Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Quando a maioria das pessoas ouve a palavra "massagem", elas provavelmente não pensam em uma massagem abdominal. A antecipação de tal massagem está um pouco abaixo da média. Apenas cerca de 12% dos homens e 6% das mulheres em uma pesquisa disseram estar ansiosos por uma massagem na barriga (1).

Entretanto, a massagem abdominal pode ser um método simples para aliviar alguns desconfortos - para grandes e pequenos, humanos e animais. Neste artigo nós compilamos dicas e truques sobre como fazê-lo corretamente assim como exemplos de uso (em que casos uma massagem na barriga pode ajudar?).




O mais importante

  • Massagens abdominais não são adequadas apenas para adultos: elas também podem ser realizadas em bebês. Para algumas reclamações, as massagens abdominais são até adequadas para animais.
  • Massagens abdominais podem ter um efeito positivo sobre o intestino grosso (cólon) e estimular a digestão. Eles também podem ajudar com queixas digestivas (por exemplo, flatulência ou constipação).
  • Cuidado: Massagens abdominais não são adequadas para todos! As massagens abdominais não devem ser realizadas durante a gravidez ou em casos de inflamação aguda ou crônica na área abdominal. Você também não deve realizar uma massagem abdominal após uma refeição.

Definição: O que exatamente é uma massagem abdominal?

Uma massagem abdominal não é uma massagem "feel-good"; ela tende a ser usada para um propósito específico. Isto significa que ele é usado para tratar certos problemas de saúde ou reclamações para os quais ele pode ajudar a fornecer alívio.

De acordo com Birkestad (1999), a massagem abdominal envolve leves golpes nas mãos (e toque estático) com leve pressão. Isto deve sempre seguir o curso do intestino grosso (também: cólon ou cólon). Como a massagem abdominal tem como objetivo estimular o intestino grosso, ela também é chamada de massagem do cólon (2).

Bauchmassage

A direção da massagem abdominal: sempre ao longo do intestino grosso, no sentido horário quando vista de frente (Fonte de imagem: Puhhha/ Pixabay)

Quando realizada corretamente, a massagem abdominal pode estimular o movimento do intestino (peristaltismo). A estimulação do intestino grosso pode ajudar a aliviar os problemas digestivos. Por exemplo, a massagem abdominal pode ajudar a aliviar a flatulência ou constipação (3).

Além disso, a massagem abdominal também estimula a circulação sanguínea na região abdominal e relaxa os músculos e as fáscias.

Background: O que você deve saber sobre massagem abdominal apropriada

Você gostaria de ter uma massagem abdominal ou está interessado em receber uma? Nós compilamos abaixo as perguntas mais importantes sobre o procedimento e as condições para uma massagem abdominal e as respondemos para você.

Para quem são adequadas as massagens abdominais? Eles também podem ser realizados em animais?

A massagem abdominal (ou massagem de cólon) não é realizada apenas em adultos na prática. As pessoas frequentemente perguntam se a massagem abdominal também pode ser realizada em bebês ou mesmo em animais de estimação (tais como cães, gatos ou coelhos).

Claro, a resposta depende sempre do caso individual - compilamos uma lista de algumas das razões pelas quais não é aconselhável realizar uma massagem abdominal na próxima seção. Em princípio, entretanto, a pergunta pode ser respondida afirmativamente.

Diz-se que a massagem abdominal ajuda os bebês com problemas digestivos, já que eles freqüentemente sofrem de flatulência, constipação e dor abdominal nos primeiros meses. Estes sintomas gastrointestinais podem ser aliviados por uma massagem abdominal realizada corretamente.

O mesmo se aplica a animais de estimação: seja um cão, gato ou coelho, a massagem abdominal também pode ajudar a aliviar problemas digestivos em seu amigo favorito de quatro patas.

Naturalmente, se o seu animal de estimação tem problemas de saúde, você deve primeiro consultar um médico adequado e conversar com ele sobre a possibilidade de uma massagem na barriga como uma medida complementar.

Quando você não deve fazer uma massagem na barriga?

