guaraná em pó

Original da selva amazônica brasileira, o guaraná é um fruto que tem ganhado popularidade graças as suas propriedades revigorante, estimulante e antienvelhecimento. A parte do fruto que é utilizada para produzir os suplementos é a semente, que é rica em cafeína, taninos, teofilina e teobromina. A semente de guaraná possui 4 vezes mais cafeína que o café.

O guaraná pode ser consumido em forma de refrigerante, pó, xarope ou cápsulas. É um ingrediente muito utilizado em bebidas energéticas, geralmente combinado com ginseng e mais cafeína. O guaraná é recomendado para melhorar a memória, tratamento da diarréia e prevenção de coágulos sanguíneos, entre outros benefícios.

O mais importante

  • O guaraná é um fruto original do Brasil, cujas sementes possuem componentes que podem exercer um efeito positivo na saúde. A cafeína, os taninos, a teofilina e a teobromina são responsáveis pelas propriedades do guaraná.
  • O guaraná aumenta a energia, estimula a memória e aprendizagem e melhora a circulação sanguínea. Também possui propriedades antioxidantes, adstringentes (antidiarreica) e diuréticas.
  • Esta semente é utilizada para fazer extratos em pó, bebidas e cápsulas. Para adquirir o melhor suplemento de guaraná é importante considerar alguns critérios de compra, tais como a concentração de cafeína, a forma de consumo e os demais ingredientes adicionados ao produto.

Os melhores produtos de guaraná do mercado: Nossas escolhas

Existem muitos mitos referente aos efeitos do guaraná no organismo e isso reflete no rótulo dos suplementos alimentares. Se você quer comprar um produto de qualidade e não ser vítima de falsas promessas em relação aos benefícios do guaraná para a saúde, você pode escolher uma das opções abaixo:

Cápsulas de café para te dar mais energia

O guaraná em cápsulas da Vitaminlife vem numa embalagem com 120 comprimidos, é ideal para atletas que querem manter um alto desempenho em suas atividades ou para quem precisa de mais disposição em sua rotina com a energia extra fornecida pelo guaraná e as 60mg de cafeína por porção.

Opção de pó de guaraná

O guaraná em pó da Mais Nutrition vem em uma embalagem de 1kg com zíper e é vegano, produzido da semente do guaraná. O consumo indicado é 1 a 2 colheres de sopa, no máximo 3 vezes por dia. Pode apresentar alguns efeitos colaterais devido ao alto teor de cafeína, por isso deve ser utilizado com cuidado e atenção.

Para ajudar na rotina

O kit com 3 frascos de 60 comprimidos de guaraná cada da Apisnutri é indicado para reduzir a fadiga e cansaço causado pelo esforço físico ou mental. A cafeína ajuda a melhorar a atenção e concentração e dá mais energia para as atividades rotineiras.

Opção completa em pó

PROMOÇÃO

O guaraná em pó da Fitoway vem numa embalagem de 120g, é um energético natural. Aumenta a concentração e capacidade de raciocínio. Melhora a fadiga e cansaço, com ação antioxidante e antiestresse.

Guia de compras: Tudo que você precisa saber sobre o guaraná

Entre as qualidades do guaraná, se destaca as propriedades energéticas, muito benéfica para quem está submetido a um grande esforço físico e/ou mental. No entanto, nem todas as pessoas podem consumir guaraná e, as que ingerem, devem fazer de uma forma segura. A seguir, abordaremos algumas perguntas frequentes sobre o guaraná.

menina alegre

O guaraná é um poderoso energético. (Fonte: Yulia Grogoryeva: 41240080 / 123rf.com)

O que é o guaraná?

O guaraná e o fruto do Guaranazeiro, cujo nome científico é Paullinia cupana. O fruto possui sabor amargo e raramente é ingerido fresco. A parte mais consumida do fruto são as sementes, que possuem ingredientes ativos valiosos para a saúde física e mental. As sementes são redondas, brilhantes e de cor escura.

O guaraná é original da Amazônia brasileira e é exportado aos Estados Unidos e a diversos países da Ásia e Europa. Os refrigerantes de guaraná são muito populares, mas na maioria dos casos não são nada saudáveis. Da semente é obtido o pó do guaraná e são elaboradas as cápsulas e comprimidos.

Quais os princípios ativos do guaraná?

O guaraná contém xantinas metiladas (ou metilxantinas) que são responsáveis pelas funções estimulantes e energéticas. A cafeína, a teofilina e a teobromina são três xantinas presentes na semente do guaraná. Os compostos fenólicos, entre eles os taninos, também auxiliam para melhorar a saúde.

