Ultima atualização: 12 de outubro de 2021

Como escolhemos

19Produtos analisados

31Horas investidas

15Estudos avaliados

110Comentários coletados

Wheatgrass é o rei dos green shots na Instagram. Você não sabe disso? Neste guia nós dizemos a você porque é a nova loucura saudável. A erva de trigo é obtida das novas folhas recém germinadas da planta do trigo comum(Triticum aestivum).

Esta superalimentação verde é uma fonte de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e clorofila. Tem propriedades antioxidantes, lipídicas, antibacterianas e antiinflamatórias. Alguns goles de suco de grama de trigo são suficientes para fornecer ao seu corpo uma boa parte dos micronutrientes que ele precisa e, ao mesmo tempo, cuidar da sua saúde.




O mais importante

  • Erva de trigo é o nome dado às folhas da planta do trigo mole. Ele fornece vitaminas, minerais, pigmentos (clorofila e beta-caroteno), aminoácidos e enzimas. O consumo regular atenua os danos oxidativos, reduz o colesterol, melhora a digestão e ajuda a aumentar a energia.
  • A grama de trigo fresca pode ser sucateada em casa, mas a maioria das pessoas a compram em pó, comprimido ou em forma de suco congelado.
  • Para comprar o melhor suplemento de grama de trigo, os seguintes critérios devem ser considerados: forma de apresentação, produção orgânica, processo de fabricação, presença de glúten e relação preço/qualidade.

Grama de trigo: nossa recomendação dos melhores produtos

Embora você possa cultivar sua própria grama de trigo em uma panela e fazer um suco caseiro, no atual estilo de vida acelerado é muito mais prático comprar suplementos que vêm prontos (ou quase prontos) para o consumo. Nós revisamos os vários produtos de grama de trigo no mercado e estas são as nossas escolhas:

Guia de compras: O que você precisa saber sobre a grama de trigo

Nesta seção, nós analisaremos em profundidade o perfil nutricional e as propriedades da grama de trigo para examinar o quão benéfica esta superalimentação pode ser para você. Também vamos aproveitar a oportunidade para desmascarar alguns dos conceitos errados e mitos que envolvem a erva de trigo e um de seus componentes estrela: a clorofila.

Mujer tomando jugo

Você pode fazer suco caseiro de erva de trigo fresca, mas a maioria das pessoas o compra na forma de pó, tabletes ou suco congelado. (Fonte: Sidelnikov: 81712320/ 123rf.com)

O que é exatamente grama de trigo?

Grama de trigo é o nome dado às folhas jovens e recém germinadas da planta Triticum aestivum (trigo comum). As folhas são colhidas cedo, para maximizar os nutrientes, e o suco ou pó fino é extraído delas. A Dra Ann Wigmore popularizou o uso do suco de grama de trigo para fins terapêuticos (1, 2)

Quais nutrientes a grama de trigo fornece?

A grama de trigo é uma fonte de beta-caroteno (provitamina A), vitaminas K, C, E e complexo B, ferro, cálcio, magnésio, cobre e zinco. Também contém enzimas, clorofila e compostos de enxofre que possuem propriedades biológicas (3, 4). As quantidades exatas de vitaminas, minerais e clorofila são difíceis de estimar porque variam de acordo com o momento da colheita.

O suco obtido da erva de trigo é muito baixo em calorias, gordura e carboidratos, portanto pode ser tomado sem problemas por pessoas que estão seguindo um plano de perda de peso. Como a composição nutricional do suco de grama de trigo difere da do pó e das cápsulas, nós as comparamos na tabela a seguir:

Composição nutricional (por 100 ml / gramas) Suco de Wheatgrass Pó de Wheatgrass Wheatgrass em comprimidos / cápsulas
Calorias 20 calorias 287 calorias 254 calorias
Proteína 2,47 17 g 28 g
Carboidratos 2,3 g 26,5 g 5 g
Gordura 0,13 g 2,3 g 6 g
Fibra 0,3 g 46,1 g 34 g

Quais são as propriedades saudáveis do grama de trigo?

