Ultima atualização: 5 de outubro de 2021

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O metabolismo lento (baixo metabolismo basal) não é um mito. Com um baixo metabolismo basal, é mais comum ter dificuldade para perder peso (1) e sofrer de doenças metabólicas e hormonais.

O metabolismo está ligado ao gasto de energia de um indivíduo e a quantidade de energia gasta pode definir se uma pessoa tem um metabolismo lento ou rápido.

A ingestão e o gasto de energia é a principal causa de dificuldade na perda de peso. Muitas teorias afirmam que a genética é um grande fator no tipo de metabolismo que um indivíduo tem, mas também pode aparecer após sofrer ou passar por doenças hormonais e/ou metabólicas.




O mais importante

  • O metabolismo lento é muito complexo e bastante diferente do metabolismo rápido. Vamos dar uma olhada em suas diferentes causas e sintomas.
  • Nós trouxemos à tona todos os mitos do metabolismo lento, com as perguntas mais frequentes sobre este assunto. Nós também chegamos o mais próximo possível da verdade com o estudo aprofundado deste tipo de metabolismo.
  • Existem remédios que podem reduzir os efeitos negativos do metabolismo lento, os mais relevantes de acordo com nossa pesquisa.

Guia do escolha: Tudo o que você deve saber sobre metabolismo lento

Após várias investigações sobre metabolismo lento e tendo encontrado várias contradições, nós reunimos as dúvidas mais freqüentes sobre este caso. Além disso, tentamos aprofundar os artigos de pesquisa para chegar o mais perto possível da verdade.

Não há estudos que indiquem que acelerar o metabolismo acelera o processo de perda de peso, mas isso pode ser benéfico. (Fonte: Ella Olsson:1640777/ pexels)

O que é metabolismo lento e como ele funciona?

Metabolismo lento, ou metabolismo eficiente, requer muito pouca energia para funcionar. Metabolismo em geral é um conjunto de processos químicos que ocorrem nas células do corpo que convertem alimentos em energia. Essa energia nos ajudará em todas as atividades, seja respirando ou pensando (4).

Neste tipo de metabolismo, muita energia é armazenada, pois seu corpo precisa de muito pouco para funcionar. Essa energia excedente é parcialmente convertida em calor e parcialmente armazenada em tecido adiposo (gordura corporal) (5).

Quais são os sintomas do metabolismo lento?

O sintoma mais importante é o seguinte: se você tem a mesma altura, pesa o mesmo peso e come o mesmo alimento, você pode engordar mais do que os outros.

Esta teoria foi verificada por uma equipe de pesquisa liderada pelo Dr Filip Swirski da Harvard Medical School. Eles estudaram a relação entre o sistema imunológico e o metabolismo (6).

Eles testaram isso com ratos e descobriram que aqueles sem uma proteína chamada β7 integrin tinham um metabolismo anormalmente alto. Esta proteína direciona as células imunes para o intestino. Isto mostrou que ratos sem esta proteína podem comer muito mais alimentos do que ratos que a têm sem ganhar peso, apesar de atividades similares (6).

Outro sintoma notável do metabolismo lento é a baixa energia. O gasto energético do corpo com um metabolismo lento está abaixo do normal, pois o excedente de energia é convertido em calor e acumulado em tecido adiposo (gordura corporal). Assim, o nível de gordura corporal aumenta rapidamente. (5).

O metabolismo lento não precisa de muita energia para funcionar.

Qual é a diferença entre metabolismo lento e metabolismo rápido?

Com diferentes pesquisas conseguimos criar uma tabela comparativa na qual explicaremos as diferenças entre um metabolismo lento e um metabolismo rápido:

Metabolismo lento Metabolismo rápido
Possível anormalidade hormonal Equilíbrio hormonal
Necessita de muito pouca energia para funcionar Necessita de muita energia para funcionar
Não queima gordura tão rapidamente Queima gordura corporal rapidamente
Aumenta facilmente a temperatura corporal Demora mais tempo a aumentar a temperatura corporal
Boa característica de sobrevivência Não muito boa característica de sobrevivência

Quais são as causas de um metabolismo lento?

