
Como escolhemos
A maca peruana possui muitos nutrientes e propriedades medicinais. Seus benefícios tem sido cada vez mais conhecidos ao redor do mundo.
O consumo regular da maca peruana está associado com o aumento da energia, melhora da função sexual e da saúde reprodutiva, redução da incidência de depressão, prevenção da osteoporose e diminuição dos sintomas da menopausa, dentre outros benefícios que você descobrirá neste guia.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Os melhores suplementos de maca peruana: Nossas sugestões
- 4 Guia de Compras: O que você deve saber sobre os suplementos de maca peruana
- 4.1 Quais são os nutrientes que a maca peruana oferece?
- 4.2 Por que utilizar a maca peruana é benéfico para a saúde?
- 4.3 Qual é o sabor da maca?
- 4.4 Como se deve tomar a maca peruana?
- 4.5 É verdade que a maca peruana aumenta a fertilidade?
- 4.6 Existem contraindicações para a maca peruana?
- 4.7 A maca peruana oferece benefícios para os esportistas?
- 5 Que tipos de maca peruana existem e qual é mais adequada para você?
- 6 Critérios de Compra
- 7 Resumo
O mais importante
- A maca peruana é uma planta capaz de crescer nos Andes peruanos, em altitudes acima de 4000 metros do nível do mar. Existem registros arqueológicos que mostram que a maca peruana tem sido usada para fins nutricionais e medicinais desde épocas anteriores aos incas.
- Ela ajuda a aumentar o nível de energia, melhorar a resistência física, aumentar a fertilidade e atenuar os sintomas da menopausa. Além disso, ela é fonte de carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, potássio, ferro e vitamina B3.
- Tradicionalmente, a maca peruana é consumida fresca ou seca. Atualmente, a maioria das pessoas a inclui na sua dieta na forma de suplementos alimentares em pó, comprimidos ou cápsulas.
Os melhores suplementos de maca peruana: Nossas sugestões
A escolha de um suplemento de maca peruana pode ser bastante complicada devido ao grande número de marcas existente no mercado atualmente. Para facilitar essa escolha, nesta seção, preparamos uma seleção com os melhores suplementos de maca peruana que você pode encontrar no mercado.
A maca peruana mais concentrada
Essa maca peruana é ultra concentrada, o que significa que basta que você tome uma cápsula por dia para que você tenha os efeitos desejados. Assim, você poderá economizar dinheiro, já que comprando um produto de outro marca seria necessário consumir um número maior de cápsulas diariamente. Ela também é capaz de aumentar o seu vigor sexual.
A melhor maca peruana em kit
Esse kit de maca peruana contém três frascos com 60 cápsulas cada. O extrato puro da maca peruana é rico em proteínas, vitaminas, minerais, fibras e substâncias bioativas, que ajudam a aumentar os níveis de energia, a imunidade e o desempenho nas tarefas diárias. Assim, você terá um dos melhores produtos disponíveis no mercado atualmente para melhorar significativamente a sua rotina.
A melhor maca peruana em pó
Se você deseja adquirir uma maca peruana em pó, para misturar nos alimentos ou bebidas, esse produto fabricado pela NTR é ideal para você. Ele é rico em fibras, vitaminas e minerais e promove uma melhora no seu desempenho sexual, já que aumenta a libido. Ele também tem propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento.
Guia de Compras: O que você deve saber sobre os suplementos de maca peruana
Nesta seção, responderemos às perguntas mais comuns relacionadas à maca peruana. Você conhecerá os benefícios, propriedades, usos e contraindicações deste suplemento. Por isso, confira as informações que disponibilizamos para você abaixo.
A maca peruana oferece benefícios para a memória. (Fonte: Citalliance: 35810638 / 123rf.com)
Quais são os nutrientes que a maca peruana oferece?
- Carboidratos: 54-60 gramas. A maca peruana negra normalmente tem um nível mais alto de carboidratos (em torno de 70%).
- Fibra alimentar: 8 gramas
- Lípidos: 1 grama
- Proteínas: 10 gramas
- Minerais: ferro (14,7 miligramas), cálcio (250 miligramas), potássio (2050 miligramas), zinco (3,8 miligramas) e cobre (5,9 miligramas)
- Vitaminas: Vitamina B3 (niacina): 43 miligramas
Por que utilizar a maca peruana é benéfico para a saúde?
A maca peruana fortalece o sistema imunológico. (Fonte: Ildipapp: 15088618 / 123rf.com)
Os benefícios cientificamente comprovados da maca peruana são os seguintes:
- Aumenta o nível de energia
- Aumenta a fertilidade feminina e masculina
- Diminui o risco de desenvolver osteoporose
- Atenua os sintomas da menopausa
- Tem uma poderosa ação antioxidante e antienvelhecimento
- Protege a pele dos danos causados pela exposição ao sol
- Favorece a restauração do equilíbrio corporal em uma situação estressante
- Melhora a capacidade física e aumenta o desempenho dos atletas
- Normaliza os níveis de glicose no sangue (nível de açúcar no sangue)
Qual é o sabor da maca?
