Ultima atualização: 6 de outubro de 2021

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Você deve ter ouvido mais e mais sobre a chamada levedura nutricional ultimamente. Mas vale a pena tomar levedura nutricional, ou é apenas mais uma nova moda? É o mesmo que o fermento cervejeiro? E por que a levedura nutricional é usada principalmente em dietas veganas?

Nós gostaríamos de responder a todas estas perguntas neste guia. Mas uma coisa vamos dizer primeiro: a levedura nutricional não só fornece um alto conteúdo de proteínas e vitaminas do complexo B, mas também tem muitos outros benefícios de promoção da saúde a oferecer.

Levedura nutritiva é um fungo cultivado no melaço, que é extraído da cana de açúcar ou da beterraba. Este tipo de levedura não só é rico em proteínas e vitaminas, mas também fornece minerais importantes para a nossa saúde, como ferro e zinco. Portanto, a levedura nutricional é um suplemento dietético altamente recomendado, quer você siga ou não uma dieta vegana.




O mais importante

  • A levedura nutricional é na verdade um fungo unicelular chamado Saccharomyces cerevisiae. É considerado um superalimento porque contém muitos nutrientes valiosos e promotores de saúde: Proteína, vitaminas do complexo B e zinco.
  • A levedura nutricional é vendida na forma de pó ou flocos. Graças ao seu sabor agradável, que é semelhante ao sabor do queijo, ele pode ser usado como tempero em sopas, saladas e também em batatas.
  • Para comprar a melhor levedura nutricional, você deve considerar certos critérios, incluindo a forma de apresentação, conteúdo de vitamina B12, conteúdo de proteínas e a presença de alergênios e outros nutrientes adicionados.

O melhor Levedura nutricional: nossas recomendações

Devido à crescente popularidade da levedura nutricional, muitos fabricantes de suplementos dietéticos começaram a cultivá-la e a comercializá-la. Porque sabemos como é difícil escolher o produto certo com tanta variedade, gostaríamos de apresentar a você os melhores produtos de levedura nutricional do mercado hoje nesta seção do nosso guia:

Guia: O que você deve saber sobre

levedura nutricional
Muitas pessoas acreditam que a levedura nutricional é adequada apenas para veganos e vegetarianos. No entanto, a levedura nutricional tem uma composição nutricional extraordinária e muitas propriedades positivas das quais todos podem se beneficiar. Nesta seção você aprenderá como usar levedura nutricional e tirar o máximo proveito deste alimento.

Os veganos frequentemente usam levedura nutricional como um substituto para o queijo ralado. (Fonte de imagem: Lightfieldstudios: 106022301/ 123rf.com)

O que é exatamente levedura nutricional?

Levedura nutricional é um fungo unicelular(Saccharomyces cerevisiae) cultivado em um substrato rico em açúcar, geralmente cana de açúcar ou melaço de beterraba sacarina. Uma vez desenvolvida a levedura, ela é inativada por pasteurização (tratamento térmico) e depois seca. Por último, mas não menos importante, ele é então processado em flocos, flocos ou pó (1, 2).

Quais nutrientes a levedura nutricional fornece?

Levedura nutritiva é uma excelente fonte de proteína, algumas vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B9) e zinco. Ele também fornece beta-glucanos, um tipo muito benéfico de fibra solúvel. A levedura nutricional é frequentemente fortificada com vitamina B12 e vitamina D. Sua composição média de nutrientes por 5 g (1 colher de chá) é a seguinte (1, 3)

  • Calorias: 17 a 20 calorias
  • Proteína: 2 a 3 g
  • Gordura: 0 a 0.2 g
  • Carboidratos: 1 a 1,3 g
  • Fibra dietética: 1 a 1.4 g

O conteúdo de vitaminas e minerais da levedura nutricional varia de acordo com o substrato no qual ela se desenvolve e como ela é enriquecida. Além do zinco, a levedura nutricional pode fornecer quantidades moderadas de selênio, ferro, cobre e magnésio. Quando a vitamina B12 é adicionada à levedura nutricional, ela pode fornecer entre 40% e 100% da necessidade diária (4).

Sara MartínezDiätassistentin und Ernährungsberaterin
"A levedura nutricional é freqüentemente usada para enriquecer pratos devido ao seu alto conteúdo de proteínas, vitaminas e minerais".

Para que é usada a levedura nutricional?

