Imagem mostra uma pessoa segurando um Scoby ao lado de uma jarra de kombucha.
Ultima atualização: 21 de abril de 2021

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Seja muito bem-vindo! É natural querermos consumir produtos saudáveis e que tragam múltiplos benefícios aos nossos corpos. Por isso, cada vez mais cresce a procura pelo kombucha, eventualmente também chamado de kombuchá.

O preparo do kombucha requer atenção e cuidado, mas é uma experiência gratificante. Nesse artigo, você encontra informações sobre seus principais benefícios e descobre os porquês de introduzir essa bebida em seu cotidiano!




Primeiro, o mais importante

  • Antes de começar a consumir o kombucha, tenha a consciência de que ele não é capaz de produzir grandes resultados sem uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares.
  • As vantagens mais claras do consumo de kombucha são notadas na regulação do intestino e na diminuição de problemas relacionados ao sistema gastrointestinal.
  • É preciso tomar cuidado para não consumir kombucha acima dos níveis recomendados. As altas quantidades de açúcar e cafeína na bebida podem ser prejudiciais.

O que você precisa saber sobre os benefícios do kombucha

Consumir o kombucha deve ser apenas uma das atitudes para uma vida saudável. A seguir, você encontra informações sobre tudo o que ele pode te proporcionar de benéfico!

Imagem mostra uma pessoa fazendo preparo de chá.

O preparo de kombucha deve ser muito cuidadoso. (Fonte: kelseysue2/ Pixabay.com)

O que é kombucha?

Kombucha é uma bebida preparada a partir da adição de uma cultura de microorganismos ao chá, permitindo que a fermentação aconteça. Trata-se de um processo lento e que pode levar vários dias.

Após colocar a cultura de microorganismos, chamada de Scoby, sobre o chá e o açúcar, deve-se deixar que a fermentação aconteça. É durante esse processo que são liberados os gases e álcoois que são benéficos para a nossa saúde.

Para fazer o seu kombucha você precisa receber um Scoby via doação de alguém que já o beba com frequência ou fazer a compra em um lugar confiável.

Você sabia que o kombucha é de origem chinesa e que começou a se espalhar pela Europa no início do século passado, com registros de sua chegada à Rússia por volta de 1900?

Como preparar kombucha?

O processo de produção da seu próprio kombucha requer grande paciência e higiene. Você estará lidando com bactérias e, portanto, os cuidados devem ser sempre especiais.

Com o seu Scoby, açúcar, água e um chá de qualidade à sua escolha, tudo o que é necessário para o kombucha estará à sua disposição.

No vídeo a seguir, do canal Fermenta com Ciência, você encontra o passo a passo do preparo do kombucha:

Quais são os benefícios do kombucha?

A principal característica do kombucha é ser uma bebida probiótica, portanto, rica nos chamados lactobacilos vivos, as “bactérias boas” do intestino humano.

O consumo regular de kombucha regula e protege o intestino, fazendo com que ele funcione com perfeição. Você protege o órgão de possíveis infecções e ele te dá os nutrientes de tudo o que você come nas proporções ideais.

Também existem propriedades antioxidantes no kombucha, impedindo o envelhecimento precoce.

Vale lembrar que o kombucha não é milagroso. Se você consumi-lo sem ter uma alimentação saudável ou exercícios físicos regulares, perceberá pouquíssimas mudanças. Junto com todo um processo benéfico ao corpo, ele faz diferenças até mesmo na redução do estresse e da pressão arterial.

Por outro lado, é recomendado que não se consuma mais de 120 ml por dia da bebida, uma vez que ela possui grande quantidade de açúcar.

Confira na tabela a seguir as vantagens e desvantagens do kombucha para a saúde:

Vantagens
  • Regula o funcionamento do intestino
  • Possui propriedades antioxidantes
  • Melhora a absorção dos nutrientes
  • Reduz a chance de infecções
  • Ajuda a reduzir o estresse e a pressão arterial
  • Pode estar relacionado à qualidade do sono
Desvantagens
  • O consumo excessivo pode levar ao diabetes
  • O consumo excessivo pode levar ao vício em cafeína
  • Não faz milagres sozinho, pede por uma alimentação saudável
  • Foram relatados sintomas como dores abdominais e náuseas após consumo excessivo

Kombucha emagrece?

Apenas o consumo de kombucha não irá fazer com que você emagreça.

Por ajudar o intestino, a bebida tem características que facilitam a perda de peso. A absorção excessiva de gordura deixará de acontecer, a metabolização dos alimentos será mais rápida e o armazenamento de nutrientes melhorará o ganho de massa muscular.

Mas nada disso gera emagrecimento sem o auxílio de uma alimentação saudável e balanceada e da prática constante de exercícios físicos.

O kombucha pode ser um aliado para o emagrecimento se você estiver disposto a perder os quilos extras, mas não agirá sozinho!

Imagem mostra uma garrafa de kombucha.

Em alguns lugares, há venda de kombucha engarrafado. (Fonte: LyraSid/ Pixabay.com)

Qual o horário ideal para consumir o kombucha?

Quem deseja aproveitar os benefícios do kombucha deve tomá-lo regularmente, em um horário pré-definido. Assim, haverá o trabalho constante pelas mudanças no intestino.

É recomendado consumir a kombucha logo ao acordar.

Segundo especialistas, o melhor horário para o consumo da bebida é pela manhã, ao acordar em jejum. Assim, haverá tempo para que as bactérias ajam no intestino. Esperar um pouco para o café da manhã é recomendado.

Mas o kombucha pode ser consumido sempre que houver um grande intervalo entre refeições. Se você não for comer nada até duas horas depois de beber, e nem tiver comido até duas horas antes, é possível aproveitar todos os seus benefícios.

Tome cuidado ao consumir o kombucha à noite, uma vez que as grandes quantidades de cafeína podem dificultar o seu sono.

Resumo

O kombucha é uma bebida milenar de efeito probiótico, assim como o kefir. Para aproveitá-lo, você precisa da cultura de bactérias, o Scoby, e seguir um rigoroso e higiênico processo.

Junto a uma alimentação regulada e a uma vida movimentada, o kombucha traz grandes benefícios ao estômago e intestino, regula a pressão arterial, auxilia o emagrecimento e contribui para uma vida com menos estresse e mais qualidade de sono.

(Fonte da imagem destacada: artfully/ 123rf.com)

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