Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Você já ouviu falar do cogumelo tibetano, do tubérculo do kefir ou do kefir do leite caucasiano? Estes são nomes para kefir, que gostamos de apreciar na forma de iogurte líquido ou leite cremoso.

Sua boa reputação e especialmente seus efeitos positivos no corpo humano têm precedido o fungo kefir por séculos. Neste artigo gostaríamos de esclarecer se o kefir pode realmente fazer jus ao seu nome e quão saudável ele realmente é. Você também aprenderá mais sobre suas origens e receberá dicas sobre como fazer e preparar você mesmo.




O mais importante

  • O cogumelo kefir é o ingrediente principal para o kefir como nós o conhecemos e amamos. Isto também pode ser chamado de cogumelo tibetano ou kefir caucasiano.
  • Kefir é corretamente considerado bastante saudável. Ele contém minerais e nutrientes vitais que podem ter efeitos positivos sobre o corpo.
  • Fazer seu próprio kefir é bastante simples e não requer muito esforço. Tudo que você precisa é de um bulbo kefir, qualquer leite, um recipiente bem fechado e um pouco de paciência.

Informações de fundo: O que você deve saber sobre o kefir

Nesta seção nós gostaríamos de lhe apresentar a origem e as propriedades do kefir. Nós responderemos as perguntas mais importantes e assim forneceremos a você mais clareza. Com este artigo, você estará tão bem informado quanto possível sobre a preparação e consumo do kefir.

O que é kefir e de onde ele vem?

O próprio fungo kefir parece uma massa branca e emborrachada questionável que externamente tem fortes paralelos com a couve-flor. Mas nós, como consumidores normais, raramente conseguimos ver esta condição. A maioria das pessoas está familiarizada com o kefir processado do supermercado na forma de um produto lácteo delicioso, ligeiramente carbonatado e mais grosso (1).

Kefir consiste de uma massa semelhante a um iogurte que você pode beber. (Fonte da imagem: Sara Cervera / Unsplash)

Este processo é tão simples e agradável quanto engenhoso. O resultado final é que o kefir, como nós o bebemos, é simplesmente feito com a ajuda de leite comercialmente disponível. Além disso, há muito mais para kefir do que apenas um bom gosto.

Embora o kefir tenha agora encontrado sua popularidade em todo o mundo, deve-se mencionar que o fungo kefir vem originalmente do Cáucaso. Lá, as pessoas têm jurado por seus efeitos positivos sobre a saúde por centenas de anos (2).

Qual é o sabor e a consistência do kefir?

O próprio cogumelo kefir é, como já indicado, uma massa branca gomosa com guarda-chuvas engraçados. Isto não costuma ser consumido sem tratamento, pois o corpo pode reagir a quantidades excessivas com uma intolerância. É por isso que é comum consumir a versão processada do supermercado (3).

Em termos de sabor, o kefir é similar ao leitelho.

Na maioria dos casos, isto é feito com leite, resultando em uma massa tipo iogurte, um pouco espessa. Esta consistência é ligeiramente mais espessa do que o leite, mas ligeiramente mais líquida do que o iogurte.

Milk kefir tem um gosto levemente azedo que lembra fortemente o ayran ou leitelho. Dependendo do processo de produção, o kefir pode ser carbonatado e ter um teor alcoólico mais baixo. Mais sobre isso no decorrer deste artigo.

O que há de saudável no kefir?

Kefir tem tido uma boa reputação por séculos. Mas existe realmente alguma coisa? O cogumelo é realmente tão bom para o corpo humano como sempre se diz?

A resposta é clara - SIM! O Kefir contém inúmeros minerais e nutrientes significativos e até mesmo vitais. Estes são transferidos para o leite através do processo de fermentação, mas o mais importante, eles são reabastecidos no leite (4, 5).

