Ultima atualização: 4 de outubro de 2021

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A fruta guaraná, nativa da Amazônia brasileira, está se tornando cada vez mais popular graças às suas propriedades revigorantes, estimulantes e anti-envelhecimento. A parte da fruta usada para fazer suplementos é a semente, que é rica em cafeína, taninos, teofilina e teobromina.

A semente de guaraná contém 4 vezes mais cafeína do que o café. Guaraná pode ser consumido na forma de refrigerantes, extratos em pó, xarope ou cápsulas.

É um ingrediente (amplamente) muito comum na preparação de bebidas energéticas, geralmente em combinação com ginseng e mais cafeína. Guaraná é recomendado para melhorar a memória, tratar a diarréia e prevenir coágulos de sangue, entre outras coisas.




Os fatos mais importantes em resumo

  • O guaraná é um fruto originário do Brasil, cujas sementes contêm componentes que podem ter um efeito positivo em várias áreas da saúde. Cafeína, taninos, teofilina e teobromina são responsáveis pelas propriedades do guaraná.
  • O guaraná melhora a vitalidade física, a memória, a capacidade de aprendizagem e também a circulação sanguínea. Também tem propriedades antioxidantes, adstringentes (contra diarréia) e diuréticas.
  • Esta semente é usada para fazer extratos em pó, bebidas e cápsulas. Para obter o melhor suplemento de guaraná, é importante considerar certos critérios de compra, como a concentração de cafeína, a forma de consumo e os outros ingredientes adicionados ao produto.

Guia: O que você deve saber sobre o guaraná

Entre as várias qualidades do guaraná, destacam-se suas propriedades energizantes, muito benéficas para aqueles que estão expostos a grandes exigências físicas e/ou mentais. Entretanto, nem todos podem consumir guaraná, e aqueles que o fazem devem fazê-lo de forma segura. Abaixo nós abordamos algumas perguntas frequentes sobre o guaraná.

O guaraná é uma poderosa fonte de energia.
(Fonte da imagem: Yulia Grogoryeva: 41240080/ 123rf.com)

O que é guaraná?

Guaraná é o fruto do arbusto guaranazeiro, cujo nome científico é Paullinia cupana. A fruta tem um sabor amargo e raramente é consumida fresca. A parte mais consumida dos frutos são as sementes, pois elas contêm ingredientes ativos valiosos para a saúde física e mental. As sementes são arredondadas, brilhantes e de cor escura. O guaraná vem da Amazônia brasileira e é exportado para os Estados Unidos e vários países da Ásia e Europa. As bebidas de guaraná são muito populares, mas na maioria dos casos elas são tudo menos saudáveis. As sementes são usadas para fazer guaraná em pó, cápsulas e comprimidos.

Quais são os ingredientes ativos do guaraná?

O guaraná contém xantinas metilxantinas (ou metilxantinas), que são responsáveis por suas funções estimulantes e energizantes. Cafeína, teofilina e teobromina são 3 xantinas encontradas nas sementes de guaraná. Os compostos fenólicos, incluindo os taninos, também têm o potencial de melhorar a saúde.

Quais são os benefícios para a saúde do guaraná?

Há muitas razões para adicionar guaraná a uma dieta balanceada. Os compostos encontrados nesta semente podem beneficiar vários órgãos e sistemas, ajudando a manter ou a recuperar a saúde. Embora suas propriedades revitalizantes sejam mais conhecidas, esta superalimentação também contribui:

  • Aumentar a força e a energia a nível físico.
  • Promover uma resposta apropriada quando o corpo está sob estresse (física ou mentalmente).
  • Redução do risco de formação de coágulos sanguíneos, que podem entupir os vasos sanguíneos e levar a um incidente cardíaco (isquemia ou infarto do miocárdio) ou acidente vascular cerebral Isso se deve ao papel do guaraná como um anti-agregante plaquetário.
  • Melhorar a memória e o desempenho intelectual.
  • Atuar como um antioxidante, neutralizando os radicais livres que causam danos oxidativos a nível celular e estão associados a um risco aumentado de doenças cardiovasculares, câncer e doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson, demência) Atrasar o processo de envelhecimento, também graças à sua atividade antioxidante.
  • Aliviar a diarréia. Isto é devido aos taninos do guaraná, que têm propriedades adstringentes e são indicados para diarréia.
  • Ele exerce uma ação diurética
  • Melhora a circulação sanguínea e previne o acúmulo de colesterol "ruim" (LDL) nas artérias.
  • Funciona como um hepatoprotetor contra várias toxinas.
  • Aumenta a taxa metabólica basal e produz um maior gasto diário de energia.

