
Embora esse seja um termo novo para algumas pessoas, o ato de jejuar é muito antigo. Se você está interessado em aprender dicas sobre jejum intermitente para iniciantes, chegou ao local certo. Seja muito bem-vindo ao Saudável&Forte, portal especializado em artigos que vão melhorar sua saúde.
Nesse artigo você vai entender como funciona o jejum intermitente, seus benefícios, e melhor, como começar a colocar em prática. Venha tirar suas dúvidas conosco!
Índice
Primeiro, o mais importante
- O jejum intermitente é, basicamente, períodos pré-determinados no dia ou semana em que a pessoa praticante fica sem se alimentar.
- A prática traz benefícios para o corpo e mente. O jejum auxilia a perda de peso, aumenta a energia e potencializa a memória.
- No período de jejum, é importante hidratar-se. Você pode beber água normalmente. Chá e café preto sem açúcar também não quebram o jejum.
Aprenda tudo sobre jejum intermitente para iniciantes e comece a colocar em prática hoje mesmo
Como funciona o jejum intermitente?
Existem três formas de seguir o método:
- Coma / pare / coma: nessa estratégia você deve comer normalmente por 24 horas e então passar as próximas 24 horas sem se alimentar. Pode fazer isso uma ou duas vezes na semana.
- 16 por 8: essa é a prática mais comum. Basicamente, a pessoa deve jejuar por 16 horas, podendo comer as outras 8 horas restantes do dia. Na prática, você pode parar de comer às 20 horas e voltar a se alimentar apenas no almoço do dia seguinte, pulando o café da manhã.
- 5 por 2: nesse sistema você se alimenta normalmente por 5 dias, de forma saudável e equilibrada, e durante 2 dias restringe o consumo de calorias para 500.
Quais os benefícios do jejum intermitente?
Passo a passo do jejum intermitente para iniciantes
Se você é um total iniciante, antes de mais nada precisa entender que de nada adianta praticar jejum intermitente e se alimentar mal nas horas seguintes. Então, o primeiro passo é melhorar sua dieta. Invista em aprender sobre uma alimentação saudável e teste por alguns dias.
Feito isso, você pode começar a praticar o jejum. O segundo passo é uma adaptação. Você pode iniciar fazendo períodos de 12 horas de jejum, seguidos de 12 horas de janela alimentar. Repita isso todos os dias por uma semana.
A partir daí você está pronto para o terceiro passo, adotar o protocolo mais comum: 16 horas de jejum seguidas de 8 horas de janela alimentar.
Dúvidas mais frequentes de quem está começando
Vai iniciar o jejum intermitente? É comum ter muitas dúvidas. Reunimos as perguntas mais frequentes de quem nunca fez jejum nessa seção. Confira:
Quantas vezes por semana o jejum intermitente pode ser feito?
Qual o melhor horário para fazer o jejum intermitente?
Depois desse horário começa o período de jejum que dura até o meio dia do dia seguinte. Ou seja, você vai pular o café da manhã e quebrar o jejum na hora do almoço.
O que comer antes de começar o jejum intermitente?
Pode comer algo durante o jejum intermitente?
Um detalhe muito importante é manter o corpo bem hidratado, portanto, beba água normalmente durante o período de 16 horas de jejum.
O que comer para quebrar o jejum?
Você pode consumir frutas, verduras, aveia, quinoa, arroz integral, leguminosas, carnes e laticínios.
Uma sugestão é almoçar duas colheres de quinoa, uma colher de lentilha, um filé de peixe grelhado e salada à vontade. Você pode trocar a quinoa pelo arroz integral, a lentilha pelo feijão ou grão de bico, e o peixe por ovos ou outro tipo de carne.
Resumo
O jejum intermitente é uma ótima técnica de emagrecimento. O método mais comum é jejuar por 16 horas e se alimentar de maneira saudável nas 8 horas seguintes. Enquanto o corpo fica sem comida, ele queima o estoque de gordura.
Para praticar o jejum intermitente é preciso estar com a saúde em dia. Pessoas com problemas de saúde, como diabéticos, hipertensos ou outras doenças, precisam de acompanhamento mais rigoroso de um médico especialista.
(Fonte da imagem destacada: Diana Polekhina/ Unsplash.com)