
Como escolhemos
A base de uma vida saudável é a alimentação. Por isso, a grande maioria das pessoas está sempre em busca de uma forma para melhorar a ingestão de nutrientes que possam auxiliar a manter-se com saúde e livre das doenças que mais preocupam, como o câncer de próstata e os problemas cardiovasculares. O que poucos sabem é que o licopeno é um antioxidante potente para prevenir esses males.
Se você sabe pouco sobre o licopeno e seus benefícios, chegou ao lugar certo. A partir de agora, vamos falar sobre os alimentos que contém essa substância, quem pode consumir e de que forma você pode reforçar o seu estoque desse poderoso antioxidante por meio da suplementação. Podemos começar?
Índice
O mais importante
- O licopeno é um pigmento vegetal da família dos carotenoides, com potente ação antioxidante.
- Os alimentos que podem ser considerados fontes de licopeno são as frutas de coloração vermelha, como o mamão e o tomate. A absorção da substância aumenta quando o alimento é cozido e ainda com o uso do azeite de oliva.
- Quando for comprar um suplemento de licopeno, é importante estar consciente sobre suas restrições dietéticas como intolerâncias ou alergias. Ainda é preciso observar a formulação, a combinação de outros compostos e a procedência do produto.
Os melhores suplementos de licopeno do mercado: nossas recomendações
- O suplemento de licopeno em cápsula softgel
- A combinação perfeita de ativos antioxidantes
- O suplemento de licopeno enriquecido com vitamina E
O suplemento de licopeno em cápsula softgel
Se você pretende reforçar seu organismo contando com os benefícios do licopeno, a melhor forma é com a suplementação por meio do consumo diário do antioxidante por meio de cápsulas.
Neste caso, um grande diferencial é a apresentação do produto já que as pílulas desenvolvidas em softgel são muito mais fáceis de engolir. Além disso, ela se dissolve mais rapidamente, começando, em pouco tempo, a atuar na saúde do seu organismo.
A combinação perfeita de ativos antioxidantes
Quem quer reforçar a ação do licopeno com outro antioxidante potente, já pode colocar esse suplemento na rotina. A ação combinada do licopeno e do selênio reforça o sistema imunológico, fortalece a saúde da próstata e previne doenças cardiovasculares.
Mas os benefícios são ainda maiores, pois os dois elementos têm propriedades que combatem os radicais livres, mantendo seu corpo jovem e saudável por mais tempo, prevenindo do câncer e doenças degenerativas.
O suplemento de licopeno enriquecido com vitamina E
Unindo as propriedade do licopeno e os benefícios da vitamina E, esse suplemento em cápsulas é famoso por prevenir doenças relacionadas à próstata, diversos tipos de câncer e ainda, fortalecer o sistema cardiovascular, protegendo o coração.
Assim como a vitamina E, o licopeno é um poderoso antioxidante. Isso significa que ajuda a combater os efeitos dos radicais livres, que causam o envelhecimento do organismo, deixando-o longe dos sinais da idade.
Guia de compras: O que você precisa saber sobre o licopeno
(Fuente: Mandic: 103722374/ 123rf.com)
O que é o licopeno e para que serve?
A estrutura molecular do licopeno reage na presença dos radicais livres, que são as substâncias ligadas ao envelhecimento precoce e danos aos tecidos com o passar do tempo. Ao lutar contra o excesso de radicais livres, o licopeno atua na prevenção de um grande número de doenças que têm sua origem em danos oxidativos.
Em outras palavras, isso significa que o consumo desse pigmento vegetal deve ser parte das estratégias de prevenção de doenças. Diversos especialistas defendem uma dieta que inclua frutas e verduras. Assim, a alimentação rica em antioxidantes, a prática de esportes e o abandono do tabaco, seriam capazes de evitar até 70% das mortes prematuras(2).
(Fonte: Pustynnikova: 87720672/ 123rf.com)
Quais alimentos contêm licopeno?
De acordo com nutrólogos e outros especialistas, para consumir a dose recomendada de licopeno para contar com bons efeitos(2), é preciso consumir aproximadamente 400 gramas de frutas e verduras vermelhas todos os dias. A tabela a seguir mostra os alimentos com mais concentração de licopeno(3):
Alimento (100 gramas) | Conteúdo aproximado de licopeno (miligramas) |
---|---|
Goiaba | 5 |
Melancia | 4,5 |
Tomate | 3 |
Papaya | 2 |
Toranja | 1,5 |
Quais os benefícios no consumo de licopeno?