Como descrito acima, a massagem abdominal só deve ser realizada com uma pressão suave de qualquer forma. Em certas condições, entretanto, mesmo esta suave pressão pode ser contraproducente, então em tais casos é melhor não massagear o abdômen ou consultar um médico primeiro.

Muitas situações estressantes para o abdômen estão entre esses contraindicadores, a tabela a seguir lhe dá uma visão.

Contraindicações descrição
Gravidez especialmente em estágios mais avançados
Inflamação aguda no abdômen por exemplo: inflamação do apêndice
Inflamação crônica no abdômen por exemplo: colite ulcerativa
Outros por exemplo: cirurgia abdominal recente ou tumores

Estes indicadores falam contra uma massagem abdominal. Você também deve dar uma pequena pausa na barriga depois de comer e esperar de uma a duas horas antes de dar uma massagem na barriga. (4) .

Em que direção eu deveria massagear minha barriga?

Ao massajar o abdômen, você deve sempre seguir o curso do cólon (o intestino grosso) para que ele tenha um efeito positivo. O cólon corre do abdômen inferior direito para cima, na cavidade abdominal. Abaixo das costelas você então se move mais para a esquerda, ao longo da caixa torácica. De lá o cólon corre novamente para baixo até a área da virilha do lado esquerdo.

Atenção: Os lados do corpo são sempre indicados corretamente a partir de sua própria perspectiva.

Portanto, se você se massajar, a informação esquerda-direita está correta. Se você estiver massageando outra pessoa e estiver olhando para ela de frente, você deve, é claro, repensar e (se você estiver olhando para o estômago de frente) massagear no sentido horário.

Quanta pressão eu devo aplicar ao massajar a barriga?

Ao massajar o abdômen, use apenas pressão suave.

Para que a massagem abdominal tenha um efeito positivo sobre a digestão (peristaltismo), é claro que você não deve apenas acariciar suavemente.

No entanto, seria tão errado amassar o abdômen com tanta força quanto, por exemplo, com uma massagem no ombro. A pressão leve e suave é a coisa certa para uma massagem abdominal. Nenhuma pressão torna a massagem ineficaz para a digestão, e você deve evitar uma forte pressão na sensível região abdominal a qualquer custo.

Qual óleo de massagem é adequado para massagem abdominal?

A questão do óleo de massagem certo para uma massagem abdominal é frequentemente colocada. No entanto, nós recomendamos que você evite o óleo por completo. Há uma boa razão para isso: o óleo de massagem muitas vezes reduz o efeito da massagem abdominal.

O uso de óleo na massagem ajuda a deslizar melhor sobre a pele. Entretanto, ao massajar o abdômen, uma leve pressão deve ser exercida sobre o intestino grosso (cólon), e o óleo de massagem tende a ser contraproducente.

Se você ainda quiser usar óleo para sua massagem abdominal, os óleos de anis, funcho, alcaravia e coentro são particularmente adequados. Todas elas estimulam as enzimas digestivas e podem ter um efeito analgésico e deflacionador (5).

Quais ferramentas eu posso usar para uma massagem abdominal?

A melhor ajuda para uma massagem na barriga é uma fonte de calor - pelo menos se você tiver mãos frias. O abdômen é uma zona muito sensível à temperatura, então uma massagem com mãos frias pode ser particularmente desagradável aqui.

Bauchmassage

Uma xícara de chá quente: não só é relaxante, como também eleva suas mãos à temperatura operacional para a massagem abdominal (Fonte da imagem: Dayne Topkin/ Unsplash)

Portanto, tome um pouco de tempo para aquecer suas mãos antes da massagem - por exemplo, com água morna ou simplesmente esfregando-as.

O uso de uma flanela quente e úmida durante a massagem também pode estimular a digestão. Auxílios adicionais como rolos de massagem são muito úteis para outras massagens, mas eles não têm lugar durante uma massagem abdominal.

Massagem abdominal: Com que sintomas isso pode ajudar?