Um dos benefícios do guaraná é que ele aumenta a energia física.
(Fonte de imagem: Tzogia Kappatou: 60251719/ 123rf.com)

Que tipos de suplementos de guaraná estão disponíveis?

Embora existam bebidas carbonatadas, refrigerantes e géis hidratantes contendo guaraná, neste guia vamos nos concentrar em comprimidos e pó puro, ambos feitos a partir das sementes deste fruto. Estes suplementos têm a maior concentração de guaraná e são os mais eficazes para melhorar a saúde

  • Pastilhas/cápsulas de guaraná: contêm extrato de guaraná envolto em uma fina camada que lhes dá a forma de uma cápsula ou comprimido. O material de revestimento pode ser gelatina animal ou celulose modificada (vegetal). Seu sabor é quase neutro. Eles também podem conter outros ingredientes como ginseng, pólen, vitamina E ou cálcio.
  • Guaraná em pó: A semente é separada da polpa e depois limpa, seca e triturada em um pó fino de alta pureza. O sabor é ligeiramente amargo, terroso e amadeirado. Ele deve ser misturado com leite, bebida vegetal, milkshake ou iogurte para torná-lo mais palatável.

As cápsulas e comprimidos contêm quantidades muito diferentes de cafeína (entre 4% e 20%). Sua concentração pode ser a mesma, menor ou maior do que a do pó puro. Algumas vezes o ginseng ou maca é adicionado aos comprimidos de guaraná para aumentar seu efeito energético e reduzir o conteúdo de cafeína por porção.

Properties Guarana capsules/compresses Guaraná em pó puro
Taste Macio, quase neutro Algo amargo, lenhoso e terroso.
Dose diária recomendada 1 ou 2 unidades (dependendo da concentração) 1 colher de chá de nível (equivalente a 2-3 gramas)
Preço (por dose) menos caro mais caro
Conteúdo de cafeína por dose 4-20 % 6-8 %.
Forma de consumo Juntamente com o pequeno-almoço ou almoço, acompanhado por um gole de água. Depende do material da cápsula ou comprimido Dissolvido em água, leite, iogurte, bebidas vegetais, batidos de manhã
Adequado para veganos e vegetarianos? Se for gelatina animal, não é adequada para veganos ou vegetarianos A celulose modificada (hidroxipropilmetilcelulose) pode ser tomada por pessoas com uma dieta vegetariana Sim.

Quem pode se beneficiar com o consumo de guaraná?

O guaraná é uma substância que pode ajudar a restaurar ou aumentar o bem-estar em várias situações, especialmente aquelas relacionadas à fadiga, falta de energia e perda de concentração. As propriedades do guaraná podem ser muito benéficas nas seguintes circunstâncias

  • Fadiga, fraqueza ou cansaço crônico, a menos que seja devido a outra condição subjacente, por exemplo, anemia.
  • Alto esforço físico (atletas ou trabalho muito intenso).
  • Perda de memória.
  • Dificuldade de concentração.
  • Interesse em melhorar o desempenho intelectual ou necessidade de suporte cognitivo (estudantes)
  • Perda do apetite.
  • Desejo de otimizar o desempenho atlético.
  • Recuperar os níveis de energia após um período de doença ou estresse muito alto.

Algumas pessoas que sofrem de dores de cabeça recorrentes têm encontrado alívio dos sintomas graças ao guaraná. Indivíduos que têm um histórico familiar de doença cardiovascular e estão interessados na suplementação de guaraná devem consultar seu médico antes de começar a tomá-la.

Como um diurético natural, o guaraná é muito útil.
(Fonte de imagem: Subbotina: 79663441/ 123rf.com)

Quais são as semelhanças e diferenças entre guaraná, ginseng e maca?

Guaraná, ginseng e maca são energéticos naturais e impulsionadores de energia. Isto significa que eles proporcionam um sentimento de revitalização geral que também se manifesta no estado de espírito. O guaraná é o único que contém cafeína. Todos os 3 produtos podem ser consumidos sob a forma de pós, extratos e comprimidos.

Maca, ginseng e guaraná podem ser consumidos por adultos, mas não são recomendados para crianças menores de 12 anos. Quanto às suas diferenças, elas estão na sua área de cultivo, seus ingredientes ativos, seu sabor e algumas de suas indicações terapêuticas, como mostrado na tabela a seguir.

