Ultima atualização: 5 de outubro de 2021

O jejum tem suas origens na história. Tem sido parte de muitas religiões e culturas por séculos. Através do desenvolvimento moderno, ele é cada vez mais utilizado na medicina de hoje.

É considerado um remédio natural e uma medida preventiva contra doenças. Além disso, muitas pessoas usam curas de jejum como uma introdução a uma nova forma de nutrição. O jejum pode ajudar a limpar o corpo e lançar as bases para uma vida saudável.

No entanto, nem sempre é fácil ou seguro. Se você quer jejuar, você deve, portanto, fazer uma boa pesquisa com antecedência. Neste artigo você encontrará todas as informações importantes que você precisa sobre o jejum.




O mais importante

  • O jejum dá ao corpo uma pausa no trabalho diário de digestão. Isto permite que o corpo se concentre em outras coisas como limpeza de células e esvaziamento de toxinas.
  • O jejum intermitente é uma forma de jejum de longo prazo que pode ajudar a mudar os hábitos alimentares e colher os benefícios para a saúde por mais tempo.
  • O jejum intermitente limpa o corpo e a mente. Entretanto, ela não é adequada como dieta de longo prazo e pode levar ao efeito iô-iô.

Definição: O que significa jejum?

Jejum é a abstenção voluntária de certos alimentos, alimentos ou estimulantes por um certo período de tempo. Os motivos para o jejum estão ancorados na história e em tempos anteriores geralmente tinham origens religiosas ou culturais. Isto ainda é parcialmente verdade hoje.

Outras razões, como purificação, desintoxicação e redução de peso também podem ser o objetivo.

Backgrounds: O que você deve saber sobre jejum

O jejum pode promover a saúde e ter um efeito restaurador sobre o corpo e a mente. No entanto, para que isso aconteça, você deve fazer isso corretamente.

Na seção seguinte, nós respondemos as perguntas mais importantes sobre o jejum para você.

Que tipos de jejum existem?

O jejum é um conceito amplo hoje em dia. Há muitas formas diferentes de jejum. Para que você não perca a visão geral, nós preparamos os tipos mais populares para você.

Fasten-1

Smoothies são bombas de vitaminas. Eles são super fáceis de fazer em casa e você pode escolher seus próprios ingredientes.
(Fonte da imagem: Photo by Vitalii Pavlyshynets / Unsplash)

Desta forma você pode descobrir o que exatamente se adequa a você, seu estilo de vida e seus objetivos.

jejum

terapêutico O jejum terapêutico envolve a abstenção de alimentos sólidos por um certo período de tempo. Este período é normalmente entre uma e duas semanas. Mas isto não é uma regra. Você também pode fazer isso por apenas alguns dias.

Somente líquidos são consumidos, tais como água, chá e caldo de legumes. Uma ingestão leve de calorias de sucos de frutas ou vegetais puros também é permitida. Antes de iniciar a cura, os intestinos são normalmente limpos com a ajuda de laxantes.

Durante a cura, você deve beber mais água. Isto ajuda a digestão e expulsa substâncias nocivas do corpo.

Fasting intermitente / jejum intervalado

Este método de jejum não se trata especificamente de abster-se de alimentos, mas de limitar o período de tempo durante o qual você os come. O padrão mais popular aqui é o padrão 16:8. A janela de tempo para a ingestão de alimentos é de 8 horas e as 16 horas restantes do dia são jejuadas.

Portanto, nenhuma caloria é ingerida através de alimentos ou líquidos. Água, chá não adoçado e café preto são permitidos.

Outras formas de jejum intermitente são o comer-stop-eat e o padrão 5:2. Com o eat-stop-eat, o jejum ocorre duas vezes por semana por 24 horas e a alimentação normal para os outros cinco.

No padrão 5:2, apenas uma pequena quantidade de calorias (500 a 600 kcal) é ingerida em dois dias por semana e comida normalmente nos dias restantes.

Vantagens
  • Vantagens O jejum intermitente
  • tempo flexível
  • não há necessidade de contar calorias
  • não há necessidade de ir sem
  • economia de tempo (menos cozimento)
Desvantagens
  • Desvantagens O jejum intermitente
  • não há garantia de sucesso
  • podem ocorrer efeitos colaterais físicos (tonturas, problemas de sono, enxaquecas)
  • maior risco de envenenamento por álcool
  • risco de um distúrbio alimentar

(7)

Detox fasting

Esta forma de jejum é principalmente sobre a desintoxicação do corpo. O corpo deve ser liberado de substâncias nocivas que entram no corpo através da dieta e do estilo de vida.

