Suplemento em pó em duas colheres dosadoras, com copo de shake ao lado.
Ultima atualização: 25 de junho de 2021

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O hipercalórico é o suplemento ideal para quem busca ganhar massa muscular e aumentar o peso corporal. Mas existem diferentes fórmulas e nem todas serão indicadas para todo mundo. Sendo assim, é preciso atenção para escolher o melhor hipercalórico.

No artigo de hoje, vamos ajudá-lo a identificar isso por meio de uma análise detalhada da composição e dos tipos de ingredientes presentes em cada hipercalórico. Além disso, vamos mostrar uma seleção com os melhores suplementos à venda.




Primeiro, o mais importante

  • O suplemento hipercalórico é uma combinação de carboidratos, vitaminas, aminoácidos, minerais e proteínas de alto valor biológico.
  • Como dispõe de uma alta concentração de energia, este suplemento aumenta o rendimento nos treinos, mas deve ser usado com orientação do nutricionista.
  • Existem variações nos tipos e quantidades de nutrientes presentes nas fórmulas.

Melhores hipercalóricos: nossas recomendações

Antes de mais nada, apresentamos para você uma lista com os melhores suplementos hipercalóricos disponíveis no mercado. Veja:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o hipercalórico

Escolher um suplemento nunca é tão simples quanto parece. É preciso entender sua função, as recomendações de uso e levar em conta suas necessidades e condição de saúde. Pensando nisso, nós criamos o Guia de Compra a seguir para ajudar você a entender mais sobre o hipercalórico.

Homem dosando suplemento em pó.

O hipercalórico é um suplemento que fornece energia ao organismo. (Fonte: dolgachov / 123rf)

Hipercalórico: Para que serve?

Os suplementos hipercalóricos são aqueles que, por conta de sua composição, são capazes de fornecer uma alta concentração de energia ao corpo.

Por isso, são especialmente indicados para quem pratica esportes ou atividade física frequentemente e com intensidade elevada. De modo geral, o hipercalórico é formado por uma combinação de nutrientes, entre eles, os principais são:

  • Carboidratos de alto valor glicêmico, que são rapidamente absorvidos pelo organismo;
  • Proteínas de alto valor biológico, que fornecem os aminoácidos essenciais que o corpo não produz;
  • Vitaminas e minerais;
  • Gorduras saudáveis como o ômega 6 e o ômega 3.

Quem deve consumir hipercalóricos?

Por ser uma fonte de energia, o hipercalórico é indicado para quem busca a hipertrofia, o aumento de massa magra e do peso coporal.

Por isso, esse suplemento é mais indicado para pessoas que têm dificuldade para ganhar peso e atletas que realizam um alto gasto calórico em seus treinos. Isso porque, nesses casos, a pessoa não consegue ingerir a quantidade ideal de calorias apenas com a alimentação.

Homem segurando bola no crossfit.

Atletas e praticantes de crossfit gastam mais energia e, por isso, se beneficiam dos hipercalóricos em sua dieta. (Fonte: tacofleur / Pixabay )

No entanto, vale ressaltar que, ainda que seja usado para aumentar o peso, isso não significa que o hipercalórico engorda. Sua principal função é aumentar o peso corporal por meio do ganho de massa muscular magra.

Sendo assim, esse tipo de suplemento deve ser usado por quem pratica atividade física. Caso contrário, se você consumir o hipercalórico sem realizar nenhum exercício é possível sim que o seu corpo acumule calorias extras e, com isso, é possível engordar.

Como tomar o hipercalórico: antes ou depois do treino?

O hipercalórico pode ser usado ao acordar, no pré e no pós treino. Para quem tem dificuldade de ingerir a quantidade de calorias necessárias no pré-treino, por exemplo, ele é uma ótima opção.

O hipercalórico pode ser usado ao acordar, no pré e no pós treino.

Mas esse suplemento também pode ser consumido no pós-treino, nesse caso, para garantir uma boa recuperação muscular.

Ele também pode ser ingerido ao acordar, já que ajuda a evitar e a recuperar a perda muscular ocorrida durante a noite.

Já a quantidade de hipercalórico a ser consumida vai depender do seu treino e das suas necessidades. Por isso, o melhor mesmo é consultar um médico nutricionista.

Quais são os prós e contras do hipercalórico?

Os benefícios do suplemento hipercalórico são inúmeros. Mas o principal é atuar como fonte de energia para que o corpo recupere as calorias gastas nos treinos.

Rico em carboidratos, o hipercalórico atua também no ganho de força durante a prática de atividade física e, por isso, facilita o ganho e a recuperação da massa muscular.

Além disso, o hipercalórico costuma ter nutrientes variados, como proteínas e gorduras boas, que ajudam a complementar a alimentação.

Quando consumido de maneira correta e orientada por um profissional de saúde, o hipercalórico não costuma ocasionar qualquer tipo de efeito colateral.

