Ultima atualização: 28 de setembro de 2021

De vez em quando, um produto que está no mercado há anos é "redescoberto" por fabricantes e comerciantes e, de repente, a comida faz maravilhas para a saúde e para a figura. Mas o que está realmente por trás dessa tendência?

Um desses produtos é o konjac. Lentamente, mas com certeza, konjac está desfrutando de popularidade crescente, especialmente em áreas como fitness e perda de peso, onde as pessoas estão comendo muito conscientemente. O tubérculo de konjac também promete muito - baixo teor de carboneto, pouca gordura e quase nenhuma caloria.

Além de alguns aspectos positivos de saúde e uma longa sensação de saciedade. Em nosso guia, nós mostramos a você tudo o que há de especial no konjac.




O mais importante

  • Na verdade, há muito poucas calorias ou gordura em konjac. Ao invés disso, konjac é composto por uma combinação de água e fibra solúvel. O mais importante deles é o glucomanano, que é responsável pelas propriedades de inchaço do konjac.
  • Konjac também pode ser tomado como um suplemento para perda de peso. Outros aspectos positivos de saúde incluem uma melhor digestão e defesa imunológica.
  • Konjac é o nome para o tubérculo da planta da língua do diabo. Ele é originário do leste da Ásia, onde o konjac também é amplamente utilizado na indústria alimentícia. Konjac tornou-se famoso através do popular macarrão konjac, também chamado de shiritaki.

Informações de fundo: O que você deve saber sobre o konjac

Em nosso guia você encontrará as informações mais importantes sobre o konjac claramente resumidas. Você vai aprender o que é konjac, de onde ele vem, como ele é processado e como o konjac realmente é saudável.

O que é konjac e do que ele é feito?

Konjac ou raiz de konjac é o nome dado ao tubérculo da língua do diabo. A língua do diabo (lat. Amorphophallus konjac, sin.: Amorphophallus rivieri) é uma planta dentro da família Arum (1). Outro nome é tear tree (principalmente na Áustria).

A língua do diabo muito provavelmente é originária do Vietnã, mas certamente do sudeste asiático. Ali, a raiz de konjac tem sido usada há séculos na culinária e na medicina. Hoje, a fábrica se espalhou por toda a Ásia Oriental, do Japão e da China até a Indonésia.

As áreas de cultivo e cultivo são preferencialmente locais úmidos e semi-úmidos nos trópicos e subtropicais. Hoje em dia, a língua do diabo também é cultivada em estufas na Europa e América.

A flor que emerge do tubérculo konjac tem uma aparência iridescente e pode crescer até 1,3 metros de altura (outros relatórios dão uma altura de 2,5 metros). O bulbo da flor e a pétala têm a cor vermelho-púrpura diabólica que dá o nome à planta.

O tubérculo atinge um diâmetro de até 30 cm e sua aparência é remotamente semelhante a uma beterraba açucareira. No final das contas, ele também é usado para fazer os numerosos produtos konjac.

Quão saudável é konjac?

Konjac em si contém quase nenhuma caloria ou gordura, mas é muito rico em fibras dietéticas. Portanto, o tubérculo pode definitivamente ser descrito como muito saudável. Muitas das fibras dietéticas são fibras solúveis, o que significa que elas são muito saciantes e atuam principalmente como agentes de inchaço no estômago.

Konjak

De longe o produto konjac mais popular é o macarrão konjac, também conhecido como shiritaki. (Fonte da imagem: Cottonbro / Pexels)

Além disso, grandes partes das fibras dietéticas são capazes de prender grandes quantidades de água. Portanto, é importante beber o suficiente quando se consome konjac.

Outros benefícios de saúde da raiz de konjac incluem um efeito positivo sobre o sistema cardiovascular. Ela também promove a saúde do trato gastrointestinal e tem um efeito regulador sobre os níveis de insulina e colesterol (2).

Quais são os ingredientes do konjac?

Konjac não tem proteínas, quase nenhuma vitamina e comparativamente poucos minerais ou nutrientes. Por outro lado, konjac é livre de glúten, rico em fibras dietéticas e extremamente baixo em calorias, pois contém praticamente nenhum carboidrato que possa ser usado pelo organismo humano.

