cor vermelha que frequentemente é consumida na sua forma desidratada. Originária da China, a fruta ganhou popularidade mundial graças a campanhas publicitárias que atribuíram a esse pequeno alimento a capacidade de “curar todos os males”. Ainda que não seja uma fruta mágica, o goji berry é delicioso, muito saudável e nutritivo.

O goji berry ajuda a prevenir o envelhecimento e a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, regula os níveis de glicose no sangue (glicemia) e melhora a saúde dos olhos e da pele. Você quer aprender um pouco mais sobre as propriedades do goji berry? Neste guia você terá acesso a tudo o que precisa saber antes de consumi-lo.

O mais importante

  • O goji berry contém carboidratos, fibra alimentar, vitamina C, provitamina A (betacaroteno e luteína), ferro, zinco e potássio. É um alimento versátil e saboroso e pode ser encontrado em barras de cereais, geleias, saladas, doces e muitas outras receitas.
  • Esta fruta contribui para a longevidade e retarda o envelhecimento. Melhora a aparência e a saúde da pele. Também previne doenças oculares e ajuda a manter os níveis sanguíneos de glicose estáveis.
  • Geralmente, o goji berry é consumido desidratado, mas também foram desenvolvidos suplementos em pó, em cápsulas e bebidas. Tanto as frutas desidratadas quanto os suplementos devem ser proveniente de produções ecológicas para garantir a segurança para o consumo humano.

Os melhores suplementos de goji berry do mercado: Nossas recomendações

O conteúdo das campanhas publicitárias que enalteceram os benefícios do goji berry aumentou muito a oferta desse alimento no mercado. Alguns produtos são de excelente qualidade, enquanto outros deixam muito a desejar. Para facilitar a sua compra, escolhemos alguns suplementos que cumprem os requisitos de qualidade.

O kit de suplemento de goji berry mais completo

Esta combinação perfeita do kit atua como desintoxicante, ou seja, promove uma limpeza das toxinas no organismos e aumenta a diurese. Consequentemente, diminui a retenção de líquidos, diminuindo e a sensação de inchaço e contribuindo para sensação de bem-estar. Além disso,  estimula a queima da gordura corporal, utilizando-a como fonte de energia.

O melhor goji berry com vitamina C

O Goji Berry da Lauton Naturals é um suplemento à base de vitamina C, zinco e picolinato de cromo. Possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A vitamina C é um importante aliado do sistema imunológico, uma vez que aumenta a produção de glóbulos brancos, responsáveis por combater elementos estranhos presentes no organismo. A vitamina aumenta ainda os níveis de anticorpos e evita que o corpo fique mais vulnerável a contrair doenças.

A opção com mais ativos

Com uma fórmula com exclusiva combinação de extrato de goji berry e importantes ativos, como a colina, o picolinato de cromo, magnésio e a vitamina C, o Goji Berry da Maxinutri possui ação antioxidante e ativadora do metabolismo, promovendo a lipólise (quebra de gordura) e resultando em mais energia e disposição para praticar exercícios físicos.

Guia de Compras: O que você deve saber sobre o goji berry

O goji berry é um dos superalimentos envolvido em mais controvérsias. Enquanto alguns anúncios enganosos o venderam como uma fruta milagrosa, outros autores negam grande parte dos benefícios atribuídos ao alimento. A verdade é que o goji berry é muito nutritivo e pode melhorar a sua saúde se for consumido com responsabilidade.

Café da manhã.

O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, e o goji berry nos oferece a oportunidade de variar o que comemos. (Fonte: Baibakova: 73708136 / 123rf.com)

O que é exatamente o goji berry?

O goji berry é uma fruta vermelha pequena de cor brilhante, que é muito semelhante em forma, textura e aparência aos tomates cereja. São originários da China, mas seu consumo hoje se dá em todo o mundo.

Geralmente, é consumido desidratado e seu aspecto é similar a uma uva passa, mas de tonalidade vermelha.

Qual o gosto do goji berry?

O sabor do goji berry é doce, ligeiramente ácido e refrescante. Ainda que durante a desidratação a fruta perca parte da sua água, mesmo desidratada continua sendo muito apetitosa. Pode ser consumido sozinho, no iogurte ou como ingrediente em saladas, shakes, barras de cereais ou biscoitos.

Imagem de duas mãos segurando goji berry.

O goji berry desidratado perde apenas parte de sua água, mas conserva todos os nutrientes da fruta fresca. (Fonte: Puhha: 68361767 / 123rf.com)

Quais os nutrientes do goji berry?

O goji berry é seco de forma natural, ao sol, ou é submetido a um processo de desidratação mediante ar seco frio. Graças a isso, as perdas nutricionais são reduzidas em relação ao que se perderia diante de um processo de desidratação promovido por altas temperaturas. Em 100 gramas de goji berry desidratado encontramos:

  • 330 calorias;
  • 57 gramas de carboidratos, dos quais aproximadamente a metade corresponde a açúcares simples;
  • 2 gramas de gordura;
  • 12 gramas de proteína;
  • 8 gramas de fibra;
  • Minerais: Ferro, potássio, selênio, zinco, entre outros;
  • Vitaminas: Vitamina C e provitamina A (betacaroteno);
  • Pigmentos: Betacaroteno, luteína e zeaxantina.

