Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

O jantar é a última refeição do dia e normalmente tem que ser rápido. Depois de um longo dia de trabalho, você não quer passar muito tempo na cozinha. Para comer um delicioso e rápido jantar, não precisa ser sempre uma comida rápida insalubre.

Neste artigo você encontrará novas sugestões, idéias de receitas e dicas sobre como pode ser um delicioso e saudável jantar. Há algo para todos os gostos.




As coisas mais importantes

em poucas palavras

  • Jantares deliciosos podem ser preparados rápida e facilmente.
  • Há também opções deliciosas e saudáveis para o jantar em viagem.
  • Um jantar saudável é importante para um estilo de vida equilibrado e saudável.

Nosso jantar saudável

Às vezes você só precisa de algumas idéias novas para apimentar sua dieta e torná-la mais saudável. Especialmente quando o dia está chegando ao fim.

É por isso que recomendamos o After Work Cookbook, que se concentra na última refeição do dia. Alimentos que sejam rápidos, fáceis e saudáveis. Do jeito que você gosta.

Deixe-se inspirar por novas idéias de receitas e desenhe seu jantar a seu gosto. Especialmente saboroso e especialmente saudável, não tem que ser sempre difícil.

Definição: O que é um jantar saudável?

Um jantar saudável é parte de uma dieta equilibrada e é uma ótima maneira de terminar um dia saudável.

O jantar saudável pode ser quente, frio, rápido, inventivo e delicioso, tudo ao mesmo tempo.

Jantar, a última refeição do dia. Aqui está como torná-lo saboroso e saudável. (Fonte da imagem: Pixabay.com / Rawpixel)

Há um jantar saudável perfeito para todos os gostos. Isto deve consistir principalmente de alimentos leves e não-bulking.

Isto não só promove o sono, mas também o bem-estar geral.

Histórico: O que você deve saber sobre um jantar saudável

Um jantar saudável não é um truque de magia, mas você ainda deve saber alguns fatos sobre a última refeição do dia. Porque somente com conhecimento básico suficiente você pode conjurar um delicioso e descomplicado jantar.

A versão rápida não precisa ser sempre insalubre e uma variação saudável da refeição pode ser igualmente saborosa. Às vezes você só precisa de algum alimento para pensar e novas idéias de receitas. Estes e muito mais esperam por você no artigo seguinte.

Por que um jantar saudável é importante?

Comer um jantar saudável tem um enorme impacto em nossa saúde e bem-estar geral. Comer tarde afeta nosso sono e também pode afetar nosso humor quando nos levantamos.

Todas as refeições são proporcionais umas às outras e precisam ser planejadas e equilibradas de acordo. Aqui estão os alimentos que são particularmente bons ou maus para a noite:

Dos

  • Salmão
  • atum
  • peito de frango
  • espinafre
  • couve
  • espargos
  • damasco
  • queijo creme granulado
  • ovo
Dont's

  • Queijo gordo
  • queijo de fígado
  • batatas fritas
  • pão branco
  • pimenta
  • café

Você já pode ver na tabela que alimentos particularmente magros e com alto teor de proteína são adequados para a noite. Fique longe de alimentos gordurosos e salgados, como asas de frango, batatas fritas ou pão de carne gorduroso.

Alimentos gordurosos fazem você se sentir lento, especialmente à noite, e também são difíceis para o seu metabolismo quebrar. É por isso que você deve procurar por alimentos saudáveis como vegetais e frutas de baixa frutose.

O jantar saudável perfeito está disponível para todos os gostos, seja vegan, amante de carne ou amante de carboidratos. Tudo o que é preciso é algum interesse em comida e um pouco de experimentação. Fique selvagem.

Como a alimentação saudável condiciona a perda de peso?

Durante o processo de perda de peso, grande parte do foco está nos alimentos, que muitas vezes é a chave para o sucesso. Como qualquer outra refeição do dia, o jantar tem um grande papel na perda de peso.

Um jantar saudável pode ter uma influência positiva na sua perda de peso.

É por isso que você também deve se certificar de que você coma um jantar equilibrado que se encaixe perfeitamente no seu plano de dieta.

Há também dietas que se concentram na refeição noturna em particular. Estas são chamadas dietas de "adelgaçamento do sono" e se concentram em alimentos específicos em uma hora específica do dia e da noite.

Quantas calorias um jantar saudável deve ter?

As necessidades calóricas de uma pessoa são muito individuais e não podem ser generalizadas. É por isso que é difícil dar um número absoluto, porque o corpo de cada um faz tic-tac de maneira diferente.

Todos têm diferentes necessidades básicas baseadas no exercício diário e no estresse da vida cotidiana, bem como na vida privada. Você não deve seguir diretrizes gerais de calorias, porque você tem que calcular suas próprias exigências individualmente.