Properties Guarana Ginseng Maca
Species Paullinia cupana Panax ginseng. (Coreano) Panax quinquefolium. (Americano) Eleutherococcus senticosus. (Siberiano) Lepidium meyenii.
Área sob cultivo Amazónia (Brasil) Ásia Oriental. (Coreano) Leste dos Estados Unidos e Canadá. (Americano) Rússia, China, Coreia e Japão. (siberiano) Andes peruanos
Parte da planta com uso medicinal semente raiz raiz.
Componentes activos Cafeína, taninos, teofilina e teobromina Ginsenosides e panaxanes (ginseng coreano e americano). Eleutherosides e eleutherans (ginseng siberiano). Macaenos, glucosinolatos, macamidas e polifenóis.
Contém cafeína? Sim. Não. Não.
Sabor (pó seco) Ligeiramente amargo, terroso e lenhoso. Doce e azedo, semelhante ao alcaçuz. Depende da variedade de maca. Yellow Maca é ligeiramente picante e amargo.
Aumenta a força física? Sim. Sim. Sim.
Estimula as funções cognitivas (memória, concentração, aprendizagem)? Sim. Sim. Não.
Alivia os sintomas da menopausa? Não. Não Sim.
Afecta o açúcar no sangue (níveis de glucose) em diabéticos? Não. Sim. Sim.
Ajuda a tratar a diarreia? Sim. Não Não.

O guaraná é recomendado para atletas?

Atletas e atletas recreativos podem melhorar seu desempenho com suplementos de guaraná. Os efeitos positivos são refletidos no aumento da resistência física e na redução da fadiga. Entretanto, esses benefícios são vistos em indivíduos que se envolvem em atividades aeróbicas (correr, dançar, andar de bicicleta). As

bebidas energéticas com guaraná são saudáveis?

A maioria das bebidas energéticas é muito rica em açúcares simples e outros ingredientes que não são saudáveis ou não são adequados para todos (aditivos artificiais, taurina, carnitina).

Muitas vezes as bebidas energéticas são consumidas por crianças como refrigerantes, o que é extremamente arriscado para sua saúde. Por outro lado, nem todas as bebidas energéticas que afirmam ter guaraná realmente o contêm.

Na maioria dos casos, eles são refrigerantes "guaraná", mas são apenas uma mistura de cores, sabores e aromas. É por isso que nós não incluímos uma bebida de guaraná em nosso ranking dos melhores produtos.

Quais são as diferenças entre o guaraná e o café?

Tanto o guaraná quanto o café fornecem cafeína. O termo guaranina é usado para distinguir a cafeína que vem do guaraná. A cafeína do café é rapidamente assimilada e produz um efeito estimulante intenso e de curta duração.

Em contraste, a guaranina do guaraná é absorvida mais lentamente e seu efeito é moderado e de maior duração.

O guaraná é recomendado para a perda de peso?

Não, o guaraná não vai ajudar você a perder peso. Embora a cafeína possa aumentar ligeiramente o metabolismo basal, seus efeitos sobre o peso e a gordura corporal não são significativos.

Também não reduz o apetite. Nenhum suplemento dietético atua como um "queimador de gordura", nem é uma solução milagrosa para a perda de peso.

Como deve ser tomado o guaraná?

O guaraná deve ser tomado em pequenas quantidades e gradualmente aumentado. É importante não consumi-la por mais de 2 ou 3 meses, pois o corpo se acostuma com a cafeína e não sente mais a sensação de energia. É melhor descansar e parar de tomá-lo por algumas semanas.

Guaraná contém cafeína.
(Fonte de imagem: Joannawnuk: 55105091/ 123rf.com)

Quais são os possíveis efeitos adversos do consumo de guaraná?

Embora o guaraná tenha baixa toxicidade quando tomado nas doses certas, o excesso de cafeína pode causar efeitos adversos. Doses de cafeína acima de 400 mg diariamente estão associadas a nervosismo, insônia, azia, ansiedade, mudanças no ritmo cardíaco e na pressão arterial, náuseas, tremores, dores de cabeça, diarréia e sangramento.

Quais são as contra-indicações do guaraná?

Embora o guaraná seja natural, isso não significa que ele seja adequado para todos. Há muitas situações em que não é recomendado consumi-lo, seja por causar problemas de saúde ou por causa da interferência de drogas usadas no tratamento de uma determinada patologia

  • Bebês e crianças com menos de 12 anos de idade.
  • Mulheres grávidas e amamentando.
  • Hipertireoidismo.
  • Pressão sanguínea alta.
  • Doença cardíaca.
  • Distúrbios de coagulação.
  • Gastrite e úlceras digestivas.
  • Síndrome do intestino irritável (síndrome do intestino irritável).
  • Transtorno de ansiedade.
  • Insônia.
  • Epilepsia ou outras condições que envolvam convulsões
  • Pessoas que estão tomando os seguintes medicamentos: Carbamazepina, furosemida, clorotiazida, albuterol, warfarina, heparina, naproxeno, adenosina, cimetidina, insulina, glimepirida e muitas outras

Como sempre, nós recomendamos que qualquer pessoa que sofra de uma doença crônica (cardíaca, endocrinologia, fígado, metabolismo) e que se submeta a tratamento medicamentoso deve consultar seu médico antes de tomar guaraná. Isto irá prevenir possíveis efeitos colaterais ou interações medicamentosas.