Quais são as propriedades atribuídas ao goji berry?

A Medicina Tradicional Chinesa atribui numerosas propriedades ao goji berry:

  • Fortalece o sistema imunológico (imunoestimulante);
  • Protege o fígado e previne doenças relacionadas a esse órgão (hepatoprotetor);
  • Melhora a saúde visual;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Ajuda a prevenir o câncer;
  • Aumenta os níveis de energia (energizante);
  • Aumenta a libido (desejo sexual) e a fertilidade.
Chá de goji berry.

O goji berry é ideal para fazer chás ou shakes. (Fonte: Balabanova: 43580663 / 123rf.com)

No entanto, neste guia vamos nos concentrar nos benefícios que possuem evidências científicas:

  • Ajuda a regular a função intestinal;
  • Regula os níveis de glicose no sangue;
  • Contém múltiplos compostos antioxidantes (substâncias capazes de mitigar o estresse oxidativo no organismo);
  • Dá saciedade e reduz o apetite;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Melhora a saúde visual;
  • Contribui para manter a pele saudável e previne rugas e manchas.

Qual a dose diária recomendada?

Não existe uma dose diária recomendada no que diz respeito ao goji berry desidratado. Mas muitas pessoas que ingerem a fruta no café da manhã costumam usar uma colher por dia.

Outra opção é alternar entre uma colher da fruta seca com uma colher de goji berry em pó em sucos. No caso da cápsula, a dose recomendada é de 1 a 3 unidade ao dia.

Shake de goji berry.

O goji berry fresco é doce e refrescante. (Fonte: Kolpakova: 40974331 / 123rf.com)

Quais as contraindicações e efeitos adversos do goji berry?

Se for consumido com moderação, não há nenhum efeito adverso. Como qualquer fruta seca, se consumida em grande quantidade pode provocar dor de estômago ou flatulência. O produto deve ser comprado sem aditivos, já que o dióxido de enxofre (E-220), que costuma ser adicionado, gera dores de cabeça, náuseas, alergia e vômitos.

No que diz respeito a contraindicações, algumas pessoas devem evitar consumir o goji berry:

  • As crianças, as grávidas e as lactantes: Porque não existem estudos que garantam que seu consumo seja seguro durante essas etapas da vida. As crianças podem, ocasionalmente, comer goji berry na sua forma desidratada.
  • As pessoas que tomam warfarina, acenocumarol ou outro medicamento anticoagulante: Já que o goji berry pode interagir com esses medicamentos. Existe risco de hemorragia.
  • Indivíduos com tendência à hipoglicemia.
  • Pessoas que sofrem de doenças crônicas (hepáticas, renais, hormonais ou cardíacas): Ou que tomem medicação diariamente devem consultar seu médico antes de tomar este ou qualquer suplemento.
  • Pessoas alérgicas a certos alimentos (tomate, melão, nozes, amendoim), ao pólen ou a ácaros: Podem ter uma reação alérgica cruzada após consumir esta fruta. A pessoa afetada pode sofrer de urticária, comichão ou lacrimejamento. Essas pessoas não podem consumir goji berry nem nenhum produto que o contenha.
Goji berry fresco.

O goji berry fresco e o desidratado têm propriedades semelhantes. (Fonte: Serenzniy: 113856603 / 123rf.com)

Quais tipos de suplemento de goji berry existem e qual é indicado para mim?

O suplemento indicado para você vai depender do benefício que você está tentando obter. A boa notícia é que, com tanta variedade, você encontrará um produto que se ajusta às suas necessidades, gostos e bolso. Existem muitas marcas que comercializam o goji berry. Ele é vendido nas seguintes formas de apresentação:

  • Inteiro e desidratado
  • Cápsulas
  • Sumos

Goji berry inteiro e desidratado

É a forma mais natural de consumir goji berry. A fruta desidratada perde apenas parte do seu conteúdo aquoso, mas todos os nutrientes da fruta fresca são conservados. É rico em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. É possível consumi-lo em geleias, tortas, bolos, barras de cereal, saladas e shakes.

A fruta inteira é doce e refrescante, e por isso adiciona sabor à dieta. É ideal para quem sofre de prisão de ventre e quer regular o trânsito intestinal. Além disso, reduz o apetite por várias horas e ajuda a reduzir a mania de petiscar vários alimentos ao longo do dia. Tem a capacidade de reduzir também a glicemia em pessoa diabéticas.

Suplementos.

Um bom suplemento de goji berry é elaborado a partir de frutas de boa qualidade. (Fonte: Belchonock: 98226203 / 123rf.com)

Cápsulas de extrato de goji berry

As cápsulas contêm em seu interior extrato de goji berry. Os fabricantes recomendam uma dose de 1 a 3 cápsulas por dia. São fáceis de consumir e podem ser levadas para qualquer lugar. Seu sabor é neutro. Aconselha-se para quem quer retardar o envelhecimento, cuidar da pele e prevenir as doenças oculares.