  • Ferro de engomar. O ferro é necessário para o suprimento de oxigênio do nosso corpo e assim garante uma respiração celular suave. Uma ingestão deficiente de ferro pode possivelmente afetar negativamente o processo metabólico (6).
  • Vitaminas (A,B1,B2, B12, C e D). É particularmente importante ingerir vitaminas através da dieta, porque elas assumem uma grande variedade de tarefas em nosso corpo. Eles asseguram o bom funcionamento dos processos bioquímicos e são particularmente essenciais para nossos olhos, ossos, órgãos, nervos, pele e para nossos valores sanguíneos (7).
  • Cálcio. O cálcio também deve ser ingerido através dos alimentos, pois o corpo humano não é capaz de produzi-lo ele mesmo. O cálcio também é chamado de mineral ósseo porque é considerado o material básico para dentes e ossos (8).
  • Magnésio. O magnésio também é responsável por processos vitais em nosso corpo. Os músculos em particular se beneficiam de um bom suprimento de magnésio (9).
  • Iodo. O iodo suporta principalmente o funcionamento da glândula tireóide. Isto assegura um metabolismo equilibrado e também tem influência no funcionamento do sistema nervoso e no desenvolvimento do cérebro e dos ossos (10).

Como nós mostramos a você, kefir pode fornecer ao nosso corpo alguns minerais e nutrientes vitais. É claro que essas substâncias também podem ser encontradas em outros alimentos. Entretanto, o kefir é uma maneira fácil, agradável e saborosa de obter muitos desses nutrientes importantes de uma só vez.

Para quem é kefir adequado e o que ele faz?

Nós já o informamos em detalhes sobre as propriedades positivas causadas pelos minerais e nutrientes que ele contém. Mas o kefir não é apenas basicamente bom para o nosso corpo, ele também pode ser usado especificamente para o tratamento de certas queixas ou doenças.

O que muitas pessoas não percebem é que kefir também contém um grande número de microorganismos promotores de saúde. Estes são os chamados probióticos, ou seja, bactérias, leveduras ou bacilos.

Estes podem fortalecer o sistema imunológico a longo prazo se consumidos de forma habitual. Eles também garantem que a flora intestinal ganhe estabilidade. A Kefir é, portanto, particularmente adequada para pessoas com estas queixas (11)

  • Inflamações
  • Alergias
  • doenças orgânicas
  • Infecções intestinais ou desequilíbrio bacteriano nos intestinos
  • úlceras de estômago
  • Problemas de pressão arterial
  • inquietude interior (nervosismo)

Naturalmente, o kefir não é uma panacéia, pois ainda é um produto herbal. No entanto, tomar kefir pode ter um efeito positivo na saúde das pessoas com essas queixas.

Além disso, o cogumelo quase não contém calorias e gordura, mas muita proteína saciante, e é por isso que ele complementa de forma ideal uma dieta saudável. Ele pode até mesmo ajudá-lo a perder alguns quilos.

Também é frequentemente dito que pode retardar o processo de envelhecimento das células e aumentar a memória. Em resumo, nós podemos dizer que tomar kefir é realmente adequado para todos. Existem até versões veganas, que são feitas com produtos lácteos vegetais ao invés de leite de cabra ou de vaca.

Como e com que freqüência o kefir deve ser tomado?

Nós podemos entender se você quiser correr para o supermercado mais próximo e estocar no kefir. Mas há uma coisa que você deve ter em mente. Por favor, nunca consuma mais de um litro de kefir por dia.

Até certo ponto, o kefir apóia a flora intestinal e estimula a atividade intestinal. Mas muitas bactérias lácticas ao mesmo tempo podem ter exatamente o efeito oposto e perturbar maciçamente o equilíbrio da flora intestinal (12).

Além disso, kefir tem um efeito laxante em quantidades muito grandes e o corpo pode reagir a isso com problemas estomacais e intestinais.

Para alcançar um efeito ideal e para fornecer ao organismo os nutrientes e minerais importantes, recomenda-se frequentemente um ou dois copos por dia. Desta forma, podemos nos beneficiar das propriedades positivas sem colocar nosso corpo em um desequilíbrio.

Como você mesmo faz kefir?

A produção de kefir não é particularmente exigente e não tem um alto grau de dificuldade. Entretanto, você vai precisar de paciência, porque, como todos nós sabemos, as coisas boas levam tempo. A seguir, você aprenderá como fazer kefir e o que deve ser cuidado.