A massagem abdominal pode ajudar a aliviar vários sintomas. Estes incluem problemas digestivos, mas também outras queixas, que apresentaremos a você a seguir. Naturalmente, a regra básica é que você deve sempre consultar um médico se você tiver queixas físicas.

Você também deve estar ciente das contra-indicações à massagem abdominal explicadas acima.

Massagem abdominal contra a indigestão?

Desordens digestivas são queixas que surgem no trato digestivo, também chamado de trato gastrointestinal. O sistema digestivo é usado para a absorção e utilização de alimentos, bem como para a excreção de restos não utilizados.

O trato gastrointestinal inclui todo o trato digestivo entre a importação e a exportação de alimentos. Está dividido nas seções boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso (6). Os sintomas gastrintestinais das queixas no trato digestivo são variados. Estes incluem, por exemplo

  • Flatulência
  • Constipação
  • Diarréia
  • Náusea
  • Vomitando
  • Bloqueio
  • Síndrome do Colón Irritável

Vários métodos, desde uma dieta adequada até laxantes, podem ajudar. E massagens abdominais? Um estudo realizado em 2009 com 60 sujeitos investigou a influência das massagens abdominais em tais sintomas gastrointestinais. Os sujeitos com queixas digestivas (constipação) vinham tomando laxantes (laxantes) pelo menos ocasionalmente por vários anos.

Durante um período de estudo de 8 semanas, os pacientes receberam uma massagem abdominal de 15 minutos 5 vezes por semana.

As massagens abdominais podem melhorar significativamente as queixas digestivas.

Esta terapia mostrou melhorias significativas nos assuntos: A constipação e a dor abdominal diminuíram, o tempo de passagem (o tempo que os alimentos permanecem no trato digestivo) também melhorou.

Especialmente em pacientes com sintomas graves, as massagens abdominais levaram a fortes melhorias. Como resultado do estudo, a líder do estudo Kristina Lämås encontrou uma melhoria significativa na qualidade de vida através das massagens abdominais. A "ajuda para a auto-ajuda", ou seja, a orientação para a autoterapia, também mostrou um benefício positivo (7).

Massagem abdominal contra cãibras menstruais?

A massagem abdominal pode ajudar contra dores menstruais ou TPM (síndrome pré-menstrual) ou aliviar os sintomas? Teoricamente, sim, porque a massagem suave da região abdominal pode relaxar os músculos uterinos, o que também pode causar dor devido às contrações repetidas durante a menstruação.

Um estudo da Fundação Carstens mostrou tendências positivas para os efeitos das massagens abdominais rítmicas e circulares sobre as dores menstruais (8).

Além do relaxamento físico, a massagem abdominal também poderia contribuir para o relaxamento psicológico, de acordo com o estudo. Assim, os sentimentos de estresse podem ser aliviados e o humor melhorado.

Importante: Quando você tem dores menstruais, é especialmente importante manter suas mãos quentes. Ouça o seu corpo ao massajar seu abdômen! Seja gentil e pare se a massagem se sentir desconfortável.

Uma massagem na barriga ajuda com celulite ou estrias?

Uma massagem na barriga também tem efeitos além do trato digestivo. Ele estimula o tecido conjuntivo e a circulação sanguínea. Ele também pode neutralizar o fluxo linfático bloqueado, o que leva à retenção de água.

Isto significa que uma massagem abdominal também tem efeitos positivos em queixas visuais como celulite ou estrias, porque: melhor circulação sanguínea e tecido conjuntivo mais ativo podem ser muito úteis para melhorar a aparência da pele.

Em comparação com a massagem abdominal "normal" (em relação às queixas digestivas), as "técnicas de depenar" também podem ser usadas em massagens abdominais relacionadas com a pele (9).

Além dos outros contraindicadores (explicados acima), aconselha-se cautela especialmente durante a gravidez, por favor sempre esclareça seu procedimento com seu médico (10).

Massagem abdominal contra gordura / para perda de peso?