A seguir, mostramos informações mais detalhadas sobre os estudos mais recentes a respeito dos benefícios do licopeno para a saúde:
- Saúde cardiovascular: foi observada a redução no colesterol “ruim” (LDL) e triglicerídeos em pessoas que consumiram entre 20 e 40 mg de licopeno diariamente. Entende-se que o efeito antioxidante pode impedir a deposição de placas de colesterol na parede arterial(4);
- Proteção solar: estudos descobriram que este composto também costuma se depositar nas células da pele. Ali, ele é capaz de capturar mais radiação solar, exercendo um efeito protetor contra o fotoenvelhecimento. Embora sejam necessários mais dados, trata-se se um efeito muito promissor a ser confirmado. (5);
- Textura da pele: a suplementação de licopeno tem sido associada à melhora da textura e maciez da pele;
- Saúde ocular: o consumo desse antioxidante pode atrasar a progressão da principal causa de cegueira em pessoas idosas: a degeneração macular (DMAE) (6);
- Saúde mental: Pequenos estudos, ainda pontuais(1), mostram que o licopeno pode melhorar doenças neurológicas, como o Alzheimer. Além disso, uma pesquisa associou os baixos níveis de licopeno com maior incidência de depressão e ansiedade;
- Saúde da próstata: a hipertrofia da próstata, que causa retenção urinária e um possível aumento do risco de câncer no futuro pode ter como método preventivo o consumo de licopeno. A substância tem sido associado a uma menor ocorrência de doenças da próstata. (1, 7, 8);
- Prevenção do câncer: dietas com quantidade suficiente de licopeno têm sido associadas a diminuição na frequência de ocorrência de certos tipos de câncer (pulmão, mama, próstata e rim, principalmente).
É importante esclarecer que o câncer abrange várias doenças, com mecanismos muitas vezes desconhecido. Não há garantia de que uma determinada molécula possa proteger contra a ocorrência das mutações que dão origem à doença.
Por enquanto, a melhor prevenção do câncer ainda é evitar drogas, levar uma vida ativa, com dieta saudável (2, 9).
O licopeno é mesmo tão eficiente?
Evidência alta ou moderada | Necessita de mais dados |
---|---|
Efeito antioxidante | Alívio da hipertrofia prostática |
Menor frequência de doenças cardiovasculares | Melhora da saúde ocular |
Redução de inflamações | Melhora na textura da pele |
Redução na oxidação dos ácidos graxos | Proteção da pele contra o fotoenvelhecimento |
--- | Equilíbrio neuronal |
--- | Menor incidência de alguns tipos de câncer |
Como utilizar o suplemento de licopeno?
Porém pode ser que você não consiga atingir esses níveis. Sendo assim, você pode procurar por uma suplementação, sobretudo se estiver em uma das seguintes situações:
- Está em uma dieta de emagrecimento extremamente restritiva;
- Sofre de falta de apetite e custa a conseguir atingir o consumo calórico mínimo recomendado por dia;
- Tem alguma condição que eleva os níveis de oxidação e inflamação. Isso é comum em pessoas que vivem sob situações de estresse intenso ou com hábitos pouco saudáveis.
Nestes casos, sua dieta e as condições diárias não contribuem para o consumo da quantidade adequada de licopeno.
Portanto, o ideal é utilizar suplementos que façam um aporte diário desse antioxidante no seu organismo. Para fazer o uso correto dessa substância, preparamos algumas recomendações básicas, porém importantes(10):
- Dose: ainda não há consenso sobre a dose diária recomendada para suplementação de licopeno. A maioria dos fabricantes recomenda tomar 10 a 30 gramas de licopeno, duas vezes por dia;
- Com ou sem alimentos: o consumo durante as refeições é importante para melhorar a biodisponibilidade do licopeno;
- Tempo para sentir os efeitos: não há um período definido de tempo para que os efeitos do licopeno possam ser percebidos. Lembre-se de que a maioria dos suplementos leva entre 30 e 60 dias para mostrar seus primeiros efeitos. O licopeno pode ser usado com segurança por até 360 dias. Depois disso, vale a pena consultar um especialista.