Maria Elena RudolphiFarmacêutica e homeopata

“O guaraná é um estimulante do sistema nervoso, muito utilizado em casos de fadiga graças a presença da cafeína nos seus componentes e, por ser de origem vegetal, é liberada gradualmente, por isso tem múltiplos benefícios.”

Quais são os benefícios do guaraná para a saúde?

Existem muitas razões para complementar uma dieta equilibrada com o guaraná. Os compostos presentes nessa semente podem beneficiar muito o organismo e, deste modo, ajudar a manter ou recuperar a saúde. Embora suas propriedades revitalizantes sejam as mais conhecidas, este superalimento também contribui para:

  • Aumentar o vigor e energia em nível físico.
  • Promover uma resposta adequada quando o organismo estiver sobre situações de estresse físico ou mental.
  • Reduzir o risco de formação de coágulo sanguíneo que possa obstruir as veias e causar um evento cardíaco (isquemia ou infarto) ou um derrame cerebral. Isso ocorre pelo fato do guaraná ser um antiagregante plaquetário.
  • Melhorar a memória e desempenho intelectual.
  • Atuar como antioxidante e neutralizar os radicais livres que produzem um dano oxidativo a nível celular e são relacionados com maior risco de doenças cardiovasculares, câncer e doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson ou demência).
  • Prevenir o envelhecimento, graças ao seu efeito antioxidante.
  • Melhorar a diarréia. Isso ocorre devido aos taninos do guaraná, os quais possuem propriedades adstringentes e são indicados em caso de diarréia.
  • Possuir efeito diurético.
  • Melhorar a circulação sanguínea e prevenir o acúmulo do colesterol “ruim” (LDL) no interior das artérias.
  • Funcionar como hepatoprotetor contra várias toxinas.
  • Elevar o metabolismo basal e produzir maior gasto energético diário.
sementes de guaraná

Um dos benefícios do guaraná é que aumenta a energia em um nível físico. (Fonte: Tzogia Kappatou: 60251719 / 123rf.com)

Que tipos de suplemento de guaraná existem?

Ainda que exista o refrigerante e géis de hidratação com guaraná, neste guia focaremos nos comprimidos e no pó puro, ambos elaborados a partir da semente do fruto de guaraná. Estes suplementos possuem uma maior concentração de guaraná e são mais efetivos para a saúde:

  • Comprimidos/Cápsulas de guaraná: possuem extrato de guaraná, evolto em uma fina cobertura que forma a cápsula ou o comprimido. O material da embalagem pode ser gelatina animal ou celulose modificada (vegetal). Seu sabor é quase neutro. Também podem conter outros ingredientes, como ginseng, pólen, vitamina E ou cálcio.
  • Pó de guaraná: a semente é separada da polpa do fruto e, em seguida, é realizada a limpeza, secagem e trituração até obter um pó fino e puro. O sabor é levemente amargo, terroso e amadeirado. Deve ser misturado com leite, bebida vegetal, vitamina ou iogurte para que seja mais agradável ao paladar.

As cápsulas e os comprimidos possuem quantidades variáveis de cafeína (entre 4% e 20%). Sua concentração pode ser igual, inferior ou superior ao pó puro. Às vezes, é adicionado ginseng ou maca peruana aos comprimidos de guaraná para potencializar seu efeito energético e reduzir a quantidade de cafeína por porção.

Características Cápsulas/Comprimidos de guaraná Pó puro de guaraná
Sabor Suave, quase neutro Algo amargo, amadeirado e terroso
Dose diária recomendada 1 ou 2 unidades (de acordo com a concentração) 1 colher rasa (equivalente a 2-3 gramas)
Preço (por dose) Mais barato Mais caro
Conteúdo de cafeína por porção 4-20% 6-8%.
Forma de consumo Junto com o café da manhã ou almoço, tomar com um pouco de água Pela manhã, dissolvido em água, leite, iogurte, bebidas vegetais ou vitaminas
Adequado para veganos e vegetarianos? Depende do material da cápsula ou comprimido, se for gelatina animal, não é adequado para veganos nem vegetarianos, a celulose modificada é ok Sim

Quem pode se beneficiar com o consumo de guaraná?

O guaraná é uma substância que pode contribuir para recuperar ou melhorar o bem estar em diversas situações, especialmente aquelas relacionadas ao cansaço, falta de energia e perda de concentração. As propriedades do guaraná podem ser muito benéficas nas seguintes situações:

  • Cansaço, fraqueza ou fadiga crônica, desde que não seja relacionado a outra doença, como a anemia.
  • Alta exigência física (atletas ou trabalhos muito intensos).
  • Perda de memória.
  • Dificuldade para se concentrar.
  • Interesse em melhorar o desempenho intelectual ou necessidade de suporte cognitivo (estudantes).
  • Falta de apetite.
  • Desejo de otimizar o desempenho atlético.
  • Recuperar o nível de energia depois de passar por alguma doença ou alto nível de estresse.

