Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

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As pessoas com intolerância à lactose são forçadas a parar de consumir leite e alguns produtos lácteos. Felizmente, a tecnologia não fica parada e, até hoje, os fabricantes aprenderam a criar leite sem lactose. Não causa desconforto após o consumo. Entretanto, como este produto é bastante jovem, nem todos o conhecem bem.

Nos últimos anos, muita pesquisa tem sido feita e graças a ela, agora podemos saber quais são os benefícios do leite sem lactose. Neste artigo, nós lhe dizemos tudo o que você precisa saber sobre este alimento essencial.




A coisa mais importante a saber

  • O leite sem lactose é uma bebida especialmente processada destinada a pessoas com intolerância à lactose. Se você não é intolerante à lactose, não é necessário ingeri-la.
  • Em nosso guia de compras, nós respondemos as perguntas mais importantes e mais freqüentes. Nós explicaremos porque o leite sem lactose é mais doce, quais são os diferentes tipos e muito mais.
  • Há leite sem lactose de origem animal e vegetal. Vegetarianos e veganos podem saber mais sobre os critérios de compra em nossa última seção.

Leite sem lactose: nossas recomendações

Nesta seção, nós selecionamos produtos de diferentes tipos. Você certamente encontrará o que está procurando, pois incluímos leite sem lactose de origem animal e vegetal. É claro, nós não esquecemos dos pequenos. Nós recomendamos leite sem lactose para bebês, caso seu pequeno seja intolerante à lactose.

Guia de compras: o que você precisa saber sobre leite sem lactose

Leite sem lactose tem muitas propriedades. Ao mesmo tempo, precisamos estar cientes de suas desvantagens e usá-la com cautela. Você pode encontrar muitas informações sobre leite sem lactose tanto online quanto em literatura especializada. No entanto, neste artigo nós selecionamos as perguntas mais frequentes, as quais responderemos abaixo. Vamos começar com o básico.

Leche sin lactosa

O leite sem lactose é uma bebida especialmente processada para pessoas com intolerância à lactose. (Fonte: horeógrafo: 24920606/ 123rf.com)

O que é lactose e para que ela é usada?

Lactose (1) é um carboidrato no leite que é decomposto em glicose e galactose. Em poucas palavras, é um açúcar composto de dois açúcares simples. É o principal carboidrato contido no leite de mamíferos fêmeas, onde é encontrado em uma concentração de 4 a 5 g por 100 ml.

É usado em humanos como fonte de energia, promovendo o crescimento. Além disso, ajuda na absorção de cálcio e muitos minerais como cobre e zinco.

Para quebrar a lactose, o corpo segrega uma enzima especial: a lactase (2). A coisa específica é que, com a idade, algumas pessoas produzem cada vez menos lactase, ou nenhuma. Isso dificulta a absorção do açúcar do leite no intestino delgado e, quando ele se acumula no intestino grosso, causa desconforto leve ou grave. Esta condição é chamada de intolerância à lactose.

O que é a intolerância à lactose?

A intolerância à alimentação não pode ser curada. Eles podem ser aliviados tomando a enzima em falta ou eliminando o grupo alimentar problemático do cardápio. No caso da intolerância à lactose, é uma questão de tomar lactase ou excluir leite e produtos lácteos da dieta.

Se você é intolerante à lactose, significa que seu corpo não produz a enzima lactase e não pode absorver e decompor a lactose em glicose e galactose.

Para detectar se você é intolerante à lactose, você pode procurar por alguns sintomas característicos. Estes incluem dor abdominal, diarréia ou náusea (2, 4). Existem diferentes tipos de intolerância à lactose.

Neste caso, nós recomendamos que você consulte seu GP sobre estes sintomas. Se você detectar que é intolerante à lactose, você terá que seguir uma dieta equilibrada com produtos sem lactose (5).

Leite sem lactose: Quais são e quais são suas vantagens e desvantagens?

Agora que conhecemos os principais conceitos, veremos o que é leite sem lactose. É uma bebida líquida de origem animal ou vegetal. Em sua composição (6) ela contém lactose, mas, ao mesmo tempo, a enzima lactase é adicionada. Como mencionado acima, a lactase é responsável pela conversão da lactose em glicose e galactose.