Os principais usos da levedura nutricional são os seguintes: para dar aos alimentos um sabor agradável (como tempero) e para aumentar o valor nutricional de vários alimentos. Uma colher de chá de Saccharomyces cerevisiae inativa pode aumentar a proteína, as vitaminas do complexo B e o teor de zinco das saladas, sopas, legumes salteados, molhos, arroz e outros grãos (5).

Quanto ao seu uso como condimento, a levedura nutricional fornece o quinto sabor (umami), que é ligeiramente salgado e muito semelhante ao sabor de nozes e queijo. Os veganos frequentemente usam fermento em flocos como um substituto para o queijo ralado.

Quais são os benefícios da levedura nutricional?

Levedura nutritiva oferece muitos benefícios. A maioria está diretamente relacionada à melhoria da qualidade dos alimentos. Mas a levedura nutricional também pode melhorar vários aspectos da saúde, tais como imunidade ou níveis de colesterol no sangue. Na tabela a seguir gostaríamos de apresentar em detalhes os benefícios da levedura nutricional (6, 7).

Benefícios para sua dieta Benefícios para sua saúde
- Entre 33% e 51% de seu conteúdo consiste em proteínas de alto valor biológico, que fornecem todos os aminoácidos essenciais (5).

- Quando fortificado, o fermento nutricional pode cobrir 40% a 100% das necessidades de vitamina B12 (cobalamina) (7).

- O fermento nutricional é uma fonte de vitaminas do complexo B. Muitas vezes aumenta o teor de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B9 (ácido fólico). Normalmente, uma colher de chá desta levedura cumpre 100% das necessidades de vitaminas B1, B2, B3 e B6 (1, 3, 6).

- Uma ração de 5 g de fermento nutricional pode fornecer 6% a 50% da quantidade diária recomendada de zinco (1).

- A levedura nutricional é naturalmente pobre em sódio, embora algumas marcas possam ter adicionado sal marinho.

- É muito baixo em calorias.

- Levedura nutricional fortificada com vitamina B12 previne a deficiência deste nutriente em veganos. Uma deficiência pode causar anemia megaloblástica e problemas neurológicos, entre outras coisas (8).

- Os beta-glucanos da levedura nutricional regulam e estimulam a função imunológica. Você pode reduzir o risco de infecção e desempenhar um papel protetor contra o câncer (9, 10).

- Os beta-glucanos estimulam o crescimento de bactérias e leveduras benéficas no intestino grosso e aliviam a constipação (11).

- Os beta-glucanos na levedura nutricional reduzem a absorção do colesterol dos alimentos e contribuem para diminuir o nível de colesterol no sangue (12).

- As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 estão envolvidas em processos vitais, como crescimento e produção de energia a partir de nutrientes (13).

Levedura nutricional é um probiótico?

O possível efeito probiótico da levedura nutricional (inativa Saccharomyces cerevisiae) está sendo estudado atualmente, entretanto, não há nenhuma evidência sólida até agora de que a levedura nutricional seja um probiótico. O que sabemos é que seus beta-glucanos atuam como prebióticos e estimulam o desenvolvimento de probióticos (microorganismos benéficos) no cólon (14).

A levedura nutricional assemelha-se ao sabor do queijo e pode ser usada como um condimento em sopas, saladas e batatas. (Fonte de imagem: Faithie: 140908585/ 123rf.com)

Quais são as diferenças entre a levedura nutricional e o fermento cervejeiro?

Levedura nutritiva pode ser facilmente confundida com levedura de cerveja porque em ambos os casos é o fungo unicelular Saccharomyces cerevisiae. Além disso, a levedura de cerveja também é nutritiva e benéfica para a saúde. Entretanto, existem certas diferenças entre esses dois super-alimentos, que gostaríamos de apresentar a você na seguinte tabela:

Pode ser usado para fazer pão ?

Forma de dosagem

Levedura nutricional Levedura de cerveja
Fungo unicelular Saccharomyces cerevisiae Saccharomyces cerevisiae
Ativo ou inativo ? Inativo Ativo
Origem Você é cultivado com melaço com alto teor de açúcar, por exemplo, da cana-de-açúcar ou da beterraba sacarina . É obtido pela fabricação de cerveja. [/Tr]

Não. Por ser inativo, o fermento nutricional não é adequado para fermentar e assar massa . Sim
Sabor Umami, ligeiramente salgado. Reminiscente do sabor de queijo e nozes. Amargo, embora também haja leveduras de cerveja "amargas". [/Tr]

flocos finos, flocos, pó pó, flocos, comprimidos e cápsulas

Por que a levedura nutricional é tão popular nas dietas veganas e vegetarianas?

