Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

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Enriquecer a sua vida física é fácil quando você integra uma dieta equilibrada. Neste aspecto, a manteiga de amendoim não é exceção. Sua alta proteína e nutrientes lhe renderam um lugar entre os mais recomendados. Use-o para reinventar sua dieta e iniciar hábitos que funcionem para você.

Tão saudável quanto delicioso, este alimento é o companheiro de centenas de receitas nutritivas para o organismo. Nós recomendamos combiná-lo com lanches e refeições 1-2 vezes por semana para se beneficiar de toda a sua bondade. Consumi-lo trará um melhor equilíbrio à sua dieta, assim como lanches inesquecíveis, é claro.




Mais importante

  • A manteiga de amendoim é rica em proteínas, por isso ela combina muito bem com um estilo de vida saudável.
  • Quanto menos açúcares, gorduras e aditivos uma manteiga de amendoim tiver, melhores serão os benefícios.
  • Usar as qualidades do creme para o seu bem-estar envolve o consumo responsável. Aproveite-o no máximo 2 vezes por semana e use 1-2 colheres de sopa de cada vez.

Manteiga de amendoim: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim está aqui para deliciar seu paladar. Sua apresentação suave e crocante aumenta a versatilidade de seu sabor para criar pratos deliciosos. Aproveite todos os nutrientes do amendoim em uma apresentação para todas as suas refeições.

A manteiga de amendoim é rica em proteínas, por isso combina muito bem com um estilo de vida saudável. (Fonte: Galitckaia: 102407814/ 123rf.com)

Quais são os benefícios da manteiga de amendoim?

Os amendoins são uma noz de alta caloria, mas também são uma excelente fonte de proteína. Em 100 gramas de produto você consome quase metade da proteína diária recomendada. É impossível não incluir o alto conteúdo de proteína do amendoim (quase 25%)(1) em suas deliciosas dietas saudáveis.

O amendoim não esqueceu os outros nutrientes, pois seu alto conteúdo de potássio, vitamina E, zinco, ômega 3, fibra, fósforo e vitamina B6 lhe dá um dos cremes mais saudáveis também(1). Esta fruta também foi avaliada como redutor de risco para doenças cardiovasculares(2)(3) e até ajuda a prevenir o diabetes tipo 2 nas mulheres se substituída por alimentos menos saudáveis(4).

Fibra, vitaminas como B e E, assim como gorduras monoinsaturadas, são alguns dos componentes que ela oferece para você levar uma vida saudável(5). Na tabela a seguir apresentamos tudo o que uma boa manteiga de amendoim fornece(6). Estas recomendações se aplicam a homens e mulheres de 20-39 anos que se exercitam com moderação.

Manteiga de amendoim (100g) Recomendação diária para homens Recomendação diária para mulheres
Protein 27g 54g 41g
Calorias 599 Kcal 3.000 Kcal 2.300 Kcal
Lipids 49g 100-117g 77-89g
Carbohydrates 8.5g 375-413g 288-316g
Fibre 8.1g mais de 35g mais de 25g
Magnesium 174mg 350mg 330mg
Calcium 61mg 1.000mg 1.000mg
Potassium 680mg 3.500mg 3.500mg
Vitamina E 8,1mg 12mg 12mg
Vitamina B6 0,5 mg 1,8mg 1,4mg

Quantas calorias há na manteiga de amendoim?

Um punhado de 25g desta fruta fornece 150 Kcal ou entre 5% e 7% de uma dieta saudável para ambos os sexos(6). Para lhe dar algum contexto, amêndoas e avelãs fornecem 151 e 147 Kcal respectivamente e nozes 153 Kcal. É por isso que se diz que as nozes são excelentes fontes de energia.

Tem uma composição nutricional equilibrada e é mais acessível do que outras nozes.(1)

Portanto, sim, a manteiga de amendoim é alta em calorias, mas o consumo moderado é eficaz para contribuir para o seu bem-estar físico. Um estudo da Universidade de Houston chamado de manteiga de amendoim saudável e nutritiva, descobrindo que seu consumo reduziu o índice de massa corporal quando usada como substituto de alimentos menos benéficos(7).
A

manteiga de amendoim é melhor que a de amêndoa?

Ambas são altamente nutritivas. Poderíamos dizer que a manteiga de amendoim tem um pouco mais de proteína do que a manteiga de amêndoa. Vamos notar também que o creme de amêndoa tem um pouco mais de fibra do que o seu correspondente amendoim, assim como mais vitaminas e minerais.