Ao invés disso, a raiz de konjac é composta de água e entre 60 a 80% de fibra dietética solúvel, principalmente glucomanano.

Então glucomannan é a cura milagrosa no tubérculo de konjac? Uma coisa é certa: o glucomanano pelo menos desempenha um papel proeminente e é elogiado acima de tudo por suas propriedades positivas de perda de peso.

Esta é a maior capacidade conhecida de ligação de água de todos os produtos naturais.

Devido à sua excelente solubilidade em água, o glucomanano contido na raiz de konjac pode ligar significativamente mais líquido a si mesmo do que fibras dietéticas similares.

Em contato com a água, o glucomanano incha até 50 vezes seu volume e assim alcança uma forte sensação de saciedade no trato gastrointestinal(3).

Entretanto, o consumo de glucomanano pode às vezes levar à flatulência, já que a digestão incompleta leva ao metabolismo pela flora intestinal, liberando dióxido de carbono.

Como o konjac funciona no corpo?

Devido aos poucos ingredientes, o konjac é o vegetal ideal para perder peso. A forte sensação de saciedade do konjac faz você se sentir cheio por muito tempo, mas devido ao baixo número de calorias, ele não o engorda. Por exemplo, 100 g de macarrão konjac contêm apenas 14 quilocalorias, comparado com 140 quilocalorias para o macarrão convencional.

Além disso, vários efeitos positivos são atribuídos ao konjac, nós coletamos alguns dos mais importantes aqui

  • Melhora a digestão: As fibras dietéticas solúveis em konjac promovem a digestão. Eles fortalecem o trato gastrointestinal e assim ajudam naturalmente com problemas digestivos.
  • Melhora a defesa imunológica: Konjac tem algumas propriedades antibacterianas e antioxidantes, então acredita-se que konjac fortalece sua defesa imunológica. Portanto, seu corpo deve estar melhor equipado para resistir a doenças menores(4).
  • Anti-inflamatórios: Os antioxidantes em konjac também contribuem para a saúde dos ossos e articulações. Portanto, konjac também pode ajudar com a dor nas articulações.
  • Prevenção do diabetes: A ingestão ou consumo regular de konjac ajuda a regular os níveis de insulina e colesterol. Assim, konjac ajuda a prevenir o diabetes (5)
  • Alimentos para perda de peso: O uso mais conhecido e mais comum do konjac. Aqui, o konjac é normalmente incluído como um ingrediente chave na dieta. Os produtos mais conhecidos são macarrão konjac (shiritaki), - arroz, e - espaguete.
  • Melhor pele: Isto é sobre esponjas konjac ou sabonetes konjac. Estes produtos, feitos de konjac, são especialmente populares para a limpeza facial e combate à acne devido às suas propriedades antibacterianas. Os produtos são naturais e biodegradáveis.

Os muitos benefícios do konjac estão tornando-o cada vez mais popular entre a população.

Isto significa que está ficando cada vez mais fácil preparar seus pratos favoritos com um produto konjac.

No final do nosso guia, nós sugerimos algumas de nossas receitas favoritas.

Quais são os possíveis efeitos colaterais da suplementação de konjac?

Assim como com os alimentos ou o aditivo alimentar E 425, não há preocupações com a saúde ao tomar suplementos konjac. No entanto, por favor, mantenha as quantidades máximas recomendadas pelo fabricante. É possível que tomar suplementos de konjac possa causar problemas gastrointestinais.

Se você tomar grandes doses, você pode sentir inchaço, diarréia ou dor abdominal. Em caso de dúvida, sempre consulte seu médico e siga as instruções do pacote. Os suplementos Konjac não são recomendados para crianças, mulheres grávidas ou amamentando.

Como o konjac é processado?

Mas qual é o caminho desde a planta da língua do diabo através do tubérculo konjac até o produto acabado em nossas placas? Na Ásia Oriental, konjac tem sido usado por séculos. Tradicionalmente, o vegetal é usado como ingrediente em sopas ou ensopados.