Alimentos insalubres são radicalmente omitidos e sucos de frutas e vegetais, assim como smoothies, sopas desintoxicantes e chás de ervas são consumidos no seu lugar. (3)

Você pode ajustar a intensidade aqui, optando por uma ingestão calórica completamente líquida ou incluindo alimentos saudáveis e integrais.

Água em jejum

A água em jejum é uma das formas mais extremas de jejum. Isso envolve a abstenção total de alimentos. Somente água, chá não adoçado ou caldo de legumes é consumido. Você deve beber entre 2 e 5 litros de líquido.

Vantagens
  • Vantagens O jejum da água
  • purificação
  • estimula a renovação celular
  • previne doenças crônicas
Desvantagens
  • Desvantagens O jejum da água
  • muito radical
  • efeitos colaterais físicos (insônia, dores de cabeça, problemas circulatórios, etc.)
  • perda de massa muscular
  • desidratação possível

Por que jejum?

Espera-se que o jejum tenha muitos benefícios para a saúde. Estes podem variar de pessoa para pessoa. Algumas vezes o objetivo é simplesmente dar ao corpo uma pausa e alcançar um efeito benéfico.

Mas também é usado como um ponto de partida para mudanças de longo prazo nos padrões alimentares. Tem sido demonstrado que o jejum pode facilitar o início de uma mudança na dieta.

Ao se abster do jejum, você se torna mais consciente e atento à vida.

Outras pessoas acreditam que o jejum tem um efeito curativo, pois ajuda a regenerar células, entre outras coisas.

Pode ajudar com doenças metabólicas, dor crônica, inflamação crônica, doenças alérgicas e doenças cardiovasculares. Ele também pode ajudar a perder o excesso de gordura. (2, 5)

O que é permitido durante o jejum?

O que exatamente é permitido ao jejuar e o que você deve evitar depende do tipo de jejum. Basicamente, o objetivo do jejum é um estilo de vida mais saudável e uma limpeza corporal.

Portanto, você definitivamente deve evitar coisas como álcool, cigarros, alimentos insalubres e açúcar. Na maioria das vezes, os alimentos para animais também são abstidos.

Quão saudável é o jejum?

Observações positivas têm sido feitas sobre o jejum. Melhores níveis de colesterol, pressão sanguínea mais baixa, redução de gordura e melhoria da flora intestinal são apenas alguns dos benefícios conhecidos.

Assim, o jejum tem o potencial de ter um efeito positivo em várias doenças ou de preveni-las. (1)

Fasten-2

Um estilo de vida saudável tem grandes efeitos sobre nossa saúde. Se você vive saudavelmente, você provavelmente pode evitar ter que confiar na medicação um dia.
(Fonte de imagem: Photo by Kendal / Unsplash)

Como o corpo não está mais ocupado com a digestão, agora ele pode se concentrar melhor em outras coisas como a limpeza celular.

Os poluentes que se acumularam ao longo dos anos podem ser melhor eliminados. Mudanças positivas na saúde podem ocorrer no processo. (4) Possíveis mudanças positivas

  • Perda de peso
  • melhoria da função intestinal
  • Alívio de enfermidades crônicas
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • melhoria das habilidades mentais
  • mudança bem sucedida de dieta

Mais e mais uma vez, diz-se que as curas de jejum têm estes benefícios para a saúde. Mas eles ainda não foram comprovados cientificamente.

Quanto tempo você deve jejuar?

Você pode decidir por si mesmo quanto tempo você quer jejuar. Naturalmente, também depende de qual método de jejum você escolher.

Após cerca de 12 horas a loja de glicogênio é utilizada e o corpo começa a usar as reservas de gordura como fonte de energia.

Se você preferir fazer um jejum radical e intensivo sem alimentos sólidos, você provavelmente só vai querer fazer isso por um curto período de alguns dias ou algumas semanas.

No entanto, se você escolher o jejum intermitente, você será capaz de cooperar com isso em seu estilo de vida a longo prazo e mudar seus hábitos alimentares permanentemente.

Quais os problemas que podem ocorrer com o jejum?

