
Como escolhemos
Deliciosa, crocante e nutritiva, a granola não pode faltar em uma dieta saudável. Embora a granola clássica seja composta de aveia, nozes e mel, hoje em dia ela pode ser composta por muitas combinações de ingredientes diferentes.
Além disso, a granola é uma excelente fonte de carboidratos complexos, fibras e gorduras saudáveis. Seu alto valor nutricional faz com que seja o alimento ideal para atletas, crianças e vegetarianos. Além disso, esta mistura crocante ajuda a acalmar o apetite e a diminuir o colesterol.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Os melhores produtos com granola do mercado
- 4 Guia de compras: O que você deve saber sobre a granola
- 4.1 Quais são os ingredientes da granola?
- 4.2 Quais são os ingredientes que não deveriam estar na granola?
- 4.3 Quais são os nutrientes da granola?
- 4.4 Quais são os benefícios da granola para a saúde?
- 4.5 A granola serve para emagrecer?
- 4.6 Como os esportistas devem consumir a granola?
- 4.7 Qual é a porção recomendada de granola?
- 4.8 Quais efeitos adversos a granola pode causar?
- 4.9 A granola possui contraindicações?
- 5 Critérios de compra
- 6 Resumo
O mais importante
- A granola consiste em uma mistura de cereais, nozes, frutas secas, sementes, óleos, adoçantes e outros ingredientes extras (coco, canela, gengibre) que são colocados no forno por alguns minutos para obter uma textura crocante.
- Ela fornece carboidratos complexos, açúcares simples, fibras, gorduras saudáveis, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais (ferro, cálcio, fósforo, potássio e zinco). No entanto, a composição nutricional deste alimento varia de acordo com seus ingredientes.
- A granola também proporciona saciedade, reduz o colesterol e fornece energia. Existem muitos tipos diferentes de cereais, adequados para todos os gostos e dietas: vegan, paleo, sem glúten, diabéticos, dentre outros.
Os melhores produtos com granola do mercado
A granola é muito nutritiva e saudável, principalmente se for feita em casa. Embora sua preparação seja simples, com o ritmo atual da vida, a maioria das pessoas tem pouco tempo disponível para cozinhar. Confira a lista que fizemos abaixo, com alguns dos melhores produtos com granola disponíveis no mercado atualmente.
- A melhor granola sem açúcar do mercado
- A melhor granola vegana do mercado
- A melhor granola salgada do mercado
A melhor granola sem açúcar do mercado
Essa granola, além de não possuir açúcar e ser ideal para pessoas diabéticas, também é vegana e kosher. Ela não possui corantes, conservantes nem aromatizantes, e é uma excelente fonte de fibras. Apesar de não possui açúcar, ela possui um delicioso sabor levemente adocicado por conta das frutas presentes, o que agrada muito aos consumidores.
A melhor granola vegana do mercado
O único açúcar dessa granola é o das frutas como tâmaras, ameixa seca, uva passa e goji berry. Esse alimento não contém conservantes e é totalmente vegano. Além disso, ela não possui glúten, e por isso é ideal para quem está de dieta.
A melhor granola salgada do mercado
Essa granola é ideal para quem deseja dar um toque a mais em pratos como saladas, sopas, ovos mexidos e outros. Ela é uma mistura crocante de quinoa, amêndoa, sementes de abóbora e páprica e outros ingredientes. Além disso, ela é low carb e sem glúten, para que você possa comer sem culpa.
Guia de compras: O que você deve saber sobre a granola
Existem muitos tipos de granola no mercado para atender aos gostos e exigências de diferentes consumidores. Para tirar o máximo proveito dos benefícios desse superalimento, é importante escolher a granola com base nas características que você busca e consumi-la adequadamente. Nesta seção, vamos nos aprofundar nesses aspectos.

A porção de granola pode variar dependendo do que ela ofereça.
(Fonte: Erik Reis: 70237232/ 123rf.com)
Quais são os ingredientes da granola?
- Cereais: flocos de aveia, flocos de milho, trigo sarraceno ou quinoa.
- Frutos secos: nozes, amêndoas, amendoins, castanha de caju, avelãs, pistache.
- Frutas desidratadas: passas, mirtilos, ameixas, damascos, morangos.
- Sementes: girassol, abóbora, chia, gergelim, amaranto.
- Óleos: óleo de girassol, azeite de oliva, óleo de coco.
- Adoçantes: mel, xarope de arroz, açúcar de coco, stévia, dentre outros.
- Saborizantes: coco ralado, canela, cacau amargo, raspas ou cascas cítricas secas, gengibre, sal marinho, endro, mostarda.
Quais são os ingredientes que não deveriam estar na granola?
- Açúcar branco ou mascavo.
- Mel em quantidades excessivas.