Konjak

Na Ásia, o konjac tem sido parte integrante do menu por séculos, enquanto sua popularidade na Europa vem crescendo há apenas alguns anos. (Fonte da imagem: Quang Nguyen / Pexels)

Seco e moído, konjac pode ser transformado em pó que pode ser usado para fazer blocos tipo tofu, macarrão ou arroz. Nós compilamos uma lista dos produtos konjac mais importantes para você:

Nome do produto Explicação
Farinha de konjac A farinha de konjac é excelente para engrossar, como massa de enchimento e para gelificar alimentos
Macarrão de konjac O macarrão de konjac (Shiritaki) pode substituir o macarrão normal e é popular em dietas com baixo teor de carboidratos
Arroz konjac Assim como o macarrão konjac, o arroz konjac é uma contraparte de baixa caloria do arroz normal
goma konjac Este é o nome dado ao konjac que inchou na água e atingiu a substância de uma geleia resistente ao rasgo e à pressão
esponjas Konjac as esponjas Konjac são freqüentemente usadas para limpar a pele e como antídoto para a acne

Naturalmente, estes são apenas alguns exemplos de produtos. Konjac pode ser usado como um vegetal muito versátil em outros produtos diferentes (6).

Recentemente, também tem sido realizada uma pesquisa sobre o seu uso em outras áreas da vida. Por exemplo, é possível produzir filme biodegradável a partir do konjac.

Outras áreas de pesquisa estão trabalhando em seu uso em materiais médicos e farmacêuticos (7), como meio separador, como alimento para peixes ou ingrediente alimentar funcional e como absorvente para remover poluentes em águas residuais (8).

Como o konjac é usado como aditivo alimentar?

Na Europa, a farinha de konjac é aprovada como um aditivo alimentar sob o número E 425. Entretanto, a farinha de konjac E 425 está sujeita a certas regulamentações de quantidade. A quantidade máxima desta substância é de 10 g/kg (9). A única exceção é o macarrão Shiritaki, que pode conter maiores quantidades de glucomanano.

Possíveis aplicações do konjac na forma de E 425 são como um emulsificador natural na produção de produtos de carne. Por exemplo, também está sendo investigado se o konjac pode ser usado como aditivo alimentar para melhorar a qualidade de salsichas com baixo teor de gordura no estilo frankfurter (10).

E 425 também é freqüentemente usado para suportar outros aditivos alimentares, como goma xantana (E 415) ou goma (E 412). Konjac E 425 não deve ser usado em alimentos não tratados ou em alimentos que se destinam a inchar após o consumo (por exemplo, frutas gelatinosas).

Quais os tipos de suplementos konjac que existem?

Naturalmente, konjac não pode ser ingerido apenas na forma de vegetais, alimentos ou aditivos alimentares. Agora existem muitos tipos de suplementos de konjac para ajudar você a comer saudavelmente.

Existem diferentes tipos de suplementos konjac. Exemplos comuns incluem:

  • Comprimidos efervescentes
  • Cápsulas
  • Aditivo em pó protéico
  • Tabletes

Infelizmente, não há um regulamento uniforme sobre a quantidade de konjac que pode ser usada nos suplementos. Portanto, preste sempre muita atenção às instruções da embalagem.

Ao dosar o respectivo suplemento konjac, você não deve exceder a quantidade máxima recomendada pelo fabricante. Estes geralmente variam entre 1 - 3 g de concentrado de glucomanano. Certifique-se de que você beba água suficiente. Você pode precisar de mais água do que você precisaria sem tomar suplementos de konjac.

Quais receitas funcionam bem com o konjac?

Aqui nós gostaríamos de compartilhar com você algumas de nossas receitas favoritas que usam konjac para que você possa cozinhá-las facilmente em casa. Todas as receitas são destinadas como inspiração e sugestões. Experimente as idéias de receitas e adapte-as ao seu gosto pessoal.

Receitas Konjac para o café da manhã

Aqui nós coletamos nossas idéias de receitas konjac para o café da manhã.

  • Ovos mexidos com Feta e Farinha de Konjac com baixo teor de carboidratos
  • Panquecas com farinha de Konjac
  • Smoothie de Maçã Kiwi com Konjac
  • Smoothie de mirtilo com konjac

Estas idéias são rápidas e fáceis de implementar. Eles são perfeitos para um ótimo começo de dia, sem ter que passar muito tempo na cozinha.