Como mostramos na nossa lista de recomendações, você pode encontrar os suplementos de licopeno na forma de cápsulas, pílulas e comprimidos. O mais comum será encontrar o licopeno como parte dos ingredientes de um suplemento polivitamínico.
Também é possível fazer a suplementação com a forma líquida, ainda que mais rara no mercado. Neste caso, a molécula é geralmente dissolvida em azeite de oliva para aumentar sua biodisponibilidade.
Quais cuidados seguir na suplementação com licopeno?
Até o momento, não há registro de nenhum envenenamento pela suplementação excessiva de licopeno. Se esse pigmento for consumido excessivamente, é possível que a pele seja tingida com um tom de laranja. Esse efeito, que pode ser desagradável para alguns, é completamente inofensivo e desaparece após o abandono da suplementação (10).
No entanto, qualquer substância estranha ao nosso organismo tem o potencial de causar efeitos indesejáveis se não for administrada da forma adequada. Por isso, leia atentamente a lista de contra-indicações e gia à risca todas as orientações do fabricante.
Evite usar licopeno se pertencer a um dos grupos de indivíduos listados aqui:
- Pessoas sob tratamento oncológico: o efeito antioxidante do licopeno pode interferir na ação efetiva do tratamento contra o câncer. Seu uso não é recomendado durante ciclos de quimioterapia ou durante sessões de radioterapia(11);
- Alérgicos a licopeno: pessoas alérgicas ao tomate, mamão, goiaba ou qualquer outro produto rico em licopeno podem ter reações alérgicas durante o uso deste suplemento. Portanto, seu uso não é recomendado;
- Pessoas com problemas de coagulação: ainda sem confirmação, o licopeno pode ter um efeito anticoagulante leve. Por esse motivo, o uso por indivíduos com distúrbios hemorrágicos deve ser supervisionado por um médico. Da mesma forma, recomenda-se abandonar a suplementação de licopeno pelo menos duas semanas antes de qualquer procedimento cirúrgico;
- Gestantes ou lactantes: um estudo recente associou o consumo de suplementos de licopeno na gravidez com o aumento de partos prematuros. Assim, é aconselhável suspender o uso durante a gravidez. Durante a lactação também é importante manter-se afastada da suplementação, pois a molécula é excretada no leite materno(10);
- Crianças: Assim como ocorre com qualquer outro suplemento, a ingestão não é recomendada para crianças pequenas.
(Fonte: Polc: 90263590/ 123rf.com)
Critérios de compra
Agora que você já conhece muito mais sobre o licopeno, pode ser que esteja decidido a incluí-lo na sua rotina por meio da suplementação. Trata-se de uma ótima decisão, já que nem sempre é possível consumir toda a quantidade recomendada de vegetais ao longo do dia. Porém, antes de comprar o seu suplemento, recomendamos que veja mais alguns pontos que podem ser determinantes na hora da compra.
Restrições nutricionais
A maioria dos suplementos de licopeno são adequados para vegetarianos e veganos, por ter origem 100% vegetal. Ainda assim, é importante verificar se o material da cápsula não seja de origem animal.
Além disso, lembre-se de considerar suas restrições, como intolerância ou alergia a algum componente da fórmula. Garanta que o suplemento não ofereça qualquer risco à sua saúde.
(Fonte: Thanh Thu Thai: 97704901/ 123rf.com)
Sustentabilidade
Antes de comprar, verifique a procedência dos produtos e pesquise sobre a cultura da empresa, sobretudo se você prefere consumir de pequenos produtores, incentivando a agricultura sustentável econômica e ecologicamente.
Algumas marcas podem fazer uso de produtos transgênicos. Para evitar consumi-los, caso deseje, consulte a certificação "Não-OGM", que garante o não emprego de alimentos geneticamente modificados.
Composição
A forma mais comum de encontrar a suplementação com licopeno é em combinação com outros ingredientes, na forma de multivitamínico. Em geral, outros compostos antioxidantes serão adicionados, como vitaminas A, C e E e carotenos. Assim, você poderá escolher a combinação que mais faz sentido de acordo com outras necessidades do seu organismo.
