Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

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Você sabia que muitos dos alimentos de nossa dieta diária contêm histidina? Você sente que lhe falta energia? A histidina é um aminoácido essencial. Entretanto, nossos corpos não podem produzi-lo, então devemos obtê-lo de nossa dieta. Em contraste, plantas, bactérias e fungos podem sintetizá-lo internamente.

Se você quiser saber mais sobre este aminoácido e descobrir quais são suas funções e benefícios para nosso corpo, continue lendo. Não perca este artigo!




A coisa mais importante a saber

  • A histidina é um dos 22 aminoácidos proteinogênicos usados para a síntese de proteínas. É considerado um aminoácido essencial que precisamos consumir em nossas vidas diárias para manter nossos tecidos saudáveis e nutridos.
  • Muitos alimentos de nossa dieta diária contêm histidina. Entretanto, há também preparações nutricionais deste aminoácido para que você possa ingeri-lo individualmente e rapidamente.
  • A falta de histidina pode levar a sinais de degradação de proteínas e desnutrição, o que é mais comum em situações de pobreza. Sua deficiência nos países ocidentais é mínima.

Histidina: nossas recomendações

Além de ser encontrada em uma ampla gama de alimentos, a histidina pode ser comprada individualmente e em embalagens de até 120 cápsulas. Para ajudá-lo, nós selecionamos as quatro melhores histidinas atualmente disponíveis no mercado. Confira este ranking e escolha aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre histidina

histidina é um aminoácido que devemos ter em nossos corpos para mantê-los nutridos e em boas condições. Veremos como ele se comporta e quais são suas funções e benefícios, entre outras curiosidades. Se você estiver interessado em mais sobre isso, aqui nós respondemos as perguntas mais importantes entre os usuários.

alimentos con minoacidos

Histidina é vital para desenvolver e manter tecidos saudáveis em nosso corpo. (Fonte: yuliaff: 128087199/ 123rf)

O que é exatamente histidina?

Histidina é um dos 22 aminoácidos proteinogênicos. Eles são aqueles que codificam nosso código genético e estimulam a síntese protéica a nível muscular. É usado pelo organismo para fabricar proteínas e também como um precursor dietético da histamina do neurotransmissor. Isto é liberado durante reações alérgicas. As abreviações oficiais são His e H.

Histidina é considerada um aminoácido essencial durante períodos de crescimento, tais como a infância, infância e adolescência. Embora represente um aminoácido não essencial para adultos, fontes dietéticas de histidina representam a maior parte do total no corpo.

Como mencionado acima, este aminoácido básico não pode ser produzido pelo corpo, já que o corpo não tem capacidade para fazê-lo. Entretanto, através da nossa dieta, ela pode nos proporcionar um grande número de benefícios à saúde.

Quais são as funções da histidina?

Os aminoácidos essenciais desempenham papéis muito importantes em nosso corpo.

No caso da histidina, ela é vital para desenvolver e manter tecidos saudáveis em nosso corpo.

É também um precursor de vários hormônios e metabólitos críticos. Estes afetam a função renal, a neurotransmissão, a secreção gástrica e o sistema imunológico. Vejamos suas funções em detalhes nesta tabela:

Vantagens
  • Ajuda no crescimento de bebês, crianças e adolescentes
  • Auxilia na síntese de histamina
  • Melhora a digestão gástrica
  • Auxilia na regulação da pressão arterial
  • Atua como regulador do sistema de resposta imune
  • Previne a toxicidade de metais pesados, como ferro, zinco ou cobre
  • Regula a excitabilidade do sistema nervoso através da estimulação de ondas cerebrais alfa
  • Aumenta os mecanismos de resposta de proteção contra a radiação solar
Desvantagens
  • Nosso corpo não pode produzi-la
  • Temos que obtê-la da dieta ou de preparações nutricionais

Por que a histidina é importante?

Histidina é muito importante por causa dos muitos benefícios que ela pode nos trazer. Vamos dar uma olhada

  1. Crescimento e reparo de tecidos: Como mencionado acima, ele ajuda no crescimento e reparo de todos os tipos de tecido. Especialmente a mielina, um revestimento protetor ao redor do nervo.
  2. Sistema circulatório: Desempenha um papel fundamental na produção de glóbulos vermelhos e brancos no sangue. É, portanto, necessário para a manutenção do sistema circulatório.
  3. Sistema imunológico: fortalece o sistema contra possíveis infecções, pois está intimamente relacionado à histamina.
  4. Sistema gastrointestinal: É responsável pela produção de sucos gástricos para prevenir problemas digestivos.
  5. Desempenho esportivo: Finalmente, ele também é essencial no campo do esporte. Ele nos permite continuar fazendo exercícios físicos de alta intensidade sem sofrer alterações na função muscular. Ele também reduz a resposta inflamatória associada a certas doenças e o estresse induzido pelo exercício físico intenso.

aminoacidos

Histidina é um aminoácido essencial que o corpo humano não pode gerar. (Fonte: Oleksandra Naumenko: 54514888/ 123rf)

Onde é encontrada histidina?

