
Como escolhemos
Se você é um entusiasta do mundo "fitness", provavelmente já ouviu sobre L-carnitina mais de uma vez. Este suplemento é popular entre pessoas que querem perder peso, mas poucos realmente sabem seus segredos. Nosso Guia irá revelar para você a verdade completa sobre este suplemento "queima de gordura".
L-carnitina é um composto que aumenta o consumo de energia pelo nosso corpo. Isso favorece a perda de gordura e de peso corporal. Nosso corpo é capaz de fabricar essa molécula. No entanto, o estresse, uma dieta vegana ou o consumo excessivo de gordura podem causar um déficit de L-carnitina.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 L-carnitina: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de Compras: O que você precisa saber sobre a L-carnitina
- 4.1 O que exatamente é a L-carnitina?
- 4.2 Quem é afetado pela deficiência de L-carnitina?
- 4.3 Como a deficiência de L-carnitina se manifesta?
- 4.4 Quais os benefícios que a L-carnitina oferece?
- 4.5 Como aumentar meus níveis de L-carnitina por meio da alimentação?
- 4.6 Quem pode se beneficiar da suplementação com L-carnitina?
- 4.7 Qual dose é adequada para suplementação com L-carnitina?
- 4.8 Como e quando devo tomar meu suplemento de L-carnitina?
- 4.9 Que tipos de suplemento de L-carnitina estão disponíveis?
- 4.10 Que efeitos colaterais o consumo de L-carnitina pode causar?
- 4.11 O que diferencia as formas disponíveis de L-carnitina?
- 4.12 Como a L-carnitina se compara aos demais medicamentos para emagrecimento?
- 4.13 Qual a faixa de preço dos suplementos de L-carnitina?
- 5 Critérios de Compra
- 6 Resumo
O mais importante
- A L-carnitina é um transportador de ácidos graxos. Permite que as gorduras entrem na mitocôndria para serem oxidadas.
- A L-carnitina é essencial para a síntese de energia no nível celular. Seu déficit produzirá fadiga e fraqueza muscular.
- Foi observado que a suplementação com L-carnitina contribui para aumentar a perda de gordura em pessoas obesas ou com excesso de peso.
L-carnitina: nossa recomendação dos melhores produtos
A L-carnitina é um suplemento muito popular na indústria de fitness. A busca pelo produto perfeito pode levar horas. Se você também é vegano ou procura um produto de qualidade, essa tarefa será ainda mais difícil. Criamos uma lista com alguns dos melhores suplementos de L-carnitina disponíveis no mercado para facilitar a tarefa para você:
Guia de Compras: O que você precisa saber sobre a L-carnitina
A obesidade é uma epidemia cada vez mais presente nas sociedades desenvolvidas. Especialistas trabalham incansavelmente na busca de moléculas que favoreçam a perda de peso. Entre essas substâncias está a L-carnitina, um transportador de gordura que pode ser sintetizado pelo organismo ou ingerido como suplemento.
O que exatamente é a L-carnitina?
A maioria dos guias se refere à L-carnitina como um queimador de gorduras. A realidade é muito mais complexa. Essa molécula se liga aos ácidos graxos celulares e os transporta para as mitocôndrias, onde são transformados em energia.
A concentração de carnitina no nosso corpo limita a quantidade de gordura que somos capazes de "queimar".
Inicialmente, o déficit de carnitina era considerado "impossível", devido à capacidade do organismo de sintetizá-la a partir de outros aminoácidos. No entanto, os veganos, pessoas sob estresse e pessoas com micronutrientes insuficientes podem sofrer de deficiências dessa molécula. O principal afetado é o tecido muscular.
Quem é afetado pela deficiência de L-carnitina?
- Veganos e vegetarianos: Os produtos de origem vegetal contêm menos carnitina do que os de origem animal.
- Pessoas que seguem dietas “milagrosas”: Estas dietas oferecem um suprimento insuficiente de nutrientes e predispõem a sofrer déficits nutricionais.
- Mulheres com Síndrome do Ovário Policístico (SOP): Alguns estudos encontraram baixos níveis de carnitina nessas mulheres.
- Pessoas sob estresse : A L-carnitina é utilizada como defesa dos efeitos do estresse, diminuindo seus níveis.
- Atletas de alto rendimento: O exercício em altas intensidades produz uma situação de estresse que pode esgotar as reservas de L-carnitina.