As causas de um metabolismo lento ou rápido são os hormônios leptina e adiponectina, ambos são hormônios movidos pelo tecido adiposo, ou gordura corporal

  • Leptin: regula a ingestão de alimentos, o balanço energético e o peso corporal (7). Também é responsável por comunicar o estado nutricional do corpo ao sistema nervoso central, para que não acabemos morrendo de fome (8). Leptin é modulado pelo regime de horas claras/escuras, horas de entrada e horas de sono. Assim, quando os níveis de leptina caem, a fome aparece e o metabolismo diminui para economizar energia, e vice-versa.
  • Adiponectina: reduz os níveis de glicose no sangue sem aumentar a secreção de insulina. Ele também controla o fígado, vasos sanguíneos e músculos (9) e tem propriedades anti-inflamatórias (10).

Finalmente, quando a leptina e a adiponectina recebem demasiados alimentos, uma mudança hormonal ou outros fatores, podem ocorrer distúrbios no funcionamento metabólico. É assim que o metabolismo pode diminuir.

Pesquisadores liderados pelo Dr. Filip Swirski, encontraram a célula imunológica β7 integrin ajuda a guiar o intestino. (Fonte: Karolina Grabowska: 4040576/ pexels)

O metabolismo lento engorda?

Os processos metabólicos no tecido adiposo (gordura corporal), como em qualquer outra parte do corpo, são regulados por ações hormonais e enzimáticas.

Entre estes, o hormônio leptina, como mencionado acima, é o principal responsável por informar o cérebro sobre mudanças tanto no balanço energético quanto na quantidade de combustível armazenado como gordura corporal (5).

Além da leptina, existem doenças que podem perturbar o metabolismo. O mais conhecido é o hipertireoidismo, que aumenta o conteúdo de ácidos graxos e glicerol no sangue.

Mas há também outras doenças que podem interferir na nutrição, tais como câncer, isquemia intestinal, insuficiência cardíaca, respiratória, renal ou hepática crônica (12).

Também é verdade que muitos indivíduos podem ter uma propensão genética para engordar, mas o estilo de vida desempenha um papel fundamental (epigenética), que pode desencadear condições patológicas associadas ao ganho de peso (5).

Sofrendo de um metabolismo lento, é necessário seguir uma dieta específica?

Vários especialistas descobriram que mudar o metabolismo de lento para rápido pode ser muito favorável para a perda de peso. Para mudar seu metabolismo, você precisa primeiro mudar o comportamento da leptina, e para isso tem que haver um equilíbrio hormonal em seu corpo.

Para uma dieta funcionar, você nunca deve ter fome.

Assim, Scott Isaacs, um endocrinologista certificado e especialista em perda de peso, preparou uma lista para ativarmos a leptina (dieta de aumento de leptina) (5)

  • 3 refeições principais e 3 lanches por dia.
  • Coma pelo menos 5 legumes e 5 frutas por dia.
  • Beba pelo menos 8 copos de água por dia.
  • Exercício, seja ginásio ou passear o cão, capina, qualquer tipo de movimento é bom.
  • Tente encorajar um amigo ou toda a família a participar, para tornar o processo mais leve.
  • Reduza o estresse.
  • Acompanhamento pelo seu GP.
Para alcançar a perda de peso, um paciente deve criar um déficit calórico através da modificação da dieta (ou seja, restrição calórica), atividade física ou uma combinação dos dois (1).

Remédios para reduzir os efeitos negativos do metabolismo lento

Não há um remédio único para melhorar a situação médica de ter um metabolismo lento, há milhares de artigos de pesquisa e muitos mitos. Vamos dar uma olhada nos três remédios que descobrimos ser os mais influentes para este tipo de metabolismo e como reduzir os efeitos negativos do mesmo.

Dieta

Não é fácil perder peso, muito menos mantê-lo fora. Portanto, é essencial conhecer o quadro mecanicista completo da regulação do apetite e do metabolismo energético para estabelecer um método eficaz e seguro de perder peso (13).

O hipotálamo é um centro de regulação do metabolismo energético e da ingestão de alimentos (13).

Especialistas recomendam ter dietas específicas para o seu metabolismo, como a dieta de aumento de leptina, e entrar em contato com seu nutricionista. Muitos blogs falam sobre a importância do chá verde, cafeína e pimentas em suas dietas, para perder peso rapidamente.

