
Como escolhemos
Uma alimentação balanceada é fundamental para evitar condições que reduzem a qualidade de vida. No entanto, em alguns casos, a alimentação não é capaz de suprir todas as necessidades do organismo, e o cansaço físico e mental aparecem.
Para tratar a fadiga, você precisa da melhor vitamina para cansaço físico e mental, que deve fornecer os nutrientes necessários para promover vitalidade e energia necessárias para estudar, trabalhar, praticar esportes e executar as tarefas domésticas.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 2.1 Melhor vitamina para cansaço físico e mental: nossa recomendação dos melhores produtos
- 2.2 A vitamina B12 e os processos biológicos
- 2.3 Vitamina C e a produção de energia celular
- 2.4 A relação entre vitamina D e fadiga crônica
- 2.5 Ferro e sua relação com a produção de hemoglobina
- 2.6 Magnésio e o metabolismo energético
- 2.7 Como a mudança de hábitos pode auxiliar no combate ao cansaço físico e mental?
- 2.8 Como os superalimentos podem combater o cansaço físico e mental?
- 3 Resumo
O mais importante
- A perda de energia e vitalidade diminui o rendimento nas atividades cotidianas. Para evitar o declínio da produtividade, você deve buscar a melhor vitamina para cansaço físico e mental.
- O suplemento deve ser associado a uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e sono de qualidade. A adoção de hábitos saudáveis promovem bem estar e qualidade de vida como um todo.
- O excesso de cansaço mental e físico pode estar associado a problemas de saúde. Recomendamos que você consulte um médico para um diagnóstico completo e tratamento adequado.
Melhor vitamina para cansaço físico e mental: nossa recomendação dos melhores produtos
A vitamina B12 e os processos biológicos
Vitamina C e a produção de energia celular
Outro benefício é a capacidade antioxidante dessa vitamina. Ao combater os radicais livres, a vitamina C revigora o organismo como um todo. Mas a falta desse nutriente pode causar escorbuto, uma doença associada ao cansaço físico e mental.
Para repor os níveis de vitamina C, você deve aumentar o consumo de frutas cítricas como limão, laranja, acerola, morango, kiwi, mamão, manga e goiaba. Outros alimentos que fornecem essa vitamina são tomate, brócolis e pimentão verde.
Como o corpo não é capaz de armazenar a vitamina C, é necessário que você consuma alimentos fontes de vitamina C diariamente. A suplementação é indicada quando os níveis estiverem baixos.
A relação entre vitamina D e fadiga crônica
Como poucos alimentos fornecem doses significativas dessa substância, recomendamos exposição solar por pelo menos quinze minutos ao dia antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem filtro solar. A exposição ao sol estimula a produção dessa vitamina D no organismo.
Ferro e sua relação com a produção de hemoglobina
Quando falta hemoglobina na corrente sanguínea, ocorre a falta de energia celular que pode causar anemia ferropriva, uma condição em que o corpo precisa trabalhar dobrado para manter o bom funcionamento.
Além da reposição de ferro por meio de alimentos (esse mineral está disponível em vegetais verde-escuros e carnes) é recomendado suplementar.
Magnésio e o metabolismo energético
A suplementação de magnésio aumenta o desempenho físico e auxilia no combate à fadiga física e mental.
Como a mudança de hábitos pode auxiliar no combate ao cansaço físico e mental?
- Manter uma dieta balanceada
- Consumir as vitaminas B12, C e D
- Consumir os minerais ferro e magnésio
- Dormir de seis a nove horas todas as noites
- Aumentar o consumo de água
- Praticar atividade física
- Dedicar tempo ao lazer
- Diminuir o consumo de álcool e cigarro
Também é importante observar problemas emocionais como estresse, ansiedade e depressão ou mesmo problemas de saúde como dificuldade para dormir, doenças metabólicas e excesso de medicamentos.
Como os superalimentos podem combater o cansaço físico e mental?
Já a chlorella, além de aumentar a tolerância à fadiga física e mental, também diminui o estresse oxidativo.
Outra opção interessante é o café termogênico, que aumenta a energia, disposição e concentração, resultando em maior resistência física e controle da sensação de cansaço e fadiga.
A astaxantina é extraída de algas marinhas, possui capacidade antioxidante e atua no combate ao cansaço físico e mental. Caso queira experimentar um destes superalimentos, selecionamos alguns links para a compra abaixo:
Resumo
O cansaço físico e mental pode ser causado por diversos fatores, mas pode ser tratado pelo mesmo grupo de vitaminas e minerais que foram apresentados no decorrer deste artigo.
Além de utilizar a suplementação mineral e vitamínica, você deve manter uma alimentação balanceada, praticar atividade física, dormir bem e reservar um momento para o lazer. Com esses hábitos diários você sentirá mais energia e disposição.
(Fonte da imagem destacada: Ketut Subiyanto/ Pexels.com)