Ultima atualização: 5 de outubro de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Você gostaria de incorporar um pouco de leite vegetal em sua dieta? O leite de aveia pode ser uma boa opção para você. Neste artigo vamos explicar suas propriedades e benefícios. Além disso, veremos algumas comparações com o leite de vaca e outros tipos de vegetais.

Enfatizaremos os bons resultados que podem ser obtidos ao incorporá-lo em sua dieta. Para lhe dar a idéia principal, estudos alimentares e pesquisas clínicas têm mostrado que o leite de aveia é muito bom para doenças cardiovasculares. Nós também mostraremos uma receita para que você possa fazê-la em casa.




A coisa mais importante a saber

  • O leite de aveia tem propriedades e valores nutricionais que podem competir com outros tipos de leite.
  • Ele pode ser um elemento nutricional muito eficaz para prevenir e combater algumas doenças cardiovasculares. Além disso, ele contém componentes que ajudam o sistema digestivo a funcionar corretamente.
  • O leite de aveia é muito fácil de preparar. Ele pode ser obtido em casa, sem ter que comprá-lo em supermercados.

Leite de aveia: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: As características do leite de aveia

O leite de aveia é recomendado para todos aqueles que têm qualquer intolerância ou alergia, pois "não contém nenhum dos oito alergênios principais" (2). É notável que, ao contrário de possíveis mitos, o leite de aveia não contém glúten.

Além disso, ele é considerado um produto vegano. Assim, ela pode ser incorporada em dietas que querem evitar o consumo de produtos de origem animal. Entretanto, deve-se notar que ele fornece muito menos proteína do que o leite de vaca.

A falta deste elemento nutricional deve ser combatida por outras fontes. Nas seções seguintes analisaremos as propriedades do leite de aveia, sempre referindo-nos a uma xícara sem adição de açúcares.

O leite de aveia é uma boa fonte de carboidratos e fibras. Também é baixo em calorias. (Fonte: LinkedIn Sales Navigator: 1251833/ pexels)

Calorias: carboidratos, açúcares, gordura e proteína

A tabela abaixo mostra os valores energéticos e nutricionais do leite de aveia. É importante notar que ao consumir um produto sem adição de açúcar você obterá valores similares. Mas não é certo que tenha os mesmos valores, pois cada marca no mercado varia devido aos diferentes processos de produção (2).

Componente Leite de aveia
Energia (Kcal) 91
Proteína (g) 2
Gorduras (g) 1,5
do qual saturado (g) 0
Hidratos de carbono (g) 19
do qual açúcares (g) 4

Cálcio

Pode-se dizer que o leite de aveia contém mais cálcio do que qualquer outro tipo de leite de vaca (2). Este elemento é um dos mais importantes minerais para os seres humanos. É responsável principalmente pelo fortalecimento e manutenção de dentes e ossos fortes.

O consumo de produtos com um alto nível de cálcio ajuda a prevenir a osteose (8). Na infância, é ainda mais importante ter as necessidades de cálcio cobertas. Embora o leite de aveia possa ser uma fonte muito boa de cálcio na dieta das crianças, veremos abaixo porque nem toda sua nutrição pode ser baseada na bebida de aveia.

Fibra

O leite de aveia contém 2 gramas de fibra por xícara (corresponde a aproximadamente 250 ml). O consumo deste componente vegetal na nutrição humana é essencial (2).

Ele pode ajudar na prevenção de várias doenças como hipertensão arterial, câncer colorretal ou diferentes patologias cardiovasculares (9).

Além disso, ele pode não só prevenir esses problemas, mas também ajudar no seu tratamento. Nós recomendamos o consumo de leite de aveia, se você quiser garantir que você receba fibras suficientes para o bom funcionamento do seu metabolismo.

Vitaminas

O leite de aveia é uma rica fonte de vitaminas. Ela contém vitamina A, que é essencial para a visão e para a atividade adequada de outros órgãos. Também é alto em vitamina B12, que é essencial para o metabolismo, formação de glóbulos vermelhos e o sistema nervoso (6).