- Pessoas que seguem tratamentos médicos específicos: O ácido valproico, por exemplo, tem sido associado a baixos níveis de L-carnitina.
Como a deficiência de L-carnitina se manifesta?
- Déficit muscular de L-carnitina: Produzirá fraqueza muscular, fadiga, dores musculares após o exercício e inchaço nos membros inferiores (edema).
- Déficit sistêmico de L-carnitina: Produzirá sintomas menos específicos, como irritabilidade e falta de concentração. Se não for tratada, acabará por causar danos ao coração e ao fígado.
Também é possível dividir a deficiência de L-carnitina em déficits primário e secundário. Os déficits primários impedem a criação da molécula e afetam o indivíduo desde o nascimento. Se as perdas de L-carnitina aumentam ou a produção é reduzida por qualquer motivo, estamos falando de déficits secundários.
Quais os benefícios que a L-carnitina oferece?
Como a levocarnitina favorece o transporte de ácidos graxos, ela terá um papel positivo na sua eliminação. Este transportador pode promover a perda de peso, aumentando a produção de energia em detrimento do metabolismo da gordura. Além disso, vários estudos defendem que a ingestão de L-carnitina reduz o apetite.
A Levocarnitina é especialmente apreciada pelos fãs de esportes. Esta substância parece aumentar a resistência aeróbica, favorecendo a produção de energia. Também reduz os níveis de ácido láctico e tem uma função antioxidante. Isso ajuda a acelerar a recuperação muscular após o esforço físico.
Como aumentar meus níveis de L-carnitina por meio da alimentação?
Como alternativa, podemos consumir alimentos ricos em lisina e metionina, aminoácidos essenciais que permitirão ao nosso corpo sintetizar o transportador.
- Alimentos ricos em carnitina: Carne, leite integral, peixe oleoso, aves, queijo, pão integral e aspargos.
- Alimentos ricos em lisina: Queijo, iogurte, manteiga, derivados de soja, leguminosas, sementes de abóbora, nozes, quinoa e seitan.
- Alimentos ricos em metionina: Carne de cordeiro, carne de porco, aves, ovos, leite integral, iogurte, feijão, peixe oleoso, soja e derivados.
Uma pessoa que segue uma dieta equilibrada manterá níveis ótimos de L-carnitina. No entanto, a carnitina vem principalmente de produtos de origem animal, como carnes e laticínios. Vegetarianos e veganos terão que consumir quantidades suficientes de lisina e metionina se quiserem evitar uma carência.
Quem pode se beneficiar da suplementação com L-carnitina?
- Pessoas com excesso de peso ou obesas
- Atletas que querem aumentar sua resistência aeróbica
- Veganos ou vegetarianos com dietas desequilibradas
- Pessoas que querem aumentar seu desempenho mental
Em pessoas dentro do peso que foram suplementadas com L-carnitina, nenhuma redução significativa no peso foi encontrada. Um efeito de emagrecimento foi visto em pessoas que estavam acima do peso ou obesas.
Assim, a levocarnitina será útil se o seu IMC for superior a 25. Infelizmente, não irá ajudá-lo com a gordura localizada (barriga, coxas e nádegas).
O Índice de Massa Corporal (IMC) relaciona a altura e o peso de um indivíduo para estimar seu estado nutricional. Um IMC inferior a 18,5 indica desnutrição. Um IMC entre 18,5 e 24,9 corresponde a um peso normal. Um IMC maior que 25 indica excesso de peso.
Os efeitos da levocarnitina na função mental foram descobertos pela suplementação de pessoas alcoólatras e idosos com comprometimento neuronal. A levocarnitina foi capaz de reverter parcialmente esses distúrbios. Dependendo da sua situação pessoal, essa substância pode ajudá-lo a recuperar sua função intelectual.
Qual dose é adequada para suplementação com L-carnitina?
No entanto, só podemos absorver 15% da L-carnitina contida nos suplementos. Neste caso, será importante escolher uma dose elevada de levocarnitina. Recomenda-se a ingestão diária de 20 mg / kg de peso corporal desta substância, o que equivale a 2-4 g. Esta quantidade será consumida em duas ou três doses ao longo do dia.
Como e quando devo tomar meu suplemento de L-carnitina?
- Como? Como complemento ao esporte. É necessária a estimulação através de exercício para tirar proveito de L-carnitina. Use-a como complemento ao seu esporte favorito.