No entanto, pode-se dizer que a taxa metabólica basal média parece algo parecido com isto:

idade Gênero Taxa metabólica basal em Kcal
18 - 40 anos Masculino 2500 Kcal
18 - 40 anos Feminino 1900 Kcal
41-65 anos Masculino 2150 Kcal
41 - 65 anos Feminino 1800 Kcal

Com o aumento da idade, a taxa metabólica basal diária diminui tanto para homens quanto para mulheres.

O metabolismo abranda e, portanto, o corpo precisa de menos energia fornecida a ele.

Taxa metabólica basal refere-se ao estado de repouso do corpo. Devido ao trabalho físico pesado ou a muitos esportes, a contagem de calorias pode ser muito maior.

Dependendo de como você distribui suas calorias ao longo do dia, sua refeição noturna não deve exceder um certo número de Kcal.

É aconselhável comer alimentos leves à noite. Portanto, você pode comer refeições entre 400 - 800 Kcal ao jantar.

Quem deve comer jantares saudáveis?

Jantares saudáveis são, naturalmente, adequados para todos. No entanto, você é frequentemente lento pela manhã e geralmente tem dificuldade para dormir?

Então você deve olhar para o tópico de jantares saudáveis com mais atenção.

Você é o que você come. E você dorme como come.

Este ditado também pode ser aplicado ao seu jantar e ao seu sono, porque se você comer comida muito gordurosa antes de ir para a cama, você retarda seu metabolismo e afeta negativamente seu sono.

Comer um jantar saudável pode ajudar você a viver mais saudável e dormir melhor.

Em outras palavras, se você tem problemas para dormir, você deve prestar atenção aos seus hábitos alimentares e fazer algumas mudanças em sua rotina diária.

Em geral, você também deve comer um jantar saudável se você tiver problemas de peso. Comer uma pizza ou um hambúrguer para jantar de vez em quando não é crime, mas não deve ser uma ocorrência regular.

Os legumes são deliciosos, saudáveis e sem carboidratos, tornando-os perfeitos para um jantar saudável. (Fonte da imagem: Pixabay.com / Deren)

Especialmente na família, o jantar é a última refeição do dia e deve ser comemorado.

Você pode descobrir como é um jantar saudável para as crianças nesta parte do artigo. Você também pode encontrar grandes idéias de receitas para crianças nos links relacionados.

O que fazer para um jantar saudável: 5 dicas e receitas para uma refeição deliciosa no final do dia

Se for um jantar quente ou frio, a última refeição do dia deve ser preparada rapidamente e ter um sabor delicioso. A seguir você encontrará muitas dicas para um jantar saudável.

Você também encontrará novas idéias de receitas que têm gosto delicioso e são rápidas de preparar. De baixo teor de carboidratos a vegano, há um jantar perfeito para todos os gostos. Deixe-se inspirar e experimente novas receitas.

Dica 1: Comida vegana - idéias de receitas veganas saudáveis e deliciosas

As dietas vegetarianas e veganas oferecem uma variedade de idéias de receitas deliciosas e saudáveis e combinam maravilhosamente com um jantar saudável. As receitas variam de pratos quentes a frios, há algo para todos.

Caril à base de leite de coco é particularmente recomendado para este tipo de jantar. Você pode pesquisar na internet por mais idéias de receitas.

Especialmente se você tem problemas com seus níveis de colesterol, vale a pena considerar uma dieta vegan.

Porque quando você desiste dos alimentos animais, você também desiste das gorduras animais, que têm um efeito negativo no seu nível de colesterol.

Se você se deixar inspirar pela cozinha vegana, você notará que não é tão difícil integrar pratos veganos na sua vida diária.

A cozinha asiática em particular oferece uma variedade de jantares deliciosos e saudáveis que também podem ser preparados vegan.

Dica 2: Carvão baixo - ovo & co. para um jantar saudável

Um jantar saudável pode consistir de muitos ingredientes diferentes. Em geral, no entanto, é importante que você escolha alimentos leves.

Isto não é pesado para o seu estômago e é benéfico para toda a sua rotina noturna e seu sono.

Uma opção dietética que é particularmente adequada é a dieta pobre em carboidratos.

Você deve se certificar de evitar o recheio de pratos laterais como pão, arroz, massa ou batatas.

Há muitos pratos deliciosos que não requerem nenhum prato secundário. Uma salada com frango ou peixe, legumes com coalhada de ervas, ovos mexidos com caranguejo.

Deixe-se inspirar. Há muitas idéias de receitas na rede que são projetadas para uma dieta pobre em carboidratos.