A maioria dos fabricantes de cápsulas de goji berry usam um material vegetal chamado hidroxipropilmetilcelulosa para as cápsulas, com a finalidade de também serem adequadas para veganos. De todo modo, é sempre importante verificar esse detalhe lendo o rótulo do suplemento.

Gemma del CañoNutricionista

“Nenhum alimento é uma pílula mágica que vai nos curar de tudo.”

Goji berry em pó

O pó de goji berry é elaborado com a fruta desidratada mediante ar seco frio, que logo a reduz a finas partículas. O pó pode ser misturado ao leite, shakes e infusões.

Também é usado para enriquecer produtos doces nutricionalmente. Seu sabor é doce, mas suave. Seu perfil nutricional é muito similar ao do goji berry inteiro.

Sumo de goji berry

O sumo de goji berry tem um alto conteúdo de açúcar e é pobre em fibra. É doce e refrescante. Recomenda-se não adicionar açúcares demais à dieta, sendo o limite desse produto de 50 mililitros por dia. Esse formato não é aconselhável para pessoas diabéticas porque pode elevar a glicemia.

Goji berry desidratado (1 colher de sopa) Cápsulas (2 unidades) Pó (2 colheres de chá) Sumo (50 mililitros)
Calorias 33 calorias 2 calorias 15 calorias 24 calorias
Proteínas 1,1 gramas 0,13 gramas 0,55 gramas 0
Carboidratos 5,7 gramas 0,34 gramas 2,65 gramas 6 gramas
Fibra 0,8 gramas 0 0,7 gramas 0

Critérios de Compra

Um bom suplemento de goji berry é aquele que foi elaborado a partir de frutas de excelente qualidade e é livre de aditivos, pesticidas e metais pesados. Além disso, antes de concretizar a compra, é importante que você considere outros critérios básicos tais como sabor, conservação e a forma de consumo.

  • Sabor
  • Conservação
  • Forma de consumo
  • Certificações

Sabor

O goji berry costuma ter uma alta aceitação por parte dos consumidores. As opções desidratadas são doces e ligeiramente ácidas. É um alimento que se adapta a uma grande variedade de receitas e combinações.

Os sumos e os suplementos em pó têm um sabor doce. As cápsulas serão a melhor opção para aqueles que preferem um sabor neutro.

Ilustração sobre goji berry.

Adicionar goji berry seco traz um sabor delicioso para a refeição. (Fonte: Zabrotskaya: 84212281 / 123rf.com)

Conservação

O goji berry desidratado, as cápsulas e a opção em pó devem ser conservados em temperatura ambiente, em um lugar seco e escuro. A vantagem da sua facilidade de conservação é que pode ser guardado no carro, no bolso ou no trabalho.

O sumo, uma vez aberto, deve ser conservado na geladeira e ser consumido em 4 dias.

Forma de consumo

Para tomar a cápsula, basta um copo de água para acompanhar. A fruta inteira pode ser consumida como o sumo ou sozinha. O extrato de goji berry em pó deve ser dissolvido em alguma bebida (água, leite, shake, bebida vegetal), ou incorporado à massa de pães ou doces para ser consumido.

Certificações

A melhor opção é comprar um suplemento de goji berry que conte com análises que demonstrem a ausência de metais pesados ou pesticidas. Se isso não for possível, deve-se optar por produtos com certificação orgânica ou ecológica.

As pessoas celíacas só devem consumir produtos e suplementos que tenham o selo de livre de glúten.

Desidratado Cápsula Sumo
Sabor Doce, um pouco ácido e refrescante Neutro Doce e suave Doce e refrescante
Forma de consumo Sozinho ou acompanhado de outros alimentos Sozinha, com água Dissolvido em bebidas, infusões e iogurtes. Misturado com outras farinhas Sozinho, não precisa ser misturado nem diluído
Conservação Em temperatura ambiente, em lugar seco e escuro No mesmo frasco que é comprado, em temperatura ambiente, em lugar seco e escuro Em temperatura ambiente, em lugar seco e escuro Refrigerado

Resumo

Como mencionamos ao longo desse guia, o goji berry tem um valor nutricional muito importante. Além disso, suplementos à base dessa fruta podem ter um impacto muito positivo na sua saúde se eles forem consumidos regularmente. Pese as suas vantagens, vale esclarecer que seu consumo não compensa excessos alimentares e não substitui uma dieta equilibrada.

É fundamental que você leia o rótulo do produto com goji berry, seja ele qual for, antes de comprar. Não se deixe enganar pelas campanhas publicitárias. O goji berry é um alimento muito bom, mas pode estar contaminado ou conter aditivos prejudiciais. O objetivo de incluir um suplemento no seu dia a dia é melhorar a saúde, e não colocá-la em perigo.

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(Fonte da imagem destacada: Puhha: 68361767 / 123rf.com)

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