Algumas pessoas que sofrem com dores de cabeça frequentes notaram o alívio dos sintomas graças ao guaraná. As pessoas com antecedentes familiares de doenças cardiovasculares e estão interessadas no suplemento de guaraná, devem consultar seu médico antes de iniciar o tratamento.

mulher alegre

O guaraná é muito benéfico, é um diurético natural. (Fonte: Subbotina: 79663441 / 123rf.com)

Quais as semelhanças e diferenças entre o guaraná, o ginseng e a maca peruana?

O guaraná, o ginseng e a maca peruana são energéticos e revigorantes naturais. Isso significa que proporcionam uma sensação revitalizante, que também se manifesta no humor. O guaraná é o único que contém cafeína. Os três produtos podem ser consumidos em forma de pó, extrato ou comprimido.

A maca peruana, o ginseng e o guaraná podem ser consumidos por adultos, mas não são recomendados para crianças com menos de 12 anos. Em relação as diferenças, estão na área de cultivo, os princípios ativos, sabor e algumas indicações terapêuticas, conforme a tabela abaixo:

Características Guaraná Ginseng Maca Peruana
Espécie Paullinia cupana  Panax ginseng (coreano)

Panax quinquefolium (americano)

Eleutherococcus senticosus (siberiano)

Lepidium meyenii
Área de cultivo Amazonas (Brasil) Leste asiático (coreano)

Leste dos Estados Unidos e Canadá (americano)

Rússia, China, Coréia e Japão (siberiano)

Andes peruanos
Parte da planta com uso medicinal Sementes Raiz Raiz
Princípios ativos Cafeína, taninos, teofilina e teobromina Ginsenosídeos e Panaxanos (Ginseng coreano e americano)

Eleuterósidos e eleuteranos (Ginseng siberiano)

Macaenos, glucosinolatos, macamidas e polifenóis
Contém cafeína? Sim Não Não
Sabor (pó) Um pouco amargo, terroso e amadeirado Agridoce, parecido com o alcaçuz Depende do tipo, a maca amarela é levemente picante e amarga
Aumenta a energia física? Sim Sim Sim
Estimula a função cognitiva (memória, concentração, aprendizagem)? Sim Sim Não
Alivia os sintomas da menopausa? Não Não Sim
Influencia na glicemia (nivel de açúcar no sangue) em diabéticos? Não Sim Sim
Ajuda no tratamento da diarréia? Sim Não Não

Quais as diferenças entre o guaraná e o café?

Tanto o guaraná quanto o café possuem cafeína. Para diferenciar a cafeína que vem do guaraná, é utilizado o termo guaranina.

A cafeína que vem do café é assimilada rapidamente e produz um efeito estimulante intenso e de curta duração. Por outro lado, a guaranina, do guaraná é absorvida mais lentamente e seu impacto é moderado e de longa duração. O café, por sua vez, possui muitas propriedades benéficas para nossa saúde.

Como o guaraná deve ser tomado?

Você deve começar tomando o guaraná em pequenas quantidades e, aos poucos, ir aumentando a dose. É importante não consumi-lo por períodos maiores que 2 ou 3 meses, porque o corpo se acostuma com a cafeína e deixa de sentir a sensação energizante. É melhor alternar com períodos de pausa de algumas semanas.

sementes de guaraná

O guaraná contém cafeína. (Fonte: Joannawnuk: 55105091 / 123rf.com)

Quais efeitos negativos pode ter o consumo de guaraná?

Embora o guaraná, se tomado na dose correta, tenha baixa toxidade, o excesso de cafeína pode provocar efeitos negativos. Doses de cafeína superiores a 400mg diárias são associadas ao nervosismo, insônia, acidez estomacal, ansiedade, alterações na frequência cardíaca e pressão arterial, náuseas, tremores, dores de cabeça, diarréia e hemorragia.

Quais as contraindicações do guaraná?

Ainda que o guaraná seja natural, isso não significa que seja adequado para todas as pessoas. Existem muitas situações as quais não é recomendado seu consumo, seja porque pode causar problemas de saúde ou porque pode interferir nos medicamentos utilizados no tratamento de algumas doenças:

  • Crianças e bebês com menos de 12 anos.
  • Grávidas e lactantes.
  • Hipertireoidismo.
  • Hipertensão arterial.
  • Doenças cardíacas.
  • Disturbios de coagulação.
  • Gastrite e úlcera digestivas.
  • Síndrome do intestino irritável.
  • Trastorno de ansiedade.
  • Insônia.
  • Epilepsia ou otras doenças que causem convulsões.
  • Pessoas que tomam os seguintes medicamentos: carbamazepina, furosemida, clorotiazida, albuterol, varfarina, heparina, naproxeno, adenosina, cimetidina, insulina, glimepirida, entre muitas outras.