Enquanto dentro da medicina naturopática o grama de trigo é considerado um maravilhoso remédio natural, os praticantes da medicina alopática são mais céticos. Aqui estão as propriedades da grama de trigo que são apoiadas por estudos e testes científicos

  • Anti-inflamatório: este efeito é devido à clorofila e certos polissacarídeos presentes na grama de trigo (5). A inflamação está envolvida em condições cardiovasculares, doença inflamatória intestinal (colite ulcerosa e doença de Crohn), obesidade, esclerose múltipla, artrite e certos tipos de câncer.
  • Energéticos: Vitaminas B, zinco e magnésio são nutrientes fundamentais para o metabolismo energético. O consumo diário de grama de trigo, portanto, reduz a fadiga e aumenta os níveis de energia (6).
  • Antioxidantes: os pigmentos da grama de trigo, ou seja, clorofila e beta-caroteno, zinco e vitaminas E e C são poderosos antioxidantes. Os suplementos de erva de trigo, portanto, servem para combater os danos oxidativos ligados a várias doenças (cardiovascular, neurodegenerativa, diabetes) e ao envelhecimento (7).
  • Antibacteriano: a clorofila dá à grama de trigo a capacidade de inibir o crescimento de bactérias (8).
  • Hipolipidemia: um estudo sobre ratos mostrou que o suco de grama de trigo baixa os triglicerídeos, o colesterol LDL ("mau") e o colesterol total. Em relação ao colesterol, verificou-se que a erva de trigo aumenta significativamente a excreção fecal deste composto (9).
  • Digestivo: a erva de trigo tem sido documentada para aliviar a dispepsia (indigestão) devido às enzimas que contém, e também para combater a constipação devido à sua fibra (10).
  • Anti-idade para a pele: Os antioxidantes da grama de trigo retardam o envelhecimento da pele, especialmente beta-caroteno e vitamina C. Este último também é um nutriente que ajuda a prevenir o envelhecimento da pele. Além disso, a vitamina C é um nutriente essencial para a formação do colágeno, o que torna a pele macia e firme (11).
  • Imunoestimulantes: o zinco, o ferro e a vitamina C da grama de trigo são micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico (12).

Polvo verde

erva de trigo é o nome dado às folhas jovens e recém brotadas da planta Triticum aestivum (trigo comum). (Fonte: Bigacs: 53621627/ 123rf.com)

Que tipos de suplementos de grama de trigo existem?

Embora muitas pessoas cultivem grama de trigo, a grama de trigo pode ser consumida como suco, pó ou cápsulas. Cada formulário tem suas próprias características, que são explicadas abaixo

  • Suco de grama de trigo: o suco é extraído da grama de trigo e a fibra é quase completamente removida. O líquido resultante é comercializado em pequenos recipientes de 10 a 60 ml. Também é possível comprar o suco congelado e descongelá-lo no momento do consumo.
  • Pó de grama de trigo: Para preservar a qualidade das folhas, é utilizado um processo de secagem por microondas. O material seco é então moído em pó fino que pode ser dissolvido em água ou smoothies, ou misturado em sopas e guisados (13).
  • Cápsulas ou comprimidos de grama de trigo: Geralmente, as cápsulas consistem em pó de grama de trigo envolto em um revestimento de hidroxipropilmetilcelulose (celulose vegetal).
Recursos Suco de Wheatgrass Pó de Wheatgrass Cápsulas de Wheatgrass
Sabor Herbáceo, ligeiramente doce . Herbáceo, mais forte. Liso, quase neutro.
Dose recomendada De 10 a 60 ml 5 a 10 gramas (1 a 2 colheres de chá). De 2 a 6 cápsulas (dependendo da concentração).
Forma de consumo Puro ou misturado com suco de laranja, pêra ou maçã. Diluído em água, smoothies, sopas e ensopados. Sozinho, acompanhado de um gole de água.

Quais propriedades a naturopatia atribui à erva de trigo?

Existe aTerapia do Sangue Verde, que envolve a administração de suco de erva de trigo a fim de curar ou aliviar certas enfermidades. A medicina Naturopática usa suco de grama de trigo para tratar as seguintes condições (14, 15)

  • Asma e alergias.
  • Artrite.
  • Doença de Parkinson.
  • Pressão sanguínea alta.
  • Bronquite.
  • Hemorragias
  • Anemia hemolítica
  • Diabetes.
  • Eczema
  • Dispepsia (indigestão)
  • Hiperuricemia (ácido úrico elevado).
  • Úlceras digestivas.
  • Enxaquecas

O suco de grama de trigo pode substituir o consumo de vegetais?