Analógico à massagem abdominal contra a celulite ou estrias, o mesmo se aplica à perda de peso: As massagens abdominais fortalecem o tecido conjuntivo e melhoram a circulação sanguínea. Assim, de acordo com um estudo turco, as massagens abdominais regulares também podem contribuir marginalmente para a perda de gordura nas regiões massajadas (9).

Naturalmente, os efeitos positivos da massagem abdominal na digestão também podem ser úteis: a melhoria do desempenho digestivo e do metabolismo também pode ajudar na perda de peso. Em geral, entretanto, as massagens abdominais funcionam apenas como uma medida complementar a uma dieta e a um programa de exercícios que visa a perda de gordura.

Conclusão

A massagem abdominal pode ser impopular, mas pode ajudar contra uma ampla gama de reclamações. Problemas digestivos em particular são frequentemente tratados com massagens abdominais e podem proporcionar alívio. Ao massajar o abdômen, o abdômen deve ser massajado suavemente e em movimentos em forma de U.

É importante massagem no sentido horário para que o curso do cólon seja seguido e a massagem possa ter um efeito positivo.

Fonte da imagem: Atamanenko/ 123rf

Referências (10)

1. Pressemitteilung: Finger weg vom Bauch! Umfrage zu den Massage-Eigenheiten der Deutschen, 2011, veröffentlicht auf beauty24.de.
Fonte

2. Birkestad, Gunilla. Beröring i vård och omsorg: en teoretisk sammanfattning. Ófeigur, 1999.
Fonte

3. Peristaltik: Kamphausen, U., Schindel, C. Prophylaxen III, 2019, ProCare 24, 33–43 (2019). https://doi.org/10.1007/s00735-019-1016-8
Fonte

4. Hery-Moßmann, Nicole. Bauch massieren: was sie über die Colonmassage wissen sollten. 2019, veröffentlicht auf praxistipps.focus.de.
Fonte

5. Stadelmann, Ingeborg. Aromamischungen für Mutter und Kind, 2020, Wiggensbach: Stadelmann Verlag.
Fonte

6. Gastrointestinaltrakt, Lexikon der Ernährung, 2001, Heidelberg: Spektrum Akademischer Verlag.
Fonte

7. Lämås, Kristina, et al. Effects of abdominal massage in management of constipation—A randomized controlled trial. 2019, International journal of nursing studies 46.6 (2009): 759-767.
Fonte

8. Hacke, Daniela. Rhythmische Massage wirkt schmerzstillend bei Regelschmerzen. Auswertung der Studienergebnisse, 2019, Carstens Stiftung.
Fonte

9. Penaten. Massage in der Schwangerschaft - Vorteile einer regelmäßigen Massage, 2018, Johnson & Johnson.
Fonte

10. Massagen gegen Cellulite - Neue Studie, 2012, vital.de.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Tire as mãos de cima da barriga! Pesquisa sobre os hábitos de massagem dos alemães
Pressemitteilung: Finger weg vom Bauch! Umfrage zu den Massage-Eigenheiten der Deutschen, 2011, veröffentlicht auf beauty24.de.
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Artigo científico
Birkestad, Gunilla. Beröring i vård och omsorg: en teoretisk sammanfattning. Ófeigur, 1999.
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Artigo científico
Peristaltik: Kamphausen, U., Schindel, C. Prophylaxen III, 2019, ProCare 24, 33–43 (2019). https://doi.org/10.1007/s00735-019-1016-8
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Massagem abdominal: informações de fundo
Hery-Moßmann, Nicole. Bauch massieren: was sie über die Colonmassage wissen sollten. 2019, veröffentlicht auf praxistipps.focus.de.
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Artigo científico
Stadelmann, Ingeborg. Aromamischungen für Mutter und Kind, 2020, Wiggensbach: Stadelmann Verlag.
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Artigo científico
Gastrointestinaltrakt, Lexikon der Ernährung, 2001, Heidelberg: Spektrum Akademischer Verlag.
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Estudo científico
Lämås, Kristina, et al. Effects of abdominal massage in management of constipation—A randomized controlled trial. 2019, International journal of nursing studies 46.6 (2009): 759-767.
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Estudo científico
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