Entretanto, a lactase não está descrita nos rótulos dos produtos sem lactose. Nesses produtos, é marcado "sem lactose". Aqui estão as vantagens e desvantagens do leite sem lactose:

Vantagens
  • Tem os mesmos valores nutricionais do leite normal
  • Tem a mesma quantidade de cálcio, vitamina D e outros minerais
  • As vitaminas e minerais que contém ajudam o funcionamento do coração e da pressão arterial
  • Não causa alergias
  • Fortalece nossas defesas
  • Adequado para diabéticos
Desvantagens
  • O leite sem lactose é 30% mais caro que o leite convencional
  • pessoas tolerantes à lactose podem tornar-se intolerantes se consumirem muito leite sem lactose
Você sabia que o leite sem lactose é o mesmo que o seu homólogo que contém lactose, com a adição de lactase?

Qual é a composição do leite sem lactose?

Nesta seção, vamos verificar a composição do leite sem lactose. Além disso, vamos compará-lo com o leite convencional do gado (7). Na tabela abaixo, você pode encontrar informações sobre a composição do leite integral convencional e do leite sem lactose.

Todos os nutrientes são por 100 g de produto comestível. Favor observar que estes valores são aproximados e podem variar dependendo do fabricante ou tipo de leite.

Nutriente (g) Leite sem lactose Leite com lactose (8, )
Água 89 88
Energia (Kcal) 64 61
Gordura 3.6 3.4
Protein 3.2 3.2
Lactosa 4.8 4.7
Vitamins A, B6, C, D, E A, B1, B2, B6, B12, C, D, E, K
Lactasa -

Que tipos de leite sem lactose existem?

O leite sem lactose de origem animal e vegetal está disponível no mercado. Este último também é vegetariano e vegano. Portanto, se você não consome produtos de origem animal e é intolerante à lactose ao mesmo tempo, vá para esta opção.

Os tipos de leite sem lactose de origem animal são

  • Leite integral
  • Semi-desnatado
  • Skimmed

Os tipos de leite sem lactose de origem vegetal estão listados na tabela abaixo:

Tipo de leite Caracteristicas
Leite de soja (10) Contém vitaminas B, vitamina D, vitamina K e vitamina C. Também contém cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco. Reduz o colesterol.
Leite de aveia (11) Rico em vitamina B, este leite regula os níveis de açúcar no sangue.
Leite espelta Rico em proteína, este leite também controla o colesterol. Contém glúten.
Leite de amêndoa (12) Contém vitaminas A, B2, D e E. Alto em Omega 6, cálcio, ferro, potássio e magnésio. Baixo em calorias. Sem glúten, portanto adequado para celíacos.
Leite de arroz (12) Rico em potássio, magnésio e ferro. Contém Omega 3 e Omega 6, vitamina B12 e D. Tem propriedades antioxidantes.
Leite de coco Controla os níveis de colesterol. Alto teor de gordura, reduz o estresse e ajuda na digestão.
Leite de nozes Tem um efeito antioxidante. Acelera o metabolismo.

Leche de almendras.

O leite de amêndoa é sem lactose e sem glúten. (Fonte de imagem: 9249341/ freepik.com)

Por que o leite sem lactose é mais doce?

Porque o leite sem lactose tem a enzima lactase adicionada, ele tem um sabor mais doce. Esta enzima decompõe a lactose em açúcares simples. Este processo é responsável pelo sabor do leite sem lactose.

No entanto, recomendamos que você sempre escolha o leite sem adição de açúcares. Normalmente, ele já contém açúcar em sua composição. Portanto, é desnecessário optar por uma bebida com adição de açúcar artificial.

Existe leite sem lactose para bebês?

Como regra, os bebês nascem tolerantes à lactose. A lactose também é contida no leite materno e no leite em pó se o bebê for amamentado. Por esta razão, não é necessário dar leite sem lactose para crianças pequenas.

O leite sem lactose para bebês e crianças pequenas está disponível. Você encontrará muitas marcas no mercado. Entretanto, recomendamos que você verifique com o pediatra do seu bebê para ver se ele precisa especificamente de leite sem lactose.

Não se esqueça que o alimento ideal para bebês é o leite materno. Se isto não for possível ou for insuficiente, é o seu pediatra quem melhor pode aconselhá-lo sobre o tipo de leite infantil a ser utilizado. Não mude este alimento sem aconselhamento especializado.

Imagen de leche de almendra en bortella y almendras junto a ella, atras una érsona sosteniendo el móvil

O leite de amêndoa não contém lactose ou glúten. (Fonte de imagem: Artem Oleshko: 116563159/ 123rf.com)

O leite sem lactose é bom para o cuidado da pele?

Absolutamente não! Estudos mostram que não há doenças de pele causadas pela lactose contida no leite convencional. Portanto, leite sem lactose também não ajudaria a melhorar nossa pele.