Não. Os vegetais fornecem fibra, que é um composto indigestível essencial para o bom funcionamento do organismo. Quando o suco de grama de trigo é extraído, a fibra é removida e constitui o remanescente que pode ser observado no espremedor. Além disso, embora a grama de trigo ofereça vários tipos de vitaminas e minerais, ela não fornece todos eles.

Os celíacos podem consumir grama de trigo?

Sim, os celíacos podem consumir grama de trigo porque suas folhas não contêm glúten. Além disso, a riqueza em minerais e vitaminas do grama de trigo o torna extremamente benéfico para pessoas recém-diagnosticadas, pois ajuda a reverter deficiências nutricionais causadas pela síndrome de má absorção (16).

Mujer tomando jugo verde

O suco obtido do grama de trigo é muito baixo em calorias, gordura e carboidratos, portanto pode ser tomado sem problemas por pessoas que estão seguindo um plano de perda de peso. (Fonte: Marctran: 96521138/ 123rf.com)

A clorofila é necessária para "oxigenar" o sangue?

Não. Este é um mito que existe em torno de muitos sucos verdes, incluindo a erva de trigo. Na realidade, o oxigênio é parte do ar que respiramos, entra nos pulmões e de lá passa para o sangue. Nenhum suplemento ou superalimentação tem a capacidade de fornecer oxigênio para a corrente sanguínea.

Aerva de trigo

deve ser tomada sempre de estômago vazio?
Não, não há hora marcada do dia para tomar um suplemento de erva de trigo. Muitos fabricantes recomendam tomá-lo meia hora antes das refeições para promover a sua assimilação. A vantagem de consumir grama de trigo com o estômago vazio é que, ao não ingerir nada a noite toda, a absorção de nutrientes é maximizada.

A grama de trigo é uma boa fonte de proteína para veganos?

Não, a grama de trigo não é notada pelo seu conteúdo de macronutrientes (proteína, gordura, carboidratos). Embora ela contenha alguns aminoácidos, que são as unidades básicas de proteína, não pode ser considerada uma boa fonte desses nutrientes. O valor da grama de trigo está no seu fornecimento de vitaminas, minerais, enzimas e pigmentos (clorofila, beta-caroteno).

Você sabia que os naturopatas afirmam que a grama de trigo fornece ao organismo os nutrientes de que ele necessita e, ao mesmo tempo, ajuda a eliminar desperdícios, toxinas e outras substâncias indesejáveis?

Quais são os efeitos adversos e contra-indicações dos suplementos de grama de trigo?

Os suplementos de grama de trigo são contra-indicados em casos de gravidez e amamentação porque não demonstraram ser seguros para serem tomados durante esses períodos. Aqueles que estão sofrendo de uma doença ou tomando medicamentos devem consultar seu médico antes de tomar erva de trigo. Em termos de efeitos adversos, pode causar náuseas, dores de cabeça e erupções cutâneas (15).

Critérios de compra

Como você deve ter notado quando lhe apresentamos nossos produtos recomendados, a erva de trigo pode ser consumida de várias maneiras. No entanto, antes de comprar grama de trigo você deve considerar outras características que determinam o quão adequado o suplemento é para você. Os critérios básicos de compra incluem:

Forma de apresentação

Aqueles que gostam do sabor da grama de trigo e querem um produto que seja o mais natural possível podem optar por suco ou pó. O primeiro é pronto para beber, enquanto o segundo deve ser misturado com líquidos quentes ou frios. As cápsulas são recomendadas para pessoas que querem evitar o sabor típico da grama de trigo e estão procurando a opção mais conveniente.

Mujer fuerte

Embora muitas pessoas cultivem este alimento, a grama de trigo pode ser consumida como suco, pó ou cápsulas. (Fonte: Koifman: 43612410/ 123rf.com)

Produção orgânica

A maioria dos suplementos de grama de trigo no mercado é feita de grama orgânica. Isto é importante porque todos os alimentos folhosos tendem a ser muito suscetíveis a pragas e quanto mais vulneráveis eles são, maior o uso de fertilizantes sintéticos e pesticidas. É melhor optar por um suplemento com o selo orgânico.