Critérios de compra

Para comprar um excelente suplemento de guaraná, preste atenção às letras pequenas no rótulo, ou seja, as informações nutricionais e a lista de ingredientes.

As certificações de qualidade também são aspectos a serem considerados. Os critérios de compra a serem considerados ao comprar um produto guaraná são

Concentração de cafeína

O conteúdo de cafeína dos produtos guaraná varia de 12 mg a 198 mg. Algumas pessoas são muito sensíveis aos efeitos da cafeína, e altas doses podem causar nervosismo, insônia ou dores de cabeça.  Nesses casos, é aconselhável escolher aqueles suplementos que fornecem entre 12 e 16 mg de cafeína por porção.

Para aqueles que não podem tolerar grandes quantidades de cafeína mas querem melhorar seu desempenho físico e mental, suplementos de guaraná combinados com maca ou ginseng (coreano ou siberiano) são uma excelente opção.

Eles fornecem menos cafeína, mas são muito bons energizantes e estimulantes naturais.

É recomendado tomar guaraná em doses moderadas.
(Fonte de imagem: Maridav: 28344029/ 123rf.com)

Outros ingredientes adicionados

Os suplementos de guaraná podem ter vários ingredientes adicionados: Ginseng, maca, pólen, geleia real, vitaminas, minerais, taurina e muitos outros. Alguns dos compostos adicionados que não devem estar em um bom suplemento são: açúcares simples, cores artificiais e anfetaminas (muito perigosos).

Os benefícios dos outros componentes adicionados dependem das características da pessoa que os consome. Por exemplo, um suplemento guaraná com The Peruvian Maca pode ser muito benéfico para uma mulher na menopausa, mas não é útil para um estudante médio.

Forma de consumo

As cápsulas e comprimidos podem ser levados para qualquer lugar e são fáceis de levar com você. Ao contrário do guaraná em pó, você tem que dissolvê-lo em uma bebida antes de tomá-lo. Para aqueles que tomam café da manhã no trabalho ou viajam, as cápsulas ou comprimidos são muito mais convenientes e fáceis.

Guaraná ajuda a melhorar a concentração.
(Fonte de imagem: Rido: 45333787/ 123rf.com)

Sabor

Guaraná em pó tem um intenso e peculiar sabor amargo, amadeirado e terroso. Muitas pessoas o misturam em xantinas como café, chá ou bebidas mistas com outros ingredientes para que o sabor seja mais agradável. As cápsulas e comprimidos têm um sabor praticamente neutro graças às suas embalagens feitas de gelatina ou celulose modificada.

Certificações

As certificações da Soil Association e da Vegan Society garantem que o suplemento é orgânico e vegan-friendly, respectivamente. Outra certificação importante é a HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points), que garante a segurança alimentar. Há selos no rótulo para que estes atributos possam ser identificados rapidamente.

Há duas formas de dosagem de Gurarana: pó e comprimidos.
(Fonte da imagem: Handmadepictures: 41325850/ 123rf.com)

Presença de publicidade enganosa

É comum ver as palavras"queimador de gordura" ou supressor de apetite nos suplementos de guaraná. A verdade é que nenhum alimento ou superalimento "queima" ou derrete a gordura corporal.

É um anúncio enganoso. O guaraná também não suprime o apetite, e se o fizesse seria um produto muito perigoso para a saúde e não recomendado de forma alguma.

Conclusão

O guaraná é um produto natural que oferece inúmeros benefícios à saúde. O guaraná não só atua como um energizador e revitalizador em nível físico e mental, mas também melhora a circulação sanguínea e previne a formação de coágulos sanguíneos.

Também ajuda a retardar o envelhecimento e a reduzir os danos oxidativos. No entanto, para se beneficiar dos efeitos positivos da suplementação do guaraná, o consumo responsável é essencial. Isto consiste em comprar um produto de ótima qualidade, seguindo a dosagem apropriada e alternando-a com pausas no consumo.

O excesso de guaraná não irá acelerar os resultados, mas irá causar reações adversas. Se você gostou de nosso guia, convidamos você a nos deixar um comentário ou compartilhá-lo em suas redes sociais.

(Fonte de imagem da foto de cabeçalho: Kappatou: 60251460/ 123rf.com)

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