Por muitos benefícios que oferece, o jejum nem sempre é fácil. A súbita restrição de alimentos ou a renúncia a alimentos sólidos também pode ter conseqüências desagradáveis. Os efeitos colaterais típicos podem ser

  • Falta de energia / cansaço
  • Problemas circulatórios
  • Apetite voraz
  • Perda muscular
  • Hiperacidez
  • Sintomas de deficiência(6).

No entanto, isto pode ser evitado através de uma preparação adequada para o jejum. Quanto mais rápido você jejua, melhor e mais rápido o seu corpo se adapta à situação. Assim fica mais fácil com o tempo.

Quais são as desvantagens do jejum?

Entretanto, o jejum não é completamente inofensivo. Crianças, adolescentes e mulheres grávidas não devem, portanto, jejuar.

A abstenção de alimentos sólidos pode levar à falta de nutrientes e à ruptura dos músculos e, portanto, não é aconselhável para pessoas que ainda estão se desenvolvendo. Se você quer perder peso rapidamente, esteja ciente de que a abstinência radical pode levar ao efeito iô-iô.

O corpo perde água principalmente durante o jejum e só perde gordura depois de um certo tempo. O jejum de curto prazo não é, portanto, uma solução ideal para pessoas com excesso de peso.

O jejum pode ser um fator de estresse para o corpo e levar à inquietação interior e a distúrbios do sono. Se você sentir algum desses efeitos negativos, por favor, fale com um médico.

Vantagens
  • Vantagens do jejum
  • melhora o metabolismo
  • limpeza celular
  • limpeza intestinal
  • mudança de dieta
  • jejum intervalado também adequado a longo prazo
Desvantagens
  • Desvantagens do jejum
  • perda muscular
  • falta de nutrientes
  • radical
  • não adequado a longo prazo
  • dificuldades iniciais

Jejum: As melhores dicas e truques para um jejum bem sucedido

Você já recebeu de nós os fatos mais importantes sobre o jejum. Agora nós resumimos as dicas e truques mais úteis para você. Nós esperamos que você goste de lê-los e que eles também o ajudem a ter sucesso.

Preparativos para o jejum

Sempre faz sentido se preparar para o período de jejum para que a mudança não seja um choque muito grande para o seu corpo e você possa começar sem estresse.

Se você tiver qualquer problema de saúde conhecido, nós recomendamos que você consulte seu médico antes, tenha tudo checado e discuta seus planos com ele.

A melhor coisa a fazer na semana antes do jejum é evitar o álcool, beber muita água, fazer muito exercício e reduzir um pouco o seu consumo. Você deve evitar o máximo possível os produtos animais. Você também deve reduzir o seu consumo de café para evitar efeitos desagradáveis de retirada.

Você também deve evitar o estresse. É melhor escolher uma época em que você esteja menos estressado. Certifique-se de que você está preparado para o rápido, fazendo as compras necessárias.

Sinta-se à vontade para adicionar certos chás de bom gosto à sua lista de compras. Um remédio natural para apoiar a limpeza intestinal, como óleo de rícino ou sal de Glauber, também deve ser comprado.

Motivação e objetivos

Motivação é temporária e a maioria das pessoas a perdem mais rapidamente do que gostariam. Portanto, dê uma olhada profunda em si mesmo e pergunte-se por que você quer jejuar. Escreva seus objetivos e motivações e faça um plano para alcançar seus objetivos.

Procure o apoio de pessoas próximas a você ou online. Apoio mental e depoimentos daqueles que já o fizeram antes podem ajudá-lo a seguir em frente com seus objetivos. Se você tem alguém que quer se juntar a você, você pode ajudar e encorajar um ao outro a continuar.

Esteja ciente de que suas dificuldades muitas vezes começam em sua cabeça. Portanto, tente controlar seus pensamentos o máximo possível e distraia-se. Recompense-se quando você atingir pequenas metas e documente seu progresso. Ele fortalece sua vontade e resistência.

Ajuda com problemas

Dores de cabeça - No início, seu corpo vai perder muita água devido à purificação. Isto afeta o cérebro e pode levar a dores de cabeça.

Para evitar isso, você deve beber água suficiente. Você deve beber pelo menos 2 a 5 litros de líquido por dia. A dor de cabeça também pode ser devida à retirada da cafeína. Para evitar isso, você deve limitar sua ingestão de café antes da Quaresma.