Histidina é um aminoácido encontrado em um grande número de alimentos, tanto animais quanto vegetais. Sua deficiência é, portanto, uma condição rara geralmente associada a desordens genéticas ou desnutrição grave.

É encontrada na maioria dos alimentos ricos em proteínas, tais como carne, peixe, ovos e laticínios. Outras fontes que também são ricas neste aminoácido são soja, feijão, gérmen de trigo, mariscos, cogumelos e frutas cítricas.

Vejamos a quantidade em diferentes alimentos:

Alimentos de origem animal Alimentos de origem vegetal
Carne bovina (849 mg) Soja (1170 mg)
Carne suína (647 mg) Quinoa (478 mg)
Robalo marinho (552 mg) Feijão (303 mg)
Frango (397 mg) Milho (251 mg)
Ovos (322 mg) Trigo (228 mg)
Leite (93 mg) Arroz (165 mg)

Além de estar presente nos alimentos, também é comumente encontrado em preparações nutricionais de aminoácidos. Estes são vendidos como suplementos nutricionais.

Qual é a dose recomendada de histidina?

A ingestão recomendada de histidina para adultos está em torno de 10-11mg por quilograma de peso corporal por dia. Portanto, um adulto médio de 70kg precisaria de 700mg de histidina para evitar sofrer de doenças por deficiência devido à baixa ingestão.

Como você pode ver na tabela de fontes alimentares de histidina, 100g de carne bovina ou 200g de quinoa são suficientes para atender aos requisitos mínimos.

Se você é um atleta, suas necessidades de ingestão de proteína serão maiores. Note que estes requisitos foram estabelecidos com base em um mínimo de 0,66 g/kg/dia de proteína. Se sua ingestão mínima é de 1,2 g/kg/dia (baseado em sua atividade diária), sua necessidade de histidina será o dobro.

alimentos con aminoácidos

Alimentos ricos em histidina. (Fonte: Sam Moqadam: hIOnaAscoj0/unsplash)

O que acontece com a falta de histidina?

Baixos níveis de histidina plasmática estão relacionados ao estresse oxidativo e ao esgotamento de proteínas e energia. Também com inflamação no corpo.

A deficiência de histidina também está ligada à anemia. Isto ocorre porque o estresse oxidativo tem um papel nas causas desta doença. Além disso, a falta de histidina em nosso corpo pode causar problemas auditivos e outros efeitos, como por exemplo

  • Crescimento fraco em bebês, crianças e adolescentes
  • Alergias
  • Ansiedade
  • Imunodeficiência
  • Pressão arterial alta
  • Irritabilidade
  • Confusão mental
  • Úlcera estomacal
  • Indigestão

Quais alternativas existem para a histidina?

Outra alternativa possível à histidina é o suplemento alimentar suplementar, como por exemplo:

Vitamina B3 Glycine Vitamina B5 Vitamina C Tryptophan
Desenvolvimento celular e funçãox Síntese de DNA, colágeno e elastina entre outros Produção de gordura Reparo de tecido Produção de proteína

Estes elementos têm em comum que eles ajudam a converter o alimento que você come na energia que você precisa. Eles também melhoram o desenvolvimento e função das células no corpo, como é o caso da histidina. Portanto, eles são uma boa opção se você não tomar histidina.

Critérios de compra

Você irá tomar histidina dos alimentos da sua dieta ou de preparações nutricionais de aminoácidos? Em ambos os casos, é importante levar em conta vários fatores. Desta forma, você terá uma boa compreensão de sua composição e evitará danos menores. Nós selecionamos para você certos critérios de compra relacionados a este aminoácido.

Composição

Histidina é um aminoácido considerado essencial. Sua cadeia lateral é composta por um anel imidazol, carregado positivamente em níveis fisiológicos de pH. Ela é abundante em hemoglobina e proteínas musculares. Além disso, também pode ser convertido para glutamato no fígado.

É considerado um dos aminoácidos mais versáteis.

A histidina é responsável por 8% da hemoglobina. Tem sido observado que em dietas sem histidina, a taxa de eritropoiese e hemoglobinemia é significativamente reduzida. Entretanto, quando a histidina é reintroduzida na dieta, os níveis normais são restaurados.

estructura molecular

A histidina age para proteger a camada de tecido do corpo. (Fonte: foxterrier2005: 37493175/123rf)

Certificações

Antes de comprar um preparado nutricional de histidina, você deve verificar na embalagem para ter certeza de que é um produto de fabricação alemã. Se assim for, ela terá sido submetida aos mais rigorosos controles de qualidade.