- Quando? Tome 1-2 gramas de L-carnitina cerca de 3 horas antes do treino. Ou, tome uma dose dupla (2-4 gramas) imediatamente antes do esporte.
- Jejum? Alguns especialistas recomendam o uso de L-carnitina em jejum para aumentar sua absorção. No entanto, a adição de suco de frutas ou alimentos ricos em glicose produzirá um "pico" de insulina que aumentará sua concentração muscular.
- Por quanto tempo? Os efeitos benéficos no nível muscular aparecerão após cerca de três semanas de suplementação diária.
Que tipos de suplemento de L-carnitina estão disponíveis?
Quanto à via oral, você pode encontrar a venda livre de suplementos com uma alta concentração de L-carnitina. Geralmente, esses produtos contêm cerca de 500-1.000 mg por comprimido. As doses mais altas serão limitadas ao campo médico, para o tratamento de doenças da tireoide, cardíacas e infertilidade masculina.
Que efeitos colaterais o consumo de L-carnitina pode causar?
Alguns estudos associaram o consumo de L-carnitina a uma maior frequência de aterosclerose. Outros, no entanto, não encontraram relação entre este suplemento e o endurecimento arterial. Se você está preocupado com o estado de suas artérias, lembre-se de monitorar, com a ajuda do seu médico, seus níveis de colesterol.
A deficiência de L-carnitina durante a gravidez é perigosa, tanto para a mãe como para o feto. Até agora, nenhum efeito adverso no bebê foi relatado devido à ingestão de L-carnitina. No entanto, não se deve tomar suplementos durante a gravidez sem a aprovação prévia do seu médico.
O que diferencia as formas disponíveis de L-carnitina?
Molécula | Ação principal | Usos | Efeitos colaterais |
---|---|---|---|
L-carnitina (levocarnitina) | Transportador de ácidos graxos | Controle de peso, antioxidante e aumento da capacidade aeróbica | Dor de estômago, náusea |
Acetil-L-carnitina (ALCAR) | Neuro-protetor | Antioxidante no nível cerebral. Tratamento de depressão, Parkinson e fibromialgia | Cefaléia, insônia, hipertensão, hiperglicemia e transtornos mentais |
L-carnitina L tartrato(LCLCT) | Transportador de ácidos graxos | Assim como a L-carnitina aumenta a capacidade de recuperação pós-treino | Náuseas, vômitos, diarreia, refluxo gastroesofágico e convulsões |
Glicina propionil-L-carnitina | Produção de energia e vasodilatação | Doenças da circulação e recuperação pós-infarto | Náusea, vômito, aperto e dor no peito, fraqueza generalizada |
D-carnitina (dextrocarnitina) | Inativa | Nenhum | Bloqueia as ações da L-carnitina |
Na hora de escolher um suplemento de L-carnitina, você encontrará muitas moléculas com nomes complexos. A maioria destas substâncias químicas é mais útil para a prática médica do que para a suplementação. Os efeitos colaterais dos outros derivados da carnitina tornam mais aconselhável o controle por um médico.
A forma mais simples de carnitina é provavelmente a mais recomendada. Usada conscientemente, a levocarnitina é segura e seus efeitos colaterais são reduzidos ao desconforto gastrointestinal.
Finalmente, não aconselhamos contra a suplementação com D-carnitina. Esta forma não é ativa em mamíferos e seu consumo pode prejudicá-lo.
Como a L-carnitina se compara aos demais medicamentos para emagrecimento?
Produto | Mecanismo de ação | Efeito de emagrecimento | Efeitos colaterais |
---|---|---|---|
L-carnitina (levocarnitina) | Transportador de gordura para as mitocôndrias | Leve, precisa ser acompanhada de exercício | Náuseas e dor de estômago |
Orlistat | Inibidor de absorção de gordura | Moderada (-5 cm de cintura em 6 meses) | Reações alérgicas, ansiedade, diarreia, cólicas, gases, incontinência fecal |
Sibutramina | Inibidor de apetite | Alta | Perigos: efeitos cardiovasculares |
Rimonabant | Inibidor de apetite | Alta | Perigos: transtornos psiquiátricos |
Como você pode ver, a maioria dos medicamentos de emagrecimento é acompanhada por uma série de efeitos colaterais graves.
Em comparação com estas drogas, a L-carnitina é uma opção segura que pode ajudar na perda de peso.
Qual a faixa de preço dos suplementos de L-carnitina?