Levedura nutricional é uma maneira fácil de adicionar proteínas de alto valor biológico, vitamina B12 e zinco aos pratos enquanto adiciona um sabor agradável. É um ingrediente básico para o queijo vegan. Polvilhar flocos finos de levedura em uma massa ou salada aumenta consideravelmente o valor nutricional.

Levedura nutritiva é na verdade um fungo unicelular chamado Saccharomyces cerevisiae. (Fonte de imagem: Michelleephotography: 131946179/ 123rf.com)

Como os veganos consomem regularmente levedura nutricional, há produtos que são fortificados com vitamina B12. Estes suplementos alimentares com vitamina B12 cobrem 100% da necessidade com 5 g por dia (1 colher de chá).

Outros nutrientes importantes para os veganos (como a vitamina D) também podem ser adicionados à levedura nutricional ou a quantidade de nutrientes já presentes (como o zinco) pode ser aumentada.

A levedura nutricional tem efeitos colaterais?

A levedura nutricional é geralmente considerada segura para a saúde, embora alguns consumidores relatem desconforto leve, como cólicas e dores de cabeça após o consumo. As pessoas alérgicas à levedura de cerveja ( Saccharomyces cerevisiae ativa) são mais aconselhadas a evitar o consumo deste produto (10, 15).

Critérios de compra

Levedura nutritiva é um produto seguro para fortalecer a dieta. Entretanto, sua composição química pode variar de acordo com o processo de fabricação e fortificação.

Se você quer comprar levedura nutricional mas não consegue decidir sobre o produto certo, leia nossos critérios de compra. Nós compilamos estes critérios especialmente para que você possa tomar sua decisão de compra mais fácil.

Forma de dosagem

O fungo Saccharomyces cerevisiae é cultivado em um substrato rico em açúcar e, uma vez desenvolvido o suficiente, é inativado pelo calor. Após a secagem, a levedura nutricional é dividida em finos flocos ou flocos que são ideais para polvilhar sobre os alimentos. A levedura nutricional também está disponível na forma de pó e é utilizada, entre outras coisas, para engrossar sopas e molhos.

A levedura nutricional é considerada uma superalimentação porque está cheia de nutrientes valiosos e promotores de saúde: proteínas, vitaminas do complexo B e zinco. (Fonte de imagem: Bajramovic: 102654300/ 123rf.com)

Conteúdo de vitamina B12

Alguns produtos de levedura nutricional são enriquecidos com vitamina B12 (cobalamina). Como esta superalimentação é freqüentemente usada por veganos para melhorar o sabor e o valor nutricional de suas refeições, a indústria alimentícia começou a adicionar vitamina B12 às leveduras nutricionais.

Nem todo produto é fortificado com vitamina B12, então a quantidade que cada fabricante adiciona ao seu produto pode variar. Em média, uma colher de chá (5 g) de levedura nutricional com vitamina B12 fornece de 40% a 100% da necessidade diária de cobalamina.

Fornecimento de proteína

Levedura nutricional é uma fonte de proteínas completas de alto valor biológico, pois contém todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo precisa, mas não pode produzir por si só. O conteúdo de proteína da levedura nutricional varia de 33% a 51%, o que equivale a 2 ou 3 g de proteína por colher de chá de levedura nutricional.

Alergias e intolerâncias

Existem leveduras nutricionais com e sem glúten, portanto, quem não tolera esse alergênio ou sofre de intolerância ao glúten deve certificar-se de que o produto escolhido não contém glúten.

Há também outros alergênicos com os quais a levedura pode ser contaminada. Se você for alérgico a algum dos seguintes alimentos, certifique-se de verificar a embalagem antes de comprar o produto

  • Sésamo
  • Frutas secas (incluindo amendoim)
  • Soja
  • Ovos
  • Produtos lácteos
Erin BeattieRegistrierte Diätassistentin
"O bom da levedura nutricional é que ela é baixa em sódio, açúcar e gordura. Ele também atua como um bom aromatizante e é atraente para muitas pessoas porque é livre de laticínios, produtos animais e glúten".