Finalmente, o leite de aveia pode lhe fornecer vitamina D, uma substância crucial para a utilização do cálcio (7). Para que o sistema imunológico funcione corretamente, você precisa consumir vitaminas suficientes de todos os tipos.

Ao incorporar o leite de aveia em sua dieta você garante que a ingestão dessas três substâncias pelo seu corpo está coberta.

Os benefícios para a saúde do leite de aveia

Nas seções seguintes você descobrirá porque é bom beber leite de aveia. A maioria de seus benefícios está relacionada a doenças cardiovasculares. Deve-se notar que até o momento não foi feita nenhuma pesquisa aprofundada somente sobre o leite de aveia. Entretanto, vários artigos científicos foram publicados sobre seu principal componente, a aveia.

Colesterol

O leite de aveia, como qualquer produto de aveia, pode ajudar a baixar os níveis de colesterol. Foi demonstrado que a aveia pode reduzir os níveis de colesterol em 2 a 23% (1).

Pesquisas clínicas têm mostrado que os níveis de colesterol "ruim" (LDL) mostram uma diminuição, enquanto outros estudos têm observado um aumento no colesterol "bom" (HDT) com consumo de aveia.

Se você sofre de colesterol alto e seu médico recomendou que você mude sua dieta para baixá-la, a aveia pode ser sua afiliada. Você pode consumir este cereal na forma de uma bebida, usando leite de aveia em sua alimentação.

Você pode substituir o leite de vaca por leite de aveia. É muito bom para a perda de peso e controle do colesterol. (Fonte: Daria Nepriakhina: gm3bxHin8VA/ unsplash)

Diabetes

O diabetes é uma doença de longo prazo (crônica) na qual o organismo não pode regular a quantidade de açúcar no sangue (5). É causado por problemas de insulina. Isto pode ser devido à falta de produção de insulina no pâncreas, ou porque as células não respondem bem à sua presença.

No entanto, mais de 12 estudos publicados mostraram que comer aveia pode baixar os níveis de glicose e insulina no sangue (1).

Pressão arterial

Estudos mostraram que uma dieta rica em grãos integrais pode ajudar a baixar a pressão arterial. Este atributo tem a ver com a alta concentração de fibra em alimentos como a aveia.

Nós vimos acima que o leite de aveia é rico neste elemento nutricionalmente significativo. Também analisamos sua importância na prevenção de algumas doenças (1).

Obesidade

Informações relevantes podem ser encontradas em artigos clínicos sobre os benefícios da aveia na luta contra a obesidade. Uma pesquisa em particular mostrou que a incorporação de aveia na dieta leva ao aumento da perda de peso.

Além disso, o cereal que serve como principal componente do leite de aveia ajuda a manter o peso adequado (1). Se você quiser perder peso, você pode incorporar o leite de aveia em sua dieta.

Como contém muita fibra e proteína, ele é apresentado como uma opção para substituir outros tipos de leite em suas refeições de emagrecimento.

Leite de aveia comparado a outros leites

O leite de aveia é uma bebida para substituir o leite de vaca, mas não é a única. Seus grandes concorrentes no "mercado" são aqueles feitos de amêndoa e soja.

Além disso, muitas pessoas questionam se devem parar de beber leite animal, especialmente leite de vaca. Como o leite de aveia é totalmente vegetariano, pode fazer parte de uma dieta vegetariana, mas um não-vegetariano também deve estar ciente das diferenças entre eles.

O leite de aveia pode ser um substituto para o leite de vaca. Você não acha que ele tem mais cálcio? (Fonte: The Humble Co: kzZZ4Y8YlY6U/ unsplash)

Aveia ou leite de vaca

O leite de aveia contém menos calorias do que o leite integral ou semi-desnatado. Todos os leites de vaca apresentam níveis mais altos de proteína, mas nenhum tem fibra. O leite de aveia faz.