- Cereais açúcarados.
- Frutos secos com cobertura de caramelo.
- Frutos secos com cobertura de chocolate.
- Frutos secos salgados ou fritos.
- Chips de chocolate ao leite ou chocolate branco.
- Óleo em altas quantidades e, pior ainda, se forem refinados.
Grupos de alimentos da granola | Ingredientes saudáveis | Ingredientes prejudiciais |
---|---|---|
Cereais | Cereais integrais sem açúcar | Cereais açúcarados |
Frutos secos | Frutos secos no seu estado natural | Frutos secos com sal, fritos ou que tenham cobertura de caramelo ou chocolate |
Frutas desidratadas | Uva passa, mirtilos, ameixas, damascos | Frutas desidratas cobertas com chocolate |
Sementes | Semente de abóbora ou girassol, chia, gergelim, amaranto | Sementes de girassol salgadas |
Adoçantes | Mel (em pouca quantidade), açúcar, stévia, xarope de arroz, etc | Açúcar branco, açúcar mascavo e quantidades excessivas de mel |
Óleos e gorduras | Azeite de oliva suave extra virgem, óleo de girassol (em pouca quantidade), óleo de coco, manteiga de amendoim natural (sem açúcar) | Excesso de óleos, de qualquer tipo |
Quais são os nutrientes da granola?
- Carboidratos complexos de assimilação lenta: entre os 50 e os 60 %.
- Açúcares simples: cerca de 20-25%. Essa porcentagem é muito menor em granolas com pouco açúcar.
- Fibra alimentar: cerca de 6%. Isso varia muito, dependendo dos ingredientes.
- Proteínas: entre 8 % e 10 %.
- Gorduras: podem variar entre 9% e 25%, dependendo da quantidade de nozes, sementes e óleo que compõem a granola. As gorduras são principalmente monoinsaturadas e poliinsaturadas do tipo ômega 3.
- Vitaminas: complexo B (B1, B2, B3 e ácido fólico) e vitamina E.
- Minerais: cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo.
Quais são os benefícios da granola para a saúde?
- Doenças cardiovasculares: a granola fornece ômega 3 graças aos frutos secos e, ainda mais, se contém sementes de chia. Além disso, a aveia é uma fonte de fibra solúvel, o que reduz a absorção de colesterol dos alimentos no nível intestinal. Como resultado, os níveis de colesterol no sangue diminuem e não se acumulam nas artérias.
- Constipação: A granola é um excelente alimento para tratar a constipação, pois fornece os dois tipos de fibra: solúvel e insolúvel. O primeiro capta água e aumenta a umidade da matéria fecal, enquanto o segundo estimula o movimento intestinal (peristaltismo) e favorece a evacuação.
- Previne as hemorróidas e o câncer de cólon: A constipação é um fator de risco para ambas as condições. Como a granola alivia a constipação, ajuda a prevenir essas doenças.
- Proporciona cálcio, ferro e zinco: Esses nutrientes são críticos para a população vegana que não inclui laticínios ou carne na alimentação.
- É uma excelente fonte de proteínas vegetais: A combinação dos aminoácidos (unidades básicas de proteína) de nozes, sementes, quinoa e aveia faz da granola uma fonte muito boa de proteínas para vegetarianos e veganos.
- É um alimento altamente recomendável para os esportistas: Fornece energia para o desempenho físico, proteínas para o desenvolvimento da massa muscular e minerais essenciais para a contração do músculo esquelético (potássio, cálcio e magnésio).
- É um excelente alimento durante a gravidez: O ácido fólico (vitamina B9) é fundamental para o fechamento do tubo neural do embrião. Diante de uma deficiência de folato, o bebê pode nascer com espinha bífida (a coluna não fecha adequadamente na parte inferior) ou com anencefalia (o cérebro e o crânio estão incompletos).
- Promove o desenvolvimento físico e intelectual das crianças: A granola fornece energia e nutrientes estruturais (proteínas, cálcio, fósforo) para o crescimento físico dos ossos, músculos e cartilagens. Além disso, o ômega 3 e o ferro da granola são indispensáveis para o desenvolvimento cognitivo e cerebral.
- Ajuda a prevenir e a tratar a anemia: a granola é uma fonte de ferro. Para aumentar a absorção do ferro, você pode consumi-lá com alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, morango, mirtilo ou kiwi.
- Contribui para manter a glicemia normal em pessoas diabéticas: os carboidratos da granola são digeridos e absorvidos lentamente graças à presença de fibras. Portanto, após o consumo de granola, o nível de glicose no sangue (glicemia) não sofre elevações abruptas.
A granola serve para emagrecer?