Normalmente, um pote de cápsulas ou comprimidos de L-carnitina contém entre 60 e 120 comprimidos, subindo a média de preços conforme e quantidade. O pote maior nos permite suplementar por dois meses. A forma líquida da L-carnitina é melhor absorvida, mas dura menos e nos obriga a repetir a compra com muita frequência.
Critérios de Compra
Escolher um bom suplemento de L-carnitina pode ser uma tarefa difícil. Existem centenas, se não milhares, de itens que contêm quantidades variadas dessa substância.
Na hora de finalizar a sua compra, aconselhamos que você considere alguns critérios que explicamos a seguir. Desta forma, você terá a certeza de obter um produto que atenda às suas necessidades:
- Alergias e intolerâncias
- Interações farmacológicas
- Nutrição vegana ou vegetariana
- Método de administração
- Teor de cafeína
- Relação custo-benefício
Alergias e intolerâncias
A L-carnitina é um nutriente essencial para o corpo. Como nosso corpo é capaz de produzi-la, a aparência de algum tipo de alergia seria algo muito raro. No entanto, alergias aos excipientes do suplemento foram descritas. Se você é alérgico a lactose ou glúten, tenha especial cuidado com esses itens.
Interações farmacológicas
A L-carnitina pode causar interações farmacológicas ou medicamentosas. Este suplemento pode aumentar a atividade de medicamentos anticoagulantes (como o Sintrom). Também pode reduzir a potência do hormônio tireoidiano.
Se você estiver tomando medicação para estes casos, consulte seu médico antes de começar a usar o suplemento.
Nutrição vegana ou vegetariana
O nome deste suplemento, L-carnitina, pode fazer você acreditar que não é um produto adequado para veganos ou vegetarianos. Mas isto está bem longe da realidade! Existem suplementos de levocarnitina de origem vegetal, que ajudarão os veganos e vegetarianos a obter um suprimento ideal deste transportador.
Método de administração
Os suplementos de L-carnitina para ingestão oral podem ser vendidos em diferentes formas de administração:
- Comprimidos: A levocarnitina é administrada na forma sólida, com comprimidos revestidos. Eles têm um sabor agradável e são fáceis de engolir.
- Cápsulas gelatinosas: A L-carnitina encontra-se num estado líquido dentro destas cápsulas fáceis de engolir. A absorção é rápida. A maioria das cápsulas é feita de gelatina, de origem bovina. Por este motivo, não são as mais adequadas para veganos.
- Em pó: É um formato fácil de medir e tomar. Pode ser misturado com água, suco ou leite. Se não for misturado adequadamente, criará protuberâncias desagradáveis que impedirão a ingestão.
- Líquido: Uma forma muito versátil deste suplemento. Sua absorção é a mais rápida, é fácil de engolir e existem formatos de dose única que permitem que ela seja transportada para qualquer lugar. No entanto, pode ser o método mais caro.
Teor de cafeína
A cafeína é uma substância estimulante, que reduz o apetite e ativa o metabolismo. Alguns estudos mostram que sua combinação com L-carnitina aumenta a função de transporte de gordura e aumenta a produção de energia.
No entanto, se esta substância provocar insônia ou ansiedade, é melhor escolher um suplemento sem cafeína.
Relação custo-benefício
É verdade que a L-carnitina líquida é absorvida mais rapidamente. No entanto, seu preço é maior, se comparado com a forma sólida do suplemento e com a duração.
Lembre-se que os efeitos benéficos deste produto são obtidos após várias semanas de uso. No final, será o uso constante deste suplemento que irá beneficiar o seu metabolismo.
Resumo
L-carnitina é um transportador de gordura que favorece a criação de energia em nosso corpo. Isso, somado aos seus efeitos antioxidantes, faz dele um aliado para a perda de peso. Não subestime a sua utilidade na hora de se recuperar de uma sessão de treino pesado na academia!
Esperamos que as informações contidas neste Guia permitam que você use a L-carnitina de forma eficaz. Juntamente com uma dieta saudável e um estilo de vida ativo, este suplemento pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de perda de gordura.
Fique longe dos medicamentos mais perigosos e escolha esta substância segura e conhecida!
Se você gostou do nosso Guia sobre L-carnitina, por favor, deixe um comentário e compartilhe este artigo com amigos e familiares em suas redes sociais.
(Fonte da imagem destacada: Trojanowski: 88972439/ 123rf.com)