Outros nutrientes adicionais

Além da vitamina B12, a levedura nutricional também pode ser fortificada com outros micronutrientes. S vezes é adicionado um nutriente que não está naturalmente presente em leveduras, como a vitamina D ou o folato.

Também é possível aumentar o conteúdo de um determinado mineral ou vitamina já presente na levedura, como o zinco. Abaixo estão os nutrientes mais comuns adicionados

  • Vitamina D: ajuda a absorver o cálcio e é essencial para a saúde óssea e dental.
  • Zinco: é um mineral essencial para a manutenção de uma boa imunidade. O zinco participa de numerosas reações metabólicas e está envolvido na reprodução, fertilidade e funções cognitivas.
  • Folato ou ácido fólico: é uma vitamina essencial para a síntese de glóbulos vermelhos e muito importante para o desenvolvimento correto de um feto.

Conclusão

Para simplificar, a levedura nutricional é uma forma inativa do fungo Saccharomyces cerevisiae. Embora não possa ser usado para fazer pão ou outras massas fermentadas, a demanda por levedura nutricional está aumentando devido à sua riqueza em nutrientes, facilidade de uso e sabor agradável.

Levedura nutritiva é frequentemente encontrada na forma de flocos, flocos ou pó. Ele pode ser adicionado diretamente em molhos e sopas, bem como em arroz, massas e saladas.

A levedura nutricional fornece proteínas de excelente qualidade, vitaminas do complexo B e zinco. É frequentemente fortificada com vitamina sintética B12, que é especialmente benéfica para as pessoas que seguem uma dieta vegana.

Se você gostou deste guia de levedura nutricional, nós o convidamos a deixar um comentário ou compartilhá-lo com seus amigos em suas redes sociais.

(Fonte de imagem da foto de cabeçalho: Bajramovic: 102588855/ 123rf.com)

Referências (15)

1. Bekatorou A, Koutinas A, Psarianos C. Production of Food Grade Yeasts .2006.
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2. Dziezak J. Yeasts and yeast derivatives: definitions, characteristics, and processing. 1987.
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3. Jach M, Serefko A. Nutritional Yeast Biomass: Characterization and Application. 2018.
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4. Herrmann W, Geisel J. Vegetarian lifestyle and monitoring of vitamin B-12 status. 2002.
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5. Harusekwi S, Nyamunda B, Mutonhodza B. Development of high protein content homemade bread by nutritional yeast fortification for disadvantaged communities. 2014.
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6. Roth-Maier D, Kettler S, Kirchgessner M. Availability of vitamin B 6 from different food sources. 2009.
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7. Damayanti D et al. Foods and Supplements Associated with Vitamin B12 Biomarkers among Vegetarian and Non-Vegetarian Participants of the Adventist Health Study-2 (AHS-2) Calibration Study. 2018.
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8. Donaldson M. Metabolic Vitamin B12 Status on a Mostly Raw Vegan Diet with Follow-Up Using Tablets, Nutritional Yeast, or Probiotic Supplements. 2000.
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9. Graubaum H, Busch R, Stier H, Gruenwald J. A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Nutritional Study Using an Insoluble Yeast Beta-Glucan to Improve the Immune Defense System. 2012.
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10. Pizarro S, Ronco A, Gotteland M. ß-glucanos: ¿qué tipos existen y cuáles son sus beneficios en la salud? 2014.
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11. McRorie J. Evidence-Based Approach to Fiber Supplements and Clinically Meaningful Health Benefits. 2015.
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12. Sima P, Vannucci L, Vetvicka V. β-glucans and colesterol. 2018.
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13. Gallagher M. Los nutrientes y su metabolismo. En: Mahan L, Escott-Stump S. Krause. Dietoterapia (Edición 12). 2008. Elsevier Masson.
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14. West C, Stanisz A, Wong A, Kunze W. Effects of Saccharomyces cerevisiae or boulardii yeasts on acute stress induced intestinal dysmotility. 2016. D
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15. Pajno G et al. Looking for immunotolerance: a case of allergy to baker’s yeast (Saccharomyces cerevisiae). 2005.
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Por que você pode confiar em mim?

Wissenschaftlicher Artikel
Bekatorou A, Koutinas A, Psarianos C. Production of Food Grade Yeasts .2006.
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Klinische Studie
Graubaum H, Busch R, Stier H, Gruenwald J. A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Nutritional Study Using an Insoluble Yeast Beta-Glucan to Improve the Immune Defense System. 2012.
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