Uma boa maneira de melhorar o sabor do produto é combiná-lo com cacau, chocolate, banana, café, canela ou leite.
A maca peruana vermelha é a mais doce e suave, enquanto a maca peruana negra é um pouco mais amarga.
Como se deve tomar a maca peruana?
O pó de maca peruana deve ser dissolvido em bebidas (água, chá, leite, café, sucos), iogurte ou sopas, e também pode ser misturado com cereais, granola, panquecas ou waffles.
No caso de cápsulas, é aconselhável tomá-las juntamente com o café da manhã ou almoço, acompanhadas de um gole de água. Não é aconselhável tomar a maca peruana à noite, pois pode causar insônia ou dificuldades para dormir.
Os antioxidantes da maca peruana protegem o corpo do envelhecimento. (Fonte: Martinak: 45673672 / 123rf.com)
É verdade que a maca peruana aumenta a fertilidade?
No caso dos homens, o consumo regular da maca peruana tem sido associado a um impacto positivo, já que aumenta a quantidade de espermatozoides e sua mobilidade.
Existem contraindicações para a maca peruana?
No entanto, é aconselhável respeitar as doses recomendadas pelos fabricantes para não pôr em risco a sua saúde. Abaixo você encontrará alguns casos em que a maca peruana pode não ser recomendada:
- Toda pessoa que sofre com alguma doença grave ou que tome medicamentos para doenças crônicas. Não se deve consumir nenhum suplemento sem antes consultar um médico.
- As grávidas e lactantes não devem consumir a maca peruana. Não existem estudos que garantam a segurança deste suplemento durante essas etapas.
- Pessoas com insuficiência renal ou hepática não devem consumir a maca peruana. Assim como pessoas que sofrem de insônia.
- Pessoas que possuem problemas na tiroide. Consulte seu endocrinologista antes de começar a tomar a maca peruana, pois ela pode causar um desequilíbrio hormonal.
- Quem possui um estômago sensível, pode se beneficiar do consumo de maca peruana gelatinizada. A digestão é mais rápida e fácil.
Algumas pessoas vivenciam efeitos adversos leves durante os primeiros dias de consumo da maca peruana, como dor de estômago, insônia, náusea, tontura, nervosismo, erupções cutâneas e inchaço abdominal. Se esses desconfortos persistirem, é importante consultar um médico.
A maca peruana oferece benefícios para os esportistas?
Estudos realizados com ratos revelaram que a maca peruana negra aumenta o rendimento físico em 500%.
Que tipos de maca peruana existem e qual é mais adequada para você?
Existem diferentes tipos de maca peruana e diferentes formatos em que ela pode ser consumida. A seguir, vamos revelar as diferenças entre cada um dos suplementos de maca peruana para que você possa tomar a melhor decisão com base nas suas necessidades e preferências.
Tipos de maca peruana
Tipo de Maca | Benefícios |
---|---|
Amarela/dourada | Mais energia, menos cansaço, melhor estado de ânimo, aumenta a fertilidade e a líbido, além de reduzir os incômodos causados pela menopausa |
Vermelha | Contribui para o tratamento da hiperplasia prostática benigna, diminui o envelhecimento, e previne a osteoporose e as fraturas ósseas |
Negra | Promove a produção de espermatozoides (espermatogênese), melhora a resistência física, favorece a aprendizagem e a memória |
É preciso esclarecer que, apesar de suas diferenças, os três tipos de maca peruana se desenvolvem em condições ambientais semelhantes. Além disso, as denominações "amarelo, vermelho ou negro" referem-se à cor externa da maca peruana, mas o pó resultante da moagem é sempre bege.
Tipos de suplementos de maca peruana
- Em pó: Após a colheita, a raiz da maca peruana é seca ao sol por 10 a 15 dias. Em seguida, a raiz é cortada em pedaços menores e cada uma dessas partes é desidratada pela exposição à temperaturas não superiores a 45 °C. Os pedaços de maca peruana seca são moídos até ser obtido um pó ultrafino.
- Em cápsulas ou comprimidos: As cápsulas e comprimidos também consistem em pó de maca peruana, que está contido em uma cápsula ou comprimido revestido com celulose vegetal (hipromelose). As cápsulas têm um sabor suave, quase neutro, e devem ser consumidas juntamente com um copo de água. Alguns fabricantes incorporam outros nutrientes nas cápsulas, como, por exemplo, vitamina B12 ou L-arginina, a fim de aumentar os efeitos da maca peruana.