No entanto, efeitos colaterais podem surgir quando o hipercalórico é consumido em excesso. Além disso, se ingerido por pessoas sedentárias, pode causar o ganho indesejável de peso.

E, mais: gestantes, lactantes, crianças e idosos, além de pessoas com doenças crônicas como diabetes, problemas na tireoide, nos rins ou no fígado, não devem usar o suplemento hipercalórico.

Para resumir, confira a seguir a tabela que mostra os prós e contras do consumo de hipercalórico:

Vantagens
  • Fonte de carboidratos, proteínas e gorduras boas
  • Rápida absorção pelo organismo
  • Aumenta a massa muscular
  • Acelera a recuperação muscular
  • Melhora rendimento dos treinos
Desvantagens
  • Pode engordar se usado de maneira inadequada

Critérios de compra: Como avaliar os melhores suplementos hipercalóricos

Antes de começar a usar o hipercalórico, além de consultar um especialista, recomendamos que você analise os seguintes critérios que variam dependendo do tipo e da marca do suplemento. Veja:

Concentração de carboidratos

O carboidrato é responsável por manter os estoques de energia em nosso corpo, por isso, ele é o principal componente de um suplemento hipercalórico. Mas existe uma variação no tipo e na quantidade de carboidratos dependendo do suplemento que você escolher.

Nesse quesito, você vai encontrar hipercalóricos com dois tipos de carboidratos: o simples e o complexo. Confria as principais diferenças entre eles:

  • Carboidratos simples: têm alto índice glicêmico e são digeridos rapidamente pelo organismo. Nos suplementos hipercalóricos é comum encontrar carboidratos simples como dextrose e maltodextrina;
  • Carboidratos complexos: têm baixo índice glicêmico, o que torna mais lenta a sua digestão. No caso dos hipercalóricos, você vai encontrar carboidratos complexos como palatinose e waxy maise, que promovem uma liberação de energia mais lenta e duradoura.

No entanto, vale ressaltar também que vários suplementos de hipercalóricos já usam ambos os tipos de carboidratos em sua composição.

Além disso, observe a quantidade de carboidratos na fórmula. Normalmente, os hipercalóricos contêm entre 50 g e 90 g de carboidrato para cada porção de 100g. A quantidade escolhida deve ser proporcional à intensidade da sua prática física.

Ou seja, quanto maior for a quantidade de carboidrato do hipercalórico, mais intenso deve ser o seu treino. Se a sua prática for mais leve, o ideal é optar por uma porcentagem menor de carboidrato no suplemento.

Fontes de proteínas

As proteínas são outros nutrientes fundamentais na composição do suplemento hipercalórico porque elas atuam diretamente na construção e no desenvolvimento muscular.

Nesse tipo de suplemento, você vai encontrar proteínas de alto valor biológico, como o Whey Protein, albumina e o colágeno. Já a quantidade pode variar entre 20 g e 30 g por porção.

Calorias

O hipercalórico por si só já tem um alto índice calórico, até porque a sua função é fornecer energia para o corpo. Mas não é por isso que você não deve verificar a quantidade de calorias, até porque, esse valor pode variar bastante dependendo do produto e da fabricante.

Para você ter uma ideia, a quantidade de calorias de um suplemento hipercalórico costuma ficar entre 600 e 800 Kcal por porção.

E quanto mais calórico for o suplemento, mais o seu peso e massa muscular devem aumentar durante a suplementação. Isso, porém, só será efetivo caso você seja um praticante de treinos de alto desempenho.

Peso e porção

Os hipercalóricos costumam ser comercializados em embalagens de 3 Kg. No entanto, isso não é uma regra e pode variar de acordo com a marca.

Além disso, é importante observar a porção recomendada, já que esse dado também costuma ser diferente entre os vários tipos de suplementos hipercalóricos.

E o fato é que ambas as informações devem ser analisadas juntas para que você saiba quanto tempo um pote irá durar.

Sabores

Você vai encontrar vários sabores de hipercalóricos. E o ideal é que você avalie bem esse critério porque a ideia é tornar o mais agradável possível o consumo seja como shake ou em outras receitas como a panqueca. Em geral, os sabores mais vendidos são chocolate, morango e baunilha.

Resumo

O hipercalórico é um suplemento composto por carboidratos, proteínas, gorduras boas e outros nutrientes. Sua principal função é fornecer um alto nível de energia para aumentar a massa muscular, o peso corporal e o rendimento nos treinos. Por isso, esse tipo de suplemento é recomendável para quem não consegue atingir o nível calórico ideal apenas com a alimentação.

Para escolher o melhor hipercalórico você deve levar em conta o seu objetivo, o tipo e a quantidade de carboidratos e proteínas, além das calorias, o peso da embalagem, a recomendação diária de consumo e os sabores disponíveis.

(Fonte da imagem destacada: lecic / 123rf.com)

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