A seguinte comparação nutricional leva 100 gramas de ambos os alimentos, mas considere que eles são frequentemente acompanhados por outros ingredientes, então eles são uma adição adicional aos seus nutrientes diários(8).

Peanut cream (100g) Creme de amêndoa (100g)
Energy 597 Kcal 614 Kcal
Calories 599 Kcal 614 Kcal
Protein 22,5g 20.96g
Carbohydrateshx 22.3g 18.82g
Monounsaturated fatshx 25.4g 32.4g
Vitamin E 9.11 mg 24.21 mg

A

manteiga de amendoim é boa para emagrecer?

Se você substituir alimentos insalubres em sua dieta por manteiga de amendoim, será mais fácil reduzir sua massa corporal(7). Acontece que a manteiga de amendoim está cheia de nutrientes, o suficiente para lhe dar uma sensação de ter comido o suficiente para evitar o consumo excessivo. Portanto, ao mudar para uma dieta saudável e rica em nutrientes, os amendoins são bons para as suas resoluções de Ano Novo.

O consumo moderado deste alimento é seu aliado na regulação da sua dieta e, portanto, do seu peso quando se trata de uma alimentação saudável. Quando se trata de manteiga de amendoim, os melhores para a nutrição sempre oferecem 100% de amendoins em sua composição. Apenas não exagere e varie sua dieta com outros nutrientes. Desta forma, a contribuição do amendoim valerá a pena.

É manteiga de amendoim para atletas?

Entre os nutrientes do amendoim, destaca-se a sua generosa quantidade de proteína. É por isso que é uma boa idéia consumir manteiga de amendoim antes de ir para a cama para fortalecer seus músculos. A manteiga de amendoim satisfaz muito bem suas necessidades nutricionais e, se você regular seu consumo, nunca será contraproducente.

Sabe-se que consumir manteiga de amendoim pura, ou seja, aquela feita somente de amendoim torrado, sem aditivos como o açúcar, é muito benéfico. Isto porque ele é rico em magnésio e potássio, portanto contribui para melhores contrações musculares. Além disso, você não precisa se preocupar em ganhar peso se seu consumo for bem medido e seus pratos tiverem variedade.

Quanto menos açúcares, gorduras e aditivos uma manteiga de amendoim tiver, melhores serão seus benefícios realizados. (Fonte: Logvinovich: 110674664/ 123rf.com)

Como servir manteiga de amendoim com manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim é muito versátil no sabor. Aproveite-o no brinde com frutas e em bebidas, mesmo para acompanhar seus vegetais, ele é indispensável para seus nutrientes. Ele também fornece uma quantidade razoável de energia para lanches pré-treino. Aqui estão algumas idéias para pratos saudáveis

  • Um pão de banana de amendoim feito de pão integral espalhado com 50g de amendoim e pedaços de banana. Adicione mel e chia para um sabor mais profundo.
  • Sorvete de amendoim com banana feita de 2 bananas maduras congeladas que você amassa e uma vez que sua mistura esteja cremosa, acrescente 20g de sua manteiga de amendoim favorita. Finalmente, congele sua criação em um recipiente hermético por uma hora.
  • Molho de amendoim e iogurte feito com 200 gramas de iogurte natural e 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim. Basta bater por 3 a 4 minutos e adicionar mel a gosto, se preferir.
Mantenha sua manteiga de amendoim em um lugar fresco, longe da luz direta do sol.

Onde manter a manteiga de amendoim?

Geralmente é bom manter sua manteiga de amendoim em um frasco esterilizado. Se for feito em casa, mantenha-o na geladeira no mesmo frasco e ele durará alguns meses. Quando o creme é sua própria criação, depois de um tempo você terá que mexer novamente com uma colher o óleo que provavelmente brotou para a superfície de sua manteiga, não se preocupe, é um benefício de ficar natural.

Quando se trata de comprar cremes é preferível que você os mantenha em um espaço fresco e seco em sua cozinha. Também é bom evitar expô-los à luz solar, pois eles podem ser danificados. Finalmente, uma temperatura abaixo de 25°C permitirá que seus cremes mantenham seu sabor requintado por até três meses após a abertura.

Como fazer manteiga de amendoim caseira?

Para que esta delicadeza acompanhe seu repertório de receitas, você precisa de muito poucos ingredientes. Tudo o que você precisa fazer é descascar a fruta ou já a descascar. Em seguida, moa por dois a três minutos até obter uma pasta macia e você está pronto.