Alimentos com baixo teor de carboidratos são frequentemente ricos em proteínas e, portanto, mantêm você cheio por um longo tempo. A proteína também é um importante bloco de construção para uma dieta saudável.

A seguinte tabela lhe dá uma visão geral dos valores nutricionais de certos alimentos:

alimentos Proteína em g por 100g
filé de peito de frango 23g
Queijo cremoso granulado 11g
atum 25g
quark 14g
tofu 8g
caranguejos 20g
carne bovina 26g

Dica 3: O bom e velho lanche - rápido e saboroso

O bom e velho lanche é uma tradição em muitas famílias, especialmente na Baviera, na Alemanha. Esta versão da refeição noturna é rápida e fácil de preparar e tem muitas combinações possíveis.

Picles, rabanetes, cenouras, pimentas, uma saborosa mostarda ou talvez algumas cebolas fritas. As maneiras de apimentar o seu sanduíche são infinitas. Além disso, você sempre pode servir uma salada leve com seu sanduíche e você tem o jantar perfeito.

tipo de pão Valores nutricionais Kcal por 100g
pão integral 222 Kcal
pão torrado 240 Kcal
pão de centeio 212 Kcal
pão multigrãos 238 Kcal
pão de espelta 225 Kcal
pão achatado 240 Kcal
Ciabatta Bolachas de 245 Kcal
350 Kcal

O pão, especialmente a variedade integral, nos fornece muitos nutrientes valiosos, carboidratos de cadeia longa e minerais. Além disso, o tipo certo de pão pode enchê-lo por um longo tempo.

Um lanche com coberturas deliciosas e especiais como rosbife, queijo de alta qualidade ou especialidades como o Obazta também é particularmente adequado para uma noite aconchegante com os amigos. Não há limites para a sua imaginação culinária.

A simplicidade da preparação torna este jantar saudável e adequado para todos. Famílias e profissionais, em particular, se beneficiam de uma refeição noturna saudável.

Se você quiser experimentar uma variação mais incomum, você pode encontrar uma receita para Strammen Max nos links relacionados.

Dica 4: Mingau para o jantar - papa de aveia para o jantar com idéia de receita

Você adora seu mingau pela manhã? Então você também deve experimentar esta receita para uma versão mais completa.

Semelhante à manhã, as variações são numerosas. Curry, curry, curcuma, pimentão-doce, pimenta-do-reino. Você pode apimentar a farinha de aveia com muitas especiarias.

Uma variação popular é o mingau de hummus. Você vai precisar dos seguintes ingredientes

  • 50g de farinha de aveia
  • Leite ou água
  • 20g de queijo ralado
  • Cebolinho
  • Humus
  • Sal, pimenta, curry

Prepare o mingau como de costume em uma panela, adicione o queijo para derreter e saboreie o mingau com muitas especiarias.

Corte o cebolinho e cubra seu mingau com hummus e cebolinho. Se você quiser adicionar crocante, cenouras ou pimentas também podem ser usadas como vegetais.

O mingau é rápido e fácil de fazer, e a aveia é embalada com nutrientes.

Dica 5: Jantar - Tigelas deliciosas para desfrutar quente ou frio no jantar

As tigelas conquistaram o mercado na Alemanha nos últimos anos. A tendência alimentar pode ser comida pela manhã, no almoço ou à noite e pode ser preparada de muitas maneiras diferentes. Os poke bowls são particularmente populares no momento.

A tendência do Havaí consiste em uma base de carboidratos, como arroz ou macarrão, e é então decorada com outros ingredientes frescos.

A estrela da tigela é o peixe fresco e cru. Na pátria havaiana, a tigela tem o status do prato nacional.

E com razão, porque os poke bowls não são apenas frescos e deliciosos, mas também muito saudáveis.

Graças aos ingredientes frescos e ao alto conteúdo de ácidos graxos ômega-3, as tigelas são um jantar delicioso e saudável. Aqueles que não gostam de peixe ainda podem seguir a deliciosa tendência.

O peixe pode ser simplesmente substituído por frango salteado, ou você pode ir ao México e preparar uma deliciosa tigela de taco com arroz, abacate, carne picada, feijão e alface fresca iceberg.

Você pode deixar sua imaginação culinária correr solta e dar ao seu jantar um novo e, acima de tudo, delicioso chute.

Certifique-se de ter uma boa distribuição de vegetais e carboidratos e seu jantar será um sucesso saudável

As idéias de receitas e dicas para um jantar saudável são quase ilimitadas. Para fatos mais interessantes, nós compilamos mais informações sobre este tópico para você. Aqui você pode descobrir como os jantares saudáveis são importantes para a família e para o esporte.