Por outro lado, a textura crocante e o sabor delicioso (doce ou salgado) da granola contribuem para a melhora dos sabores dos pratos durante a dieta. Isso significa que é um alimento que gera prazer e reduz o desejo de lanches cheios de açúcar, gorduras saturadas, gorduras trans e sal.

O melhor momento para consumir a granola é durante o café da manhã.
(Fonte: Julia Sudnitskaya: 52106299/ 123rf.com)
A melhor maneira de consumir granola para perder peso é comê-la no café da manhã acompanhada de frutas e laticínios. Pessoas veganas podem misturá-la com bebidas ou iogurtes feitos de amêndoas, castanha de caju ou aveia. É importante não exceder a quantidade, pois isso dificultaria a perda de peso.
Como os esportistas devem consumir a granola?
É melhor consumir granola no café da manhã ou no lanche, longe do horário do treino (com pelo menos 3 horas de intervalo). Esse superalimento é benéfico para qualquer atleta, mas ainda mais para atletas veganos, porque é uma excelente fonte vegetal de proteínas, cálcio, ferro, fósforo e magnésio.
Qual é a porção recomendada de granola?
Quais efeitos adversos a granola pode causar?

Existem muitas maneiras de preparar a granola, dependendo da necessidade do momento. (Fonte: Nataliya Piatrovich: 103659762/ 123rf.com)
A granola possui contraindicações?
- Alergia a algum dos seus componentes, por exemplo, nozes, sementes de gergelim ou mel.
- Crianças menores de dois anos, pois as nozes são muito perigosas nessa idade já que podem causar asfixia.
- As pessoas que sofrem de hipotiroidismo e tomam levotiroxina devem evitar granola no café da manhã, porque sua fibra pode inibir a absorção do hormônio da tireóide consumido com o estômago vazio. Durante o resto do dia, eles podem comer granola sem problemas.
Critérios de compra
Como vimos, entre a qualidade nutricional da granola caseira e a da granola comprada, pode haver um abismo de diferenças. Os açúcares adicionados e o uso de aditivos artificiais transformam a sua composição e ela passa a ser uma guloseima similar a chocolates e outros doces. Confira abaixo quais são os critérios de compra para escolher uma granola da melhor forma:
- Quantidade de açúcar
- Quantidade de fibra
- Origem dos ingredientes
- Presença de componentes alérgicos
- Sabor
Quantidade de açúcar
Uma granola não deve fornecer mais de 8 ou 10 gramas de açúcares simples por porção. No caso de pessoas com diabetes ou que desejam perder peso, devem optar por granolas com baixa quantiade de açúcar. O ideal é que tenha 4% de açúcar ou menos. As barras de granola geralmente têm um teor de açúcar bem acima desta recomendação.
Quantidade de fibra
A granola é um dos alimentos mais ricos em fibras que você pode consumir. Recomenda-se optar por um produto cujo teor de fibras por porção seja de 2 a 4 gramas. As granolas que oferecem maior quantidade de fibras normalmente são feitas com uma mistura de grãos integrais, nozes e sementes.
Origem dos ingredientes
As melhores granolas são aquelas feitas com matérias-primas da mais alta qualidade. Por esse motivo, a origem dos ingredientes é um fator importante. A granola orgânica é livre de agrotóxicos e aditivos prejudiciais à saúde. Além disso, produtos orgânicos nãom causa tantas agressões ao meio ambiente.
Presença de componentes alérgicos
A granola clássica contém glúten, e, portanto, pessoas com doença celíaca devem buscar pela granola sem glúten. Além disso, pessoas alérgicas a nozes, gergelim ou mel deve consumir marcas de granola que não contenham esses ingredientes e ler atentamente o rótulo.

A granola é rica em fibras, proteínas e gorduras saudáveis.
(Fonte: Dmytro Pylypenko: 21429826/ 123rf.com)
Sabor
Embora a granola seja geralmente doce, existe também a granola salgada. O essencial nesses casos é escolher aquela cujo teor de sódio seja moderado (entre 40 e 100 mg de sódio por porção). Os ingredientes usados nesses casos são: sal do Himalaia, mostarda, endro e açafrão.
Resumo
A granola é um dos alimentos mais completos e nutritivos que existem e agrada crianças e adultos graças ao seu sabor delicioso e textura crocante. Ela pode ser consumida sozinha ou acompanhada de iogurte, leite e frutas durante o café da manhã ou lanche. A versão clássica inclui aveia, mel, nozes e passas, mas existem muitas outras receitas.
Ela melhora a saúde do coração e intestinal, fornece energia, ajuda a perder peso e reduz o colesterol. O desafio ao comprar granola é escolher uma que seja feita com os melhores ingredientes e que não contenha quantidades excessivas de açúcares simples.
Se você gostou do nosso guia, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.
(Fonte da imagem destacada: Elenathewise : 27768056/ 123rf.com)