Adicione sabor a gosto adicionando meia colher de chá de sal a cada 400g de creme. Você também pode combiná-lo com mel ou açúcar se preferir experimentar algo mais doce.

Critérios de compra

Combinar um alimento ao seu estilo de vida é complicado. Felizmente, existem espalhar amendoins feitos sob medida que irão contribuir para os seus gostos. A manteiga de amendoim vai fazer parte da sua rotina semanal, portanto preste atenção ao escolher seu produto.

Orgânico

É claro que o planeta importa. Portanto, tudo que você consome deve produzir o mínimo de desperdício possível. Quando você entra numa alimentação saudável, você quer ter certeza de dar um pouco de volta à natureza, pois ela compartilhou todos os seus nutrientes com você.

Procure por manteiga de amendoim com rótulos orgânicos e ecológicos para garantir que você apóie a mãe terra. Também é bom usar embalagens recicláveis, então procure por embalagens de vidro, por exemplo.

Existem manteigas de amendoim cujo único ingrediente é a própria fruta. Estes são os mais saudáveis. (Fonte: Yastremska: 105191147/ 123RF.com)

Fitness

Surpreende nosso planeta quando ele apresenta frutas como amendoins, quase feitas sob encomenda. Embalados com proteínas e outros bons componentes, como fibras, você verá que estes produtos podem acrescentar muito à sua dieta como atleta.

Há até estudos(7) que ligam os nutrientes do amendoim com maior facilidade de perda de peso. Esta comida é muito equilibrada, então você vai gostar de apresentações que combinam com proteínas extras e aumentam seu desempenho.

Sugars

Há algumas pastas de amendoim muito boas com sabores que não poderíamos imaginar 50 anos atrás. Quando eles incluem açúcares, aditivos e óleos diferentes, você obtém uma experiência com novas sensações. Satisfaça seu paladar adquirindo cremes com todos esses extras enriquecedores.

No entanto, é verdade que suas qualidades saudáveis estão um pouco perdidas com tantos aditivos. É por isso que o mercado também está cheio de pastas 100% orgânicas e naturais que irão reter os nutrientes que você quer.

A manteiga de amendoim tem um sabor ótimo com muitos pratos saudáveis. (Fonte: Shashkina: 55800327/ 123RF.com)

Orgânico

Os produtos de hoje são altamente processados. Como resultado, muitas características naturais dos amendoins são perdidas quando combinados com produtos químicos industrializados. Por esta razão, muitas pessoas preferem consumir manteiga de amendoim 100% orgânica.

Sempre olhe a lista de ingredientes de sua manteiga de amendoim, pois ela será uma prova irrefutável de que é feita somente desta fruta nutritiva.

Processamento orgânico não inclui fertilizantes prejudiciais e também embalagem dos amendoins sem aditivos. Se você está procurando por amendoins naturais, considere fazer o seu próprio no conforto de sua própria casa. Finalmente, não se esqueça que você pode apoiar os negócios locais escolhendo manteigas artesanais e orgânicas.

Textura

No mundo da manteiga de amendoim existem dois tipos de manteiga de amendoim, suave e crocante . A chave está na textura. Cremes crocantes deliciarão seu paladar com pedaços de amendoins embutidos neles, o que para muitos é uma experiência multi-sensorial.

Cremes suaves são dedicados a fornecer aquela textura delicada em sua boca. Esses tipos de cremes facilitam a propagação em sanduíches e a degustação em diferentes bebidas, como smoothies ou coquetéis. É importante levar isso em conta, pois a sensação de toque é fundamental para desfrutar de uma boa refeição.

Resumo

Mantenha um frasco de manteiga de amendoim à mão, pois é um delicioso lanche que adiciona nutrientes à sua dieta. Se você está procurando um lanche equilibrado, rico em proteínas e ideal para controlar sua dieta, manteiga de amendoim é para você. Você terá que combiná-lo com mais do que pão, pois seus nutrientes combinam muito bem com muitos pratos de fitness.

Em qualquer boa dieta você tem que incluir variedade. Amendoins fazem parte dessa variedade, então tente consumi-los com responsabilidade para obter os melhores resultados. Você gostou da publicação? Compartilhe com todos os seus contatos e deixe um comentário se quiser.