Processamento

A secagem da grama de trigo através da micro ondulação em pó preserva a qualidade nutricional e mantém o conteúdo vitamínico, os nutrientes mais aquecidos, inalterado. Por outro lado, ao congelar o suco, o processo de congelamento tem que ser rápido para evitar a deterioração nutricional e organoléptica.

Presença de glúten

Embora a grama de trigo seja livre de glúten, é essencial procurar o selo que certifica que o produto é adequado para pessoas com doença celíaca. Às vezes a erva de trigo pode ser contaminada com pequenos pedaços de sementes e, se consumida por indivíduos com doença celíaca, esta é uma transgressão alimentar com suas possíveis complicações.

Allison BuckinghamDietista-nutricionista
"Sucos vegetais não são um substituto para o consumo de vegetais. Quando você suco uma fruta ou um vegetal, você remove quase toda a fibra. Esta parte de frutas e vegetais mantém seu trato digestivo funcionando corretamente e pode melhorar o controle da glicose no sangue.

Valorização do dinheiro

O pó e as cápsulas de grama de trigo são de excelente relação custo-benefício. No caso do suco, se for um produto 100% grama de trigo, ele é mais caro que o pó ou as cápsulas e pode dobrar ou triplicar o custo. Os sucos de grama de trigo misturados com sucos de frutas são mais baratos, mas também de menor qualidade.

Resumo

A grama de trigo oferece inúmeros benefícios à saúde e muitos de seus benefícios ainda estão sendo pesquisados. A clorofila, o pigmento que lhe dá sua cor verde, é responsável por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes. Ele fornece quase todas as vitaminas necessárias ao corpo humano, bem como minerais importantes.

A erva de trigo aumenta os níveis de energia, alivia a prisão de ventre, diminui o colesterol e reduz a inflamação. É um super-alimento muito nobre, que raramente produz efeitos adversos e pode ser consumido pela maioria da população, especialmente se tomado como um suco natural. Também pode ser consumido em pó ou em cápsulas.

Se você gostou de nosso guia, por favor deixe-nos um comentário ou compartilhe-o em suas redes sociais.

(Fonte da imagem em destaque: Vorobeva: 83768291/ 123rf.com)

Referências (15)

1. Singh N, Verma P, Pandey B. Therapeutic Potential of Organic Triticum aestivum Linn. (Wheat Grass) in Prevention and Treatment of Chronic Diseases: An Overview [Internet]. 2012 [cited 27 November 2019].
Fonte

2. Padalia S, Drabu S, Raheja I, Gupta A, Dhamija M. Multitude potential of wheatgrass juice (Green Blood): An overview [Internet]. Cysonline.org. 2010 [cited 27 November 2019].
Fonte

3. Annapurna A. Wheat grass health benefits [Internet]. 2011 [cited 27 November 2019].
Fonte

4. Chauhan M. A pilot study on wheat grass juice for its phytochemical, nutritional and therapeutic potential on chronic diseases. [Internet]. Chemijournal.com. 2014 [cited 27 November 2019].
Fonte

5. Oloffson P, Hultqvist M, Hellgren L, Holmdahl R. Phytol: A Chlorophyll Component with Anti-inflammatory and Metabolic Properties [Internet]. 2014 [cited 27 November 2019].
Fonte

6. Huskisson E, Maggini S, Ruf M. The Role of Vitamins and Minerals in Energy Metabolism and Well-Being [Internet]. SAGE Journals. 2007 [cited 27 November 2019].
Fonte

7. Mis L, Comba B, Uslu S, Yeltekin A. Effect of Wheatgrass on DNA Damage, Oxidative Stress Index and Histological Findings in Diabetic Rats [Internet]. 2018 [cited 27 November 2019].
Fonte

8. Singh J, Kapoor R. The Green Blood” Wheatgrass Juice, a Health Tonic Having Antibacterial Potential” [Internet]. 2014 [cited 28 November 2019].
Fonte

