Homem pegando um kettlebell no chão
Ultima atualização: 22 de julho de 2021

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Os exercícios físicos cada vez mais ficam diversos com a imensidade de equipamentos que vem sendo desenvolvida para deixar os treinos mais eficazes e atuais. Dentre essas inovações podemos destacar o kettlebell.

Esse equipamento é muito usado na musculação e em treinos funcionais. Também é ideal para quem vai fazer exercícios físicos em casa por causa do tamanho compacto do aparelho. Ainda não conhece esse item? Confira agora:




Primeiro, o mais importante

  • O kettlebell é um equipamento esportivo formado de uma bola de ferro fundido com alça usado para fazer atividades físicas que envolvem movimentos rápidos, oscilatórios e de alta intensidade.
  • Os exercícios realizados com o kettlebell podem ser executados por qualquer pessoa. Eles trazem benefícios ao organismo humano como desenvolvimento do condicionamento físico e a melhoria da função cardiorrespiratória.
  • Analise as características do kettlebell antes de escolher um modelo para comprar. É preciso estar atento a fatores como tamanho, peso e acabamento para certificar que o equipamento será realmente eficiente ao seu treino.

Melhores kettlebells: nossas recomendações

Para começar nossa conversa a respeito dos kettlebells, trouxemos os melhores modelos disponíveis no mercado para que você já conheça algumas opções e possa avaliá-las conforme às orientações que apresentaremos neste artigo.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre kettlebell

Força, flexibilidade, resistência e perda de peso são algumas das capacidades desenvolvidas a partir do treino regular no kettlebell. Certamente esse é um acessório completo que vai aprimorar seu desempenho físico. Saiba mais sobre ele:

Mulher na academia se alongando com um kettlebell em cada mão

Os benefícios do kettlebell são diversos e se estendem ao corpo todo. (Foto: Andrea Piacquadio/ Pexels)

Para que serve o kettlebell?

O kettlebell é formado por uma bola de ferro fundido presa a uma alça. Essa estrutura é a responsável por deixar os treinos com esse equipamento tão eficientes. Ele é encontrado em tamanhos e pesos variados.

É um acessório que trabalha o corpo todo ao mesmo tempo, unindo movimentos rápidos e oscilatórios com treinamentos que desenvolvem a capacidade cardiorrespiratória, a flexibilidade e a resistência. Devem ser adequados às limitações de cada atleta.

O levantamento de kettlebells surgiu na Rússia. Essa prática ficou tão famosa no país que já foi considerada o principal esporte nacional em 1940.

Existem estilos diferentes de kettlebell?

Os modelos mais comuns de kettlebell são os formatos clássicos em ferro fundido e os tipos para competição. Ambos têm características específicas na sua estrutura, porém são usados em finalidades semelhantes. Conheça cada um:

  • Kettlebell clássico de ferro fundido: Modelo popular no mercado, pois seu custo é menor. Tem boa durabilidade devido ao material de fabricação e são ideais para melhorar o condicionamento físico.
  • Kettlebell de competição: Formato que obedece às determinações internacionais de medidas, já que é usado para a prática esportiva de kettlebell. Geralmente são feitos de aço, vendidos por preços elevados.

Como o kettlebell se difere dos halteres?

Algumas pessoas acreditam que é possível realizar atividades físicas comuns do kettlebell, por exemplo, o  swing ou o arranque, com outros equipamentos de peso como kits de halteres ou barras para exercícios.

Porém, essa é uma suposição equivocada, pois existem diferenças significativas entre esses aparelhos que podem impactar no desempenho físico. Listamos alguns desses pontos na tabela abaixo:

Kettlebell Halteres Barras
Área do corpo atingida Muitas partes do corpo em contato, dos membros superiores aos posteriores Fica apenas na mão Somente para membros superiores
Capacidades físicas Resistência, função cardiorrespiratória e perda calórica Resistência Aumento da força

Para quem o kettlebell é recomendado?

Devido à praticidade desse tipo de treino, qualquer pessoa pode fazer atividades físicas com o kettlebell. É interessante sempre consultar um médico antes de começar a prática do exercício para realizá-la da maneira correta.

Além disso, evite ultrapassar seus limites, levantando mais peso do que suporta. Assim, você evita possíveis lesões corporais e outros danos. Os kettlebells são muito interessantes para quem quer perder peso ou fazer exercícios em casa.

Homem sentado na academia levantando um kettlebell

Consulte um médico antes de iniciar a prática com kettlebell. (Foto: Andrea Piacquadio/ Pexels)

Quais exercícios físicos normalmente são realizados com kettlebell?

O kettlebell é um treino prático, pois pode ser feito em casa, nas academias e até mesmo no trabalho. Segundo especialistas, o ideal é realizá-lo cerca de três vezes na semana, tendo cada sessão, no mínimo, 20 minutos.