Porque você pode influenciar muito com uma última refeição equilibrada do dia. Você também pode aprender mais sobre alimentação saudável em movimento. Inspire-se e encontre novas opções em casa e em viagem.

Como é um jantar saudável para as crianças?

Ao alimentar as crianças, você deve prestar atenção especial a uma dieta saudável, fresca e equilibrada. As crianças precisam de muitos nutrientes para crescer e se desenvolver.

Depois de um dia excitante com muito exercício, as crianças precisam de alguma energia para recarregar suas baterias. Especialmente se for a única refeição do dia, o jantar é muito importante para as crianças.

Aqui você deve evitar alimentos pesados e gordurosos e concentrar-se em alimentos frescos e leves.

Pudim de arroz, mingau de sêmola e algumas frutas, jantares ou sopas são particularmente recomendados para crianças.

Comida muito gordurosa à noite também perturba o sono de pequenos terráqueos e muito açúcar mantém as crianças acordadas tarde da noite.

É por isso que os doces devem ser uma raridade antes de dormir

O mesmo se aplica às crianças e aos adultos. Um doce, pizza ou batatas fritas para o jantar de vez em quando está tudo bem, mas deve permanecer algo especial e não se tornar uma coisa regular.

Onde você pode encontrar jantares saudáveis em viagem?

Se você viaja muito para trabalhar ou geralmente precisa de um jantar rápido 'on-the-go', nem sempre é fácil encontrar uma opção saudável. Porque muitas vezes a fast food não é uma opção saudável.

Você tem duas opções principais para um jantar saudável em movimento.

  • Preparação da refeição
  • Pesquisa

Ou você prepara seu jantar em casa e o leva com você. A preparação é tudo. Por isso, você precisa de caixas boas que não vazem e que sejam práticas para armazenar. Você pode encontrar nossa recomendação aqui:

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Para um delicioso jantar na estrada, você pode preparar várias saladas em casa: Macarrão, quinoa, cuscuz, salada de arroz. As possibilidades são infinitas.

Especialmente se você não tiver um microondas, as saladas são uma ótima maneira de manter uma alimentação saudável e deliciosa em qualquer lugar.

Uma salada em camadas verde de um frasco também é uma opção deliciosa e fácil que pode ser preparada rápida e facilmente no dia anterior. Dicas e truques sobre como manter a salada variada e, acima de tudo, crocante podem ser encontrados nos links abaixo.

Como eu disse, preparação é tudo. A pesquisa é especialmente importante se você quiser comer fora e ainda assim ter um jantar saudável.

Especialmente em viagens de negócios, quando você não tem uma cozinha a sua disposição, é importante estar bem preparado.

Comer fora e na estrada não tem que ser sempre insalubre. (Fonte da imagem: Pexels.com / Robin Stickel)

Você pode encontrar uma alternativa saudável para batatas fritas, pizza e similares em qualquer restaurante. No entanto, vale a pena descobrir antecipadamente o que está no menu, ou ver onde os restaurantes saudáveis estão localizados na respectiva cidade.

Comer fora e ainda escolher um jantar saudável não tem que ser difícil. Sushi, tigelas e barras de salada são ótimas maneiras de encontrar um jantar delicioso e saudável.

Como combinar um jantar saudável com esportes?

Este fator de esporte e alimentação é especialmente crucial para os atletas que trabalham. Depois de um dia de trabalho, a janela de oportunidade entre o exercício e o jantar é geralmente muito pequena.

Se você quiser programar seu jantar com seu esporte, você deve comer uma refeição equilibrada de proteínas e carboidratos de cadeia longa dentro de 45 minutos após o esporte.

Depois de um treino, seu corpo está pronto para reabastecer as lojas de glicogênio devido ao esforço. Isto é verdade para qualquer tipo de esporte, então é bom comer algo depois do exercício também.

Idéias de receitas que podem ser combinadas maravilhosamente com o esporte podem ser encontradas no link a seguir. Há uma refeição adequada para cada tipo de esporte.

Se você precisa de energia rapidamente após o esporte e não pode esperar até o jantar, você pode dar ao seu corpo uma nova força com barras energéticas. Os bares são bons para entre as refeições.

Conclusão

Finalmente, pode ser dito que um jantar saudável não é difícil. Se você é um membro da família, uma única pessoa, um esportista, um viajante ou um profissional, você encontrará exatamente o jantar certo para você.

Se você estiver aberto a novas idéias e receitas, isto tudo acontecerá por si só. É apenas importante que você corte alguns alimentos no final da noite e que sua dieta geral combine com o jantar saudável.

Se você levou estes pontos principais em consideração, só resta uma coisa a fazer: cozinhar, preparar, ir! Cozinhe, experimente coisas, deixe a cozinha fria às vezes e teste e crie novas idéias de receitas.

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