Passo de trabalho Explicação
Obter tubérculo kefir cogumelo Kefir ou cogumelo tibetano - como você quiser chamá-lo. O primeiro passo é, é claro, colocar este cogumelo
no leite nesta etapa, o tubérculo de kefir é colocado no recipiente com o leite. O ideal seria que isso ocorresse à temperatura ambiente. O leite de cabra ou de vaca é freqüentemente utilizado, mas os substitutos vegetais também são adequados
Deixar fermentar por pelo menos 24 horas O recipiente deve ser selado hermeticamente e mantido por pelo menos 24 horas, em um local protegido da luz à temperatura ambiente. Neste processo, as bactérias são decompostas e as substâncias importantes do leite são aumentadas
Verter através de uma peneira para dentro de uma garrafa Idealmente, a massa é vertida através de uma peneira para um copo ou garrafa após um a dois dias
Aproveite Depois de a bebida ter sido refrigerada por um curto período de tempo, nada mais impede o consumo

Durante o processo de fermentação, pequenas quantidades de ácido láctico, ácido carbônico e até mesmo álcool são formadas. Quanto mais tempo durar o processo, mais álcool e ácidos existem no produto final. Neste caso, as leveduras contidas são responsáveis pela formação de ácido carbônico e álcool.

É emocionante saber que o fungo em si pode dobrar de tamanho dentro de duas semanas quando armazenado à temperatura ambiente. Além disso, os restos tensos da produção podem ser completamente enxaguados e usados novamente.

Como o kefir pode ser consumido?

O Kefir é bebido como uma massa de leite espessa sem qualquer intensificador de sabor. No entanto, aqueles que não estão completamente convencidos pelo, vamos chamar de normal, o gosto pode se regozijar. Existem agora muitas outras versões do kefir original. Por exemplo, como uma bebida de morango, manga ou limão.

Kefir em comparação?

Muitos consumidores continuam se fazendo perguntas como, qual é a diferença entre kefir e buttermilk ou ayran? O que é mais saudável? Ou não faz diferença qual bebida você tem? Nós gostaríamos de responder estas perguntas para você.

A diferença entre kefir e buttermilk?

Neste primeiro round, kefir e buttermilk competem um contra o outro. Em termos de sabor, os dois candidatos não são particularmente diferentes, pois ambos são levemente ácidos, mas ainda assim absolutamente deliciosos.

Cada um deles contém uma quantidade suficiente de proteína saciante e poucos carboidratos ou gorduras. Entretanto, o leitelho contém menos calorias e ainda menos colesterol. Por outro lado, o kefir pontua com um maior teor de vitaminas (13).

O leitelho também contém minerais e nutrientes valiosos. (Fonte de imagem: The Humble Co. / Unsplash)

Basicamente, pode-se dizer que o buttermilk e o kefir diferem em apenas alguns pontos. As semelhanças claramente compensam as diferenças. Devido ao menor número de calorias, o leitelho é um pouco mais adequado se você quiser perder alguns quilos.

Entretanto, se esse não é o seu objetivo, kefir é o vencedor dos corações. No sentido mais verdadeiro da palavra. As vitaminas e nutrientes que ele contém mantêm os processos do seu corpo funcionando e vitais.

A diferença entre kefir e ayran?

O primeiro candidato do segundo turno é, mais uma vez, o delicioso kefir. O oponente é a deliciosa e saudável bebida de iogurte da Turquia - Ayran. Ambas as bebidas contêm bactérias ácidas lácticas, que ajudam a manter ou mesmo a construir uma flora intestinal saudável (14).

Uma diferença, entretanto, é que o Ayran não contém álcool devido aos seus ingredientes e ao processo de produção e geralmente tem um sabor um pouco mais doce.

Ayran também contém minerais que são vitais para o corpo, como cálcio ou magnésio. Mais uma vez, ambos os produtos são extremamente saudáveis e deliciosos. O que você escolhe, em última análise, está sempre inteiramente de acordo com suas preferências.