Também é essencial que a histidina seja de primeira qualidade, utilizando matérias-primas da UE e de outros países. Também deve atender aos padrões de qualidade e higiene HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points).

Seguindo estas certificações você estará consumindo um ingrediente seguro e livre de tóxicos. Entretanto, itens com esta determinação tendem a ter uma etiqueta de preço ligeiramente mais alta. Sempre em termos de saúde, um pequeno investimento extra vale a pena.

Vegan ou não

Caso você seja vegano ou vegetariano, não há problema. A histidina não é obtida apenas de alimentos animais.

Você pode encontrá-la em alimentos vegetais, como a soja e derivados da soja. Você também pode encontrá-la a partir de sementes, tais como sementes de abóbora, massas e arroz, entre outros.

Além disso, há também frascos de histidina vegana em cápsulas biodisponíveis que são livres de glúten, frutose, conservantes, levedura, lactose e outros ingredientes geneticamente modificados. Portanto, se você é vegano ou vegetariano, você não encontrará nenhum obstáculo.

Tolerabilidade

É importante que a histidina que você consome tenha uma boa tolerabilidade. Isto significa que o uso de adoçantes, corantes ou aditivos nestes produtos é proibido. A única exceção é a celulose microcristalina.

O princípio principal é que ela deve consistir de substâncias puras.

Todas elas devem ser testadas regularmente por laboratórios independentes. Isto serve para verificar o cumprimento dos padrões de higiene e qualidade, bem como sua funcionalidade.

Allergens and intolerances

A falta de histidina no corpo pode levar a vários efeitos colaterais, tais como alergias. Estes variam de inflamação da pele a dificuldades com a respiração normal.

Se você experimentar qualquer um dos sintomas acima ao tomar um preparado nutricional de histidina, pare de tomar o suplemento imediatamente. Consulte um médico imediatamente, pois reações alérgicas graves podem ocorrer e requerem atenção médica.

Além disso, se você for intolerante a qualquer um dos ingredientes listados na embalagem, lembre-se de comprar um produto claramente rotulado e livre de alergênios.

picaduras en la piel

Histidina pode causar reações alérgicas em algumas pessoas. (Fonte: Hans: 59775/pixabay)

Resumo

Histidina é um aminoácido essencial, usado pelo organismo para fazer proteínas. É também um precursor da histamina do neurotransmissor. Está envolvido na regulação e utilização de vários minerais essenciais no organismo, incluindo zinco, cobre, magnésio e ferro.

Além disso, está relacionado à capacidade de diminuir a resposta inflamatória associada a certas doenças e estresse induzidos por intenso exercício físico. As fontes dietéticas de histidina (carne, peixe e produtos lácteos) provavelmente são responsáveis pela maior parte do total encontrado no corpo. Além disso, é um aminoácido seguro e não tóxico.

(Fonte da imagem em destaque: Tamara Bellis: UfETna4IUuuY/ unsplash)

Referências (5)

1. Cervantes K, Mejía I. [Internet]. La histidina como un posible precursor en el origen de la vida. 2017 [cited 2021]. Available from: https://www.redalyc.org/jatsRepo/4760/476052525001/476052525001.pdf
Fonte

2. Carbajal Á. [Internet]. Proteínas. 2018 [cited 2021]. Available from: https://www.ucm.es/data/cont/docs/458-2013-07-24-cap-5-proteinas.pdf
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3. Somoano RM. [Internet]. Histidinemia atípica y desarrollo cognitivo. 2012 [cited 2021]. Available from: http://scielo.sld.cu/pdf/end/v23n2/end06212.pdf
Fonte

4. Díaz F. [Internet]. Histidina, ¿es el tercer aminoácido limitante? 2018 [cited 2021]. Available from: http://subirats.info/histidina-el-tercer-aminoacido-limitante/
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5. Robaina Z. [Internet]. Cálculo del intervalo de referencia de la histidina en sangre seca neonatal por suma. 2011 [cited 2021]. Available from: https://www.medigraphic.com/pdfs/revcubgencom/cgc-2011/cgc111g.pdf
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Por que você pode confiar em mim?

Estudo científico
Cervantes K, Mejía I. [Internet]. La histidina como un posible precursor en el origen de la vida. 2017 [cited 2021]. Available from: https://www.redalyc.org/jatsRepo/4760/476052525001/476052525001.pdf
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Carbajal Á. [Internet]. Proteínas. 2018 [cited 2021]. Available from: https://www.ucm.es/data/cont/docs/458-2013-07-24-cap-5-proteinas.pdf
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Robaina Z. [Internet]. Cálculo del intervalo de referencia de la histidina en sangre seca neonatal por suma. 2011 [cited 2021]. Available from: https://www.medigraphic.com/pdfs/revcubgencom/cgc-2011/cgc111g.pdf
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