Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

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Se você chegou a este artigo, você provavelmente já ouviu falar sobre a melatonina. Ele pode ajudar você a dormir o sono que você quer. O estresse geral ou a ansiedade causada em nossa vida a interrompe.

Precisamos lembrar como é importante respeitar as horas de sono. Você notará que dormir a quantidade certa de sono resulta em dias mais vibrantes, enérgicos e produtivos




O mais importante

  • A melatonina é um hormônio chave para o bom funcionamento do nosso ciclo do sono. Você pode obtê-lo através da produção dentro do corpo ou de forma sintética.
  • A versão sintética da melatonina para dormir está disponível em muitas formas. O mercado cobre as necessidades dos usuários de todas as idades.
  • Se você estava procurando uma solução para interromper o sono ou deseja dormir várias horas continuamente, fique conosco e aprenda mais sobre a melatonina para dormir.

Melatonina para dormir: nossas recomendações

Para estes tipos de produtos é fundamental considerar a confiança dos compradores verificados e a velocidade da eficácia comprovada. Nós selecionamos alguns produtos de melatonina para dormir que atendem aos nossos requisitos. Você gostaria de saber quais opções são certas para você?

Guia de compra: O que você precisa saber sobre melatonina para dormir

Melatonina está se tornando cada vez mais popular entre os usuários. Com tantas alternativas, é um pouco mais difícil escolher a certa. Nesta seção nós teremos o cuidado de explicar em detalhes todas as questões que normalmente surgem com este tópico.

chica durmiendo

Com melatonina natural ou sinteticamente produzida, você conseguirá um sono agradável e bem merecido. (Fonte: Subiyanto: 4473864/ pexels)

O que caracteriza a melatonina para dormir?

É um hormônio produzido na glândula pineal. Este último está localizado na parte superior do diencéfalo e regula os ritmos circadianos. A melatonina é usada clinicamente para tratar vários distúrbios do sono. Ele é secretado em grandes quantidades à noite.

Seu principal estímulo é a ausência de luz. Na primeira meia hora de luz, esta produção diminui.

O consumo deste suplemento pode melhorar o nosso ciclo do sono. Suas propriedades mais relevantes podem ser

  • Redução da latência do sono.
  • Aumento da duração e eficiência do sono.
  • Melhoria da qualidade do sono e da vigília no dia seguinte.
  • Ajuda no tratamento de doenças dos olhos, trato gastrointestinal, doenças cardiovasculares, diabetes e depressão.

Quais são os benefícios e riscos de tomar melatonina para dormir?

Este hormônio chave para o nosso ciclo do sono tem seus benefícios e riscos. Os primeiros têm o objetivo de criar confiança no uso da melatonina para dormir. Os riscos são destinados a lhe dar um guia para as características que você deve considerar para sua saúde.

Na tabela a seguir você encontrará alguns benefícios e riscos que podem surgir ao implementar melatonina para dormir em sua dieta.

Vantagens
  • Antioxidante poderoso
  • Antes do exercício, reduz os danos dos radicais livres
  • Aumento da imunidade
  • Ação com MT1, regula o sono
  • Ação com MT2, modifica o período do relógio biológico
  • Ação com MT2, modifica o período do relógio biológico.
Desvantagens
  • Melhora o distúrbio do comportamento do sono REM
  • Fadiga
  • Tonturas
  • Tonturas
  • Sensação de vertigem
  • Flutuação da tireóide e dos hormônios reprodutivos

Qual é a dose diária de melatonina a ser tomada?

Ao tomar melatonina é improvável que você se torne dependente ou que sua resposta seja prejudicada após o uso contínuo. Não há evidências de altas doses de melatonina para o sono de 4 a 6 mg/dia por um período prolongado.

Uma dose de 1 a 3 mg/dia é comum, como usado na maioria dos estudos.

Dependendo da dose recomendada pelo seu especialista ou das indicações do suplemento adquirido, ele pode tratar dessas três condições associadas aos distúrbios do sono. A tabela a seguir fornece uma comparação entre eles.