Como sempre recomendamos, qualquer pessoa com doença crônica (cardíaca, endócrino, hepática, metabólica) e esteja em tratamento medicamentoso, deve consultar seu médico antes de tomar guaraná. Desta forma, possíveis efeitos colaterais ou reações com medicamentos são prevenidos.

Critérios de compra

Para comprar um bom suplemento de guaraná é necessário prestar atenção nas letras pequenas das embalagens, a informação nutricional e lista de ingredientes. As certificações de qualidade também são aspectos a serem considerados. Os critérios de compra que devem ser considerados ao comprar um produto de guaraná são:

Concentração de cafeína

O conteúdo de cafeína nos produtos de guaraná variam entre 12mg e 198mg. Algumas pessoas são muito sensíveis aos efeitos da cafeína e doses elevadas podem provocar nervosismo, insônia ou dores de cabeça. Nestes casos, é recomendável escolher um suplemento com um nível de cafeína entre 12 e 16mg por porção.

Para quem não consegue tolerar uma grande quantidade de cafeína, mas quer melhorar seu rendimento físico e intelectual, os suplementos de guaraná combinados com maca peruana ou ginseng (coreano ou siberiano) são uma ótima opção. Fornecem menos cafeína, mas são ótimos energizantes e estimulantes naturais.

casal correndo

É recomendado tomar o guaraná de maneira moderada. (Fonte: Maridav: 28344029 / 123rf.com)

Outros ingredientes adicionados

Podem ser adicionados aos suplementos de guaraná diversos ingredientes: ginseng, maca peruana, pólen, geléia real, vitaminas, minerais, taurina, entre outros. Alguns dos compostos que não devem ser adicionados em um bom suplemento são: açúcares simples, corantes artificiais e anfetaminas (muito perigosas).

Os benefícios dos demais componentes extras dependerá das característica da pessoa que for consumir. Por exemplo, um suplemento de guaraná com maca peruana será muito benéfico para uma mulher na menopausa, mas não será útil para um estudante.

Forma de consumo

As cápsulas e os comprimidos podem ser tomadas em qualquer lugar e são facilmente transportáveis. Já o guaraná em pó deve ser dissolvido em alguma bebida antes de ser consumido. Para quem toma café da manhã no trabalho ou viaja com frequência, as cápsulas e comprimidos poder ser mais práticos.

menino alegre

O guaraná ajuda a melhorar a concentração. (Fonte: Rido: 45333787 / 123rf.com)

Certificações

A certificação da Soil Association e da Vegan Society garantem que o suplemento é orgânico e adequado para veganos, respectivamente. Outra certificação importante é a APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que assegura a qualidade do alimento. Na embalagem são inclusos selos que ajudam a identificar rapidamente estes fatores.

guaraná em pó

O guaraná pode ser encontrado de duas formas: pó ou comprimidos. (Fonte: Handmadepictures: 41325850 / 123rf.com)

Resumo

O guaraná é um produto natural que oferece inúmeros benefícios para a saúde. Além de atuar como energético e revitalizante a nível físico e mental, o guaraná melhora a circulação e previne a formação de coágulos sanguíneos. Também ajuda a prevenir o envelhecimento e diminui os danos oxidativos.

Para aproveitar os efeitos positivos da suplementação com guaraná, é fundamental realizar um consumo responsável. Isso consiste em comprar um produto de boa qualidade, respeitar a dose adequada e alternar com períodos de pausa. O excesso de guaraná não irá acelerar os resultados, mas sim provocará reações adversas.

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(Fonte da imagem destacada: Tzogia Kappatou: 60251460 / 123rf.com)

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Romina Cerutti Nutricionista
Licenciada em Nutrição e coach de saúde e bem-estar. Logo depois da graduação, começou a escrever artigos sobre alimentação e nutrição, pois percebeu que as pessoas liam muito sobre esse tema, mas na maioria das vezes, a informação obtida estava errada ou era falsa. Seu objetivo é escrever artigos verídicos, úteis e interessantes para o leitor.
Redatora do Saudável&Forte, Luiza pesquisa com muito cuidado e auxiliar na redação e edição de artigos relevantes que envolvem um dos temas que mais lhe interessam: o universo da suplementação.