Receitas Konjac para o almoço

Aqui nós coletamos nossas idéias de receitas konjac para o almoço.

  • Caril de abóbora e grão-de-bico com arroz konjac
  • Konjac Spaghetti Bolognese
  • Sopa Japonesa Konjac Udon Noodle
  • Konjac Spaghetti Carbonara
  • Macarrão Konjac com brócolis e salmão defumado
  • Fritada de Amendoim Vegan com Macarrão Konjac
  • Macarrão Konjac em molho de caril de amêndoa sobre abacate assado

É aqui que nosso amor pela massa vem à tona, mas com o grande macarrão konjac, não há necessidade de se sentir culpado por todas as calorias.

Receitas Konjac para o jantar

Aqui nós coletamos nossas idéias de receitas konjac para o jantar.

  • Macarrão Konjac com pesto (para uma refeição rápida)
  • Vegetais de queijo de cabra de abóbora com arroz konjac
  • Salada de macarrão de konjac vietnamita
  • Macarrão Konjac com camarão/camarão, leite de coco e manjericão
  • Arroz Konjac com legumes
  • Pudim de arroz com arroz konjac
  • Caril de peixe com arroz konjac

Como você pode facilmente ver, basicamente todas as receitas que tradicionalmente usam macarrão, arroz ou farinha podem ser convertidas para usar konjac em vez disso. Isto mostra o quão versátil e mutável este vegetal é.

Como é preparado o arroz konjac ou macarrão konjac?

Para garantir que sua próxima receita de konjac seja um sucesso, aqui está uma breve explicação. Mas não se preocupe, a preparação de macarrão konjac ou arroz é na verdade bastante simples.

Você deve enxaguar bem tanto o macarrão konjac quanto o arroz depois de abrir a embalagem. Isto funciona particularmente bem ou em uma peneira sob água corrente ou deixando o konjac em uma bacia de água fria por alguns minutos. Então uma distinção é feita.

Você pode aquecer o macarrão konjac em uma panela revestida por 1-3 minutos (mas você não deve usar nenhuma gordura ou óleo). Alternativamente, o macarrão também pode ser preparado em água fervente. Aqui, também, o macarrão só precisa de um curto tempo de cozimento porque já foi pré-cozinhado.

Assim como o macarrão konjac, o arroz konjac é colocado em um pote de água fervente e fica pronto após um ou dois minutos. O macarrão Konjac ou arroz konjac combina particularmente bem com o molho se você já misturar os dois na panela ou panela.

Qual é a diferença entre konjac e conhaque?

Você não deve confundir o tubérculo de konjac descrito em detalhes acima com conhaque. Cognac é uma aguardente da cidade francesa de Cognac e das regiões vinícolas próximas.

O conhaque é feito a partir dos vinhos brancos lá cultivados. As bem conhecidas casas comerciais de Cognac incluem Hennessy, Rémy Martin, Courvoisier, Gautier, Henri Mounier e Camus.

Conclusão

O konjac é assim o tubérculo de uma planta originária da região leste asiática com o nome língua do diabo. O tubérculo konjac tem vários efeitos promotores de saúde e tem sido usado no sudeste da Ásia por séculos na medicina e na culinária.

No Japão em particular, a raiz de konjac é freqüentemente usada em alimentos e serve para engrossar e gelar pratos. Na Europa, a farinha de konjac é aprovada como aditivo alimentar E 425 e também as formas processadas de konjac, como arroz de konjac ou macarrão de konjac (shiritaki).

A crescente popularidade do konjac se deve ao seu sucesso no setor de fitness e perda de peso. A raiz de konjac quase não contém carboidratos, mas consiste principalmente de água e fibra dietética solúvel. Destes, a fibra dietética mais importante é o glucomanano. Glucomannan é responsável pelas propriedades excepcionalmente saciantes do konjac.

Finalmente, a raiz de konjac é apenas uma planta e você pode decidir por si mesmo se ela tem bom gosto. É verdade que a substância flácida e sem sabor não é adequada para cada paladar. Entretanto, se você não tiver nenhum problema ou quiser tentar, você pode preparar molhos de sabor forte com konjac. Nós achamos que vale sempre a pena tentar!