Os movimentos são rápidos, contínuos e de alta intensidade, executados isoladamente ou dentro da sequência de outros exercícios físicos. No vídeo, você confere uma alternativa de treino feita com o kettlebell:

Benefícios x desvantagens do kettlebell: quais são?

Com tantas opções de equipamentos que envolvam o levantamento de peso, você deve ter ficado em dúvida porque deveria escolher o kettlebell para sua prática física.

Entre os principais motivos para começar esse treino está a praticidade desse exercício. Com ele, você movimenta todo o corpo e traz resultados que vão do sistema cardiorrespiratório ao condicionamento físico.

Sem contar na sua estrutura, que é muito compacta, permitindo que seja usado em qualquer ambiente e de diferentes formas. A seguir, colocamos mais pontos positivos e negativos que você deve considerar acerca desse item:

Vantagens
  • Ajuda a emagrecer
  • Melhora o condicionamento físico
  • Fortalece os músculos
  • Aumenta a flexibilidade e a coordenação
  • Qualquer pessoa pode fazer
  • Pode complementar outros tipos de exercícios
  • É compacto, sendo utilizado em diferentes espaços
  • É um treino rápido
Desvantagens
  • Pouca diversidade de marcas
  • Exige cuidados extras para evitar lesões corporais

Quais cuidados tomar ao usar o kettlebell?

Como o kettlebell é um exercício que envolve levantamento de pesos, é sempre importante estar atento a determinados cuidados para evitar a ocorrência de lesões corporais ou acidentes durante o treino. Os principais são:

  • Escolha um local adequado: Sempre certifique que o espaço é suficiente para os movimentos, evitando que o kettlebell encoste em paredes ou outros obstáculos que estejam no teto ou no chão.
  • Sempre pause o exercício quando necessário: Se a repetição está difícil e o kettlebell tem saído do seu controle, pare o exercício e afaste o equipamento de você.
  • Use roupas corretas para o treino: Dores e lesões no punho e em outros membros superiores podem ser evitadas com o uso de munhequeiras ou luvas. O ideal é também colocar roupas justas ao corpo.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de kettlebell

Depois de determinar seu objetivo com o kettlebell, é importante analisar as características de cada produto para decidir o melhor modelo. Detalhamos as seguintes variáveis que você deve observar:

Carga

As cargas dos kettlebells podem ser fixas ou ajustáveis. Nos formatos fixos, você necessitará de muitos equipamentos com valores variados para fazer o treinamento completo. Eles são muito utilizados por profissionais.

Já modelos de cargas ajustáveis geralmente saem mais baratos, pois você só comprará uma unidade. Entretanto não são tão práticos porque exigem que você altere os valores todas as vezes que for manusear o aparelho.

Alça

É preciso encontrar uma alça que encaixe perfeitamente na sua mão, afinal essa é a parte que ficará em contato direto com você no treino todo. Por isso, observe bem o tamanho, a espessura e a textura do produto.

Além disso, analise o espaçamento existente entre a alça e o corpo do kettlebell. Se for muito estreito pode ser difícil colocar a mão ao redor do equipamento, prejudicando a realização de vários movimentos.

Durabilidade

É comum que os kettlebells durem a vida toda, especialmente os fabricados em aço. Contudo, o uso em áreas externas pode prejudicar o aparelho, fazendo que ele enferruje e seja necessário realizar a manutenção.

Modelos em plástico ou vinil costumam ser confortáveis, porém se desgastam facilmente com o uso regular, especialmente em espaços abertos.

Kettlebells guardados em um armário na academia

Só use kettlebell com características adequadas ao seu tipo físico. (Foto: Andrea Piacquadio/ Pexels)

Peso

Os pesos dos kettlebells são representados em "pood", sendo que uma unidade corresponde a cerca de 16kg. Considere sempre seu estágio no esporte ao definir a melhor carga para você.

O comum é que homens treinem com kettlebells de 16kg, enquanto mulheres usem modelos de 8kg. Esse valor pode ser modificado conforme o aprimoramento da performance física.

Acabamento

O revestimento dos kettlebells influencia diretamente no conforto e segurança ao manusear o aparelho. Alguns formatos, especialmente em ferro, são acompanhados de uma cobertura emborrachada.

Isso reduz o aparecimento de lesões, além de evitar que o chão fique arranhado pelo contato com o equipamento. Contudo, deixam o manuseio mais difícil e perigoso, já que ele pode quicar na sua direção.

Resumo

Mais que serem complementos de treinos funcionais ou na musculação, os kettlebells são equipamentos completos com a capacidade de movimentar o corpo todo e impactar o organismo de forma geral.

Mesmo em casa, consulte sempre um profissional especializado antes de iniciar os treinos, evitando assim que danos à saúde apareçam pelo mau uso do equipamento.

(Fonte da imagem destacada: takoburito/ 123rf)

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