Ele também contém mais carboidratos, mas com uma proporção menor de açúcar. Também não tem gorduras saturadas entre seus componentes, enquanto o leite de vaca tem.

Comparando as vitaminas, pode-se ver que o leite de aveia tem mais vitamina A e D. Em contraste, o leite de vaca tem mais vitamina A e D. Pelo contrário, o leite de vaca tem mais vitamina B12, mas surpreendentemente o leite de aveia é mais rico em cálcio, assim como potássio e sódio (2).

Leite de aveia ou leite de amêndoa

Na tabela a seguir apresentamos uma comparação entre leite de aveia e leite de amêndoa. Nós pensamos que será mais fácil para você ver as diferenças entre as duas bebidas à base de plantas desta maneira. Como a comparação vem de duas fontes diferentes, você encontrará medidas diferentes quando você as procurar. Entretanto, nós fizemos estas proporções equivalentes, sabendo que um copo corresponde mais ou menos a 250 ml.

Componente Leite de aveia (1 xícara) Leite de amêndoa (250 ml)
Energy (Kcal) 91 91,1
Proteína (g) 2 4,2
Gordura total (g) 1,5 6,8
Gordura saturada (g) 0 0
Carboidrato (g) 19 3,3
Fibra (g) 2 1,6
Açúcares (g) 4 0,3
Vitamina A (mcg) 180 192,9
Vitamina B12 (mcg) 0,2 2,5
Vitamina D (mcg) 4 5,8
Cálcio (mg) 350 813,2
Sódio (mg) 120 366,1
Potássio (mg) 401 162,5

Na tabela comparativa (2)(4) podemos ver que o leite de aveia contém mais proteína e carboidratos do que o leite de amêndoa. No entanto, o leite de amêndoa é mais rico em vitaminas e minerais. Também podemos ver que tem menos açúcares, mas deve ser notado que os 4 g de açúcar no leite de aveia não são adicionados.

Leite de aveia ou soja

Agora, usando as mesmas referências (2)(4) , vamos comparar o leite de aveia com o leite de soja. Nós chamamos sua atenção novamente para as quantidades. Obviamente, estes valores são diretrizes baseadas em pesquisas científicas, mas podem variar dependendo da marca da bebida adquirida.

Componente Leite de aveia (1 xícara) Leite de soja (250 ml)
Energy (Kcal) 91 237,5
Proteína (g) 2 21,8
Gordura total (g) 1,5 10,9
Gordura saturada (g) 0 1,6
Carboidrato (g) 19 12,5
Fibra (g) 2 2,4
Açúcares (g) 4 8,6
Vitamina A (mcg) 180 81,4
Vitamina B12 (mcg) 0,2 1,7
Vitamina D (mcg) 4 4,65
Cálcio (mg) 350 514,7
Sódio (mg) 120 162,5
Potássio (mg) 401 910,7

Nós vemos que o leite de aveia fornece menos calorias e menos gordura do que o leite de soja. Vale mencionar que o leite de soja tem gordura saturada, um componente cujo valor é igual a 0 no leite de aveia. Entretanto, o leite de soja contém mais proteína e com sua incorporação em nossa dieta consumimos mais minerais.

As desvantagens de beber leite de aveia

Como qualquer alimento, o consumo de leite de aveia também pode ter desvantagens para o corpo humano. Embora os adultos não corram grandes riscos com essas possíveis desvantagens, nas crianças elas podem causar efeitos indesejáveis. Tudo isso se deve à sua composição e agora olhamos para ela com mais detalhes.

Consumo de leite de aveia na infância

Foi demonstrado que o leite de aveia contém mais cálcio e vitamina D do que o leite de vaca (2). Isto pode ser muito útil para seguir uma dieta rica nestes elementos essenciais para o crescimento adequado das crianças.

Entretanto, não se pode ignorar que ele não fornece tanta proteína quanto o leite animal. Um estudo nutricional sublinha que: "o leite de aveia não é adequado para a alimentação infantil" (2). Se uma criança apresenta sintomas de alergia à lactose, um médico deve ser consultado. Ele ou ela será capaz de estabelecer uma dieta onde a falta de proteína é tratada no caso de você decidir usar leite de aveia.