Obstipação - Sua atividade intestinal é reduzida durante o jejum e, portanto, deve ser suportada. Chás laxantes, sal ou óleo de mamona de Glauber ajudam a limpar o intestino e prevenir o risco de re-intoxicação.

Falta de exercício - Mesmo que não seja recomendado um grande esforço, você deve fazer exercícios suficientes. É melhor andar ao ar livre pelo menos uma vez por dia. Isto ajuda a sua digestão e circulação sanguínea.

Estresse - O estresse é contraproducente. Portanto, escolha um tempo adequado para jejuar. Quando não há projetos grandes e importantes no trabalho ou quando você está de férias.

Encontre um refúgio adequado onde você possa encontrar paz e sossego. Você também pode tentar alguns exercícios de relaxamento ou meditação.

Problemas de sono - O corpo é mais sensível durante o jejum e reage de forma diferente a certos estímulos. Pode haver uma redução na quantidade de sono que você dorme ou uma mudança na intensidade do seu sono.

Tente se acalmar e relaxar à noite. Os chás noturnos sem cafeína podem ajudar. As gotas de Valeriana também têm um efeito calmante.

Mantenha seu quarto em uma temperatura confortável e mantenha seus pés quentes. Se nada disso ajuda e você não consegue dormir, aproveite ao máximo o tempo. Leia um livro ou ouça um podcast ou música.

Conclusão

O jejum pode ser bastante útil. Seu efeito positivo sobre a saúde mental e física tem sido demonstrado em muitos estudos. Uma preparação adequada pode poupar você de efeitos colaterais irritantes mais tarde.

Entretanto, tudo isso deve ser tratado com cautela. Não é para todos. Se você já tem uma condição médica, é melhor não fazer isso. Além disso, os benefícios não foram cientificamente comprovados e, portanto, não são garantia de sucesso.

Nem todos os estudos realizados sobre este tópico foram feitos em humanos, mas principalmente em animais. Além disso, ainda faltam estudos sobre os efeitos a longo prazo.

Fonte das fotos: praewpailyn/ 123rf.com

Referências (7)

1. Valter D. Longo, Mark P. Mattson; published on Jan. 16th 2014; Fasting: Molecular Mechanisms and Clinical Applications
Fonte

2. Buchinger et al.; published on Dec. 16th 2013; Fasting Therapy - An Expert Panel Update of the 2002 Consensus Guidelines
Fonte

3. A.V Klein, H. Kiat; published on Dec. 18th 2014; Detox diets for toxin elimination and weight management: a critical review of the evidence
Fonte

4. Andreas Michalsen; März 2010; Fasten zur Stimmungsverbesserung
Fonte

5. Michelle Harvie et al.; publishes in Oct. 2013; The Effect of Intermittent Energy and Carbohydrate Restriction v. Daily Energy Restriction on Weight Loss and Metabolic Disease Risk Markers in Overweight Women
Fonte

6. C Aeberhard et al.; published in 2017; TREND „FASTEN“ – AUSWIRKUNGEN AUF KÖRPER UND PSYCHE
Fonte

7. Krista A. Varady; published in July 2007; Alternate-day Fasting and Chronic Disease Prevention; A Review of Human and Animal Trials
Fonte

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Wissenschaftliche Studie
Valter D. Longo, Mark P. Mattson; published on Jan. 16th 2014; Fasting: Molecular Mechanisms and Clinical Applications
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Wissenschaftliche Studie
Buchinger et al.; published on Dec. 16th 2013; Fasting Therapy - An Expert Panel Update of the 2002 Consensus Guidelines
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A.V Klein, H. Kiat; published on Dec. 18th 2014; Detox diets for toxin elimination and weight management: a critical review of the evidence
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Andreas Michalsen; März 2010; Fasten zur Stimmungsverbesserung
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Michelle Harvie et al.; publishes in Oct. 2013; The Effect of Intermittent Energy and Carbohydrate Restriction v. Daily Energy Restriction on Weight Loss and Metabolic Disease Risk Markers in Overweight Women
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C Aeberhard et al.; published in 2017; TREND „FASTEN“ – AUSWIRKUNGEN AUF KÖRPER UND PSYCHE
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Wissenschaftliche Studie
Krista A. Varady; published in July 2007; Alternate-day Fasting and Chronic Disease Prevention; A Review of Human and Animal Trials
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