(Fonte da imagem em destaque: Koval: 40162391/ 123rf.com)

Referências (8)

1. Rabiatu Bonku, Jianmei Yu, Health aspects of peanuts as an outcome of its chemical composition, Food Science and Human Wellness, Volume 9, Issue 1, 2020, Pages 21-30, ISSN 2213-4530
Fonte

2. Marta Guasch-Ferré, Xiaoran Liu, Vasanti S. Malik, Qi Sun, Walter C. Willett, JoAnn E. Manson, Kathryn M. Rexrode, Yanping Li, Frank B. Hu, Shilpa N. Bhupathiraju, Nut Consumption and Risk of Cardiovascular Disease, Journal of the American College of Cardiology, Volume 70, Issue 20, 2017, Pages 2519-2532, ISSN 0735-1097
Fonte

3. Ternus, Maureen MS, RD; McMahon, Kathleen PhD, RD; Lapsley, Karen PhD; Johnson, Guy PhD Qualified Health Claim for Nuts and Heart Disease Prevention: Development of Consumer-Friendly Language, Nutrition Today: March-April 2006 - Volume 41 - Issue 2 - p 62-66
Fonte

4. Jiang R, Manson JE, Stampfer MJ, Liu S, Willett WC, Hu FB. Nut and peanut butter consumption and risk of type 2 diabetes in women. JAMA. 2002 Nov 27;288(20):2554-60.
Fonte

5. Penny M. Kris-Etherton, Ph.D., R.D., Guixiang Zhao, M.S., M.D., Amy E. Binkoski, B.S., Stacie M. Coval, B.S., Terry D. Etherton, Ph D, The Effects of Nuts on Coronary Heart Disease Risk, Nutrition Reviews, Volume 59, Issue 4, April 2001, Pages 103–111
Fonte

6. Moreiras et al. Tablas de composición de Alimentos. 16° ed. España: Pirámide; 2013.
Fonte

7. Moreno, Jennette P.; Mohammed, Afshan; Moore, Carolyn E.; and Johnston, Craig (2015) "Benefits of a snacking intervention as part of a school-based obesity intervention for Mexican American children," Journal of Applied Research on Children: Informing Policy for Children at Risk: Vol. 6 : Iss. 2 , Article 15.
Fonte

8. Freisling, H., Noh, H., Slimani, N. et al. Nut intake and 5-year changes in body weight and obesity risk in adults: results from the EPIC-PANACEA study. Eur J Nutr 57, 2399–2408 (2018).
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Publicação Científica
Rabiatu Bonku, Jianmei Yu, Health aspects of peanuts as an outcome of its chemical composition, Food Science and Human Wellness, Volume 9, Issue 1, 2020, Pages 21-30, ISSN 2213-4530
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Marta Guasch-Ferré, Xiaoran Liu, Vasanti S. Malik, Qi Sun, Walter C. Willett, JoAnn E. Manson, Kathryn M. Rexrode, Yanping Li, Frank B. Hu, Shilpa N. Bhupathiraju, Nut Consumption and Risk of Cardiovascular Disease, Journal of the American College of Cardiology, Volume 70, Issue 20, 2017, Pages 2519-2532, ISSN 0735-1097
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Ternus, Maureen MS, RD; McMahon, Kathleen PhD, RD; Lapsley, Karen PhD; Johnson, Guy PhD Qualified Health Claim for Nuts and Heart Disease Prevention: Development of Consumer-Friendly Language, Nutrition Today: March-April 2006 - Volume 41 - Issue 2 - p 62-66
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Jiang R, Manson JE, Stampfer MJ, Liu S, Willett WC, Hu FB. Nut and peanut butter consumption and risk of type 2 diabetes in women. JAMA. 2002 Nov 27;288(20):2554-60.
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Penny M. Kris-Etherton, Ph.D., R.D., Guixiang Zhao, M.S., M.D., Amy E. Binkoski, B.S., Stacie M. Coval, B.S., Terry D. Etherton, Ph D, The Effects of Nuts on Coronary Heart Disease Risk, Nutrition Reviews, Volume 59, Issue 4, April 2001, Pages 103–111
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Moreiras et al. Tablas de composición de Alimentos. 16° ed. España: Pirámide; 2013.
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Moreno, Jennette P.; Mohammed, Afshan; Moore, Carolyn E.; and Johnston, Craig (2015) "Benefits of a snacking intervention as part of a school-based obesity intervention for Mexican American children," Journal of Applied Research on Children: Informing Policy for Children at Risk: Vol. 6 : Iss. 2 , Article 15.
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Freisling, H., Noh, H., Slimani, N. et al. Nut intake and 5-year changes in body weight and obesity risk in adults: results from the EPIC-PANACEA study. Eur J Nutr 57, 2399–2408 (2018).
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