Conclusão

Neste artigo nós vimos os benefícios do leite de aveia. Entre eles podemos mencionar novamente que "contém uma alta porcentagem de fibras, vitaminas A, D, E e B1, minerais como cálcio, potássio, sódio, magnésio e ferro" (3).

Estes atributos têm um bom efeito no sistema digestivo e na prevenção de problemas causados pela obesidade. Em conclusão, de acordo com informações empíricas, reunidas a partir de vários artigos científicos, o consumo de aveia e leite preparado a partir deste cereal, fornece elementos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Acima de tudo, a possibilidade de consumir leite de aveia para prevenir e tratar doenças cardiovasculares é notável. Por todas estas razões, nós encorajamos você a incorporar esta bebida em sua dieta.

(Fonte da imagem em destaque: Pongphoto9: 119308650/ 123rf)

Referências (9)

1. Katz DL. A Scientific Review of the Health Benefits of Oats. The Quaker Oats Company. septiembre de 2001;11.
Fonte

2. Cooper H, Rivero-Mendoza D, Dahl WJ. Plant-based milks: Oat. EDIS [Internet]. 2020;2020(5).
Fonte

3. Mohamed Ismail M. Which is better for humans, animal milk or vegetable milk? J nutr health food eng [Internet]. 2015;2(5).
Fonte

4. McClements DJ, Newman E, McClements IF. Plant-based milks: A review of the science underpinning their design, fabrication, and performance. Compr Rev Food Sci Food Saf. 2019;18(6):2047–67.
Fonte

5. Diabetes [Internet]. Medlineplus.gov. [citado el 2 de agosto de 2021].
Fonte

6. Vitamina B12 [Internet]. Medlineplus.gov. [citado el 2 de agosto de 2021].
Fonte

7. Deficiencia de vitamina D. Food and Nutrition [Internet]. 2017 [citado el 2 de agosto de 2021].
Fonte

8. Calcio en la dieta [Internet]. Medlineplus.gov. [citado el 2 de agosto de 2021].
Fonte

9. 9. Cabrera Llano JL, Cárdenas Ferrer M. Importancia de la fibra dietética para la nutrición humana. Rev cuba med gen integral. 2006;22(4):0–0.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Investigación
Katz DL. A Scientific Review of the Health Benefits of Oats. The Quaker Oats Company. septiembre de 2001;11.
Ir para a fonte
Estudio
Cooper H, Rivero-Mendoza D, Dahl WJ. Plant-based milks: Oat. EDIS [Internet]. 2020;2020(5).
Ir para a fonte
Artículo nutricional
Mohamed Ismail M. Which is better for humans, animal milk or vegetable milk? J nutr health food eng [Internet]. 2015;2(5).
Ir para a fonte
Investigación
McClements DJ, Newman E, McClements IF. Plant-based milks: A review of the science underpinning their design, fabrication, and performance. Compr Rev Food Sci Food Saf. 2019;18(6):2047–67.
Ir para a fonte
Diabetes
Diabetes [Internet]. Medlineplus.gov. [citado el 2 de agosto de 2021].
Ir para a fonte
Vitamina B12
Vitamina B12 [Internet]. Medlineplus.gov. [citado el 2 de agosto de 2021].
Ir para a fonte
Vitamina D
Deficiencia de vitamina D. Food and Nutrition [Internet]. 2017 [citado el 2 de agosto de 2021].
Ir para a fonte
Calcio
Calcio en la dieta [Internet]. Medlineplus.gov. [citado el 2 de agosto de 2021].
Ir para a fonte
Investigación sobre la fibra
9. Cabrera Llano JL, Cárdenas Ferrer M. Importancia de la fibra dietética para la nutrición humana. Rev cuba med gen integral. 2006;22(4):0–0.
Ir para a fonte
Resenhas