Entretanto, estudos em Avanços em Nutrição dizem que esses dados são inconclusivos. Estes alimentos podem dar um pequeno impulso ao seu metabolismo, mas não o suficiente para fazer diferença no seu peso corporal (14).

Em conclusão, não há estudos que indiquem que acelerar o metabolismo acelera o processo de perda de peso, mas pode ser favorável. Também não há alimentos específicos que ajudem a acelerar o metabolismo.

Mas podemos ter certeza de que, para perder peso com um metabolismo lento, você tem que combinar exercício consistente com uma boa dieta geral (5).

O hormônio leptina é a principal causa de informar o cérebro sobre mudanças tanto no equilíbrio energético quanto na quantidade de combustível armazenada como gordura corporal. (Fonte: Andres Ayrton: 6551427/ pexels)

Suplementos

Pesquisadores liderados por Filip Swirski, PhD, encontraram a integrina de células imunológicas β7 ajuda a orientar o intestino (IEL). Estas células impulsionam os efeitos da β7 integrin no metabolismo (6).

Em outras palavras, um tipo de célula imune encontrada no intestino retarda o metabolismo e aumenta o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Após a estimulação excessiva, como pode ocorrer durante um desafio de doença, os resultados do sistema imunológico afetam: vias homeostáticas que regulam o metabolismo, distribuição de nutrientes, comportamento, termorregulação e atividade hipotalâmica-hipófise-adrenocortical (15).

Controle de hormônios

Finalmente, de acordo com Sergio Hernández-Jiménez, o hipotálamo controla o apetite, a saciedade e a termogênese. Um dos fatores mais importantes neste processo são os hormônios (leptina, glicemia) (16). O mais influente no metabolismo lento pode ser o seguinte

  • Hormônio da leptina: Como mencionado acima, a leptina é um dos hormônios mais importantes no metabolismo e tem um papel essencial na perda de peso.
  • Hormônio de crescimento: A deficiência deste hormônio pode ser uma das causas da obesidade em indivíduos (16). Está envolvido na massa gorda, composição corporal e distribuição de gordura, pois tem um forte efeito sobre: metabolismo energético, lipolítico e economia de energia (17).
  • Hormônio da tireóide: A doença da deficiência do hormônio da tireóide é hipotireoidismo: pode causar metabolismo lento, sonolência constante, cansaço excessivo e, muitas vezes, problemas de obesidade. Além disso, pode haver mudanças de comportamento tais como: baixos níveis de desempenho da memória, depressão e mania (18). Por outro lado, o consumo excessivo desse hormônio é hipertireoidismo: ele causa intolerância ao calor e perda de peso. Ambos afetam o metabolismo e o sistema cardiovascular (19).

A deficiência de B12 pode causar anemia megaloblástica e degeneração combinada subaguda (11).

Conclusão

Para concluir, ter um metabolismo lento ou rápido pode influenciar diferentes aspectos da saúde. Entretanto, cada corpo humano é diferente com suas próprias necessidades. Para estar do lado seguro, um check-up médico pode ajudá-lo a se livrar de quaisquer dúvidas que você possa ter sobre sua saúde, e um bom nutricionista pode ajudá-lo a alcançar seu peso ideal.

Pode-se dizer que o metabolismo lento não é um mito e que há pessoas que, infelizmente, têm que trabalhar mais duro para estar em seu peso ideal. Entretanto, há milhares de estudos, artigos de nutricionistas e especialistas que podem ajudar a facilitar esse caminho para o sucesso.

(Fonte de imagem em destaque: porco-espinho: 117102233/ 123rf)

Referências (19)