Critérios de Compra
De todos os suplementos de maca peruana que você pode encontrar no mercado, existe sempre um que é o mais adequado para você. Para descobrir qual deles é o melhor, você deve avaliar certos critérios de compra, conforme listados abaixo:
- Benefício desejado
- Preço
- Facilidade de consumo
- Dose diária recomendada
- Componentes alérgicos/certificações
Benefício desejado
A escolha do tipo de maca peruana depende do efeito que você deseja obter após o consumo. Se você estiver interessado em tomar este suplemento para ter mais energia, diminuir o desconforto da menopausa ou aumentar o desejo sexual, você pode escolher qualquer variedade de maca peruana (amarela, vermelha ou preta). No entanto, a maca peruana amarela seria a mais conveniente por ser mais econômica.
Por outro lado, se você é homem e deseja melhorar sua fertilidade, a variedade indicada é a maca peruana negra, pois ela estimulará a produção de esperma. Esse tipo de maca peruana também é recomendado para quem busca melhorar sua resistência física, como, por exemplo, os corredores.
A maca peruana vermelha é a mais conveniente para mulheres que estejam passando pela menopausa ou pós-menopausa, pois ajuda a aliviar os sintomas desse estágio, além de prevenir a osteoporose. Para pessoas com diabetes e / ou resistência à insulina, recomenda-se a maca negra. Essa variedade também pode ser muito benéfica para os estudantes que desejam melhorar o seu rendimento.
Preço
O pó da maca peruana costuma ser mais barato que as cápsulas. Dentre os tipos de maca peruana também existem diferenças de preço, pois a maca amarela é a mais barata dentre as três variedades, enquanto as macas vermelha e preta têm preços semelhantes.
Maca peruana amarela | Maca peruana vermelha | Maca peruana negra | |
---|---|---|---|
Preço | Baixo | Moderado | Moderado |
Facilidade de consumo
Esse é outro critério importante de compra. As cápsulas de maca peruana são fáceis de consumir e, com apenas um gole de água você consegue ingerir o suplemento. Elas também são cômodas para carregar na sua bolsa e você pode levá-las para qualquer lugar.
Ao consumir o suplemento de maca peruana em pó, você deve misturá-lo com algum líquido (água, leite, suco, iogurte, bebida vegetal ou milk-shake), polvilhar o suplemento sobre cereais ou integrá-lo em preparações (panquecas, biscoitos ou waffles). Isso exige um pouco mais de tempo e planejamento.
Dose diária recomendada
A maioria dos fabricantes de cápsulas de maca peruana procura concentrar os ingredientes ativos deste suplemento para reduzir a dose para uma única cápsula diária. Em outros casos, pode ser necessário consumir duas, três ou até quatro cápsulas por dia.
Quanto ao pó de maca peruana, a dose recomendada é de 1 a 3 colheres de chá por dia, uma quantidade que pode ser facilmente incorporada a uma panqueca ou milk-shake.
Componentes Alérgicos/Certificações
É importante que você compre um suplemento de maca peruana em pó que seja de produção orgânica, ou seja, que nenhum agrotóxico ou aditivo artificial tenha interferido em seu cultivo ou processamento. Caso contrário, a maca peruana pode ser contaminada com resíduos tóxicos.
A maca peruana é adequada para celíacos, mas é preciso procurar o selo que indica que não contém glúten, pois o produto pode ter resquícios de trigo, aveia, cevada ou centeio durante a moagem.
Critério de compra | Maca peruana em pó | Maca peruana em cápsulas |
---|---|---|
Facilidade de consumo | Deve ser misturada com bebidas, cereais ou outros preparados | A cápsula deve ser tomada acompanhada com água |
Sabor | As vezes é necessário combinar com café, chocolate, banana ou canela para melhorar o seu sabor | Neutro |
Dose diária recomendada | 3 a 9 gramas (1 a 3 colheradas) | 1 a 3 cápsulas |
Componentes alérgicos/certificações | Busque pela indicação na embalagem de que o alimento é orgânico e livre de glúten | Verifique se possui certificações de que o produto foi inspecionado e está apto ao consumo |
Preço | Mais barato | Mais caro |
Resumo
A maca peruana é um suplemento que tem efeitos benéficos em diferentes aspectos da saúde, além de proporcionar mais energia e vitalidade para o dia a dia dos usuários. Dessa maneira, ciência e tradição se misturam para gerar um suplemento que pode contribuir muito para melhorar a saúde e o bem-estar.
Nas diferentes seções deste guia, aprofundamos as variedades de maca peruana, bem como suas propriedades biológicas, nutrientes, usos, formas de consumo, efeitos adversos e contraindicações. Assim, você será capaz de fazer a melhor escolha.
Se você gostou deste Guia de Compras, não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais.
(Fonte da imagem destacada: Uliasz: 28099410 / 123rf.com)