9. Kothari S, Jain K, Mehta S, Tonpay S. Hypolipidemic effect of fresh Triticum aestivum (wheat) grass juice in hypercholesterolemic rats. - PubMed - NCBI [Internet]. Ncbi.nlm.nih.gov. 2011 [cited 28 November 2019].
Fonte

10. Payal C, Davinder K, Sunaina, Gurlaganjeet K. Wheat Grass: A Review on Pharmacognosy and Pharmacological Aspects [Internet]. 2015 [cited 27 November 2019].
Fonte

11. Telang P. Vitamin C in dermatology [Internet]. 2013 [cited 28 November 2019].
Fonte

12. Nova E, Montero A, Gómez S, Marcos A. La estrecha relación entre la nutrición y el sistema inmunitario [Internet]. Seom.org. 2019 [cited 28 November 2019].
Fonte

13. Pallavi S, Shikka S, Bhawna S. Nutritional Composition of Wheat Grass Powder as Affected by Different Drying Process [Internet]. International Journal of Advanced Research. 2016 [cited 28 November 2019].
Fonte

14. Singhal V, Singhal A, Jagatheesh K. Multifunctional role of green blood therapy to cure for many diseases. [Internet]. 2012 [cited 28 November 2019].
Fonte

15. Adrianos S L, Mattioni B, Tilley M. Confirmation of gluten-free status of wheatgrass (Triticum aestivum) [Internet].
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artículo científico
Singh N, Verma P, Pandey B. Therapeutic Potential of Organic Triticum aestivum Linn. (Wheat Grass) in Prevention and Treatment of Chronic Diseases: An Overview [Internet]. 2012 [cited 27 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Padalia S, Drabu S, Raheja I, Gupta A, Dhamija M. Multitude potential of wheatgrass juice (Green Blood): An overview [Internet]. Cysonline.org. 2010 [cited 27 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Annapurna A. Wheat grass health benefits [Internet]. 2011 [cited 27 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Chauhan M. A pilot study on wheat grass juice for its phytochemical, nutritional and therapeutic potential on chronic diseases. [Internet]. Chemijournal.com. 2014 [cited 27 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Oloffson P, Hultqvist M, Hellgren L, Holmdahl R. Phytol: A Chlorophyll Component with Anti-inflammatory and Metabolic Properties [Internet]. 2014 [cited 27 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Huskisson E, Maggini S, Ruf M. The Role of Vitamins and Minerals in Energy Metabolism and Well-Being [Internet]. SAGE Journals. 2007 [cited 27 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Mis L, Comba B, Uslu S, Yeltekin A. Effect of Wheatgrass on DNA Damage, Oxidative Stress Index and Histological Findings in Diabetic Rats [Internet]. 2018 [cited 27 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Singh J, Kapoor R. The Green Blood” Wheatgrass Juice, a Health Tonic Having Antibacterial Potential” [Internet]. 2014 [cited 28 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Kothari S, Jain K, Mehta S, Tonpay S. Hypolipidemic effect of fresh Triticum aestivum (wheat) grass juice in hypercholesterolemic rats. - PubMed - NCBI [Internet]. Ncbi.nlm.nih.gov. 2011 [cited 28 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Payal C, Davinder K, Sunaina, Gurlaganjeet K. Wheat Grass: A Review on Pharmacognosy and Pharmacological Aspects [Internet]. 2015 [cited 27 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Telang P. Vitamin C in dermatology [Internet]. 2013 [cited 28 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Nova E, Montero A, Gómez S, Marcos A. La estrecha relación entre la nutrición y el sistema inmunitario [Internet]. Seom.org. 2019 [cited 28 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Pallavi S, Shikka S, Bhawna S. Nutritional Composition of Wheat Grass Powder as Affected by Different Drying Process [Internet]. International Journal of Advanced Research. 2016 [cited 28 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Singhal V, Singhal A, Jagatheesh K. Multifunctional role of green blood therapy to cure for many diseases. [Internet]. 2012 [cited 28 November 2019].
Ir para a fonte
Artículo científico
Adrianos S L, Mattioni B, Tilley M. Confirmation of gluten-free status of wheatgrass (Triticum aestivum) [Internet].
Ir para a fonte
Resenhas