1. Iwamoto SJ, Cornier MA. Help, My Metabolism Is Low!. InManagement of Patients with Pseudo-Endocrine Disorders 2019 (pp. 77-89). Springer, Cham; [2021].
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2. Matarese G, La Cava A. The intricate interface between immune system and metabolism. Trends in immunology. 2004 Apr 1;25(4):193-200; [2021].
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3. Portillo LL, Campos MG, Barrios EM, Bustamante RC, Rivera NM, Mayans JR. La dieta vegetariana en los niños. Ventajas, desventajas y recomendaciones dietéticas. Acta Pediátrica de México. 2006;27(4):205-12; [2021].
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4. Hirsch L, editor. Metabolismo (para Adolescentes) - Nemours Kidshealth [Internet]. KidsHealth. The Nemours Foundation; [2021]
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5. Isaacs S. The Leptin Boost Diet: unleash your fat-controlling hormones for maximum weight loss. Ulysses Press; 2006 Dec 21; [2021].
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6. D HWPH. Immune cells in the gut slow metabolism [Internet]. National Institutes of Health. U.S. Department of Health and Human Services; 2019; [2021].
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7. Bjorbæk C, Kahn BB. Leptin signaling in the central nervous system and the periphery. Recent progress in hormone research. 2004 Jan 1;59:305-32; [2021]
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8. Simón E, Del Barrio AS. Leptina y obesidad. InAnales del sistema sanitario de Navarra 2002 (Vol. 25, pp. 53-64); [2021].
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9. Reyes CA. Adiponectina: el tejido adiposo más allá de la reserva inerte de energía. Revista de Endocrinología y Nutrición. 2007;15(3):149-55; [2021].
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10. Liu M, Liu F. Regulation of adiponectin multimerization, signaling and function. Best practice & research Clinical endocrinology & metabolism. 2014 Jan 1;28(1):25-31; [2021].
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11. Immermman AM. La vitamina B12 y la dieta vegetariana. Natura Medicatrix: Revista médica para el estudio y difusión de las medicinas alternativas. 1984(5):9-15; [2021].
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12. Luis Román DA, editor. Manual de nutrición y metabolismo. Ediciones Díaz de Santos; 2006; [2021].
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13. Ueno H, Nakazato M. Mechanistic relationship between the vagal afferent pathway, central nervous system and peripheral organs in appetite regulation. Journal of diabetes investigation. 2016 Nov;7(6):812-8; [2021].
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14. Hodgson AB, Randell RK, Jeukendrup AE. The effect of green tea extract on fat oxidation at rest and during exercise: evidence of efficacy and proposed mechanisms. Advances in nutrition. 2013 Mar;4(2):129-40; [2021].
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15. Colditz IG. Effects of the immune system on metabolism: Implications for production and disease resistance in livestock [Internet]. Livestock Production Science. Elsevier; 2002; [2021].
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16. Hernández-Jiménez S. Fisiopatología de la obesidad. Gaceta médica de México. 2004;140(S2):27-32; [2021].
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17. Molero-Conejo E, Morales LM, Fernández V, Raleigh X, Casanova A, Connell L, Gómez ME, Ryder E, Campos G. Insulina, leptina y hormona de crecimiento y su relación con índice de masa corporal e índice de obesidad en adolescentes. Archivos latinoamericanos de nutricion. 2006 Mar;56(1):29-35; [2021].
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18. Van Boxtel MP, Menheere PP, Bekers O, Hogervorst E, Jolles J. Thyroid function, depressed mood, and cognitive performance in older individuals: the Maastricht Aging Study. Psychoneuroendocrinology. 2004 Aug 1;29(7):891-8; [2021].
Fonte

19. García MT. Función tiroidea de ratones obesos y delgados de Neotomodon alstoni y su relación con los patrones de motilidad a distintas temperaturas; [2021].
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Libro de medicina
Iwamoto SJ, Cornier MA. Help, My Metabolism Is Low!. InManagement of Patients with Pseudo-Endocrine Disorders 2019 (pp. 77-89). Springer, Cham; [2021].
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Artículo de investigación
Matarese G, La Cava A. The intricate interface between immune system and metabolism. Trends in immunology. 2004 Apr 1;25(4):193-200; [2021].
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Artículo de revisión
Portillo LL, Campos MG, Barrios EM, Bustamante RC, Rivera NM, Mayans JR. La dieta vegetariana en los niños. Ventajas, desventajas y recomendaciones dietéticas. Acta Pediátrica de México. 2006;27(4):205-12; [2021].
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Revisión crítica
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Artículo de investigación
Van Boxtel MP, Menheere PP, Bekers O, Hogervorst E, Jolles J. Thyroid function, depressed mood, and cognitive performance in older individuals: the Maastricht Aging Study. Psychoneuroendocrinology. 2004 Aug 1;29(7):891-8; [2021].
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García MT. Función tiroidea de ratones obesos y delgados de Neotomodon alstoni y su relación con los patrones de motilidad a distintas temperaturas; [2021].
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