Além disso, como o leite é composto de uma grande porcentagem de água, ele é útil para a hidratação profunda da pele. Se você não é intolerante à lactose e tem problemas de pele, não é necessário trocar este alimento por outro sem lactose.

É perigoso beber leite sem lactose quando eu não sou intolerante à lactose?

Esta pergunta é muito importante. Não é perigoso beber leite sem lactose se você não for intolerante à lactose, mas também não é necessário. Neste caso, não há razões de saúde para beber leite sem lactose.

Além disso, se você não for intolerante à lactose e beber grandes quantidades de leite sem lactose, seu corpo vai gradualmente parar de produzir a enzima lactase, já que ela já está incluída no leite sem lactose. Isto levará à intolerância à lactose. Portanto, este tipo de leite não deve ser consumido se não for estritamente necessário.

Que outros produtos sem lactose posso encontrar no mercado?

Além do leite sem lactose, você encontrará todos os tipos de alimentos sem lactose no mercado (13). Hoje em dia, os produtos que normalmente são feitos de leite também são livres de lactose. Algumas delas são mencionadas abaixo

  • Iogurte
  • Creme de culinária
  • Creme de chicotear
  • Queijo
  • Manteiga
  • Sobremesas como cremes, sorvetes, etc
  • Café sem lactose com leite, entre muitos outros

Critérios de compra

Como já explicamos acima, temos que ter cuidado com o leite sem lactose se não formos intolerantes. Se, por outro lado, você for obrigado a consumi-lo por causa de sua intolerância, há várias dicas que podemos lhe dar ao escolher seu leite preferido. Use os seguintes critérios de compra para escolher uma bebida sem lactose que realmente o beneficie.

Sabor

O sabor do leite sem lactose de origem animal não difere do sabor original do leite. Entretanto, os produtos sem lactose à base de plantas têm sabores particulares.

Isto porque eles são feitos a partir da mistura de água com diferentes nozes e sementes. Para encontrar o seu sabor favorito, nós recomendamos que você experimente diferentes tipos. Em geral, todos os leites têm um sabor mais doce do que a versão "normal".

Sugar

Muitos dos fabricantes se propuseram, nos últimos anos, a melhorar a qualidade dos alimentos que oferecem ao consumidor. Assim, em muitas garrafas de leite sem lactose, você vai encontrar "sem adição de açúcares".

Este rótulo é muito importante, pois mostra que nenhum açúcar artificial é adicionado ao leite para melhorar seu sabor. Além disso, eles são mais saudáveis para o nosso organismo.

Vegan

Se você é intolerante à lactose e vegano, você tem que optar por leite sem lactose de origem vegetal. Qualquer um dos leites mencionados na tabela do Guia de Compras pode ser adequado para você.

Neste caso, tudo o que você tem que fazer é encontrar o seu favorito. Você tem muitas opções, incluindo leite de amêndoa, leite de coco, leite de soja, entre outras.

Imagen desde arriba de tarro de leche vegana

Os leites à base de plantas são sem lactose (Fonte de imagem: Ð'оÑонцÐ:
59564128/ Unsplash.com)

Glúten

Nos últimos anos, uma série de diferentes intolerâncias tem surgido. Se você está procurando por leite sem lactose que não contenha glúten, leite de amêndoa é o ideal para você. Ele não contém glúten, mas também não contém substâncias animais.

Mas como estamos falando de produtos processados, recomendamos que você sempre olhe para o rótulo. O fabricante é obrigado a declarar a composição de seus produtos alimentícios ali.

Origem

A origem do leite sem lactose pode variar. Portanto, depende do seu gosto se você quer consumir leite de origem nacional ou de marcas internacionais.

Você encontrará um número infinito de opções no mercado, mas se você quiser apoiar fabricantes nacionais, opte por leites originários do seu país.

Sumário

Os intolerantes à lactose podem desfrutar da grande variedade de leites sem lactose no mercado atual. Mais importante ainda, nós podemos fazer nossa escolha com base em informações verificadas. Portanto, neste artigo nós respondemos as perguntas mais freqüentes.

Nós também discutimos os diferentes critérios de compra. Se você tiver alguma dúvida ou quiser nos deixar um comentário, você pode fazer isso abaixo. Você também pode compartilhar o artigo com outras pessoas intolerantes à lactose que podem achar este artigo útil.