Se você é fumante, seja mais cauteloso. O beta-caroteno, um ingrediente geralmente usado em combinação com o licopeno, tem sido associado ao aumento na incidência do câncer de pulmão em fumantes. Nesse caso, é importante escolher um suplemento que contenha apenas licopeno. Ou, melhor ainda, abandonar o cigarro!
Conservação
O consumo do suplemento de licopeno após a data de validade não é perigoso. O mais provável é que o efeito seja reduzido ou nulo. Neste caso, você estará consumindo algo que não trará benefícios.
Além da data de validade, a forma de conservação também é importante. Para preservar as propriedades da molécula, mantenha armazenada em um local fresco e seco, longe de odores agressivos e da incidência de luz.
Resumo
Uma dieta rica em antioxidantes é uma das bases para a vida saudável, longe de doenças. Por isso, é normal que todas as pessoas busquem sempre mais informações e queiram consumir essas substâncias que ajudam a combater a ação dos anos no organismo, sobretudo no sistema imunológico, cardiovascular e neurológico.
Pensando nisso, trouxemos todos os detalhes a respeito do licopeno e de que forma ele pode proporcionar mais saúde e defesas ao corpo. Falamos sobre as formas de suplementação, o consumo consciente desse composto e suas combinações com outros nutrientes. Com todas as dicas e orientações, você já sabe tudo o que precisa para escolher o melhor suplemento de licopeno.
Se esse artigo foi importante para entender mais sobre esse poderoso antioxidante, conte-nos aqui nos comentários e compartilhe esse material. Obrigado e até mais!
(Fonte da imagem destacada: Shebek: 22366268/ 123rf.com)
Referências (11)
1.
Barrie R. Cassileth, MS P. Lycopene. 2010 [cited 2019 Dec 2];
Fonte
2.
Lycopene Uses, Benefits & Dosage - Drugs.com Herbal Database [Internet]. [cited 2019 Dec 2].
Fonte
3.
Story EN, Kopec RE, Schwartz SJ, Harris GK. An Update on the Health Effects of Tomato Lycopene. Annu Rev Food Sci Technol [Internet]. 2010 Apr [cited 2019 Dec 2];1(1):189–210.
Fonte
4.
Chen P, Zhang W, Wang X, Zhao K, Negi DS, Zhuo L, et al. Lycopene and Risk of Prostate Cancer. Medicine (Baltimore) [Internet]. 2015 Aug 1 [cited 2019 Dec 2];94(33):e1260.
Fonte
5.
Ilic D, Misso M. Lycopene for the prevention and treatment of benign prostatic hyperplasia and prostate cancer: A systematic review. Maturitas [Internet]. 2012 Aug [cited 2019 Dec 2];72(4):269–76.
Fonte
6.
Schleicher M, Weikel K, Garber C, Taylor A. Diminishing Risk for Age-Related Macular Degeneration with Nutrition: A Current View. Nutrients [Internet]. 2013 Jul 2 [cited 2019 Dec 2];5(7):2405–56.
Fonte
7.
Petyaev IM, Pristensky D V., Morgunova EY, Zigangirova NA, Tsibezov V V., Chalyk NE, et al. Lycopene presence in facial skin corneocytes and sebum and its association with circulating lycopene isomer profile: Effects of age and dietary supplementation. Food Sci Nutr [Internet]. 2019 Apr 13 [cited 2019 Dec 2];7(4):1157–65.
Fonte
8.
Mozos I, Stoian D, Caraba A, Malainer C, Horbanczuk JO, Atanasov AG. Lycopene and vascular health [Internet]. Vol. 9, Frontiers in Pharmacology. Frontiers Media S.A.; 2018 [cited 2019 Dec 2].
Fonte
9.
FoodData Central [Internet]. [cited 2019 Oct 12].
Fonte
10.
Bojórquez RMC, Gallego JG, Collado PS. Propiedades funcionales y beneficios para la salud del licopeno [Internet]. Vol. 28, Nutricion Hospitalaria. 2013 [cited 2019 Dec 2]. p. 6–15.
Fonte
11.
S. Agarwal AVR. Tomato lycopene and its role in human health and chronic diseases. Postharvest Biol Technol [Internet]. 2004 Dec 19 [cited 2019 Dec 2];34(3):227–35.
Fonte