Síndrome dafase do sono atrasado Síndrome de Jet Lag Transtorno do trabalho por turnos
Definição Ciclo do sono atrasado em relação ao ciclo dia/noite externo. Perturbação do ciclo do sono comum em viajantes que cruzam vários fusos horários em um curto espaço de tempo. Termas de desalinhamento circadiano produzidos por turnos rotativos se estendem além de um mês.
Efeitos Depressão, sistema imunológico enfraquecido, distúrbios de ansiedade e ganho de peso. Insônia, sonolência, desconforto gastrointestinal e funcionamento diurno prejudicado. Sintomas de insônia e sonolência diurna excessiva.
Dose recomendada 3-5 mg/dia, 5-7 horas antes de dormir. 0,5-10 mg/dia, 3 dias antes e 5 dias depois do vôo. Antes do episódio de sono diurno.

Quanto tempo leva para a melatonina fazer efeito para dormir?

A produção noturna de melatonina fez com que ela fosse chamada de hormônio da escuridão. Como um suplemento, ele é rapidamente absorvido e atinge a dose máxima dentro de 40 minutos. Ao aumentar a dose estabelecida, o pico do metabolismo pode ser atrasado e aumentar além dos 65 minutos.

A administração de melatonina sintética pela manhã ou durante o pico do sono pode induzir um atraso no início do próximo episódio de sono. À tarde, começaria mais cedo do que o normal. Seu consumo com cafeína aumenta a biodisponibilidade e a meia-vida, mas diminui o metabolismo. As drogas usadas na UTI diminuem os níveis noturnos de melatonina promovendo a dessincronização da melatonina.

O que significa deficiência de melatonina?

O ritmo de sono/vigília é regulado pelo relógio biológico, sistemas de homeostasia e fatores comportamentais. A deficiência de melatonina resulta em uma longa lista de conseqüências. A diminuição da secreção pode ser uma consequência de alterações relacionadas à idade nos sistemas neurais do cérebro que regulam a atividade pineal.

Sua produção é reduzida com a idade ou por doenças tais como esquizofrenia ou diabetes. É inversamente proporcional à freqüência do sono de má qualidade. Ele começa com 3 ou 4 meses de idade e aumenta para um máximo entre 8 e 10 anos de idade. Na puberdade, ela declina bruscamente. O déficit é causado pela exposição à luz artificial entre a meia-noite e as 4 da manhã

chica meditando

A secreção ou consumo de melatonina pode ajudar a combater a insônia. (Fonte: Blennerhassett: L7JGC_bgWyU/ unsplash)

Quais alimentos são ricos em melatonina?

Evidências sugerem que a melatonina e seus isômeros podem ser encontrados em uvas, produtos de uva, cerejas doces e cerejas ácidas. Diferentes espécies de leveduras Saccharomyces e não-Saccharomyces também poderiam ser usadas para obter melatonina. Isto seria na fermentação alcoólica de uma forma biotecnológica.

Da mesma forma, tem sido encontrado em fungos, animais e plantas. Ovos, peixes e nozes são os alimentos que mais contêm melatonina. Alguns cogumelos, cereais e leguminosas germinadas ou sementes são também boas fontes dietéticas de melatonina. Sugere-se que a concentração de melatonina no soro humano pode aumentar significativamente após o consumo destes alimentos.

Critérios de compra

Com todas as informações que fornecemos sobre a melatonina para dormir, você está a apenas um passo de escolher o produto que atende às suas necessidades. Nesta última seção, apresentamos algumas coisas importantes a serem consideradas na compra de melatonina.

Sabor

Com tantas opções no mercado, você quer saber se elas realmente valem a pena. Muitas vezes o aroma utilizado ou não existe ou simplesmente não é o mais agradável. Para atender a este tipo de necessidade, vários laboratórios ao redor do mundo têm feito esforços para desenvolver melatonina para dormir em sabores que facilitam o consumo deste suplemento.