Conclusão

Em resumo, podemos confirmar sem sombra de dúvida a boa reputação que precede o kefir. O Kefir é extremamente saudável e fornece ao corpo minerais e nutrientes importantes, até mesmo vitais. O efeito mais conhecido está no trato intestinal. Kefir mantém e constrói a flora intestinal e, portanto, a traz para um bom equilíbrio.

No entanto, o kefir não deve ser tomado em quantidades muito grandes, caso contrário o oposto pode ser o caso. Problemas estomacais e intestinais podem ocorrer, o que pode afetar significativamente a saúde. Com uma quantidade de 200 a 500 ml diários, as propriedades positivas do kefir podem ser completamente trazidas à tona.

Fonte da imagem: ildipapp/ 123rf

Referências (14)

1. Gesundheitsgeber.de: Woher kommt Milchkefir?
Fonte

2. otto.de: Kefir: das Getränk der Hundertjährigen | So gesund ist Kefir wirklich!
Fonte

3. Lebensmittel-forum.de: Ist die Kefirknolle essbar?
Fonte

4. utopia.de: Kefir: Was du über das gesunde Milchgetränk wissen musst
Fonte

5. Rosa DD, Dias MMS, Grześkowiak ŁM, Reis SA, Conceição LL, Peluzio MDCG. Milk kefir: nutritional, microbiological and health benefits. Nutr Res Rev. 2017 Jun;30(1):82-96. doi: 10.1017/S0954422416000275. Epub 2017 Feb 22. PMID: 28222814.
Fonte

6. Apotheken-Umschau.de: Eisen: Das machtvolle Spurenelement
Fonte

7. Berlin.de: Wofür Vitamine gut sind
Fonte

8. calcimed.de: Calcium – das Knochenmineral
Fonte

9. Verbraucherzentrale.de: Magnesium - was ist zu beachten?
Fonte

10. foodspring.de: Jod – Wirkung und Bedeutung für den Körper
Fonte

11. Slattery C, Cotter PD, O'Toole PW. Analysis of Health Benefits Conferred by Lactobacillus Species from Kefir. Nutrients. 2019 Jun 1;11(6):1252. doi: 10.3390/nu11061252. PMID: 31159409; PMCID: PMC6627492.
Fonte

12. fairment.de: Wie viel Kefir am Tag – Kann ich zu viel Kefir trinken?
Fonte

13. eatsmarter.de: Food Fight: Kefir vs. Buttermilch!
Fonte

14. kariesvorbeugung.de: Ayran: Erfrischender Joghurtdrink für starke Zähne
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

De onde vem o leite kefir?
Gesundheitsgeber.de: Woher kommt Milchkefir?
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Kefir: a bebida dos centenários | Kefir é realmente tão saudável!
otto.de: Kefir: das Getränk der Hundertjährigen | So gesund ist Kefir wirklich!
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O tubérculo kefir é comestível?
Lebensmittel-forum.de: Ist die Kefirknolle essbar?
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Kefir: O que você precisa saber sobre a bebida saudável de leite
utopia.de: Kefir: Was du über das gesunde Milchgetränk wissen musst
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Artigo científico
Rosa DD, Dias MMS, Grześkowiak ŁM, Reis SA, Conceição LL, Peluzio MDCG. Milk kefir: nutritional, microbiological and health benefits. Nutr Res Rev. 2017 Jun;30(1):82-96. doi: 10.1017/S0954422416000275. Epub 2017 Feb 22. PMID: 28222814.
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Ferro de engomar: O poderoso elemento traço
Apotheken-Umschau.de: Eisen: Das machtvolle Spurenelement
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Para que servem as vitaminas?
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Cálcio - o mineral ósseo
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Magnésio - o que procurar?
Verbraucherzentrale.de: Magnesium - was ist zu beachten?
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Iodo - efeito e importância para o corpo
foodspring.de: Jod – Wirkung und Bedeutung für den Körper
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Artigo científico
Slattery C, Cotter PD, O'Toole PW. Analysis of Health Benefits Conferred by Lactobacillus Species from Kefir. Nutrients. 2019 Jun 1;11(6):1252. doi: 10.3390/nu11061252. PMID: 31159409; PMCID: PMC6627492.
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Quanto kefir por dia - Posso beber muito kefir?
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