Fonte da imagem: barmalini / 123rf

Referências (10)

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Fonte

2. Devaraj RD, Reddy CK, Xu B. Health-promoting effects of konjac glucomannan and its practical applications: A critical review. Int J Biol Macromol. 2019 Apr 1
Fonte

3. taz: Die fast perfekte Wundernudel; D. Hahn; taz.am Wochenende, Ausg. 10652, S. 50 (28.2.2015)
Fonte

4. Gamboa-Gómez CI, Guerrero-Romero F, Sánchez-Meraz MA, Simental-Mendía LE. Hypoglycemic and antioxidant properties of konjac (Amorphophallus konjac) in vitro and in vivo. J Food Biochem. 2020 Dec;44
Fonte

5. Gao T, Jiao Y, Liu Y, Li T, Wang Z, Wang D. Protective Effects of Konjac and Inulin Extracts on Type 1 and Type 2 Diabetes. J Diabetes Res. 2019 Oct 7
Fonte

6. Yang D, Yuan Y, Wang L, Wang X, Mu R, Pang J, Xiao J, Zheng Y. A Review on Konjac Glucomannan Gels: Microstructure and Application. Int J Mol Sci. 2017 Oct 27
Fonte

7. Zhang C, Chen JD, Yang FQ. Konjac glucomannan, a promising polysaccharide for OCDDS. Carbohydr Polym. 2014 Apr
Fonte

8. Zhu F. Modifications of konjac glucomannan for diverse applications. Food Chem. 2018 Aug 1
Fonte

9. EFSA Panel on Food Additives and Nutrient Sources added to Food (ANS), Mortensen A, Aguilar F, Crebelli R, Di Domenico A, Frutos MJ, Galtier P, Gott D, Gundert-Remy U, Lambré C, Leblanc JC, Lindtner O, Moldeus P, Mosesso P, Oskarsson A, Parent-Massin D, Stankovic I, Waalkens-Berendsen I, Woutersen RA, Wright M, Younes M, Brimer L, Christodoulidou A, Lodi F, Tard A, Dusemund B. Re-evaluation of konjac gum (E 425 i) and konjac glucomannan (E 425 ii) as food additives. EFSA J. 2017 Jun
Fonte

10. Kim DH, Shin DM, Seo HG, Han SG. Effects of konjac gel with vegetable powders as fat replacers in frankfurter-type sausage. Asian-Australas J Anim Sci. 2019 Aug
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Konjac, E 425
Lebensmittellexikon: Konjak, E 425, Konjak-Glucomannan, Konjakgummi
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Revisão científica
Devaraj RD, Reddy CK, Xu B. Health-promoting effects of konjac glucomannan and its practical applications: A critical review. Int J Biol Macromol. 2019 Apr 1
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O macarrão maravilha quase perfeito
taz: Die fast perfekte Wundernudel; D. Hahn; taz.am Wochenende, Ausg. 10652, S. 50 (28.2.2015)
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Estudo científico
Gamboa-Gómez CI, Guerrero-Romero F, Sánchez-Meraz MA, Simental-Mendía LE. Hypoglycemic and antioxidant properties of konjac (Amorphophallus konjac) in vitro and in vivo. J Food Biochem. 2020 Dec;44
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Estudo científico
Gao T, Jiao Y, Liu Y, Li T, Wang Z, Wang D. Protective Effects of Konjac and Inulin Extracts on Type 1 and Type 2 Diabetes. J Diabetes Res. 2019 Oct 7
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Revisão científica
Yang D, Yuan Y, Wang L, Wang X, Mu R, Pang J, Xiao J, Zheng Y. A Review on Konjac Glucomannan Gels: Microstructure and Application. Int J Mol Sci. 2017 Oct 27
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Artigo científico
Zhang C, Chen JD, Yang FQ. Konjac glucomannan, a promising polysaccharide for OCDDS. Carbohydr Polym. 2014 Apr
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Revisão científica
Zhu F. Modifications of konjac glucomannan for diverse applications. Food Chem. 2018 Aug 1
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Estudo científico
Kim DH, Shin DM, Seo HG, Han SG. Effects of konjac gel with vegetable powders as fat replacers in frankfurter-type sausage. Asian-Australas J Anim Sci. 2019 Aug
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