Alguns dos sabores que se destacam nas várias marcas são:

Flavour Produto Marca Conteúdo Total
Flavourless Zenement 180 cápsulas
Blueberry Joe Weider Victory 60 gomas
Orange Source Naturals 200 comprimidos
Mint Source Naturals 240 comprimidos
Misturado berry Zarbee's Naturals 30 ml
Raspberries Natrol 60 ml

Apresentação

Opções sintéticas, ou seja, aqueles criados pela ciência, vieram até nós para iluminar nossas vidas. Desta forma, podemos alcançar um sono profundo e bem merecido. Se você descobrir que não consegue dormir à noite, dê uma olhada nesta lista de todas as diferentes apresentações de melatonina sintética que você pode encontrar. Os tipos podem variar de acordo com suas necessidades e estilo de vida

  • Gotas
  • Sublingual
  • Tabletes
  • Gomas (mastigáveis)
  • Spray
  • Agentes filtrantes

Extras

Procurando por um suplemento de melatonina que inclua quaisquer outras vitaminas ou nutrientes que você precise? Você pode encontrar este produto em várias combinações, com pequenas variações nos resultados.

A combinação com vitamina B6 ajuda na formação de glóbulos vermelhos, converte proteínas e sintetiza anticorpos. Se ela contém valeriana, flor de cal e passionflower, ela ajuda a dormir ainda mais. O magnésio reduz o cansaço e a fadiga e contribui para o funcionamento normal do sistema nervoso. Ele ajuda você a dormir por até 8 horas continuamente.

despertador y reloj

Melatonina é um hormônio produzido dentro do corpo pela glândula pineal. (Fonte: 41254229/ 123rf)

Vegan

Seja por razões de saúde, éticas ou ambientais, os produtos do dia-a-dia têm uma versão vegan. Melatonina não é exceção.

A melatonina vegan para dormir você pode encontrar as seguintes características: suplementos 100% naturais, sem efeitos colaterais adversos, adequados para todos os consumidores, sem lactose, sem glúten, sem peixe e sem GMO.

Certificações

Aqui estão as certificações mais conceituadas da indústria de suplementos. Ao comprar melatonina para dormir, nós recomendamos que você verifique estas certificações no rótulo. Desta forma, você pode ter certeza de que está comprando e consumindo um produto de alta qualidade e seguro

  • Certificação Vegan: Concedida pela The Vegetarian Society of Great Britain. Ajuda os usuários a identificar que um produto está livre de ingredientes de origem animal.
  • Certificação GMP: Boas Práticas de Fabricação. Garante a integridade do seu processo de fabricação de alimentos, assim como a conformidade com os padrões de segurança alimentar.
  • Certificação IFS: International Featured Standards. Garante a qualidade dos alimentos.
  • Norma ISO 9001: Sistema de gerenciamento de qualidade que garante a qualidade no processo de fabricação do produto.
  • Certificação CE: O fabricante avaliou o produto e é considerado que ele está em conformidade com os requisitos de segurança, saúde e proteção ambiental exigidos pela UE.

Resumo

A Melatonina é um hormônio produzido dentro do corpo pela glândula pineal. Ela pode diminuir na produção ao longo dos anos. O pico de produção ocorre em uma idade muito jovem.

Se você é deficiente neste hormônio essencial, há uma solução na forma de administração responsável através de um suplemento dietético. O objetivo disto é promover o ciclo correto de sono/vigília sem interrupção, para que você possa ter uma manhã tranqüila e começar com o pé direito. Se você achou este artigo útil, não se esqueça de deixar um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Guzhva: 100726490/ 123rf)

Referências (11)

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Por que você pode confiar em mim?

Estudio científico
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Estudio científico
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Estudio científico
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Artículo especializado clínico
Conde J, Arévalo D, León T, Galván J. Terapia con melatonina para mejorar el patrón de sueño [Internet]. a Cátedra de Clínica Médica y Terapéutica y la Carrera de Posgrado de especialización en Clínica Médica Facultad de Ciencias Médicas - Universidad Nacional de Rosario; 2015 [cited 2021].
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Estudio médico
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Artículo científico-médico
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Estudio académico
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Artículo especializado de salud
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