(Fonte de imagem em destaque: The Humble Co./ Unsplash.com)

Referências (13)

1. RANM Real Academia Nacional de Medicina. Diccionario de términos médicos. Edición médica Panamericana; 2012. [2021]

2. Francisco Alliende G. Intolerancia a la lactosa y otros disacáridos. Gastr Latinoam. Vol 18; 2007. [2021]
Fonte

3. Dr. Fernández Bañares F. Puesta al día en común en la intolerancia a la lactosa. Federación Española del aparato digestivo (FEAD). Madrid; 2017 [2021]
Fonte

4. Moreira V. F., López San Román A. Revista española de enfermedades digestivas. Intolerancia a la lactosa. Arán Ediciones S.L. Madrid; 2006. [2021]
Fonte

5. Maus S., Lanzenberger B.M. Recetas sabrosas sin lactosa. Hispano europea. Munich; 2009. [2021]
Fonte

6. Sans O. La vida láctea. La guía práctica sobre la intolerancia a la lactosa. Amat editorial; 2015. [2021]

7. Fundación Española de la Nutrición. La leche como vehículo de salud para la población. FINUT y FEN (edición española). Madrid; 2015 [2021]
Fonte

8. Boletín Oficial del Estado, número 250. Capítulo XV. Leches y derivados. 19 de octubre de 1967. [2021]
Fonte

9. Gómez A., Divier A.; Bedoya M. Composición nutricional de la leche de ganado vacuno. Revista Lasallista de Investigación, vol. 2, núm. 1. Corporación Universitaria Lasallista. Antioquia, Colombia; 2005 [2021]
Fonte

10. Tokede OA, Onabanjo TA, Yansane A, Gaziano JM, Djoussé L. Soya products and serum lipids: a meta-analysis of randomised controlled trials. British Journal of Nutrition; 2015. [2021]
Fonte

11. Gómez Carus A., Ceballos Walls I., Ruiz Moreno E. Datos actuales sobre las propiedades nutricionales de la avena. Fundación Española de la Nutrición (FEN). Madrid; 2017. [2021]
Fonte

12. Moraleja García-Saavedra N. Bebidas vegetales. Universidad Complutense. Facultad de Farmacia; 2017. [2021]
Fonte

13. Grupo de gastroenterología pediátrica. Alimentación y Actividad Física en el niño mayor y el adolescente. Guías de actuación conjunta Pediatría Primaria-Especializada. Madrid; 2014. [2021]
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Dicionário da Real Academia Nacional de Medicina
RANM Real Academia Nacional de Medicina. Diccionario de términos médicos. Edición médica Panamericana; 2012. [2021]
Artigo científico
Francisco Alliende G. Intolerancia a la lactosa y otros disacáridos. Gastr Latinoam. Vol 18; 2007. [2021]
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Livro
Dr. Fernández Bañares F. Puesta al día en común en la intolerancia a la lactosa. Federación Española del aparato digestivo (FEAD). Madrid; 2017 [2021]
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Artigo científico
Moreira V. F., López San Román A. Revista española de enfermedades digestivas. Intolerancia a la lactosa. Arán Ediciones S.L. Madrid; 2006. [2021]
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Livro
Maus S., Lanzenberger B.M. Recetas sabrosas sin lactosa. Hispano europea. Munich; 2009. [2021]
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Sans O. La vida láctea. La guía práctica sobre la intolerancia a la lactosa. Amat editorial; 2015. [2021]
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Fundación Española de la Nutrición. La leche como vehículo de salud para la población. FINUT y FEN (edición española). Madrid; 2015 [2021]
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Documento oficial
Boletín Oficial del Estado, número 250. Capítulo XV. Leches y derivados. 19 de octubre de 1967. [2021]
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Artigo científico
Gómez A., Divier A.; Bedoya M. Composición nutricional de la leche de ganado vacuno. Revista Lasallista de Investigación, vol. 2, núm. 1. Corporación Universitaria Lasallista. Antioquia, Colombia; 2005 [2021]
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Livro
Tokede OA, Onabanjo TA, Yansane A, Gaziano JM, Djoussé L. Soya products and serum lipids: a meta-analysis of randomised controlled trials. British Journal of Nutrition; 2015. [2021]
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Artigo científico
Gómez Carus A., Ceballos Walls I., Ruiz Moreno E. Datos actuales sobre las propiedades nutricionales de la avena. Fundación Española de la Nutrición (FEN). Madrid; 2017. [2021]
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Artigo científico
Moraleja García-Saavedra N. Bebidas vegetales. Universidad Complutense. Facultad de Farmacia; 2017. [2021]
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Artigo científico
Grupo de gastroenterología pediátrica. Alimentación y Actividad Física en el niño mayor y el adolescente. Guías de actuación conjunta Pediatría Primaria-Especializada. Madrid; 2014. [2021]
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